Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Servidor da Defensoria Pública

Técnico Médio de Defensoria Pública

Prós: Estabilidade no emprego e sensação de poder ajudar o próximo, diria em poucas palavras que saber que o seu ganha pão é ajuda o outro, alivia as frustrações do dia-a-dia do funcionário.

Contras: A instituição apenas beneficia aos Defensores Públicos, servidores e estagiários são reservados à segunda categoria. Mais especificamente aos servidores recebemos os piores salários da estrutura judiciária, além de não temos planos de saúde e nem auxílio saúde. Os auxílios refeição/alimentação e transporte segue a mesma lógica da remuneração: as piores de toda a estrutura do judiciário. A única coisa que aumenta é o trabalho, já que a rotatividade de servidores é grande, já que não há reconhecimento e nem valorização.

Conselhos para presidência: Pensar em estruturação da Defensoria Pública é pensar em valorização do pessoal do quadro de apoio, prestamos um serviço de alta qualidade aos assistidos e aos defensores, mas não somos reconhecidos.

Dpgerj

Niterói, RJ

Prós: É um ótimo local para se iniciar no mundo jurídico. A convivência é muito boa, além de ser um ótimo lugar para se aprender e adquirir experiência.

Contras: O salário sem dúvidas é a pior parte. Além de ser pouco, não há nenhuma ajuda com VT/VA. Por isso é um ótimo local para aprendizado e depois disso, arrumar algo melhor.

ótima oportunidade apesar de tudo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Excelente aprendizado para estudantes, ótimas pessoas com quem trabalhar, trabalho que dá uma satisfação pessoal em ajudar quem precisar de assistência.

Contras: Péssimo salário, baixo reconhecimento, pouca instrução por parte do defensor,. Muitas vezes nós trabalhávamos muito mais que os concursados. Quem fazia o trabalho em 99% dos casos era o estagiário.

Dpbe

Assistente Jurídico

Prós: A defensoria pública é fundamental no Estado Democrático de Direito. A instituição é um local de muito aprendizado e troca de experiências...

Contras: A instituição peca ao valorizar seus profissionais de base... não há plano de cargos e salários e melhoria nos benefícios.. a única coisa que possui crescimento é a quantidade de trabalho...

ótima instituição

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Niterói, RJ

Prós: o atendimento visa ajudar a população mais necessitada, e isso é muito recompensador. E a defensoria é uma instituição muito integra, não cedendo a interesses alheios.

Contras: O salário dos estagiários é muito baixo comparado a o quanto eles trabalham e a entrega e dedicação dos mesmo com os assistidos da defensoria publica.

Uma grande experiência jurídica.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Defensoria é como uma escola do Direito. Pra quem quer uma noção inicial e geral de andamento processual e peças processuais, é uma excelência oportunidade.

Contras: O valor da bolsa auxílio é irrisório. Aumentar a bolsa provocaria um maior incentivo e interesse aos estudantes. A estrutura em muitas unidades também está precária.

Um lugar que é regido com seriedade e respeito aos mais necessitados.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O aprendizado que ganhamos lá é realmente enriquecedor. O estagiário sai com uma experiência sólida na área em que atuou. Isso acontece principalmente porque como o volume de processos é grande, o estagiário acaba tendo que pegar trabalhos sozinho, muitas das vezes para o defensor apenas corrigir os erros.

Contras: A bolsa-auxílio é muito pouco atrativa. Apesar de não ser o foco principal para quem está cursando uma faculdade, todos sonham com algo mais do que 500 + 120 de passagem.

Recomendo pelo aprendizado

Prós: Ótimo ambiente e excelente oportunidade de aprendizado. O estagiário tem maior contato com diversos temas diferentes dentro de uma área e pode treinar a prática.

Contras: A remuneração é ainda muito baixa em comparação com outras ofertas de estágio, além disso, os benefícios não cobrem todos os custos com transporte.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Prós: Muito aprendizado, bom ambiente de trabalho, ótimo para crescimento profissional, recomendo para quem quer aprender e acrescentar no curriculo.

Contras: Remuneração muito baixa, para a quantidade de trabalho! Estrutura física não é a ideal, falta espaço para trabalhar, e por se tratar de órgão publico, fica sujeito a conflitos e greves.

Ótima aprendizagem

Prós: Ótimo aprendizado, atender pessoas, fazer petições, fazer ligações, defensora tira todas as suas dúvidas, além de ajudar quem necessita de gratuidade.

Contras: Como é um estágio público, não há possibilidade de efetivação, então só se fica lá para aprender mesmo, caso queira como profissão deverá fazer concurso.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.