Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

É um bom ambiente de trabalho mas poderia voltar-se para auxílio n departamento de TI

Estagiário Voluntário

Prós: A defensora e os estagiários são sempre solícitos. Em todas as tarefas me desafiam a aprender todos os dias e fazem rotação de atividades, o que torna o trabalho pouco monótono.

Contras: Os computadores não funcionam bem e quando se pede reposição demora bastante. Como o computador é o instrumento de trabalho pode ser um pouco desgastante.

Uma ótima oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo aprendizado. Atende muitas pessoas, faz muitas peças. Aprende a lidas com o público em geral e com situações específicas no dia a dia.

Contras: Não possui nenhum ponto negativo em relação ao trabalho, somente a remuneração dos estagiários que é relativamente baixa, o que desestimula um pouco.

Boa.

Estagiário Jurídico

Prós: Você adquire muita experiência e cria uma relação mais humanizada com aquilo que aprende em sala de aula, é uma ótima oportunidade para quem nunca estagiou e terá um primeiro contato.

Contras: Acredito que o salário poderia ser um pouco mais alto, tendo em vista o fato da carga horária ser de 6 horas e do quanto que o estagiário trabalha.

É um trabalho estressante e de pouco reconhecimento pelo seu esforço.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Coloca muito do que você aprendeu na teoria em prática. A Defensoria Pública é uma escola para o estudante de direito e lhe auxilia até mesmo a passar no exame da ordem. Vale a pena estagiar lá durante uns meses.

Contras: Você executa praticamente todo o trabalho de um defensor público e ganha pouco dinheiro e reconhecimento para isso. Muitas vezes tem que ouvir certas reclamações dos assistidos pois os serviços da defensoria são lentos e ruins, e os alguns defensores não te ajudam.

Conselhos para presidência: Foque no aprendizado, tente extrair o máximo, é isso que valerá a pena.

Excelente como experiência inicial.

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: Você tem a possibilidade de aprender bastante, tanto fazendo atendimento ao público como escrevendo diversos tipos de petições e lidando na prática com processo civil. Realmente vale a pena como experiência inicial!

Contras: O salário é muito ruim. Sem dúvidas, é um dos órgãos públicos que paga pior o estagiário, perdendo só para estagiário da AGU. Mas acredito que o salário não deva ser a principal preocupação como estágio inicial.

Conselhos para presidência: Seria interessante adequar o salário como o salário de estagiários de outros orgãos do estado, como Ministério Público ou Procuradorias.

Bom

Estagiário Jurídico

Prós: Cresci muito como pessoa. Foi uma oportunidade de conhecer pessoas com realidades totalmente diferentes da minha e de fazer a diferença na vida de pessoas tão vulneráveis.

Contras: Há uma grande variação salarial entre os funcionários. O sistema que controla o ponto não é aplicado a todos. Alguns funcionários tem uma enorme carga de trabalho enquanto outros não tem quase nada.

Conselhos para presidência: Maior controle de presença, horários

Estagiar na DPE RJ

Prós: Os servidores públicos são amigáveis e competentes, tendo grande paciência para explicar o funcionamento do órgão. Logo, é bastante gratificante.

Contras: Em poucos momentos presenciei pontos negativos. Acredito que o salário, por ser um valor muito baixo, dificulta o mantimento dos estagiários, tendo grande rotatividade.

Eu amo esse lugar

Prós: Aprendemos Muito com as defensoras que sempre estimulam nosso conhecimento na produção e peças e atendimento. O trabalho é humanizador por conta do acompanhamento das assistidas

Contras: Infelizmente a bolsa é muito baixa, chegando apenas a 650. O que é incompatível com a carga de trabalho e custos de vida de um estudante de direito

Conselhos para presidência: Aumenta nossa bolsa ai @Governador!

Magé, RJ

Prós: Possibilita uma grande de oportunidade de aprendizagem no mundo jurídico, além de lidarmos diretamente com o público também lidamos com o processo em si. Tem um horário flexível.

Contras: Sem muita oportunidade de crescimento. A remuneração é um valor muito abaixo do mercado. Não há muito controle sobre a distribuição de trabalho, e um estagiário pode acabar ficando mais sobrecarregado do que outro.

Pode ser melhor, mas falta interesse da Administração.

Técnico Jurídico

Prós: Salários em dia; proximidade de casa; auxilio transporte compatível; possibilidade de transferência de lotação por permuta; estabilidade estatutária .

Contras: Ausência de plano de carreira; ausência de plano de saúde; ausência de auxilio creche, auxilio alimentação/refeição baixo; remuneração mais baixa entre as categorias congêneres.

Conselhos para presidência: Maior valorização dos servidores, de forma a extinguir os pontos negativos acima citados.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.