Como é trabalhar na e-Core?

Boa empresa mas mudanças são necessárias...

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa possui um ambiente flexivel , atuação com ferramentas de ponta e contato com clientes internacionais que favorecem o desenvolvimento profissional.

Contras: A e-core infelizmente vem decaindo com o passar do tempo, as más colocações no GPTW são um retrato do ambiente da empresa, a grande maioria dos colaboradores insatisfeitos, uma gestão de RH omissa, desorganizada e atrapalhada. RH com turnover absurdo, digno de empresa de inicio de carreira que recorre a tentativa e erro na contratação de funcionários.

Conselhos para presidência: Como o CEO ja sabe, a e-Core perde ótimos funcionários devido a péssima gestão (se é que podemos chamar assim) principalmente do RH.

A e-core é uma empresa muito boa para quem já possui experiência.

Desenvolvedor Java

Porto Alegre, RS

Prós: O ambiente de trabalho é excelente, as pessoas são amigáveis e divertidas. Os benefícios são bem amplos e a empresa estimula muito a prática do inglês. A empresa também estimula as participação em ideias inovadoras que auxiliem o crescimento da empresa.

No geral a empresa é boa.

Contras: Existem alguns projetos que são secundários, esses não são aconselháveis.
    Quanto aos projetos primários são formados por pessoas com uma baixa qualidade técnica, mas que passam a ideia de ter bastante qualidade. E quando alguém com conhecimento e experiência entra na equipe é subjugado e colado a fazer tarefas que não competem com sua experiência (Não, eu não sou um desses casos, mas é triste ver um colega com muita experiência ser colocado a corrigir bugs)

Conselhos para presidência: Tratem melhor as pessoas, pois sem elas a empresa não existe (o cliente, apesar de pagar as contas, não é o único que move a empresa). Quando um contrato estiver ameaçado avise os colaboradores, pois não coisas descartáveis e nem crianças para não saberem a verdade.

E o RH precisa estar mais presente no dia-a-dia, pois ele só entra em ação na contratação e no desligamento.

Mas no geral vocês estão mandando bem.

Bem intencionada, mas falha em pontos críticos

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Máquina de cafés, videogame, computadores bons, celebrações de aniversário no fim do mês. Programas de caridade para ajudar crianças carentes.

Contras: Estagnação, turnover, desconsideração. Sem implementações de cargos durante 1,5 anos de trabalho. Carreira estagnada, não há evolução na função. Trabalha como terceirizado do cliente, e está a mercê das suas "particularidades". Na hora que a pressão bate, a empresa vai optar por quem lhes paga a fatura, e não o profissional que as vezes parece ser descartável na visão deles. Não me surpreendi, quando no período que trabalhei lá, umas 5 pessoas próximas decidiram ir para outras empresas. Ah, se termina o teu projeto e eles não encontram mais nada para ti, "boa sorte, adeus". Vi grupos inteiros com 10 pessoas sem saber se trabalhariam na semana que vem. Remuneração média/baixa.

Conselhos para presidência: Investir em planos de carreira, e incentivar o cliente a fazer contratos mais longos.

Empresa já foi melhor! Não recomendo!

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: As pessoas que trabalham, o ambiente (já foi melhor). Tem pessoas muito competentes trabalhando na empresa. O clima é muito bom na camada "operacional". Muitas ações legais, porém já não tapam mais as deficiências para os antigos colaboradores.

Contras: empresa não promove desenvolvimento profissional, não há crescimento. Você entra num cargo e só sobe se ameaça sair. Gestão de RH muito fraca, falta conhecimento para poder implementar projetos na empresa.

Conselhos para presidência: Fazer uma pesquisa de clima com uma empresa terceira. Ouvir mais os funcionários. Preparar a gestão. Estão perdendo ótimos funcionários e vão perder mais se continuar assim. Pena de ver o que falam da e-Core fora da empresa.

Precisa se reencontrar

Desenvolvedor Java

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente acolhedor. Colegas rapidamente se tornam amigoss. Chefia próxima. Estrutura e localização muito boas. Escritórios na Carlos Gomes e no Tecnopuc, além de SP E US.

Contras: Empresa parece não se preocupar com o crescimento dos funcionarios e incorpora demais a política do cliente. Há um bom tempo parece ter perdido o foco (e o interesse) no desenvolvimento de software e parece estar focada apenas no suporte Atlassian. A visão que se tem e que existem duas empresas dentro da e-Core, funcionários atlassian e não-atlassian.

Boa empresa, mas não excepcional, como os gestores e o RH tentam vender.

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Clima entre alguns funcionarios é muito bom, equipes são bem unidas entre si, e a empresa proporciona um bom ambiente de trabalho, sem muita frescura. Horários flexiveis e tranquilidade para trabalhar.

Contras: Empresa focou demais em um projeto (Atlassian) e acabou abandonando totalmente os demais projetos que tem dentro da empresa. A falta de atenção dos gestores acabou custando alguns projetos e empregos.

Conselhos para presidência: Dar atenção igualitaria a todos os projetos, e não somente ao maior.

HR Team da e-Core respondeu:

Olá!

