Como é trabalhar na Descomplica?

Empresa inovadora com forte cultura empresarial, porém falta aplicá-la no dia-a-dia.

Prós: Flexibilidade no horário de trabalho, oportunidade de participar de algumas decisões dentro da sua área, além de propor e experimentar ideias. Liberdade criativa e fácil acesso aos funcionários de cargos hierárquicos mais altos.

Contras: Apesar de investirem na qualificação de seus funcionários com cursos ou workshops não possuem plano de carreira ou de desenvolvimento profissional. Há falta de transparência quanto ao pouco estruturado programa de estágio. Maior parte da mão de obra da empresa é formada por estagiários. A rotatividade de funcionários é consideravelmente alta.

Conselhos para presidência: Investir em um plano de desenvolvimento dos funcionários e ser transparente quando às intenções de contratação do funcionário. As expectativas da empresa devem estar alinhadas com as do funcionário.

Cresceu com uma visão limitada.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Parte da equipe é atenciosa, carinhosa e disposta a te ajudar, no que for preciso. O vale transporte é satisfatório, atendendo às necessidades do colaborador.

Contras: Infelizmente, nem toda a equipe segue o carinho e atenção de outros. Política de crescimento da empresa é baseado em bajulação e em "vestir a camisa". Diversos estagiários e funcionários não recebem o devido valor porque não estão nessa linha de pensamento. Chefia exerce pressão psicológica para aceitar imposições.

Conselhos para presidência: Valorize aqueles que estão ali presentes. A visão de "precisamos dobrar de tamanho" limita as possibilidades e acaba gerando consequências quase desumanas para aqueles que estão em cargos mais baixos. Ser CEO de uma Startup, como é dito, mas gerenciar como uma empresa de grande porte, que consegue se sustentar nos pilares de cada vertente, não me parece uma sábia escolha.

Lugar bom pra aperfeiçoar algumas habilidades e depois partir pra algo melhor

AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Oferecem alguns benefícios legais como planos de saúde, alimentação no local, parceiras com algumas outras empresas para descontos, manicure.

Contras: Não é para todos, alguns cargos são mais beneficiados que a maioria, prometem um ambiente descontraído e flexível, porém não tem nada de flexibilidade. Não possui plano de carreira, ambiente se torno pesado, muita cobrança e pouco retorno financeiro. Escritório muito longe.

Prós: O ambiente é bem agradável e descontraído. A empresa e jovem e cresce a cada dia. Horários flexíveis, folga no aniversário, happy hour às vezes

Contras: Setores Ainda em construção o que muitas vezes leva a falta de comunicação e estrutura. Tudo muda muito rápido constantemente, apuração de resultados não tão exatos

Pode meljorar

Estagiário Superior

Prós: Ambiente descontraído, pessoas open minded, oferece lanche almoço e café da manhã. Propósito incrível, está crescendo e possui ótimas oportunidades

Contras: Excesso de trabalho, falta de foco para metas, líderes despreparados, falta de comunicação e conhecimento dos funcionários, muitos funcionários desmotivados

Empresa legal, mas sem perspectiva

MonitorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente de trabalho, contato com alunos de todo Brasil cheios de energia, profissionais novos, porém dedicados e em busca de melhoria, muitas pessoas sinceras.

Contras: Falta de perspectiva de crescimento e desenvolvimento profissional, quebra de expectativa, remuneração muito baixa, busca profissionais já experientes e com "nome", não reconhecem um trabalho bem feito, muita panelinha, principalmente em relação ao grandes colégios do Rio (contratam muita gente do pH por amizade...) e mesmo profissionais ruins permanecem na empresa. A empresa não possui cultura nenhuma, apenas algumas poucas palavras que não significam nada e são repetidas somente no onboarding, mas não são nem um pouco vividas na prática. Falta franqueza.

