Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Estágio

Estagiário Administrativo

Tupã, SP

Prós: As pessoas, a prestação de serviço da empresa são excelentes. As pessoas estão sempre dispostas a ensinar. Não tem do que reclamar, tudo aqui é muito bom.

Contras: A empresa não possui pontos negativos, a não ser o fato do salário ser muito baixo para os estagiários, do meu ponto de vista esse é o único ponto negativo.

Bom para aprendizado.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprende-se muito neste estágio, os Defensores Públicos estão sempre à disposição para nos ajudar e fazemos atendimento ao Público, o que agrega muito conhecimento.

Contras: Carga horária de 4 horas por dia mas a Bolsa-auxílio é muito baixa e poderia ser um pouco maior, tendo em vista que presta-se Concurso Público para ingresso. VT baixo. Sem VR também.

Excelente experiência

Ribeirão Preto, SP

Prós: Muito aprendizado. Aprendemos principalmente a ter um tato mais adequado para tratar com pessoas sem muitos conhecimentos jurídicos. Além disso você aprende a elaborar bastante peças

Contras: O trabalho é muito árduo em comparação com a remuneração ( no meu caso, a bolsa estágio). Alguns defensores não estão muito dispostos a ajudar e geralmente não se comprometem com o trabalho.

Ótimo estágio

Prós: Muito boa oportunidade de experiência profissional com muitos desafios durante as semanas que fazem o estagiario se dedicar ao maximo para o sucesso

Contras: Salário baixo porém um grande possibilidade de conhecer todas carreiras dentro da defensoria , talvez com alguns benefícios trariam maior procura pelo trabalho

Avaliação do cargo de estagiário administrativo

Estagiário Administrativo

Prós: Conhecimento de como funciona um órgão público. Controle de planilha e prazos para aprendizado e relatórios para processos administrativos.

Contras: Bolsa auxílio é um valor baixo comparado a outros estágios e também comparado ao valor da bolsa auxílio dos estagiários de direito e poderiam dar maior responsabilidade aos estagiários administrativos para melhor aprendizado.

Boa oportunidade de aprendizado para quem não tem experiência no contencioso.

Prós: Oportunidade de aprendizado e contato com as mais diversas demandas jurídicas, desenvolvimento na redação jurídica, sobretudo no peticionamento de peças judiciais.

Contras: Baixa remuneração, infraestrutura precária, instabilidade de supervisão, impossibilidade de ascensão profissional dentro do órgão público, além de não ter contato com as demandas judiciais até a sentença

Com certeza, o período lá foi de grande valia para o meu crescimento profissional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Local ótimo para aprendizado, único estágio onde sua lógica jurídica é treinada. E a cobrança condiz com o que você é capaz de entregar. Com certeza valeu cada dia.

Contras: Estrutura deixa a desejar, no fórum criminal da Barra Funda onde fiz meu estágio, tem 2 computadores para 4 estagiários, e a bolsa-auxílio é bem baixo.

Estagio dpe - pinheiros.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo local de aprendizado, experiencia profissional incrível. Defensores que possuem bastante confiança e paciência em ensinar, é uma verdadeira escola pra vida.

Contras: local de trabalho muito inapropriado, computadores não favorecem e muito muito muito trabalho pra pouco salario, sobrecarrega alguns, dia de atendimento é tenebroso.

Importante instituição, muito ainda a concretizar

Prós: Estabilidade, benefícios, salário, bonificações. Há certo incentivo ao aprimoramento profissional - custeio de cursos, até graduação ou pós. A instituição tem uma função importantíssima de prover acesso à justiça das pessoas necessitadas, o que instiga o trabalho no dia a dia.

Contras: A missão institucional da Defensoria é admirável, mas muitas vezes não se traduz na prática cotidiana. O excesso de burocracia aos usuários e o olhar para quem é atendido por vezes não traduz o que deveria ser o posicionamento institucional.

Conselhos para presidência: Aprimoramento do atendimento aos usuários, em especial nas triagens, quando o público é sujeitado a inúmeros procedimentos burocráticos, fragmentados, para conseguir o mínimo de acesso a direitos básicos.

Local excelente para aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo ambiente de aprendizado. Os defensores em geral te dão feedback sobre as atividades. Realização de peças jurídicas sobre temas diversos. Contato com o público. Respeito a lei do estágio.

Contras: A bolsa (salário) poderia ser melhor, há muito tempo não tem reajuste. A infraestrutura varia entre as unidades. O sistema de triagem de assistidos não é dos melhores. É um local para aprendizado.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo