Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Pouca

Duque de Caxias, RJ

Prós: Grande aprendizado ao longo do período, contato com o público, os meus superiores são pessoas que tem em muito a oferecer a respeito do conteúdo a ser empregado nos atendimentos.

Contras: Grande aprendizado ao longo do período, contato com o público, os meus superiores são pessoas que tem em muito a oferecer a respeito do conteúdo a ser empregado nos atendimentos, vale ressaltar que a bolsa tem valor muito baixo.

Conselhos para presidência: Criar um ambiente propicio ao trabalho

Boa oportunidade para crescimento pessoal

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Possui boas instalações. Ótima localização. Ambiente agradável. Funcionários prestativos e atenciosos. Bem organizado. Seguro. Sem mais. Sem mais

Contras: Bolsa-auxílio e transporte insuficientes para a sustentação dos estagiários. Alta cobrança quanto a resultados no menor tempo possível. Sem mais.

Para quem quer aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2005

Prós: Trabalho voluntário, humanizado e com excelente nível para aprendizado. Apesar das falhas que abaixo serão relatadas, todo o esforço vale a pena diante de todo o conhecimento e reconhecimento que se adquire, principalmente por aprender a lidar com o público e entender melhor as pessoas.

Contras: Na época não havia concurso para estagiário e não recebia remuneração. Por isao coloquei 100 reais, mas como valor fictício. Pontos negativos que verifiquei à época seriam a falta de instrumentos adequados para o trabalho (computadores antigos, falta de ar condicionado, falta de condições básicas para um trabalho adequado).

Conselhos para presidência: melhorar as condições de trabalho.

experiência de vida

Prós: a defensoria pública é uma excelente local de aprendizagem, bem como uma institução que valoriza seues estagiários. mais que um estágio forense, o período passado lá é uma experiência de vida.

Contras: o salário oferecido aos estagiários é abaixo de outras instituições equiparadas como o ministério público e a magistratura. isso pode servir para o afastamento de eventuais condidatos.

Ótimo lugar

Estagiário de Direito

Prós: Ao estagiar na Defensoria Publica, o estudante de Direito adquire bastante experiencia é grande carga de conhecimentos, constante contato com o público.

Contras: O único ponto de negativo de se trabalhar na DPE é a pequena bolsa de 620,00, que na na verdade a bolsa é 500+120 do vale transporte, muito pouco para o que o estagiário faz lá dentro.

defensoria pública

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: ótima estrutura, ótimos profissionais, ambiente seguro!

Contras: infelizmente a noite, na porta ficam muitos moradores de rua que acabam sujando um pouco do ambiente, porém eles ficam ali em busca de abrigo já que muitas ações sociais levam alimentos

Atuação digna mas com grave deficiência de pessoal

Técnico Médio de Defensoria Pública

Prós: Presta serviço para a população carente. Atuação jurídica variada. Grande fonte de conhecimento e experiência profissional e pessoal. Grande importância para a comunidade local.

Contras: Insuficiência de pessoal qualificado, poucos servidores por órgão, estagiários compõem mais da metade da força de trabalho, altíssima demanda.

O crescimento pessoal, engajamento e missão institucional compensam as condições de trabalho ruins

Estagiário ForenseEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Trabalho extremamente gratificante, funcionários comprometidos e engajados, função com relevância e responsabilidade social. Respeito ao horário e autonomia. Oportunidade de crescimento pessoal e profissional ímpar.

Contras: Remuneração péssima, ausência de qualquer auxílio, infraestrutura muito ruim, déficit de servidores e defensores, carga emocional maior que a de outros trabalhos.

Escola de aprendizado

Prós: Permite realização de trabalho intelectual, colegas de trabalho amistosos e ambiente de muita discussão jurídica. Ótimo lugar para aprender.

Contras: Pouca estrutura e mal funcionamento da parte administrativa do órgão. Normalmente, falta material para trabalhar. No mais, não há muito o que reclamar.

Excelente local para aprendizagem

Prós: Horários Flexíveis e ótima carga horária, Defensora extremamente paciente e didática ao ensinar seus estagiários, excelente ambiente para aprendizagem, prática jurídica e atendimento ao público, bem como filtragem de informações pertinentes aos casos.

Contras: Bolsa auxílio muito baixa, ausência de benefícios, o vale transporte vir junto com o salário, e não num cartão a parte e falta de manutenção nas unidades.

Conselhos para presidência: Revisar os valores da Bolsa auxílio que é paga aos estagiários.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.