Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro logo

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Como é trabalhar na Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro?

Ótimo local para começar a estagiar

Prós: Ambiente acolhedor, ótima oportunidade de aprendizado; excelente para estagiários bacharéis em Direito; horário flexível e que possibilita conciliar os estudos com o trabalho.

Contras: A bolsa-auxílio é baixa se comparada a de outros órgãos públicos; burocracia interna dificulta muito o trabalho diário; muitas vezes se realiza tarefas muito mecânicas.

Estágio gratificante e humano

Prós: A capacidade de ajudar as pessoas necessitadas que não possuem recursos para obter assistência jurídica e o enorme aprendizado que é possível se adquirir.

Contras: A má vontade de algumas pessoas inclusive dos que não poderiam se portar dessa forma em atender os mais necessitados e ajudar no aprendizado dos estagiários.

Carga horária razoável

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: As horas de trabalho não são abusivas. Uma boa opção para um primeiro primeiro estágio, porém é preciso ter em mente que grande parte do trabalho envolve lidar com assistidos, o que requer alguma vocação para um aspecto social.

Contras: Não é certo se o ambiente de trabalho será propício ao aprendizado ou não. Isso depende de quem será seu chefe. No meu caso, achei o atendimento desorganizado e com muitas tarefas administrativas e mecânicas.

Itaperuna, RJ

Prós: Aprendizado, interação com o público, disponibilidade do defensor em ensinar e prática da teoria da melhor forma que poderia ser feita, melhor estágio.

Contras: O dinheiro que recebemos em contraponto com o quanto trabalhamos, não se faz justo. Visto que é o estágio que mais desenvolve funções e que tem o salário mais baixo.

Conselhos para presidência: A Defensoria já é o melhor lugar para se trabalhar.

Produtiva.

Estágio

Niterói, RJ

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional, grande liberdade para desenvolver seu trabalho, horário permite a flexibilização para a conciliar com estudo.

Contras: Paga-se mal, ambiente não ajuda para rendimento profissional, instrumentos de trabalho precários, má organização e controle sob os trabalhos a serem feitos.

Proveitosa.

Estágiario de ProgramaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Apoio nas tarefas diárias, profissionais dedicados. Estão sempre dispostos a ajudar no dia a dia. ótimo aprendizado. Ambiente agradável. ótima experiência.

Contras: Não da para esperar que aproveite o estagiário para uma vaga profissional. A bolsa auxilio é deprimente, R$ 620,00. Sendo que 120 são de "passagem", sendo que não tem direito a Rio Card, sendo assim é incorporado a bolsa auxilio.

Muito bom

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A defensoria é um otimo lugar para um estgiário de direito aprender sobre na prática diversas areas, ainda mais estando no inicio do curso. Os defensores costumam ser muito acessiveis e didáticos.

Contras: Não diria que há ponto negativo no estágio, pois aprendi bastante, ainda mais considerando que estava muito no início da faculdade. No entanto, a bolsa-auxílio é pequena se comparada a outros estágios.

bom

Prós: Ótima aprendizagem, voe aprende muito com os Defensores, que em sua grande maioria estão abertos a perguntas e conversas sobre as ações judiciais.

Contras: Grande volume de trabalho e bolsa defasada, o que acaba desanimando uma parte dos estagiários que ingressam no órgão, contudo a aprendizagem a meu ver supera estes aspectos.

Servidor da Defensoria Pública

Técnico Médio de Defensoria Pública

Prós: Estabilidade no emprego e sensação de poder ajudar o próximo, diria em poucas palavras que saber que o seu ganha pão é ajuda o outro, alivia as frustrações do dia-a-dia do funcionário.

Contras: A instituição apenas beneficia aos Defensores Públicos, servidores e estagiários são reservados à segunda categoria. Mais especificamente aos servidores recebemos os piores salários da estrutura judiciária, além de não temos planos de saúde e nem auxílio saúde. Os auxílios refeição/alimentação e transporte segue a mesma lógica da remuneração: as piores de toda a estrutura do judiciário. A única coisa que aumenta é o trabalho, já que a rotatividade de servidores é grande, já que não há reconhecimento e nem valorização.

Conselhos para presidência: Pensar em estruturação da Defensoria Pública é pensar em valorização do pessoal do quadro de apoio, prestamos um serviço de alta qualidade aos assistidos e aos defensores, mas não somos reconhecidos.

Dpgerj

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Niterói, RJ

Prós: É um ótimo local para se iniciar no mundo jurídico. A convivência é muito boa, além de ser um ótimo lugar para se aprender e adquirir experiência.

Contras: O salário sem dúvidas é a pior parte. Além de ser pouco, não há nenhuma ajuda com VT/VA. Por isso é um ótimo local para aprendizado e depois disso, arrumar algo melhor.

Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro

Descrição:A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços.