Como é trabalhar na Editora Positivo?

Muito potencial, porém desperdiçado

Assessor PedagógicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Salário alto, bons ambientes de trabalho, fácil acesso, comida do refeitório muito boa, descontos.

Contras: Muitos descontos na folha, poucos benefícios para uma empresa tão grande, liderança incompetente, extrema burocracia.

Conselhos para presidência: Implementar a meritocracia, a maior parte da liderança não tem a mínima condição de estar ocupando cargos tão importantes, além de mal saber o que estão fazendo, usam os funcionários diretamente subordinados para fazer o que eles deveriam cumprir. Pressionam as pessoas e atrapalham muito o serviço e o rendimento. O Positivo tem essa cultura do rendimento a qualquer custo, que eles passam nas escolas também. Muito prejudicial, o excesso de conservadorismo trava as pessoas e a produção em geral. Os computadores, além da péssima qualidade, são tão bloqueados que até páginas da própria empresa às vezes não abrem, sem contar que fiquei quase 30 dias sentada esperando preencherem mil formulários para que o meu chegasse (eu passava o dia inteiro sentada lendo, pois não é permitido fazer mais nada, o planejamento das tarefas é inexistente e tudo é complexo e demorado). Saí de lá muito infeliz, não recomendo.

Boa para trabalhar, mas não paga bem.

Assistente Administrativo

Prós: É uma empresa que tem bastante estabilidade, trata o funcionário bem, e que tem várias festas interessantes para se interagir com os outros funcionários.

Contras: A maioria dos funcionários entram por indicação(especialmente nos cargos de nível alto), oportunidade de crescimento é muito relativo, tem bastante mas a maioria por indicação.

Empresa de cargos para familiares

Auxiliar Administrativo

Prós: Existe a flexibilidade de horário, o pagamento é feito sempre em dia, tem um ambiente tranquilo para se trabalhar.

Contras: Disparidade muito grande de salários entre os setores, estagnação(pouca chance de crescimento), grande favoritismo para "amigos de amigos"(troca de favores).

Conselhos para presidência: Distribuir melhor os benefícios, não somente para o marketing.

Projetos interessantes, cronogramas descontrolados

Prós: Ótima estrutura de apoio, tanto de profissionais quanto equipamentos e orçamentos. Projetos variados com propostas modernos e relevantes para a educação atual.

Contras: Cronogramas mal elaborados por vezes afetam os departamentos, assim como a execução dos projetos.

Empresa para funcionários despreocupados que não almejam crescimento.

Estágio

Prós: O ambiente é descontraído para trabalhar, áreas abertas para diálogo. A empresa tenta reforçar a cultura diariamente e busca trazer benefícios externos para os colaboradores.

Contras: Não existem processos definidos e nem formalizados. As coisas começam de um modo e terminam de outro. A empresa não oferece plano de desenvolvimento. A empresa emprega familiares demais, há sempre um que tem primos, tios e maridos na empresa, o que resulta em favoritismo exagerado e atrapalha o crescimento.

Conselhos para presidência: Acabar com o favoritismo e criar programas internos de desenvolvimento.

Resumo

Analista de Infraestrutura Sênior

Prós: Estabilidade é um ponto a ser considerado. A empresa demite pouco em épocas de crises. Pessoas com bom humor e dispostas a ajudar. Localização da empresa também é boa e tem estacionamento.

Contras: Estagnação, falta plano de carreira de crescimento para funcionários. Não participação nos lucros, não há vale mercado. Cargos como gerência são raros de se conseguir apesar de se ter muitas vagas. Há muita policagem.

Bom, por pouco tempo

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Remuneração feita regularmente. Ambiente de grande empresa. Possibilidade de trabalhar com materiais de excelencia. Durante o período as atividades foram bastante variadas e foi possível conhecer diversos aspectos do Design.

Contras: Não é dada ampla possibilidade de crescimento para área de Design. Não plano de carreira e fica muito difícil planejar crescimento profissional. O designer tem um caráter de "fazedor" de tarefas e não um agente de mudanças.

Conselhos para presidência: Entender o que cada uma das funções faz e criar um sistema de carreira claro, honesto e consistente

Investidores / gerência geral inexperiente

Editor de Conteúdo

Prós: Foco em educação, editora vinculada a um grande sistema de ensino de nível básico ao superior. E vinculada a um grande grupo de nome no mercado, no ramo da informática.

Contras: Fechou filial em sp sem dar chance aos funcionários de mostrar trabalho no médio prazo. Isso mostra certa inexperiência dos investidores, que não souberam esperar o tempo suficiente para o lucro.

Conselhos para presidência: Precisa ser menos burocrática e corporativa.

Muita coisa para melhorar

Revisor de TextosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa possui bom benefício para as mães. Há desconto para funcionários estudarem, no entanto esse desconto poderia ser maior. Empresa paga em dia e o sistema de banco de horas é muito eficiente.

Contras: Muitos caciques para poucos índios. Gestores não conhecem seus funcionários, valorizando-os mais por empatia e amizade. Empresa poderia investir mais no crescimento do funcionário. Em algumas equipes o clima é terrível, problemas de relacionamento são gritantes na empresa. A editora perde ótimos talentos e não se preocupa em investigar o motivo. Falta uma gestão mais moderna e que pense como CNPJ, sem rusgas pessoais.

Desenvolvimento pessoal

Diagramador

Prós: Salário em dia e cumprimento das leis trabalhistas. A empresa oferece descontos nos cursos dos colégios e universidade do grupo. Também há desconto em produtos das empresas do grupo.

Contras: Não há plano de cargos e salários, há muita ascensão sem mérito, apenas por simpatia e afinidade, o que causa bastante insatisfação entre os demais membros das equipes. Disparidade altíssima entre salários. Sem dúvida toda a preparação para o cargo e a responsabilidade de um gestor, gerente e diretor precisa ser remunerada adequadamente, porém os salários de quem faz os livros, revisor, diagramador, etc, poderia ser melhor remunerado.

Conselhos para presidência: Foco nas pessoas, para se ter um produto ou serviço de qualidade satisfatória é preciso ter gente satisfeita - com as condições, remuneração e expectativas - trabalhando na empresa. Espera-se de uma empresa de educação, que a mesma invista, verdadeiramente, na educação de seus funcionários, que torne acessíveis os cursos que oferta ao público externo. Pois, na maioria dos casos, 30% ou 50% de desconto na mensalidade ainda é impraticável devido à salário x despesas do funcionário e família. Ouvir as pessoas seria de grande valia para os negócios.

Editora Positivo

Descrição:MÍDIA E COMUNICAÇÃO