Como é trabalhar na Descomplica?

Empresa inovadora com forte cultura empresarial, porém falta aplicá-la no dia-a-dia.

Prós: Flexibilidade no horário de trabalho, oportunidade de participar de algumas decisões dentro da sua área, além de propor e experimentar ideias. Liberdade criativa e fácil acesso aos funcionários de cargos hierárquicos mais altos.

Contras: Apesar de investirem na qualificação de seus funcionários com cursos ou workshops não possuem plano de carreira ou de desenvolvimento profissional. Há falta de transparência quanto ao pouco estruturado programa de estágio. Maior parte da mão de obra da empresa é formada por estagiários. A rotatividade de funcionários é consideravelmente alta.

Conselhos para presidência: Investir em um plano de desenvolvimento dos funcionários e ser transparente quando às intenções de contratação do funcionário. As expectativas da empresa devem estar alinhadas com as do funcionário.

Ótima empresa, mudou a vida de estudantes no Brasil inteiro.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A inovação é o norte da empresa, empodera pessoas através da educação, ótima equipe, muito bom relacionamento. É ótima para quem quer trabalhar em uma startup com espirito jovem e disruptivo

Contras: Pouco compromisso com horário de trabalho, os processos de tomada de decisão não são claros e transparentes, muitas vezes os funcionários não participam da elaboração das regras da casa, o que desmotiva. Empresa peca em não reconhecer talentos internos.

Uma empresa que cresceu demais em receita e esqueceu de olhar para a própria cultura.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Trabalhar com educação é muito bacana. Apesar de ser uma instituição de ensino online/digital, a proximidade dos alunos com os professores e monitores é evidente. É muito gratificante poder trabalhar com alguns profissionais tão bons e competentes e, mesmo não sendo professor, poder contribuir para o desenvolvimento pedagógico de produtos. O trabalho que a empresa tem feito para desenvolver soft skills nos alunos é muito legal. Apesar de ter péssimas lideranças, alguns times possuem excelentes pessoas e profissionais. Gente que sonha grande e que de fato gostaria de mudar e educação no país.

Contras: A infraestrutura da empresa é péssima. Área de tecnologia, design e alguns diretores trabalhando em um espaço de coworking com conforto e ótimo espaço de trabalho e, por outro lado, áreas como o marketing, pedagógico e setor de felicidade do aluno, que lidam diretamente com o cliente da empresa, trabalhando em uma casa superlotada, com infiltração e cheiro de mofo. A empresa opta por não pagar ticket alimentação, já que o almoço é servido na casa. Só que não há a menor estrutura para que mais de 100 pessoas almocem, em um período de 1h30, todos os dias. A empresa é desorganizada, pouco transparente e com processos falhos. O RH não possui autonomia suficiente e por isso falha bastante no recrutamento, principalmente de pessoas mais seniores, já que muitos funcionários não tem o menor fit com a cultura e os valores da empresa. Por conta disso, a sensação é de que os valores não passam de frases bacanas escritas em uma parede. Ausência de um plano de carreira e diferenças gritantes entre cargos e salários desmotiva todos que estão começando sua carreira profissional ou em busca de um cargo de gerência. Não há critério para quem a empresa oferece ações, sem contar que só pagam bônus e remuneração variável para desenvolvedores ou funcionários que ocupam cargo de gestão. Metas não são claras ou bem definidas, principalmente o desdobramento das metas estratégicas até o nível operacional. Funcionários são mais avaliados pelos bons relacionamentos que cultivam dentro da empresa e pela forma com que são vistos pelo CEO, do que necessariamente pelo que entregam. Logo, há gestores que já deveriam ter sido desligados da empresa, enquanto outros bons profissionais optaram por deixar a organização. Sistema de feedback é falho ou praticamente inexistente em algumas áreas. Muitos colaboradores não sentem liberdade para expressar ideias para determinados diretores ou líderes de algumas áreas. Os funcionários novos, que vêm de grandes empresas ou estudaram fora do Brasil, muitas vezes são mais valorizados do que as pessoas que estão na empresa há tempos. Empresa cresceu trazendo um monte de Diretor e VP, e a sensação generalizada é de que há muito cacique pra pouco índio.

