Como é trabalhar na Duratex?

Empresa boa, mas sem metodologia de trabalho e foco.

Prós: Empresa grande, com um excelente posicionamento de mercado. Ponto positivo para se ter no currículo pela importância da empresa como líder de mercado nos diversos segmentos que atua. Tem ótimos produtos e é reconhecida pelos consumidores como uma empresa que entrega qualidade.

Contras: A empresa apesar de muito grande e reconhecida no mercado não possui um plano de carreira estruturado e acredita que com ações isoladas, como o recente programa de trainee, são pontos que podem atrair bons profissionais em inicio de carreira mas parece não entender que essa, assim como outras praticas isoladas, não geram resultados positivos.

Não tem programas de incentivo de desenvolvimento profissional, como ajuda de custo em cursos de idiomas ou treinamentos, ficando a cargo da chefia se vai ou não disponibilizar esse beneficio ao funcionário.

Em alguns casos as pessoas que ocupam os cargos de chefia e gerencia parecem não estar preparadas para essas funções, pois desempenham pouca visão estratégica e orientação aos subordinados, acredito que isso se dê pelo fato da grande concentração de decisões em cargos de alto escalão.

No entanto acredito que o principal problema é a falta de metodologia, onde mesmo com a enorme quantidade de normas e procedimentos, cada pessoa desenvolve o trabalho da maneira que julga mais adequada, o que muitas vezes não está alinhado com a estratégia da empresa e das áreas em especifico. Somado a isso existe falta de conhecimento formal por parte da empresa do papel de cada funcionário no dia a dia (no que diz respeito a atividade em si, e não que está descritivo de cargo), o que ocasiona uma sobrecarga naqueles mais comprometidos e excesso de tempo ocioso naqueles que "elegem" atividades de trabalho mais interessantes, isso ocorre desde cargos operacionais que tem claro protecionismo de sua chefia até chefia que chegam a ter 80% do tempo dispendido com assuntos pessoais. Além disso, a remuneração e benefícios não são equivalentes àqueles que desempenham mesmo cargo ou funções similares.

Conselhos para presidência: A empresa não possui grandes atrativos para que verdadeiros talentos sejam retidos e isso claramente não é contabilizado e faz com que as "pessoas que vão ficando" ou aqueles que tem uma ligação forte, ocupem cargos de chefia e gerência (esse ultimo, claro que em menor número) por "osmose".

Considerando essa característica, na minha opinião o RH deveria ser mais presente no que diz respeito à avaliação e atribuição de atividades, avaliações de desempenho, estabelecimento de metas individuais à cada funcionário (nos mais diferentes níveis hierárquicos) e elaboração de planos de recompensa adequados.

Outro tema muito importante é que a empresa, mesmo com um sistema que lhe custou milhões (SAP), ainda é muito operacional e a tomada de decisão é lenta e centralizada. Ao meu ver a necessidade de informações para tomada de decisão para aqueles que tem isso no seu dia a dia deveria ser revista e facilitada, fazendo com que chefias e gerencias tenham recursos disponíveis para uma ação rápida.

Além disso pequenos detalhes na operação fazem com que a empresa tenha ações ultrapassadas com relação à benefícios, como o oferecimento de cestas básicas aos funcionários em uma época que existem alternativas mais funcionais, como cartões refeição e alimentação, por exemplo.

Duratex

Descrição:A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado entre os conglomerados Itaúsa - Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. Maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, é líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. Também está entre as 10 maiores empresa globais dos setores em que atua. Com sede em São Paulo, conta com cerca de 12 mil colaboradores e 15 unidades industriais estrategicamente localizadas nos estados de MG, PB, PE, RS, RJ, SC e SP, além de três fábricas de painéis na Colômbia, através de sua participação de 80% na Tablemac.