Trabalhamos para construir um ambiente onde as pessoas sintam-se à vontade e que, ao mesmo tempo, possam desempenhar o seu melhor, sendo quem elas realmente são e com qualidade de vida. Um de nossos valores, #BuildTrust, fortalece ainda mais esse conceito.

Em relação aos nossos clientes e projetos, sempre trabalhamos com empatia, responsabilidade e senso de urgência. Seguiremos buscando a melhoria contínua.

Obrigado pelo seu feedback! :)

Avaliação de um desenvolvedor

Desenvolvedor Full Stack Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: A frente da empresa há bons líderes e que buscam crescimento. As pessoas em geral geram um excelente convívio e acredito que seja o ponto mais alto. Alguns times tem um excelente processo de avaliação.

Contras: A empresa possui 3 macro serviços e para o que fui contratado (terceirização de desenvolvimento e qualidade de software) a empresa parece estar caminhando para se distanciar. Não há claros avanços comerciais para expandir o setor, muitas pessoas saíram recentemente e descontentes com os projetos. Como desenvolvedor terceirizado (alguns até "quarterizados") o distanciamento da empresa é grande, fazendo mais parte do time do cliente que da própria e-Core. Apesar de todos os processos de RH, incluindo premiações GTPW, no setor de DEV/QA a empresa não difere muito de outras concorrentes, aonde o trabalho é focado totalmen ao cliente. Dependendo do time e principalmente do líder (aqui temos processos de acompanhamento sem padrões), é possível que você nunca saiba sobre um feedback (e talvez nem exista). Há uma grande percepção de que devido ao crescimento iminente vários aspectos estão sendo deixados de lado e por isso várias pessoas, excelentes profissionais, ficam o tempo suficiente para encontrar uma oportunidade em que possam crescer com outra empresa e logo partem. A mão-de-obra terceirizada não tem como fazer isso atualmente pois é totalmente dependente do cliente, mesmo com prestação de serviços de alto nível, e assim não há motivação para querer permanecer por um longo período na empresa.

Conselhos para presidência: Acredito que no foco apresentado para a empresa atualmente, haverá muito sucesso. Porém acredito que devem repensar como os times de dev/qa integram a empresa e como podem colaborar com a própria.

HR Team da e-Core respondeu:

Olá!

Com certeza todos os inputs compartilhados serão levados em conta! Acreditamos fortemente no aprendizado veloz e contínuo para estarmos, constantemente, aprimorando nossos processos no dia a dia.

Obrigado pelo seu feedback!

Pouco acima do mercado, devido à sua cultura organizacional e flixibilidades oferecidas.

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa valoriza muito os profissionais que tem e sempre realiza varios eventos para internos para os mesmos, oferece horários flexíveis, possibilidade de home office e sempre atenta em como melhorar à sua cultura organizacional.

Contras: Toda empresa contém pontos negativos, na e-core, o ponto negativo é de sempre realizar tudo que o cliente pede, não importa se pra isso, o funcionário deve ou não trabalhar finais de semana, infelizmente, muitas pessoas em certos projetos, se matam para fazer com que o mesmo continue nos trilhos, isso impacta muito a qualidade de vida de qualquer pessoa. Não existe plano de carreira, você como um desenvolvedor, testador de software, provavelmente vai morrer assim lá dentro. Infelizmente, para os funcionários de outras áreas, sem ser o suporte atlassian e demais, ligados diretamente à atlassian, ficam de certa forma, esquecidos.

Conselhos para presidência: Ter um plano de carreira para os funcionários de todas às áreas e setores, se não um plano de carreira, uma maneira de fazer o funcionário sentir-se valorizado.

Otimo

Analista de Suporte

Carlos Gomes, RS

Prós: Ambiente innovator, agradavel de se trabalhar. Alto nivel de experiencia e formacao dos funcionarios no geral, contato com pessoas do mundo inteiro.

Contras: Salarios baixos e nao competitivos, nao clareza de plano de carreira, demora pra progrecao dentro da empresa é um problema a ser trabalhado .

Conselhos para presidência: contratar contractors e demitir quase todo mundo nao é algo muito "suitable"

Um bom lugar para aprender

Engenheiro de Suporte

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente positivo, oportunidades de aprender, facilita a proximidade entre os times e integração dos colegas, eventos para socializar, em constante expansão.

Contras: A imagem que se passa não é necessariamente o que se encontra no dia a dia. Não é um lugar ruim, só não espere que seja diferente de qualquer outro.

e-Core

Descrição:Somos referência em Atlassian na América Latina e uma das principais empresas brasileiras na exportação de serviços de desenvolvimento de software para o mercado americano. Fornecemos soluções de TI com especialidade nas áreas de consultoria em metodologia, ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software e desenvolvimento e manutenção de aplicativos. Contamos com talentos altamente qualificados no Brasil e Estados Unidos, que têm como objetivo principal fortalecer nossos clientes através da utilização de ferramentas, processos, metodologias adequadas e melhores práticas. Para que isso aconteça, todos os nossos clientes têm uma coisa em comum: contam com a expertise de um time apaixonado pelo que faz, tornando a e-Core uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil!