Como é trabalhar na Descomplica?

Empresa inovadora com forte cultura empresarial, porém falta aplicá-la no dia-a-dia.

Prós: Flexibilidade no horário de trabalho, oportunidade de participar de algumas decisões dentro da sua área, além de propor e experimentar ideias. Liberdade criativa e fácil acesso aos funcionários de cargos hierárquicos mais altos.

Contras: Apesar de investirem na qualificação de seus funcionários com cursos ou workshops não possuem plano de carreira ou de desenvolvimento profissional. Há falta de transparência quanto ao pouco estruturado programa de estágio. Maior parte da mão de obra da empresa é formada por estagiários. A rotatividade de funcionários é consideravelmente alta.

Conselhos para presidência: Investir em um plano de desenvolvimento dos funcionários e ser transparente quando às intenções de contratação do funcionário. As expectativas da empresa devem estar alinhadas com as do funcionário.

Pode meljorar

Estagiário Superior

Prós: Ambiente descontraído, pessoas open minded, oferece lanche almoço e café da manhã. Propósito incrível, está crescendo e possui ótimas oportunidades

Contras: Excesso de trabalho, falta de foco para metas, líderes despreparados, falta de comunicação e conhecimento dos funcionários, muitos funcionários desmotivados

Empresa legal, mas sem perspectiva

MonitorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente de trabalho, contato com alunos de todo Brasil cheios de energia, profissionais novos, porém dedicados e em busca de melhoria, muitas pessoas sinceras.

Contras: Falta de perspectiva de crescimento e desenvolvimento profissional, quebra de expectativa, remuneração muito baixa, busca profissionais já experientes e com "nome", não reconhecem um trabalho bem feito, muita panelinha, principalmente em relação ao grandes colégios do Rio (contratam muita gente do pH por amizade...) e mesmo profissionais ruins permanecem na empresa. A empresa não possui cultura nenhuma, apenas algumas poucas palavras que não significam nada e são repetidas somente no onboarding, mas não são nem um pouco vividas na prática. Falta franqueza.

Conselhos para presidência: Passar a ideia real para as pessoas que estão sendo contratadas, ou ter um plano de carreira, buscar melhorar o serviço do ramo principal (ENEM), em vez de aumentar os ramos de atividade., criar uma cultura única que seja criada por todos da empresa e passada para todos, que signifique muito para cada um

Divertida

Prós: Diversa, animada, boa remuneração e localização. Me sinto desafiado e gosto da equipe de trabalho.

Contras: A empresa ainda é uma startup, logo os desafios são muito mais no que tange a organização que qualquer outra coisa.

Conselhos para presidência: Continuem inovando e incentivando seu time a ser diverso, animado e sonhador.

Ótima empresa, mudou a vida de estudantes no Brasil inteiro.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A inovação é o norte da empresa, empodera pessoas através da educação, ótima equipe, muito bom relacionamento. É ótima para quem quer trabalhar em uma startup com espirito jovem e disruptivo

Contras: Pouco compromisso com horário de trabalho, os processos de tomada de decisão não são claros e transparentes, muitas vezes os funcionários não participam da elaboração das regras da casa, o que desmotiva. Empresa peca em não reconhecer talentos internos.

Prós: O ambiente é bem agradável e descontraído. A empresa e jovem e cresce a cada dia. Horários flexíveis, folga no aniversário, happy hour às vezes

Contras: Setores Ainda em construção o que muitas vezes leva a falta de comunicação e estrutura. Tudo muda muito rápido constantemente, apuração de resultados não tão exatos

Cresceu com uma visão limitada.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Parte da equipe é atenciosa, carinhosa e disposta a te ajudar, no que for preciso. O vale transporte é satisfatório, atendendo às necessidades do colaborador.

Contras: Infelizmente, nem toda a equipe segue o carinho e atenção de outros. Política de crescimento da empresa é baseado em bajulação e em "vestir a camisa". Diversos estagiários e funcionários não recebem o devido valor porque não estão nessa linha de pensamento. Chefia exerce pressão psicológica para aceitar imposições.

Conselhos para presidência: Valorize aqueles que estão ali presentes. A visão de "precisamos dobrar de tamanho" limita as possibilidades e acaba gerando consequências quase desumanas para aqueles que estão em cargos mais baixos. Ser CEO de uma Startup, como é dito, mas gerenciar como uma empresa de grande porte, que consegue se sustentar nos pilares de cada vertente, não me parece uma sábia escolha.

Excelente ambiente e cultura

Gerente de Tecnologia

Prós: Ótima cultura com ambiente saudável e equilibrado. O time de tecnologia está sempre antenado nas novidades e construiu um stack tecnológico bem maduro. Cultura horizontal que permite troca de ideias e aprendizado profissional.

Contras: Descomplica é uma empresa jovem, então tem alguns pontos que precisam ser estruturados. Sendo saudável, por exemplo, os processos internos.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Boa empresa para primeiro estágio, equipe legal, pessoas decentes e simpáticas. O Clima é bacana e os benefícios são bons (sobretudo home-office e as refeições na casa). A remuneração é bem justa, e a localização da empresa também é ótima. São super compreensivos em relação a horário flexível e compromissos do estagiário na faculdade.

Contras: Falhas graves de comunicação interna, problemas com alinhamento de expectativas e uma diferença na forma como a própria empresa e sua cultura valoriza e escuta funcionários de diferentes equipes, o que muitas vezes desmotiva funcionários que se encontram nas equipes menos valorizadas.

Conselhos para presidência: Melhorar comunicação interna e organização.

Empresa fantástica

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa versátil e estrutura fantástica para o funcionário, desafiando-o diariamente a atingir objetivos cada vez maiores, de forma condizente com a capacidade do profissional.

Contras: Sem pontos negativos a acrescentar sobre trabalhar na organização. A possibilidade de estar sempre inovando agrega demais e engaja todos a uma saída constante da zona de conforto.

Descomplica

Descrição:O Descomplica é a 1ª grande empresa de educação digital do Brasil, a única presente em todo território nacional e a que mais cresce no mundo!

Nossa história começa em 2011 como uma startup de educação online ajudando estudantes de todo o Brasil a se darem bem no ENEM e demais vestibulares e, desde 2016, começamos a explorar outras categorias com intuito de estar presente em outras fases de vida do aluno e lançamos uma nova unidade de negócio focado em concurso público e certificado da OAB.
Continuamos ampliando nosso portfólio de atuação e passamos ajudar um maior número de pessoas a alcançar seus objetivos através de uma educação acessível e de qualidade. Além das categorias citadas acima hoje estamos presente nas categorias escola, universidades, pós e vida.

Somos apaixonados por ensinar, desenvolver e capacitar pessoas - isso tanto para os nossos alunos, quanto para nossos colaboradores. Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível de forma divertida, criando uma grande rede de educação e conectando o maior número de pessoas possível.
Focamos também no crescimento consistente (volume, receita, engajamento), sem perder os traços da cultura que foram fundamentais para chegar até aqui, com agilidade de startup e irreverência na forma de entregar conteúdo.