Como é trabalhar na Editora Fundamento?

Descaso com os funcionários.

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Só trabalha mulher, é negativo e positivo ao mesmo tempo. Horário comercial de segunda a sexta, não é necessário fazer horas extras. Vale refeição o valor é bom. Dão oportunidade para quem não tem experiência.

Contras: Empresa espera dar 5 minutos para encerrar o expediente para ligar para o ramal da pessoa a ser dispensada (isso gera uma tensão muito grande dentro da empresa). Não há aumento de salários e sem possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Ótima vaga, péssimo empregador

Assistente EditorialEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O contato com a área editorial voltada para o público infanto-juvenil. Para quem é apaixonada pela área, é enriquecedor, ainda mais em se tratando das oportunidades na área em Curitiba. Além disso, as coleções da editora são realmente divertidas e cativantes.

Contras: Não existe plano de carreira para nenhum dos funcionários. Na verdade, a única coisa que existe é insegurança e baixa remuneração. Altíssima rotatividade, demissões abruptas e quase sempre sem motivação.

Ambiente sufocante, uma editora que não valoriza o Editorial

Auxiliar Administrativo EditorialEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Estar em contato com a produção de livros, sejam originais ou compras de títulos estrangeiros já conhecidos, é muito bom para quem se interessa por esta área como consumidor.

Contras: Ambiente de trabalho opressivo, sem estímulo ao desenvolvimento pessoal ou profissional. Não incentiva a prática da leitura ou do conhecimento sobre o material produzido (atitude um tanto hipócrita para um distribuidor de literatura). Foco único no lucro e pouco na finalização com qualidade. Rotatividade incrivelmente alta. Hierarquia totalmente verticalizada, sem abertura com chefes. Empresa nada inovadora, tradicional ao ponto de ser obsoleta no mercado. Regras muito rígidas sobre não conversar, trancar celulares e pertences em armários, sinal de entrada e saída e não permanência no estabelecimento durante almoço e intervalos.

Conselhos para presidência: Uma hierarquia quase prepotente inibe o crescimento profissional de qualquer um: conhecer seus funcionários, seus cargos, desenvolver estímulos e incentivar a adesão à missão da empresa funciona melhor do que humilhação e opressão. Acredito que seria necessária uma mudança de cultura da empresa, começando pela chefia, sobre visar a entrega de materiais bons, sem erros e de qualidade, em vez de buscar a produção desenfreada de livros defeituosos para gerar lucro. Além disso, proibir conversas em voz alta entre funcionários e departamentos quebra todo um fluxo de trabalho que deve ser baseado em comunicação.

"Oportunidade maravilhosa para fãs de literatura"

Prós: Oportunidade maravilhosa para fãs de literatura na cidade, onde há pouquíssimas editoras que foquem nessa área. O escritório é bem localizado e há um clima agradável entre os membros da equipe. Num nível mais pessoal, tive a chance de conhecer vários departamento da empresa e expandir meus conhecimentos.

Contras: Apesar de eu não considerar isso algo negativo, algumas pessoas podem não se adequar às exigências e aos horários fixos. E acho importante destacar que algumas situações mencionadas em outras avaliação não fazem mais parte da realidade da empresa.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Prós: Ao contrário do que meus ex colegas relataram anteriormente sobre a empresa, acredito que as nossas politicas criam um ambiente profissional e muito mais produtivo. A forma de administração da empresa sempre me ajudou, pois me faz ser mais produtiva. Trabalho há mais de 10 anos na Editora, e tive muitas oportunidades de conhecer os outros departamentos da empresa. Comecei como estagiária e hoje sou gerente administrativa. Para quem deseja novos desafios, eu indico trabalhar na Editora Fundamento.

Contras: Não tenho nenhum ponto negativo para mencionar, pois o que é negativo para algumas pessoas pode ser positivo para outras. Estou muito satisfeita profissionalmente.

Editora Fundamento