Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Ótima oportunidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ótima oportunidade para aprendizado. Volume razoável de peças processuais para elaborar, o que proporciona uma excelente chance para realizar pesquisas jurídicas e aplicar o direito material. O local (Edifício Garagem Menezes Cortes) conta com uma boa estrutura para atender as necessidades de seus funcionários e assistidos.

Contras: Salário muito abaixo do que se poderia esperar em comparação com a área privada. A falta de benefícios como o vale-transporte e o vale-refeição prejudicam o estagiário.

Ótima oportunidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprende-se muito na Defensoria Pública. É uma ótima oportunidade para a aplicação do conhecimento adquirido na faculdade. .

Contras: A bolsa é muito baixa, o que demonstra uma grande desvalorização do estagiário .

É uma ótima oportunidade de aprendizado, apesar de o salário ser baixo

Prós: Excelente oportunidade de aprendizado, elaboração de peças e ofícios, ótimo ambiente de trabalho, atendimento ao usuários da defensoria e horários meio flexíveis.

Contras: Não há benefícios, nem vale transporte e nem ticket refeição, bolsas com o valor muito inferior ao do mercado e espaço físico ruim e pequeno.

Não me ajudou na inserção no mercado de trabalho.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2001

Prós: O estagiário tem total acompanhamento do Defensor Publico Titular.Sendo orientado tanto com relacao a melhor doutrina e jurisprudencia. Pode escolher onde prefere ficar lotado.

Contras: Não é remunerado, pelo menos não era em 2001. Entretanto é bastante exaustivo. Porque atende-se grande número de pessoas. Não existia qualquer tipo de compensação financeira, ou auxílio de passagem e ou alimentação.

Conselhos para presidência: Focar na organização e gerenciamento dos processos .

É, sem dúvida , uma das Instituições mais importante da República.

Defensor Público

Prós: Assistência Jurídica a pessoas financeira e economicamente hipossuficientes. Esse número de pessoas cresce cada dia mais. Quanto maior a debilidade da economia nacional maior o número de pessoas que necessitam da Defensoria Pública.

Contras: O ponto negativo refere-se ao tímido apoio que a República ainda defere às Defensorias Públicas do País, que em muitos Estados não implantaram ou não efetivaram a autonomia administrativa e financeira, o que compromete sobremaneira a atividade fim da Instituição.

A vida no setor público

Prós: Você consegue aprender muito no cargo, adquiri o conhecimento necessário para um desenvolvimento maior na vida acadêmica e profissional. Lida com todo o tipo de população, acaba que evolui o seu lado mais humanitário.

Contras: Por melhor e mais esforço que o Estado do Rio de Janeiro tenha feito durante todos esses anos de governo, a empresa deixa a desejar apesar de pertencer ao setor público, no que tange ao atraso salarial, e ao baixo numero de funcionários, para o alto numero de pessoas atendidas diariamente. Acaba que em alguns locais, não são oferecidas as medidas necessárias de segurança para um melhor desempenho profissional.

Boa oportunidade de aprendizado, porém mal remunerada.

Prós: Possibilidade de aprendizado e contato com a prática jurídica. Defensor muito solícito e disposto a ensinar. Ambiente de trabalho agradável.

Contras: Burocracia para assinatura do contrato de estágio (ficando os estagiários como voluntários e sem direito a bolsa por muito tempo), problemas nos equipamentos e infraestrutura, bolsa muito aquém do mercado.

Grande aprendizado e satisfação social, mas pouco retorno econômico

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Possibilidade de contribuir com causas sociais, lidando com variados casos e o contato com os assistidos. Geralmente os defensores e funcionários são comprometidos e prestativos, tanto com o público como com os estagiários.

Contras: A rotina acaba sendo bastante corrida e a exigência dos assistidos por vezes é grande, gerando uma cobrança para com os estagiários. O salário é um pouco baixo tendo em vista a carga de trabalho.

Parcialmente Satisfeito

Estagiário de Direito

Belford Roxo, RJ

Prós: Aprendizado. É uma experiência única de lidar com todo o tipo de público todos os dias e resolver todos os tipos de problemas e situações imagináveis na área do Direito.

Contras: Remuneração. É uma vergonha o nível de conhecimento técnico desempenhado pelos estagiários e a remuneração iníqua que nós recebemos. Como o fórum é longe de onde resido, o valor da remuneração sequer é suficiente para manter meu veículo com gasolina e manutenção. Além disto, as instalações são péssimas: impressoras quebradas, computadores sem internet, ar condicionado raramente em funcionamento. Temos que fazer milagre com o material para oferecer o melhor atendimento ao público, visto que este não pode ser prejudicado pela negligência do Estado.

Conselhos para presidência: Que valorizem mais a base desta instituição, pois somos nós, os estagiários, que fazemos o sistema todo continuar andando.

Prós: Há grande possibilidade de aprendizagem em todas as áreas, eis que é possível a troca entre as Varas durante o período de estágio, o que contribui muito para o crescimento profissional.

Contras: O valor da bolsa é muito baixo tendo em vista a quantidade de trabalho e contribuição que lhe é exigido no órgão. Entretanto, o aprendizado vale a pena.

Conselhos para presidência: Melhoria no valor da bolsa.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.