Como é trabalhar na Direcional Engenharia?

Me sinto bastante motivado trabalhando lá!

Prós: Sem demagogia, esta e a empresa com mais qualidade de trabalho, pelo fato de seu porte e suas possibilidades de crescimento!
    Oportunidade de crescimento, qualidade de trabalho, a posição da empresa no mercado de trabalho ou seja, o porte da empresa te abri portas mesmo depois que você encerra sua atividades.

Contras: O fluxo de informações interno, é um pouco fora de ordem, gera muita dor de cabeça as vezes, mas a empresa esta caminhando para sanar isso.

Conselhos para presidência: Preparação para quem esta na produção também!!!incentivos como cursos ou palestras....trabalhador satisfeito e patrão satisfeito!

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa com grandes possibilidades de crescimento, Presidência com grandes habilidades de relacionamento interpessoal reconhecendo seus colaboradores pelo desempenho.

Contras: Diretoria com habilidades limitadas no contexto administrativo, muita visão em processos e NADA de visão em pessoas, diferente da Presidência. Diretoria contaminada por inverdades tomando decisões certas com fontes erradas. Por insegurança, vem travando processos de tal forma que vem prejudicando a imagem perante seus colaboradores, acionistas e fornecedores. Visão transmitida pela Diretoria ao ambiente interno e externo, que ficará difícil de resgatar.

Conselhos para presidência: Escutar com os dois ouvidos, sempre os dois lados, pois são munidos de inverdades e vem prejudicando a missão da empresa. Presidente, volte para as obras e escute os colaboradores com DNA Direcional!

Empresa de grande possibilidade de aprendizado porém tratamento terrível com o ser humano (profissional)

Prós: Aprendizado diário em relação a quesitos técnicos de engenharia, setores com autonomia em relação aos projetos diversos, empresa bem vista no mercado de trabalho ótima referência curricular).

Contras: Salários baixos, cargos que não reconhecem a real formação do profissional (para barrar a possibilidade de pagamento do piso salarial), projeção nenhuma de crescimento, cargos mais inferiores não aparecem com o trabalho gerado, gestores despreparados no quesito gestão, pressão sem necessidade e comunicação falha (acredito que seja o pior ponto negativo)

Conselhos para presidência: Trabalhar gestão em cargos de gerência, coordenação e diretoria, apresentar projeção de carreira a todos os colaboradores e iniciar uma comunicação eficiente internamente e externamente.

Empresa grande no mercado, com péssimo ambiente de trabalho

Engenheiro CivilEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Empresa sólida no mercado. Grande potencial futuro, tem caixa e em franco crescimento. Das grandes, uma das poucas que resistiu bem à crise. Bons gestores da parte da diretoria. Um excelente aprendizado profissional no que se refere a entendimento do funcionamento de uma empresa de grande porte, procedimentos e metodologia de trabalho.

Contras: Péssimo ambiente de trabalho. A grande maioria dos funcionários não gosta de trabalhar lá, e sairia com qualquer outra oportunidade. Os setores de certa forma mantém uma inimizade entre si, culpando uns os outros pelos erros decorridos na execução dos projetos. Não é a toa que a empresa conseguiu manter sua margem nos últimos tempos. A cultura da empresa é extrair o máximo do funcionário ao menor custo possível. Em um português claro, trabalha-se demais e ganha-se pouco. Isso gera grande insatisfação, o que é muito deletério para o ambiente de trabalho. Há contratações laterais, nas quais os novos funcionários ganham mais do que os s que são promovidos dentro da empresa. Fui prometido aumento salarial, que foi adiado por 3 vezes, motivo pelo qual saí da empresa. Só então me ofereceram um aumento, irrisório. Zero flexibilidade de trabalho. Trabalham-se basicamente todos os feriados do ano, e dia 31/12 até a hora do almoço.

