Como é trabalhar na Dr. Consulta?

O escritório é bem localizado. Empresa nova em crescimento

Analista de Atendimento IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente descontraido, pessoas com empatia e respeito ao proximo. Gestores e supervisores muito leves e educados, sabem olhar as necessidades dos funcionarios,

Contras: Plano de Carreira somente os escolhidos porem nâo falam isso mas é perceptivel, nao tem convênio odontológico e nem saúde a empresa dispõe um cartão no valor de $1500 pra ser usado em exames e consultas e o mesmo valor dividido aos dependentes,

Conselhos para presidência: Aumentar o uso do cartão saúde, visto que os funcionários não tem plano de saúde e precisa realizar consultas e exames, bem como seus dependentes .

Confusão

Ex-funcionário, saiu em 2019

Prós: Alguns times internos são bastante unidos, mesmo com todas as adversidades que aconteceram. Crescimento rápido, se você der sorte de ter chefes atentos. Rola alguns momentos de integração que são legais (com cerveja bancada pela empresa).

Contras: De uma forma geral, o sentimento dentro da empresa é que não existe foco. Em 2018 eram zilhares de projetos paralelos e conflitantes. O dono ainda é muito presente no dia a dia e influencia em tudo (e muitas vezes isso quer dizer microgerenciamento de áreas que ele mesmo não entende como funciona). Estão tentando resgatar o propósito (salvar vidas), mas isso está muito forçado. No fundo, querem resultado financeiro e é isso (que foi o foco de 2018, mas que não contribuiu para a cultura). Sobre a cultura: sabem e não sabem o que querem. Tentaram implementar uma cultura ambev, mas aparentemente as pessoas não receberam isso muito bem (aliás, meio antiquado essa cultura para uma empresa que se diz disruptiva). Meu parecer é que as pessoas não receberam bem porque a forma como as metas foram calculadas não são claras e não fizeram metas realistas, sentimento de que parece que tudo foi feito na base do chute. Todos os VPs e diretores entram muito na operação e acabam fazendo até o trabalho dos cargos mais baixos, o que é bastante estranho. Vendem que lá dentro existe muita autonomia, mas não se engane: não existe! Sem contar que o horário é zero flexível, não é bem visto trabalhar de casa (nem doente!) e querem que todos sejam "o primeiro a chegar e o último a sair", ou seja, não prezam pelo balanço entre vida pessoal e profissional. Para se dar bem, você tem que ser 100% vida profissional. Por ser uma empresa de saúde, pouco se importa com a saúde dos funcionários. Fazem uma coisa ou outra paliativa quando começa a ter reclamações, mas não é genuíno. Os times por não ter um direcionamento claro, acabam conflitando. As vezes você aprova um projeto que precisa da ajuda da área X (aprova junto com o dono) e quando você pede a ajuda dessa área eles te contam que alinharam outras prioridades com o dono. Loucura total. Sobre benefícios: VR é horrível, não dá para a região. Salário não é claro (não tem padrão por cargos). Não tem convênio (óbvio) e o auxílio saúde que dão não dá para fazer muita coisa. A liderança não inspira.

Conselhos para presidência: Confiem mais no time de vocês. Em 2018, contrataram várias pessoas que parecem ser muito boas, mas desperdiçaram muitos talentos fazendo microgerenciamento e impondo verdades absolutas. Querem que as pessoas trabalhem horas a fio ai? Então torne o ambiente mais agradável. Todo mundo conta os segundos para ir embora.

Uma empresa em construcao

Prós: Propósito da empresa, crescimento pelo Brasil incl Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Fundos importantes investindo na empresa. Possibilidade de transformar a saúde no Brasil

Contras: Empresa se distanciou do proposito, muito foco no resultado financeiro e pouco na missao. Ambiente interno ruim, foco na remuneracao variavel com pacote de benefícios ruim

Humanidade só no discurso, dinheiro a todo custo.

Analista Desenvolvedor SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muitos Profissionais qualificados e com muito talento. Caindo no setor certo vai aprender com o colegas de trabalho. Se não vai ser sugado.

Contras: Muita gente ganhando rios de dinheiro e cozinhando o galo, principalmente o alto escalão. Muita gente que nem sabe o que fazer fica lá só no Tinder.

Conselhos para presidência: Para de tentar sugar a todos, abre o bolso dê melhores benefícios. Ah e consultas e exames estão mais baratos na Fares.

Empresa com propósito, mas com poucos princípios

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa quer e precisa crescer de forma acelerada, o que dá margem para que os funcionários cresçam junto com ela. O propósito da empresa é cativante e faz com que as pessoas que trabalham ali contribuam diretamente para a população brasileira. A maior parte das pessoas que encontrei, especialmente nos Centros Médicos, são ótima pessoas e com muita vontade de mudar a saúde do Brasil.