Conselhos para presidência: Não há problema em morar fora do país, desde que você se distancie de vez da operação, pare de micro-gerenciar, e comece a formar líderes capazes de construir uma cultura incrível para a empresa. Fazer isso não é trazer gente de fora com um LinkedIn legal ou que trabalhou em grandes concorrentes. É preciso olhar pra dentro da própria casa e entender que ainda há tempo para corrigir o rumo que a empresa tomou em termos de cultura.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Boa empresa para primeiro estágio, equipe legal, pessoas decentes e simpáticas. O Clima é bacana e os benefícios são bons (sobretudo home-office e as refeições na casa). A remuneração é bem justa, e a localização da empresa também é ótima. São super compreensivos em relação a horário flexível e compromissos do estagiário na faculdade.

Contras: Falhas graves de comunicação interna, problemas com alinhamento de expectativas e uma diferença na forma como a própria empresa e sua cultura valoriza e escuta funcionários de diferentes equipes, o que muitas vezes desmotiva funcionários que se encontram nas equipes menos valorizadas.

Conselhos para presidência: Melhorar comunicação interna e organização.

Empresa fantástica

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa versátil e estrutura fantástica para o funcionário, desafiando-o diariamente a atingir objetivos cada vez maiores, de forma condizente com a capacidade do profissional.

Contras: Sem pontos negativos a acrescentar sobre trabalhar na organização. A possibilidade de estar sempre inovando agrega demais e engaja todos a uma saída constante da zona de conforto.

Bom lugar para se trabalhar

Diretor

Prós: Propósito é muito bom. Empolgante e o ambiente descontraído.

Contras: Pessoal meio desmotivado

Um ótimo local de aprendizado

Assistente de Marketing

Prós: Ambiente descolado, horário flexível e boa comunicação com cargos de diferentes hierarquias. Os salários para estagiários são bons, porem efetivados recebem quase o mesmo.

Contras: Expectativa de carreira fraca, não existe um plano de desenvolvimento claro. Falta investimento nos Funcionários mais antigos, optam por contratar pessoas novas e grandes no lugar de treinar quem já está na empresa

Uma boa empresa para se trabalhar, mas precisa rever alguns conceitos, principalmente de gestão

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente descontraído, bons benefícios e boas ações para os funcionários, flexibilidade de horário, profissionais com alto conhecimento de mercado

Contras: Falta de oportunidade para crescimento interno, falta de reconhecimento dos funcionários, os funcionários não são avaliados por méritos profissionais, e sim, pessoais

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários, acabar com a gritante diferença de salários e reconhecimento.

Ótimo lugar para aprender

Estagiário de Design

Prós: Pessoas muito integradas, carinho entre os colaboradores, grande simpatia, pessoas preocupadas em ajudar a quem está interessado em crescer e aprender.

Contras: Desorganização, pouco reconhecimento de colaboradores que se esforçam mais para ajudar no crescimento da empresa, perda de valores com o crescimento rápido da empresa

Um ótimo clima de trabalho

Analista de Dados Pleno

Prós: O clima da empresa é muito descontraído, sinto que talentos são reconhecidos e existe muito espaço para desenvolvimento pessoal. Eu pessoalmente acredito que tenho uma boa experiência aqui, e a empresa tem uma rotativa bem baixa quando comparada com a média, no ramo em que atua.

Contras: Acredito que a empresa se beneficiaria muito com metas e comunicação mais claras, ajudando os funcionários, principalmente mais abaixo na hierarquia, a se motivar mais no dia-a-dia, já que algumas mudanças parecem não ter motivo, por vezes. Também acho que o sistema de feedback para funcionários é bem solto.

Conselhos para presidência: Mais transparência, metas mais sólidas e feedbacks melhores.

Descomplica

Descrição:O Descomplica é um site de educação que ajuda estudantes que estão próximos de fazer exames como o ENEM e vestibulares, auxiliando os alunos com aulas pré-gravadas, aulas ao vivo, correção de redações e monitoria online. Oferece serviços para diversas disciplinas, como português, geografia, história, filosofia e sociologia, biologia, química, física, matemática e outros. O site está no ar desde março de 2011, com milhares de alunos beneficiados até o momento.