Como é trabalhar na Dow Brasil?

Empresa mega conhecida mas a realidade de trabalhar nessa empresa é lamentável.

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa gigantesca e super conhecida mundialmente! Ela é reconhecida como uma das melhores empresas para iniciar uma carreira... só que NÃO!

Contras: Não existe plano de carreira, remuneração muito baixa comparada com o mercado e benefícios muito inferiores para assistentes e analistas. Para que serve um sistema de vagas internas se somos barrados na hora de se candidatar para alguma vaga.

Seja filho de alguém de dentro e tenha uma carreira para o resto da vida, caso não seja, melhor nem tentar

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Único ponto positivo é a localização. Infelizmente a empresa é muito instável, toda hora sendo vendida uma parte fazendo com que os funcionários não tenham muita estabilidade em suas funções. Vendeu o business que você presta serviço? Rua.

Contras: Você só cresce se tiver um QI. Empresa sem meritocracia nenhuma. Mais parece uma empresa familiar, onde os cargos altos são filhos, primos, irmãos de fulano. Líderes sem preparação nenhuma para desenvolver o cargo. Exigem sem saber se é ou não de direito da função.

Os números não mentem

LeaderEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O nome Dow perante o mercado ainda é reconhecido pelos tempos gloriosos do passado. Os benefícios são competitivos especialmente o plano de previdência privada.

Contras: Péssima liderança, despreparada, débil na gestão de pessoas, na estratégia e na execução. Uma empresa em que os funcionários precisam lembrar em seus cargos que são "líderes" definitivamente não é uma empresa que forma líderes. Prova maior dessa debilidade na liderança são os péssimos resultados da região, particularmente no Brasil. Não existe mais meritocracia. Pelo contrário, neste lugar se cai para cima. Uma pena, um dia já foi uma excelente empresa para se trabalhar. RH é uma piada.

Conselhos para presidência: Cuidar menos dos expatriados e mais das pessoas e dos negócios

Bom salário, pouco respeito pelo funcionário, principalmente de cargos operacionais

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Clima agradável, programas de promoção de saúde, equipamentos e mobiliário de ponta, bom salário, estacionamento, beneficios. Procedimentos bem documentados, trabalho com qualidade. Parceria dos funcionários de nivel operacional, companheirismo e trabalho em equipe.

Contras: Plano de carreira somente na teoria, na pratica funciona a politicagem o falso network. Programas de promoção de diversidade e inclusão que também nao saem da sala de treinamento, pois no dia a dia nao é praticado. Programa de avaliação de performance nada preciso, independe do feedback dos colegas, no final o que vale é a política. Líderes mal preparados que criam birras pessoais com os subordinados.

Conselhos para presidência: Criar menos teorias e mais práticas

Plano de carreira só no papel

Analista de Contas a Pagar

Prós: Os benefícios, as instalações e os equipamentos e sistemas são modernos, o que proporciona um bom ambiente de trabalho. Paga o salário em dia.

Contras: O plano de desenvolvimento fica só no papel, geralmente as promoções são provenientes de uma boa amizade e proximidade com a liderança e pela indicação de algum parente que ocupa um cargo de liderança dentro da empresa. Infelizmente, pessoas com o perfil técnico são deixadas de lado, ficando somente com a parte operacional do trabalho. Há também um grande número de chefes que não possuem perfil para serem lideres.

Empresa PP - Puramente Política

Representante de Serviços a ClientesEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: O plano de saúde e os benefícios oferecidos aos funcionários são ótimos. O estacionamento no local, as instalações e a localização potencializam o desempenho das atividades dos funcionários.

Contras: A empresa é extremamente, realmente extremamente política. Quando passei a fazer parte dela, uma funcionária antiga disse que trabalhar na Dow é ótimo, mas que as promoções são dadas baseadas 30% em resultados e 70% em política interna. Após quase 5 anos de trabalho lá, diria que as promoções se baseiam 10% em resultados que o funcionário traz, 10% na sorte e 80% em politicagem. Para quem quer uma carreira estável e longa na mesma atividade com um salário competitivo, a Dow é a empresa ideal. Para quem quer crescer realizando um bom trabalho, sem precisar fazer politicagem o tempo todo... aconselharia procurar emprego em outra empresa.

Conselhos para presidência: A questão da falta de oportunidades para os funcionários que não são políticos não está somente ao alcance da presidência. Ela está culturalmente presente em cada gerente, cada analista.

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A estrutura é muito bonita. Pessoas educadas e gentis. Ótimas oportunidades de crescimento para quem é CIS. Um lugar muito agradável de se trabalhar e conviver.

Contras: Entrei lá sendo uma mulher trans, por meio do programa jovem aprendiz. Enquanto se está lá dentro eles fazem uma fantasia ilusória de que você realmente é importante para eles, o que não é o caso. Sofri transfobia na ONG que gerenciava o aprendizado. Na verdade o único aprendizado que tinha ali era de ser preconceituoso, intolerante e demonstrar sempre piadas com assuntos delicados como depressão, suicídio e travestis. A empresa pouco se importou. O gestor dizia que eu estava no caminho certo e todos de até outros setores elogiavam o meu desempenho. Pena que não foi o suficiente para me efetivarem, será se eu fosse cis teria sido melhor aproveitada?! Acho que sim. Saí de lá e a empresa até hoje não me deu um oi me perguntando se ainda estou viva. Você LGBT, deixa de existir quando sai da empresa.

Conselhos para presidência: Que de fato se importem com o público trans. Um público frágil em conhecimentos pois não teve as mesmas oportunidades de uma pessoa cis. Que se importem de fato com o bem estar da população que emprega, mesmo que temporariamente, que não seja tudo um falatório apenas para pagar de empresa da diversidade. Coisa que não é.

É ok!

Representante Comercial

Prós: Flexibilidade, ambiente agradável e respeitoso. Diversidade e segurança são bem presentes. As posições oferecem bastante estabilidade. O refeitório no escritório é bem conveniente.

Contras: Plano de carreira e avaliação são muito subjetivos e pouco funcionais. Poucas oportunidades de crescimento e quase nenhum reconhecimento pelos resultados obtidos. Salário médio abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Melhorar o modelo de avaliação e o plano de carreira tornando-o mais claro. Renda variável para a função de vendas seria muito bom pois traria melhores resultados e iria reter os bons profissionais.

Centro de Serviços não vale a pena

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bem localizada, prédio bonito e boa reputação fazem o funcionário sentir orgulho em dizer que trabalha na empresa.

Contras: Não seguem plano de carreira, falta de inclusão, salários baixos e poucos benefícios par os funcionários do centro de serviços, meritocracia não existe.

Empresa mudou sua politica humana nos últimos anos.

Representante Comercial

Limeira, SP

Prós: Beneficios Financeiros Empresa solidificada no mercado Sistema financeiro seguro Atua em diversas áreas do setor e por todos os estados do BR, aumentando as oportunidades de emprego.

Contras: Não existe oportunidade para mulheres na liderança Ultimas promoções na liderança em sua maioria não tem ocorrido por meritocracia e sim por indicação e proteção. Comunicação falha com os funcionários nos últimos anos.

Dow Brasil

Descrição:A Dow reúne a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração de energia renovável, a conservação de energia e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52 mil funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países.