Contras: Vou resumir os pontos em: cultura, estrutura e liderança. O primeiro ponto é que a CULTURA da empresa não é clara. Não falamos sobre os valores, a missão e a visão, que deveriam estar no DNA de toda a equipe. A empresa não tem uma área de ética e compliance para sustentar a equipe. O segundo ponto é ESTRUTURA. A empresa cresceu sem estrutura para manter o seu crescimento e a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários. O primeiro ponto é que a empresa deu um salto, foi para um dos lugares mais caros de São Paulo, alugou a cobertura, comprou softwares e terceiros milionários, contratou VPs e Diretores de empresas internacionais de grande porte e consultorias caríssimas de forma não sustentável. O quadro de funcionários é muito pequeno e temos poucas ferramentas para realizar o trabalho. Os Centros Médicos estavam sempre com falta de funcionários, de equipamentos e de material. Então chegamos na terceira e última parte: LIDERANÇA. A liderança não tem treinamento nem desenvolvimento para se tornarem líderes melhores. A comunicação é bastante falha, logo, você pode descobrir que um projeto que vai impactar a sua área vai entrar "semana que vem" e projetos de grande porte, que tiveram investimentos milionários, são despriorizado. A diretoria parece não ter um objetivo claro. Cada hora a estratégia muda e a forma de fazer (tático e operacional) muda a cada mês. O que você fez semana passada já não vale mais pra essa semana. Toda semana surge uma nova demanda urgente e que todo mundo sai desenfreado pra fazer e depois dizem que não ficou bem feito e vamos dar 10 passos pra trás. A gestão de pessoas é muito falha. Mandavam a gente preencher uma ferramenta com as nossas metas, mas ninguém falava sobre aquilo. Eu nunca tive PDI e nem um feedback formal com qualquer gestor meu (mesmo depois dos 3 primeiros meses). Tudo isso pra mim é a mais pura falta de gestão e de liderança. É perceptível o quanto a diretoria não se entende e a cabeça do CEO parece estar em outro lugar, porque a mudança é inerente ao Dr. Consulta. E eu acredito que mudanças sejam positivas, porém mudar o tempo todo pode ruir uma empresa que tem tanto propósito e pessoas tão engajadas, mas que estão cansadas de trabalharem sozinhas, por longas jornadas de trabalho e com um norte que muda o tempo todo. Falta princípios para uma empresa com tanto propósito.

Conselhos para presidência: Em primeiro lugar, foque na sua própria liderança e, por favor, pare de mudar tanto de ideia. Isso faz mal pra empresa e para as pessoas que estão trabalhando ali. Olhe para a sua equipe (não a sua diretoria, toda a sua equipe) e tire um dia para conversar com as pessoas e entender quais são as suas necessidades. Sua equipe ainda é pequena e você pode fazer isso. Em segundo lugar você precisa parar de falar sobre o futuro e começar a falar sobre o presente e sobre como o Dr. Consulta vai entregar os resultados desse ano. Quais são os projetos estratégicos da empresa? Quais investimentos serão feitos? Como vamos atingir esse resultado que você prometeu aos acionistas e por que não estamos atingindo? E por último, mas não menos importante, você precisa acalmar os ânimos da sua equipe e juntas as pessoas em prol de uma única diretriz para re-construir essa cultura quebrada. O Dr. Consulta corre um risco real de ter pessoas que não vão querer mais trabalhar em uma empresa assim...

Uma ótima empresa, com oportunidades de melhoria na comunicação

Prós: Pagamento sempre em dia, oferta de agendas que são bem legais uma vez que oferece um valor acessível para o paciente, está presente em grande parte da cidade de SP, na maioria das vezes com facilidade de acesso.

Contras: Acredito que a comunicação da área administrativa com o corpo clínica deveria melhorar, não são todos os líderes que respondem às demandas de forma efetiva e eficaz e muitas vezes sequer com educação.

bom

Auxiliar em Saúde Bucal

Prós: Vale alimentação , Vale refeição, ambiente bom de trabalhar, banco de horas que pode ser usado em folgas, bonificação mediante a metas por unidade

Contras: falta de possibilidade de promoção de cargo, cobertura de unidades que ficam distante dos funcionários, acaba dando um desgaste maior na locomoção

Precisa melhorar!

Enfermeiro do Trabalho Gestão

Olímpia, SP

Prós: Empresa em crescimento, com bons talentos, pessoas emprenhardas e preparadas, qualificadas para o planejamento e execução dos processos internos

Contras: Desorganizada! Cobra demais! Pouca estrutura, tudo tem q ser pra ontem... Poucos benefícios, líderes despreparados, não se pensa em qualidade de trabalho para os colaboradores

Mediana

Especialista

Prós: Paga em dia o Salário, tem benefícios razoáveis. De vez em quando tem cerveja. Procura ser transparente quanto aos objetivos da empresa. É razoável.

Contras: Muitas reuniões, 0 perspectiva de aumento salarial. Deixa os bons funcionários irem embora. Quer que todos façam tudo ao invés de organizar cada área. Demora muito pra contratar e não valoriza quem já está a mais tempo

Empresa tem muito a melhora quando se fala em pessoas

Supervisor/Coordenador

Prós: Oportunidade de crescimento para quem tem paciência e dedica a vida, não basta dar o melhor. Alguns gerentes e coordenadores são humanos e tem coração

Contras: Falta de reconhecimento, suporte profissional o crescimento desenfreado hoje se fez perder a cultura, processos e pessoas. Muita cobrança para pouca ferramenta, suporte e benefícios

Conselhos para presidência: A linha de frente da operação são os únicos que sabem a realidade, oque precisa para ser uma empresa mais humana e melhor não são vistos como o pilar que são, tem muita gente ruim trabalhando só pelo salário e levando o nome da empresa para a lama inclusive médicos ruins, preguiçosos e com má vontade, mas tem muita gente que entra boa e fica ruim por culpa da empresa

Dr. Consulta