Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ) logo

Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ)

Como é trabalhar na Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ)?

Mediano

Assistente

Prós: Vale refeição possui um valor momentaneamente atualizado, a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do Estado do RJ é uma grande vantagem, o acesso a crédito é bom, pelo fato de ter estabilidade.

Contras: O alto índice de comissionados impede que os servidores sejam valorizados, pois aqueles recebem a grande maioria dos cargos de direção e chefia, sem que necessariamente mereçam, sendo meramente indicação política. O salário atual não é compatível com o alto volume de serviços que os servidores têm de dar conta, sendo agravado com o fato de ter um alto déficit de funcionários, gerando sobrecarga. Os reajustes são muito escassos, ficando nossos vencimentos defasados por muito tempo. Não há plano de carreira efetivo. Tínhamos uma progressão funcional que alterava nosso padrão de vencimento a cada três anos, mas, além de ser cancelada por Lei Estadual recente, o valor era irrisório (em média R$ 30,00 a cada 3 anos de efetivo exercício).

Conselhos para presidência: Rever a política de valorização dos servidores estatutários, oferecendo um plano de carreira efetivo, uma remuneração justa, promover a atualização dos benefícios com maior regularidade. Precisa ser revisto também as políticas de contratações, com maior regularidade de concursos e solicitações de maior número de cargos, pois estes vêm sendo preenchidos por muitos comissionados e terceirizados, porém não têm resolvido o grande problema de sobrecarga aos servidores.

Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ)

Descrição:O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) foi criado como órgão (havendo alguns estados que o tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Entre suas atribuições está a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores. No território Brasileiro, os DETRANs são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os DETRANs também são responsáveis pelo credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado.