Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

excelente

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Aprendizado, pois os Defensores permitem a elaboração de peças, participação de audiência e atendimento aos assitidos. Todos os dias há aprendizado. Vale muito a pena trabalhar na defensoria, pois lá como estagiário poderá obter amplo conhecimento na área de atuação e sentirá mais confiável para exercer a advocacia.

Contras: remuneração baixa fornecida pelo Estado de São Paulo é a pior parte, mas em contrapartida o horário do estágio é de 4 horas, assim sobra tempo para estudar e talvez fazer outra atividade.

Conselhos para presidência: buscar junto ao Estado melhor remuneração aos estagiários.

Oportunidades

Estagiário Superior

Ribeirão Preto, SP

Prós: Equipe multidisciplinar. Atendimento direto ao público. Contato com outros profissionais e saberes. Prédio em bom estado. Profissionais capacitados.

Contras: Falta de capacitação aos estagiários iniciantes. Falta de alguns equipamentos, como telefones para todos os estagiários em suas mesas. Falta uma relação mais horizontal entre os diversos profissionais que atuam dentro da Defensoria.

São Vicente, SP

Prós: Ser estagiário da Defensoria Pública é um constante aprendizado, vale muito a pena, principalmente para quem quer exercer a advocacia pública ou privada.

Contras: Embora sejamos apenas estagiários, a remuneração não é muito motivadora, acredito que pelo trabalho exercido, mereceríamos ganhar três vezes mais.

Conselhos para presidência: Acredito que o ideal seria valorar o salário dos estagiários, uma vez que estes são submetidos a concurso.

Neutro

Estagiário de Engenharia

Prós: A defensoria é uma boa empresa pra se ter nome no currículo, por se tratar de órgão público, tenho supervisores bacanas e horário flexível, de certa forma.

Contras: As coisas são um pouco paradas, não funcionam como deveriam. Muita burocracia, muito serviço e muito pouco profissional para o trabalho que é exigido. Além do salário ser extremamente baixo, pro trabalho que é realizado.

Conselhos para presidência: Aconselharia contratação de mais mao de obra qualificada para evitar o sobrecarregamento dos funcionários, além do aumento de bolsa auxílio estagiário.

Ótima experiência e crescimento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Marília, SP

Prós: Sim muito aprendizado durante os 2 anos de estágio . Há varias áreas para atuar . Crescimento do órgão. Crescimento pessoal como um ser humano melhor e com empatia ao próximo

Contras: Alguns defensores não se importam com as pessoas necessitadas . O sistema de verificar a renda pessoal da pessoa não funciona do jeito que deveria ser certo , podendo qualquer um alegar q recebe qualquer valor e ter acesso gratuito ainda que for milionária

Boa em partes

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho é até que legal, horário e localização para mim, excelentes... A estrutura e sistema bons, oferece um clima ótimo de trabalho

Contras: O público que frequenta o local são as vezes um pouco complicados, então tem que ser pessoas que tenham paciência e gostem de lidar com público. E o que é mais ruim é o salário... Muito pouco!

Na defensoria pude aprimorar a minha comunicação

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: A Defensoria me proporcionou um aprendizado sem igual. Pude circular nas áreas diversas do direito em que a defensoria atuava. No mais, a carga horária de trabalho não prejudicava os estudos.

Contras: A infraestrutura da defensoria não é a das melhores, mas não deixa a desejar. A organização do trabalho acaba sendo, por vezes, confusa, mas nada que uma conversa com o defensor responsável não resolva.

Conselhos para presidência: Melhorar o salário dos estagiários que ralam demais.

Ótimo aprendizado para pessoas proativas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Contato direto com petições judiciais, ambiente para praticar e adquirir conhecimento em direito, para isso é necessário ser proativo. Auxílio dos defensores públicos

Contras: Muita demanda, assistidos (público atendido) estressados, alguns defensores não dão o apoio necessário para entregar um bom trabalho. Exige um bom trabalho em equipe com outros estagiários, mas a maioria não tem interesse.

Conselhos para presidência: Avaliação dos estagiários para melhorar os atendimentos aos usuários

dos males o melhor

Oficial de Defensoria

Ferraz de Vasconcelos, SP

Prós: Os objetivos do órgão, que é atender as pessoas necessitadas, que não possuem condições de contratar um advogado para defender seus direitos

Contras: Tratamento desigual por parte da administração separando os membros dos servidores públicos, aos membros tudo e aos servidores o resto, más condições de estrutura para trabalhar, equipamentos obsoletos.

Bom

EstágioEx-funcionário, saiu em 2018

Guarulhos, SP

Prós: Atendimento ao cliente, funcionários públicos sempre dispostos a ajudar, em especial os defensores publicos. Bastante trabalho a ser elaborado

Contras: Falta de estrutura administrativa, atendimento de triagem extremamente bagunçado, o que leva a demora no atendimento, jornada exaustiva de peças

Defensoria Pública do Estado de São Paulo