Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Instituição nova, disparidade salarial e segunda classe

Oficial de Defensoria

Bauru, SP

Prós: Estabilidade após 03 anos, Abonos, recesso em final de ano.

Contras: Grau de amplitude salarial entre membros e servidores absurdo (10x de diferença entre um e outro), servidor é tratado como segunda classe e não como essencial ao funcionamento da Instituição. Existência em excesso de cargos em comissão, inaceitável para o estado democrático de direito regido pela meritocracia.

Conselhos para presidência: Menor disparidade salarial entre membros e servidores. Exclusão da classe exclusivamente comissionada. Menor distinção em termos de Deliberações e Normas Internas quanto ao que afere direitos aos membros e servidores, tanto quanto à pecúnia, quanto a benefícios.

Oficial de DefensoriaEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Estabilidade, facilidade de aprovação (interessante para quem está começando a prestar concursos públicos), possibilidade de bolsa para cursar Direito (para quem tem apenas nível médio completo).

Contras: Baixa remuneração (sei que melhorou um pouco depois que eu pedi exoneração, mas ainda é bem inferior à do Ministério Público e Tribunais), assistidos (hipossuficientes atendidos) mal educados, comissionados arrogantes (salvo exceções).

Seja Cuidadoso

Oficial

Prós: Serviço Público, não tem muito o que falar né, horários bem definidos, carga de trabalho fixa, e possibilidade de transferência no caso de não gostar da unidade onde se está.

Contras: Pelo fato de ser serviço público, algumas pessoas não conseguem lidar com poderes dados "do nada". Algumas pessoas estão lá pelo mínimo esforço, e estão em suas posições por meio de uma prova, mas algumas pessoas são extremamente competentes.

Ótima experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Jacareí, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalha onde podemos ganhar experiência jurídica teórica e prática além de crescer como pessoa.

Contras: Muito atendimento de assistidos, no mínimo 10 pessoas por dia são atendidas principalmente nas varas da família e criminais.

Conselhos para presidência: Prestar atenção em um Defensor que não se comporta como tal.

Ótimo aprendizado para quem não busca grande lucro financeiro

Estagiário de Direito

Prós: Ambiente agradável, aprendizado humano e profissional, ausência de disputas entre estagiários, ambiente humanizado, interação com o público, aprendizado contínuo.

Contras: O ponto positivo é a falta de benefícios para o estagiário. A bolsa auxílio é super baixa e o vale transporte não cobre uma semana utilizando metrô e ônibus. No mais, a experiência como estagiário da defensoria não como como experiência para o ingresso na carreira de defensor público.

São Vicente, SP

Prós: Ser estagiário da Defensoria Pública é um constante aprendizado, vale muito a pena, principalmente para quem quer exercer a advocacia pública ou privada.

Contras: Embora sejamos apenas estagiários, a remuneração não é muito motivadora, acredito que pelo trabalho exercido, mereceríamos ganhar três vezes mais.

Conselhos para presidência: Acredito que o ideal seria valorar o salário dos estagiários, uma vez que estes são submetidos a concurso.

Ótima experiência e crescimento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Marília, SP

Prós: Sim muito aprendizado durante os 2 anos de estágio . Há varias áreas para atuar . Crescimento do órgão. Crescimento pessoal como um ser humano melhor e com empatia ao próximo

Contras: Alguns defensores não se importam com as pessoas necessitadas . O sistema de verificar a renda pessoal da pessoa não funciona do jeito que deveria ser certo , podendo qualquer um alegar q recebe qualquer valor e ter acesso gratuito ainda que for milionária

Boa em partes

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho é até que legal, horário e localização para mim, excelentes... A estrutura e sistema bons, oferece um clima ótimo de trabalho

Contras: O público que frequenta o local são as vezes um pouco complicados, então tem que ser pessoas que tenham paciência e gostem de lidar com público. E o que é mais ruim é o salário... Muito pouco!

Na defensoria pude aprimorar a minha comunicação

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: A Defensoria me proporcionou um aprendizado sem igual. Pude circular nas áreas diversas do direito em que a defensoria atuava. No mais, a carga horária de trabalho não prejudicava os estudos.

Contras: A infraestrutura da defensoria não é a das melhores, mas não deixa a desejar. A organização do trabalho acaba sendo, por vezes, confusa, mas nada que uma conversa com o defensor responsável não resolva.

Conselhos para presidência: Melhorar o salário dos estagiários que ralam demais.

Ótimo aprendizado para pessoas proativas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Contato direto com petições judiciais, ambiente para praticar e adquirir conhecimento em direito, para isso é necessário ser proativo. Auxílio dos defensores públicos

Contras: Muita demanda, assistidos (público atendido) estressados, alguns defensores não dão o apoio necessário para entregar um bom trabalho. Exige um bom trabalho em equipe com outros estagiários, mas a maioria não tem interesse.

Conselhos para presidência: Avaliação dos estagiários para melhorar os atendimentos aos usuários

Defensoria Pública do Estado de São Paulo