Conselhos para presidência: Para manter os seus funcionários e produzindo material de qualidade, a empresa precisa mudar sua cultura, que hoje é percebida, e praticada, como extrair o máximo do funcionário ao menor custo possível. Basicamente todos os funcionários consideram que sua remuneração não é adequada, e que trabalham mais do que deveriam. O turn-over de funcionários é alto, um reflexo de que a empresa não consegue manter seus funcionários durante muito tempo, salvo exceções. Essas exceções geralmente são funcionários bem remunerados, e de alto escalão. A empresa exige muito dos funcionários, e geralmente alto grau de exigência vem aliado a remuneração adequada, o que não ocorre. Além da remuneração, a cultura do relacionamento entre os setores também precisa de uma reformulação. Obras culpam orçamento e suprimentos, que culpam prazo limitado e falta de recursos. E ao final de cada conclusão de culpabilidade, não há um plano de ação bem definido. Independente da culpabilidade do problema, que precisa ser identificada e corrigida, o mais importante é elaborar ações conjuntas para solucionar problemas futuros. Isso só ocorrerá se os setores participassem com colaboração mútua na resolução de problemas. Isso não ocorre. A cultura atual da empresa contribui para manter margens as custas de funcionários insatisfeitos. Tal prática não é sustentável a longo prazo, e no fim não se formam equipes. Formam-se grupos de tarefas, que sempre vão trocando os funcionários com o decorrer do tempo.

Empresa pouco eficiente

Analista de Recursos Humanos (RH)

Prós: Existe a possibilidade de movimentação interna, podendo conhecer outros processos, áreas, atividades.

Contras: Destaca-se mais pelas relações do que pela entrega. Comunicação falha de forma vertical e horizontal. Precisa melhorar processos, planejamento e acompanhamento de ações. Gestores operacionalizam demais e fazem pouca gestão de fato.

Conselhos para presidência: Planejamento e alinhamento são fundamentais. Existe muito retrabalho por falta de alinhamento de estratégias e direcionamento desde o alto nível da Empresa até a operação. A comunicação precisa melhorar do alto nível aos demais.

Melhor empresa que já trabalhei!!

Analista de TI

Prós: Gestor imediato competente, atento às demandas dos clientes e da equipe. Ambiente.de.trabalho descontraído que ajuda a amenizar o stress.

Contras: RH ruim, não temos gestão de pessoas, o diálogo com eles é mto difícil.

Conselhos para presidência: Invista mais nas pessoas.

No caminho pra excelência.

Estagiário Jurídico

Prós: Empresa de grande estrutura, confiabilidade, ótimo ambiente de trabalho.

Contras: Empresa ainda não conseguiu centralizar os serviços internos.

Bom para ganhar dinheiro, mas muito estressante

CorretorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Remuneração mais alta do mercado, com lançamentos diferenciados. Possibilidade de premiação é de crescimento profissional dentro da empresa..

Contras: Muita pressão na área de vendas, excessivas cobranças. Muita desinformação, o ambiente e as condições de compra mudam constantemente. Empresa.

Avaliação

Analista Contábil PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Estrutura boa para se trabalhar e desenvolver. Bons equipamentos, equipe de TI acessível e relacionamento aberto com outras áreas para troca de experiências.

Contras: Política de Benefícios é ruim, defasado, o plano de saúde é péssimo, o RH trata todos os funcionários mal, a comunicação interna é muito mal trabalhada na empresa. Não pratica com os funcionários o conceito de orgulho de pertencer. Até os cursos propostos pela empresa são fora do horário de trabalho, o que acarreta numa baixa adesão. não se forma dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Politica de Cargos e Salários Avaliação de Desempenho com Objetivos bem definidos PLR vinculada ao grau de atingimento das metas observadas na avaliação de desempenho

melhorar sua gerencia

Assistente FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Localização flexibilidade horário

Contras: Mau gerenciada Gestores péssimos sem conhecimento e capacidade de gerir pessoas

Conselhos para presidência: Avaliação 360 graus

Direcional Engenharia

Descrição:Fundada em Belo Horizonte (MG), em 1981, a Direcional Engenharia é uma construtora iniciou sua atuação na área com uma parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, para quem realizou diversas obras em seus primeiros anos. Nos anos 90, ampliou seu mercado e hoje está presente em outros oito estados brasileiros, além de estar presente na Bovespa e contar com mais de 100 mil unidades entregues.