Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Instituição nova, disparidade salarial e segunda classe

Oficial de Defensoria

Bauru, SP

Prós: Estabilidade após 03 anos, Abonos, recesso em final de ano.

Contras: Grau de amplitude salarial entre membros e servidores absurdo (10x de diferença entre um e outro), servidor é tratado como segunda classe e não como essencial ao funcionamento da Instituição. Existência em excesso de cargos em comissão, inaceitável para o estado democrático de direito regido pela meritocracia.

Conselhos para presidência: Menor disparidade salarial entre membros e servidores. Exclusão da classe exclusivamente comissionada. Menor distinção em termos de Deliberações e Normas Internas quanto ao que afere direitos aos membros e servidores, tanto quanto à pecúnia, quanto a benefícios.

Oficial de DefensoriaEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Estabilidade, facilidade de aprovação (interessante para quem está começando a prestar concursos públicos), possibilidade de bolsa para cursar Direito (para quem tem apenas nível médio completo).

Contras: Baixa remuneração (sei que melhorou um pouco depois que eu pedi exoneração, mas ainda é bem inferior à do Ministério Público e Tribunais), assistidos (hipossuficientes atendidos) mal educados, comissionados arrogantes (salvo exceções).

Seja Cuidadoso

Oficial

Prós: Serviço Público, não tem muito o que falar né, horários bem definidos, carga de trabalho fixa, e possibilidade de transferência no caso de não gostar da unidade onde se está.

Contras: Pelo fato de ser serviço público, algumas pessoas não conseguem lidar com poderes dados "do nada". Algumas pessoas estão lá pelo mínimo esforço, e estão em suas posições por meio de uma prova, mas algumas pessoas são extremamente competentes.

Ótima experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Jacareí, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalha onde podemos ganhar experiência jurídica teórica e prática além de crescer como pessoa.

Contras: Muito atendimento de assistidos, no mínimo 10 pessoas por dia são atendidas principalmente nas varas da família e criminais.

Conselhos para presidência: Prestar atenção em um Defensor que não se comporta como tal.

Ótimo aprendizado para quem não busca grande lucro financeiro

Estagiário de Direito

Prós: Ambiente agradável, aprendizado humano e profissional, ausência de disputas entre estagiários, ambiente humanizado, interação com o público, aprendizado contínuo.

Contras: O ponto positivo é a falta de benefícios para o estagiário. A bolsa auxílio é super baixa e o vale transporte não cobre uma semana utilizando metrô e ônibus. No mais, a experiência como estagiário da defensoria não como como experiência para o ingresso na carreira de defensor público.

Aprendizagem

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Guarulhos, SP

Prós: Possibilidade de unir o que aprendemos na faculdade com a prática. Os Defensores envolvidos oferecem todo suporte para lidar com as situações.

Contras: Em algumas unidades estrutura precária, falta de funcionários, falta de organização de alguns procedimentos. Ale´m disso, é preciso um jogo de cintura para lidar com o público mais carente de atenção e cheio de problemas.

Excelente experiência

Osasco, SP

Prós: Aprendizagem diante da vivência cotidiana de casos da vida prática e, consequentemente, experiência. Sendo assim, nos traz uma visão do mundo jurífico além da sala de aula.

Contras: Falta organização estrutural na Defensoria, devido a alta demanda de causas e poucos defensores públicos para tomar conta. O bolsa auxílio é um valor muito baixo

Excelente para obter experiência.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Você aprende muito, ganha muita experiência, poucas horas de estágio, tem contato direto com o assistido, você atende e faz todo o acompanhamento do processo.

Contras: Remuneração baixa, valor do vale-transporte baixo, você praticamente paga para trabalhar, dependendo do defensor que você cai, você não tem auxilio nenhum, você aprende tudo sozinho.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa.

Execelente

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Recomendo! Ótima instituição. Excelente ambiente para crescimento profissional. Oportunidade de desenvolver suas habilidades jurídicas em várias áreas.

Contras: Remuneração fora do mercado. Estagiário com muita responsabilidade, mas mesmo assim vale a pena, pois é uma instituição com grande liberdade para desenvolver seu trabalho.

Instituição empenhada para auxiliar a população mesmo com poucos recursos.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Pontos positivos são muitos, experiência, auxílio a população, elaboração de peças, acompanhamento de audiências, alta variedade de casos todos os dias.

Contras: Alta demanda, pouco investimento público, segurança, demora no atendimento por contar com baixa quantidade de profissionais, necessita de melhor estrutura física para os assistidos.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo