Como é trabalhar na Edelman Significa?

"É uma cilada, Bino."

Executivo de ContasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Tem apenas um ponto positivo que é o pacote de benefícios (plano de saúde, vale refeição e vale alimentação) que não são descontados do salário.

Contras: Se você for publicitário, corra para o caminho contrário. Agência com modelo de negócio antiquado, sem líderes, sem gestão, sem processos, sem criatividade, sem qualquer projeto inovador e sem vontade de mudar. Um bom lugar pra quem quer se acomodar.

Conselhos para presidência: Edelman Significa

Já foi, não é mais...

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Foi uma das melhores escolas de PR do Brasil! Gestão de crise, introdução do Digital no Brasil, engajamento, relações com o governo. A gente aprendia com os melhores. Até o dia em que mudou a liderança, tudo mudou e os melhores foram saindo.

Contras: Desde a mudança na liderança, quando os melhores profissionais foram saindo, a experiência, o talendo e a expertise também foram... E, na sequencia, os clientes.

Conselhos para presidência: Seria muito bom ter respeitado (veja, não digo que era pra ter ouvido) a voz da experiência.

Não há transparência

Analista Pleno

Prós: Agência global com muitas oportunidades Clientes grandes Espaço para crescer, embora seja difícil e bastante demorado Ótimos profissionais no ambiente de trabalho que ajudam no crescimento da carreira.

Contras: Embora a agência diz ter transparência, não tem. Os líderes tomam decisões sem pensar nos funcionários. O salário é baixo e as funções de trabalho não são definidas, assim, todo mundo faz um pouco de tudo. Objetivos são definido, mas mesmo os alcançando não há recompensas. Analistas não são reconhecidos

Boa para jornalistas, não publicitários

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa infra estrutura. Happy hour, boas salas de reunião e boa localização, perto de bons restaurantes, academias e mercados. O VR oferecido pela empresa é ok.

Contras: Boa para jornalistas, não para publicitários. Eles dizem querer ser criativos, mas isso não é praticado no dia a dia e a própria chefia na criação não é eficiente. Os funcionários costumam gritar entre si.

De fora bonito, mas, dentro, um ambiente de difícil experiência

Executivo de ContasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O ambiente interpessoal muitas vezes é vivaz e com boa apresentação estética. Dependendo da liderança a aprendizagem é progressiva e bem satisfatória. É possível ter contato com diferentes situações que vão aprimorar o profissional.

Contras: Apesar de ser um agência de comunicação a cultura da empresa é extremamente corporativa e engessada. Hierarquia é uma palavra de ordem em que profissionais de níveis mais baixos se sentem quase coagidos ao silêncio. Relacionamentos gerados por interesse mútuo; bajulação extrema. O RH local tem péssima fama entre os colaboradores da empresa; sendo ríspido, rasteiro e ineficiente. Salários abaixo do mercado comparado ao reconhecimento da empresa no mercado. Chegar e sair dentro do horário pode ser mal visto por algumas áreas e diretorias. Profissionais sem inglês fluente não são bem valorizados. Cultura de meritocracia não é alta.

Conselhos para presidência: Diretorias mais humildes. Um RH menos teatral, respeitoso e, devidamente, mais efetivo. Programas de recebimento de novos talentos para hierarquias maiores. Valorização do trabalho individual.

Excelente empresa, mas falta bons líderes.

Atendente

Prós: forte investimento no profissional, rede global, trabalho remoto. bons benefícios.

Contras: ambiente muito competitivo, falta de bons líderes. pouca integração entre as áreas.

Conselhos para presidência: capacitar a liderança.

não recomendo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Remuneração boa em relação a outras agências de comunicação, a agência tem clientes legais e fica bem localizada

Contras: ambiente competitivo, cultura corporativa muito ruim

Muitas regras e políticas e pouca execução

GerenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma empresa global que permite um amplo conhecimento de diversas culturas, e diferentes mercados de trabalho. Sempre buscando nos conhecimentos.

Contras: Falta um bom posicionamento do RH e da diretoria, com relação as políticas internas, dar mais oportunidades internas antes de buscar no mercado.

Uma grande escola de comunicação

Analista Pleno

Prós: A Edelman é uma grande escola, como métodos e processos que incentivam o desenvolvimento dos funcionários. Clientes grandes, equipes integradas, gerência parceira, em muitos casos.

Contras: Existe pouca consistência na cultura interna, o que gera defasagens na aplicação dos valores. Salários pouco competitivos e por vezes o enxugamento de força de trabalho é leviana.

Comunicação interna entre equipes é insuficiente

JornalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um bom salário para o nível pleno diante algumas realidades de mercado, há benefícios, o sistema de RH é organizado e pontual. Grandes clientes. A empresa tenta ser transparente com a equipe, promovendo encontros e reportando dados de faturamento, entrada e saída de funcionários etc.

Contras: As equipes são muito desintegradas. Até a disposição física do ambiente não ajuda. Os líderes dos times ficam distantes dos executivos em algumas equipes. O que parece ser autonomia dada ao funcionário, muitas vezes se transforma em uma insuficiente gestão, pois algumas vezes o gestor não está acompanhando o processo de trabalho do funcionário, (planilhas não são suficiente, gente!) e chega muitas vezes próximo só pra cobrar. Parece que os gestores estão muito sobrecarregados e não conseguem dispor de tempo mínimo para a comunicação com seu time. Muitos entendem isso como um fator positivo de autonomia aos plenos, mas a minha impressão é que a comunicação interna entre gestores e executivos acaba sendo atrapalhada, não eficiente, promovendo murmúrios o tempo todo. Há uma política de crescimento rápido para quem entra, e vejo que isso brilha os olhos dos cargos mais sêniors pra cima, porém acredito que há um ponto negativo nesse crescimento acelerado. A desumanização nos tratos internos e no tocante dos processos. Vi muito profissional em cargo sênior com paciência -0 em nossas comunicações, sendo que os funcionários de cargos abaixo são parceiros de toda a engrenagem da grande máquina que é a agência. Se o funcionário merece ampla autonomia, merece também ser escutado efetivamente.

Conselhos para presidência: Promova treinamentos, cursos de gestão mais humanizada. A empresa possui grandes clientes mas precisa se atualizar com a tendência lá fora que é criar uma forma menos voraz nas estruturas internas de trabalho. Ainda que o ritmo de agência seja esse, acredito que pequenos ajustes na comunicação e na forma de estimular o crescimento na empresa possa tornar a agência mais em ressonância com as tendências do mundo atual.

Edelman Significa

Descrição:A Edelman Significa é uma agência especializada em engajamento para construção de marcas, decorrente da integração, no Brasil, da Edelman, a maior empresa independente de Relações Públicas do mundo, com a Significa, agência brasileira pioneira em estratégias de causas e conteúdos para marcas. A agência possui 150 profissionais em São Paulo e Rio de Janeiro e tem representação em Brasília. Seus serviços integram conceitos e práticas de Relações Públicas, potencializada pelas áreas especializadas de Branding e Atitude de Marca, Digital, Experiência de Marca e Pesquisa. A Edelman tem 67 escritórios, mais de 5.000 colaboradores no mundo e escritórios afiliados em 35 cidades.