Como é trabalhar na Editora Moderna?

Não caia na zona de conforto

Ex-funcionário, saiu em 2010

Prós: Foi empresa familiar e passou para as mãos de grupo espanhol que organizou todos os processos fazendo com que a Editora se torna-se a número 1 em vendas. A editora ficou forte no mercado editorial de livros didáticos brasileiros, principalmente com vendas governamentais. Tem entre seus funcionários pessoas muito qualificadas e dedicadas.

Contras: Conta com funcionários com muitos anos de casa, e que se mantem na mesma função desde que lá entraram. Procuram fazer isto, manter seu funcionário na mesma função, mesmo que se tente o contrário. Muitos acabam entrando em sua zona de conforto e aceitando a situação. Depois da compra pelos espanhois, passaram a contratar em regime de prestador de serviços, e a grande maioria hoje trabalhar na empresa desta forma, com remuneração menor e sem os benefícios de quem trabalha em regime CLT. Muitos não se importam de trabalhar desta forma, e me parece que a empresa também não tem receio de contratar desta forma e depois passar por processos trabalhistas, sendo que quem pratica tal ato é proibido até de fazer uma visita à colegas de trabalho. Também não são muito favoráveis a mudanças de processos de trabalhos, modernizando-os, principalmente em departamentos que não trazem lucro para a empresa, mas que poderiam com modernidade e agilidade diminuir em muito o custos.

Conselhos para presidência: Mudar a política de RH, gestão de carreiras, etc.

Empresa ok

Designer

Prós: Ambiente agradavel, e não tem muita rotatividade de funcionarios

Contras: A maior parte dos funcionarios está aqui num regime de prestação de serviço, ou seja não é registrado. Empresa sem plano de carreira

Boa empresa para aprendizagem

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente bom, alegre, ótimo para aprender. Boa localização. Salários na média, bons benefícios, horário flexível, uma boa empresa sem dúvida.

Contras: Pouca oportunidades de crescimento e reconhecimento. Muita panelinha, formada por pessoas que estão lá faz muito tempo e não querem perder a "mamata".

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários e eliminar as "panelas", que existem lá faz anos...

Ótima empresa

EditorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desenvolvimento profissional e possibilidade de integrar diferentes projetos editoriais.

Contras: Centralização excessiva e não compartilhamento de informações necessárias ao pleno desenvolvimento da produção.

Empresa com bons benefícios mas desorganizada em processos.

Prós: O produto da empresa. Trabalhar com educação é sempre recompensador. Salários, benefícios, localização e clima da organização (não nos últimos anos)

Contras: Excessivamente departamentalizada da forma de uma empresa familiar. Poucos processos definidos. Excesso de PJs o que gera um passivo trabalhista gigante. Gestores inaptos promovidos por uma meritocracia duvidosa. O clima geralmente é bom mas depende do departamento. Alguns gestores estão mais preocupados com a própria carreira do que com a equipe que gerencia ou coordena e do que com os objetivos da empresa.

Conselhos para presidência: Arejar o nível gerencial ajudaria a empresa a enxergar novos horizontes e crescer mais e de forma mais sólida no mercado. Hoje se tem a impressão de um teto de vidro que pode quebrar a qualquer momento.

Empresa que valoriza o bom entrosamento entre as equipes

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Bom ambiente de trabalho, chefes acessíveis, bem localizado (perto do Metrô Belém) e o prédio é bem cuidado, arejado e limpo. Os salários estão na média para os profissionais de editoras de livros didáticos.

Contras: Poucas oportunidades de crescimento profissional, a grande parte dos funcionários estão contratados sem CLT e com parte dos benefícios. Em época de fechamento de produção, trabalha-se muito.

Conselhos para presidência: Invistam em mais tecnologia e treinamento para ser uma empresa nota 10.

em analise

Prós: Uma excelente empresa com grande mercado

Contras: E uma empresa que não dá oportunidade.

Conselhos para presidência: Olha mas para os que estão com a mão na massa.

Falta de processos e lideres por indicação e não por capacidade, pessima gestão

Agente de Suporte EducacionalEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa possui horários flexíveis, excelente alimentação, boa localização, próximo a estação de metro Belém linha vermelha, um bom ambiente de trabalho quando se trata de área operacional, vaso contrário muito ruim.

Contras: No departamento educacional existe muita bipolaridade entre os lideres, e o mais negativo de tudo, quando você resolve sair da empresa ou é desligado a partir daquele momento vc passa ser pessoa não grata e de uma forma velada acaba sendo muitas vezes queimado como profissional em outras editoras.

Conselhos para presidência: Dar maior atenção aos serviços educacionais da empresa.

Recomendo a Editora

Assistente de Atendimento

Prós: Ambiente de trabalho tranquilo (não há problemas com relação à gênero, raça ou classe), flexibilidade de horário, refeitório no local, eventos e proximidade do metrô

Contras: Falta de plano de carreira consistente. Falta de comunicação entre os departamentos, mesmo os departamentos afins. Dificuldade em crescer na carreira.

Conselhos para presidência: Comunicação entre departamentos e plano de carreira.

Recomendo, mas pode melhorar

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios são bons (Convenio médico, odontológico, previdência privada), boa localização. Restaurante na própria empresa de qualidade. Salario compatível com mercado.

Contras: Empresa extremamente departamentalizada, onde não possui uma cultura uniforme dentro da mesma. Dificuldade de crescimento. Todos os funcionarios são contratados inicialmente como PJ.

Conselhos para presidência: Atuação mais uniforme de uma cultura dentro da empresa

Editora Moderna

Descrição:Editar, publicar e distribuir livros didáticos, produzir material de apoio e obras de literatura, além da formação de professores, sempre com o compromisso de trabalhar pela melhoria da educação brasileira. Esse é o espírito da Editora Moderna, empresa fundada em 1968, que é líder nos mercados público e privado de livros didáticos. Na Moderna, as obras têm o aluno como foco e são produzidas com a preocupação de levar ao estudante o domínio da linguagem, o desenvolvimento de habilidades e valores para a cidadania. Os conteúdos são relevantes, motivadores e interessantes, com organização clara e baseada nos processos de aprendizagem e compreensão.