Como é trabalhar na Dow Brasil?

Empresa Muito boa!

Engenheiro

Prós: Otima remuneração, empresa idonea. Avaliação de performance realizada por meritocracia (maior parte das vezes). Oportunidades iguais para homens e mulheres

Contras: Extremamente competitiva. Movimentação vertical é mais dificil. Muitas vagas são preenchidas internamentes o que acaba dificultanto a entrada de profissionais mais capacitados que estão disponíveis no mercado de trabalho

Empresa mega conhecida mas a realidade de trabalhar nessa empresa é lamentável.

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa gigantesca e super conhecida mundialmente! Ela é reconhecida como uma das melhores empresas para iniciar uma carreira... só que NÃO!

Contras: Não existe plano de carreira, remuneração muito baixa comparada com o mercado e benefícios muito inferiores para assistentes e analistas. Para que serve um sistema de vagas internas se somos barrados na hora de se candidatar para alguma vaga.

Assistente Técnico

Ribeirão Preto, SP

Prós: É uma boa empresa pra se trabalhar devido aos valores da mesma, que preza pela segurança e bem estar do funcionário, garantindo um trabalho seguro e consistente.

Contras: O ponto negativo é o contrato curto, que causa preocupação para o funcionário, não sabendo a real chance de renovação e continuidade na empresa.

Excelente empresa

Estagiário de Engenharia

Hortolândia, SP

Prós: A Dow investe muito nos seus estagiários. O plano de estágio conta com encontros de discussão sobre perfil e valores da empresa, além de um projeto desafiador.

Contras: Como toda empresa grande, a burocracia em certos pontos é chata. As vezes certas aprovações dependem de pessoas de outros lugares do Brasil ou do mundo, o que torna tudo mais lento.

Conselhos para presidência: Redução de burocracia, com uma autonomia maior para decisões menores.

Ótimos salários e benefícios, porém má gestão e liderança

Prós: Benefícios oferecidos, home office e flexibilidade de horário de trabalho, localização do escritório e aproveitamento de candidatos internos

Contras: Avaliações de desempenho não baseadas em meritocracia, empresa extremamente política e guiada por relacionamento, baixo preparo da liderança

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muitos pontos positivos. Cultura muito humanista, respeito, e preocupação com a diversidade. Estava muito feliz em fazer parte da empresa. Deixei pois recebi uma outra proposta

Contras: Refeitório muito ruim, e as pessoas não tem coragem de admitir. Ninguém fala no assunto, mas as pessoas só comem salada por falta de opções melhores. Muitas pessoas com pensamento ultrapassado. Muito conservador. Carreira modo muito lenta.

Conselhos para presidência: Boa presidência

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A estrutura é muito bonita. Pessoas educadas e gentis. Ótimas oportunidades de crescimento para quem é CIS. Um lugar muito agradável de se trabalhar e conviver.

Contras: Entrei lá sendo uma mulher trans, por meio do programa jovem aprendiz. Enquanto se está lá dentro eles fazem uma fantasia ilusória de que você realmente é importante para eles, o que não é o caso. Sofri transfobia na ONG que gerenciava o aprendizado. Na verdade o único aprendizado que tinha ali era de ser preconceituoso, intolerante e demonstrar sempre piadas com assuntos delicados como depressão, suicídio e travestis. A empresa pouco se importou. O gestor dizia que eu estava no caminho certo e todos de até outros setores elogiavam o meu desempenho. Pena que não foi o suficiente para me efetivarem, será se eu fosse cis teria sido melhor aproveitada?! Acho que sim. Saí de lá e a empresa até hoje não me deu um oi me perguntando se ainda estou viva. Você LGBT, deixa de existir quando sai da empresa.

Conselhos para presidência: Que de fato se importem com o público trans. Um público frágil em conhecimentos pois não teve as mesmas oportunidades de uma pessoa cis. Que se importem de fato com o bem estar da população que emprega, mesmo que temporariamente, que não seja tudo um falatório apenas para pagar de empresa da diversidade. Coisa que não é.

Ótima empresa para trabalhar.

Prós: Auxílios e benefícios muito bons (auxilio odontológico, plano de saude, refeitório e etc). Empresa grande e com alta chance de desenvolvimento profissional.

Contras: Nao estou na empresa há muito tempo e não posso avaliar com autoridade os pontos negativos. Porém, diz-se muito que as promoções são baseadas no relacionamento, não na meritocracia.

Aprendizado importante

Estágio

Prós: Treinamentos comportamentais com a Pyxis durante o programa de estágio foram a parte mais importante e divertida. Cada estagiário é responsável por um projeto de estágio.

Contras: Pouca chance de efetivação pois passa por um momento de merger com a DuPont, muita burocracia o que diminui a agilidade muitas vezes necessária.

Conselhos para presidência: Mais chance de efetivação

Uma ótima empresa para poder pensar em carreira

Prós: É uma empresa que te dá muita liberdade para você poder inovar. Há muitas oportunidades para a criatividade e melhorias perfeita para quem gosta de desafios. Não existem hierarquias os funcionários têm muito acesso alta liderança para propor melhorias e projetos tornando o ambiente de trabalho até amistoso.

Contras: A pressão por resultados é muito grande o que faz com que muitas vezes haja disputas e dá sensação de que não podemos contar com ninguém. Apesar da liberdade que a empresa prega a média liderança tem sérios problemas para poder se adequar a esse valor da empresa e muitas vezes lidera de forma contrária ao que prega a própria empresa criando situações de controle absurdo.

Dow Brasil

Descrição:A Dow reúne a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração de energia renovável, a conservação de energia e o aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52 mil funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países.