Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Ótima oportunidade para aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e prestação de assistência jurídica aos hipossuficientes. O trabalho do estagiário consiste na realização do atendimento junto aos assistidos, bem como da minuta de petições e peças.

Contras: Bolsa-auxílio abaixo do mercado. Os estagiários da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro deveriam ser mais valorizados, haja vista o importante trabalho que realizam junto à população.

Excelente forma de aprendizado para profissionais do direito

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Rio das Ostras, RJ

Prós: Possibilidade de atuar em áreas diversas dentro do Direito; estimular a agilidade e atitude perante as causas que surgem diariamente; trabalho com ajuda mútua.

Contras: Alta demanda, o que exige rapidez para solucionar todas as ações e procedimentos agendados; saber lidar com casos complexos e que demandam preparação psicológica e ação.

Conselhos para presidência: Melhorar a estrutura do órgão, gerando um ambiente de trabalho mais agradável.

Pouca

Duque de Caxias, RJ

Prós: Grande aprendizado ao longo do período, contato com o público, os meus superiores são pessoas que tem em muito a oferecer a respeito do conteúdo a ser empregado nos atendimentos.

Contras: Grande aprendizado ao longo do período, contato com o público, os meus superiores são pessoas que tem em muito a oferecer a respeito do conteúdo a ser empregado nos atendimentos, vale ressaltar que a bolsa tem valor muito baixo.

Conselhos para presidência: Criar um ambiente propicio ao trabalho

Para quem quer aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2005

Prós: Trabalho voluntário, humanizado e com excelente nível para aprendizado. Apesar das falhas que abaixo serão relatadas, todo o esforço vale a pena diante de todo o conhecimento e reconhecimento que se adquire, principalmente por aprender a lidar com o público e entender melhor as pessoas.

Contras: Na época não havia concurso para estagiário e não recebia remuneração. Por isao coloquei 100 reais, mas como valor fictício. Pontos negativos que verifiquei à época seriam a falta de instrumentos adequados para o trabalho (computadores antigos, falta de ar condicionado, falta de condições básicas para um trabalho adequado).

Conselhos para presidência: melhorar as condições de trabalho.

experiência de vida

Prós: a defensoria pública é uma excelente local de aprendizagem, bem como uma institução que valoriza seues estagiários. mais que um estágio forense, o período passado lá é uma experiência de vida.

Contras: o salário oferecido aos estagiários é abaixo de outras instituições equiparadas como o ministério público e a magistratura. isso pode servir para o afastamento de eventuais condidatos.

Ótimo lugar

Estagiário de Direito

Prós: Ao estagiar na Defensoria Publica, o estudante de Direito adquire bastante experiencia é grande carga de conhecimentos, constante contato com o público.

Contras: O único ponto de negativo de se trabalhar na DPE é a pequena bolsa de 620,00, que na na verdade a bolsa é 500+120 do vale transporte, muito pouco para o que o estagiário faz lá dentro.

defensoria pública

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: ótima estrutura, ótimos profissionais, ambiente seguro!

Contras: infelizmente a noite, na porta ficam muitos moradores de rua que acabam sujando um pouco do ambiente, porém eles ficam ali em busca de abrigo já que muitas ações sociais levam alimentos

Muito bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e grsndes oportunidades de aprendizado. Os defensores São muito acessíveis e permitem a construção de um aprendizado não apenas jurídico, mas para a vida.

Contras: Dificuldades inerentes ao serviço público como baixos salários, não tem benefícios, não tem grande estrutura, porém ainda assim é um ótimo estágio.

Itaperuna, RJ

Prós: Aprendizado, interação com o público, disponibilidade do defensor em ensinar e prática da teoria da melhor forma que poderia ser feita, melhor estágio.

Contras: O dinheiro que recebemos em contraponto com o quanto trabalhamos, não se faz justo. Visto que é o estágio que mais desenvolve funções e que tem o salário mais baixo.

Conselhos para presidência: A Defensoria já é o melhor lugar para se trabalhar.

Proveitosa.

Estágiario de ProgramaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Apoio nas tarefas diárias, profissionais dedicados. Estão sempre dispostos a ajudar no dia a dia. ótimo aprendizado. Ambiente agradável. ótima experiência.

Contras: Não da para esperar que aproveite o estagiário para uma vaga profissional. A bolsa auxilio é deprimente, R$ 620,00. Sendo que 120 são de "passagem", sendo que não tem direito a Rio Card, sendo assim é incorporado a bolsa auxilio.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.