Conselhos para presidência: Passar a ideia real para as pessoas que estão sendo contratadas, ou ter um plano de carreira, buscar melhorar o serviço do ramo principal (ENEM), em vez de aumentar os ramos de atividade., criar uma cultura única que seja criada por todos da empresa e passada para todos, que signifique muito para cada um

Divertida

Prós: Diversa, animada, boa remuneração e localização. Me sinto desafiado e gosto da equipe de trabalho.

Contras: A empresa ainda é uma startup, logo os desafios são muito mais no que tange a organização que qualquer outra coisa.

Conselhos para presidência: Continuem inovando e incentivando seu time a ser diverso, animado e sonhador.

Ótima empresa, mudou a vida de estudantes no Brasil inteiro.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A inovação é o norte da empresa, empodera pessoas através da educação, ótima equipe, muito bom relacionamento. É ótima para quem quer trabalhar em uma startup com espirito jovem e disruptivo

Contras: Pouco compromisso com horário de trabalho, os processos de tomada de decisão não são claros e transparentes, muitas vezes os funcionários não participam da elaboração das regras da casa, o que desmotiva. Empresa peca em não reconhecer talentos internos.

Boa empresa, porém...

Editor de Vídeo

Prós: Pessoas jovens, boa estrutura, bons benefícios... Oferecem almoço e café da manhã. Liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida.

Contras: Pedem muito dos funcionários de "baixo escalão" e passam pano para funcionários de maior escalão. Não vejo muito potencial de crescimento, a não ser que você seja da área de marketing. Acho estranho para uma empresa que "vende vídeos" e tecnologia.

Crescimento acelerado, mas sem nenhum acompanhamento.

Prós: É uma startup que cresce em ritmo acelerado, com funcionários ótimos, e com uma infraestrutura muito boa. Novo espaço ótimo para trabalhar e com previsão de melhora a cada dia. É uma empresa que cresceu muito rápido.

Contras: A empresa infelizmente não acompanha de forma progressiva os seus funcionários. Ocorre a cultura do favoritismo em determinados setores e não há plano de carreira para os seus funcionários. A mesma na entrevista passa uma mensagem completamente diferente do que realmente é no dia a dia de trabalho. Muitas cobranças e cumprimento de metas que chegam a ser 'impossíveis'.

Conselhos para presidência: Estar ao lado dos seus colaboradores. Trazer a mesma cultura de passar a mensagem: "deixar eles satisfeitos e felizes" para os alunos e passar para os próprios funcionários. No Descomplica tem funcionários muito bons e competentes, porém infelizmente, existem setores 'favoritos' com remunerações excelentes e outras, com uma carga extremamente maior de cobrança, que não são vistas com os mesmos olhos. E entrar mais a fundo do bem estar dos seus funcionários, pois no momento, tem mais gente insatisfeito do que, satisfeito.

Descomplica

Descrição:O Descomplica é a 1ª grande empresa de educação digital do Brasil, a única presente em todo território nacional e a que mais cresce no mundo!

Nossa história começa em 2011 como uma startup de educação online ajudando estudantes de todo o Brasil a se darem bem no ENEM e demais vestibulares e, desde 2016, começamos a explorar outras categorias com intuito de estar presente em outras fases de vida do aluno e lançamos uma nova unidade de negócio focado em concurso público e certificado da OAB.
Continuamos ampliando nosso portfólio de atuação e passamos ajudar um maior número de pessoas a alcançar seus objetivos através de uma educação acessível e de qualidade. Além das categorias citadas acima hoje estamos presente nas categorias escola, universidades, pós e vida.

Somos apaixonados por ensinar, desenvolver e capacitar pessoas - isso tanto para os nossos alunos, quanto para nossos colaboradores. Nosso maior objetivo é levar educação de qualidade e acessível de forma divertida, criando uma grande rede de educação e conectando o maior número de pessoas possível.
Focamos também no crescimento consistente (volume, receita, engajamento), sem perder os traços da cultura que foram fundamentais para chegar até aqui, com agilidade de startup e irreverência na forma de entregar conteúdo.