Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul?

Bom para iniciar

Técnico Administrativo

São Borja, RS

Prós: A estabilidade. Salario compativel com a função. Possibilidade de se trabalhar em todo o Estado. Chefia em regra super acessivel. Envolvimento.com assuntos complexos.da.sociedade.

Contras: Pouca informacao fornecida pela chefia mediata, no que se refere aos direitos dos servidores. Pouca ou quase nenhuma discussao com os servidores sobre o rumo da entidade.

Conselhos para presidência: Ouvir os servidores

Há potencial, mas ainda deixa a desejar.

Porto Alegre, RS

Prós: Salário Inicial para servidores público de nível superior é relativamente alto, quando comparado com cargos análogos do setor privado. Alguns setores recebem bastante investimento.

Contras: Plano de Carreira deixa a desejar; infraestrutura defasada. Baixa valorização dos quadros. Preferência por Cargos em Comissão. Falta de transparência na gestão.

Um bom estágio

Porto Alegre, RS

Prós: Flexibilidade de horário nos dias de prova, possibilidade de participação de palestras e cursos, bastante aprendizado para graduandos de direito.

Contras: Péssima remuneração salarial, tanto para o estagiário quanto para funcionários. A única pessoa que ganha bem é o próprio defensor. Falta de infraestrutura, falta de plano de carreira, etc.

Ótima para aprender

Porto Alegre, RS

Prós: Bastante aprendizado, flexibilidade de horários principalmente em datas de provas e trabalhos ou quando é necessário ir ao médico. Ótimo lugar para estagiar.

Contras: O salário é muito baixo se comparado a outros órgãos públicos. Tem que dar sorte de conseguir um chefe bacana! A infraestrutura dos prédios as vezes não é boa.

Conselhos para presidência: Melhora de salário!

Aprende muito, em vários sentidos.

Guaíba, RS

Prós: Autonomia e muito aprendizado, nos deixam muito a vontade para tomar decisões e eleborar as petições sozinhos. É muito bom para o aprendizado.

Contras: As vezes a autonomia é tanta que as decisões passam a ser tomadas todas por ti. Ausência da ajuda dos chefes, tanto pro atendimento quanto pra realização das peças.

Estágio órgão público

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Aprendizado muito grande em elaboração de peças e outros. Além de conhecer a realidade das pessoas hipossuficientes e poder estar em contato com elas.

Contras: Bolsa auxílio baixa para os estagiários. Inferior a outros órgãos públicos. Pagamento por dia e hora que fica prejudicado em meses com poucos dias úteis.

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo espaço para ganhar conhecimentos gerais, horário flexível dependendo da demanda, atividades tranquilas e pessoas que reconhecem suas funções

Contras: Ambiente um pouco desorganizado, verba não é distribuída corretamente para ajustar de forma adequada os locais de trabalho, preocupação com a faixada.

Conselhos para presidência: Se preocupar mais com os funcionários

ótimo estágio

São Leopoldo, RS

Prós: 6h diária; fazer o que gosta; próximo de casa; contato diário com processos, o que traz experiência.

Contras: de fora geral, no meu ponto de vista não tem muitos pontos negativos, a bolsa auxílio poderia ser um pouco mais alta, mas em comparação com outros estágios, não é ruim.

Prós: Colegas legais, consigo terminar os afazeres diários e o dia se

Contras: Muito atendimento de pessoas, muitas pessoas

No geral, este é um ótimo lugar para trabalhar.

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente muito agradável focado no auxílio de pessoas em situação de hipossuficiência econômica. Além de contar com profissionais qualificados, a estrutura de trabalho é, em regra, horizontal e democrática.

Contras: Apesar de a estrutura de trabalho ser, em regra, horizontal e democracia, a instituição possui aspectos de uma cultura bacharelesca, no sentido tosco da palavra.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul