Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Aprende muito, ganha pouco.

Prós: Aprendizado incalculável e enorme flexibilidade de horários, a depender do supervisor.

Contras: Salário irrisório, vale transporte incompatível com os transportes públicos atuais e tratamento duvidoso quanto ao requerimento das férias.

Itaperuna, RJ

Prós: Aprendizado, interação com o público, disponibilidade do defensor em ensinar e prática da teoria da melhor forma que poderia ser feita, melhor estágio.

Contras: O dinheiro que recebemos em contraponto com o quanto trabalhamos, não se faz justo. Visto que é o estágio que mais desenvolve funções e que tem o salário mais baixo.

Conselhos para presidência: A Defensoria já é o melhor lugar para se trabalhar.

Produtiva.

Estágio

Niterói, RJ

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional, grande liberdade para desenvolver seu trabalho, horário permite a flexibilização para a conciliar com estudo.

Contras: Paga-se mal, ambiente não ajuda para rendimento profissional, instrumentos de trabalho precários, má organização e controle sob os trabalhos a serem feitos.

Proveitosa.

Estágiario de ProgramaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Apoio nas tarefas diárias, profissionais dedicados. Estão sempre dispostos a ajudar no dia a dia. ótimo aprendizado. Ambiente agradável. ótima experiência.

Contras: Não da para esperar que aproveite o estagiário para uma vaga profissional. A bolsa auxilio é deprimente, R$ 620,00. Sendo que 120 são de "passagem", sendo que não tem direito a Rio Card, sendo assim é incorporado a bolsa auxilio.

Muito bom

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A defensoria é um otimo lugar para um estgiário de direito aprender sobre na prática diversas areas, ainda mais estando no inicio do curso. Os defensores costumam ser muito acessiveis e didáticos.

Contras: Não diria que há ponto negativo no estágio, pois aprendi bastante, ainda mais considerando que estava muito no início da faculdade. No entanto, a bolsa-auxílio é pequena se comparada a outros estágios.

bom

Prós: Ótima aprendizagem, voe aprende muito com os Defensores, que em sua grande maioria estão abertos a perguntas e conversas sobre as ações judiciais.

Contras: Grande volume de trabalho e bolsa defasada, o que acaba desanimando uma parte dos estagiários que ingressam no órgão, contudo a aprendizagem a meu ver supera estes aspectos.

Servidor da Defensoria Pública

Técnico Médio de Defensoria Pública

Prós: Estabilidade no emprego e sensação de poder ajudar o próximo, diria em poucas palavras que saber que o seu ganha pão é ajuda o outro, alivia as frustrações do dia-a-dia do funcionário.

Contras: A instituição apenas beneficia aos Defensores Públicos, servidores e estagiários são reservados à segunda categoria. Mais especificamente aos servidores recebemos os piores salários da estrutura judiciária, além de não temos planos de saúde e nem auxílio saúde. Os auxílios refeição/alimentação e transporte segue a mesma lógica da remuneração: as piores de toda a estrutura do judiciário. A única coisa que aumenta é o trabalho, já que a rotatividade de servidores é grande, já que não há reconhecimento e nem valorização.

Conselhos para presidência: Pensar em estruturação da Defensoria Pública é pensar em valorização do pessoal do quadro de apoio, prestamos um serviço de alta qualidade aos assistidos e aos defensores, mas não somos reconhecidos.

Dpgerj

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Niterói, RJ

Prós: É um ótimo local para se iniciar no mundo jurídico. A convivência é muito boa, além de ser um ótimo lugar para se aprender e adquirir experiência.

Contras: O salário sem dúvidas é a pior parte. Além de ser pouco, não há nenhuma ajuda com VT/VA. Por isso é um ótimo local para aprendizado e depois disso, arrumar algo melhor.

ótima oportunidade apesar de tudo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Excelente aprendizado para estudantes, ótimas pessoas com quem trabalhar, trabalho que dá uma satisfação pessoal em ajudar quem precisar de assistência.

Contras: Péssimo salário, baixo reconhecimento, pouca instrução por parte do defensor,. Muitas vezes nós trabalhávamos muito mais que os concursados. Quem fazia o trabalho em 99% dos casos era o estagiário.

Dpbe

Assistente Jurídico

Prós: A defensoria pública é fundamental no Estado Democrático de Direito. A instituição é um local de muito aprendizado e troca de experiências...

Contras: A instituição peca ao valorizar seus profissionais de base... não há plano de cargos e salários e melhoria nos benefícios.. a única coisa que possui crescimento é a quantidade de trabalho...

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.