Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Experiência de grande valor para o estudante de Direito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Diadema, SP

Prós: Ótimo aprendizado e os defensores ensinam muito. Aprendi mais no estágio do que na faculdade. Oficiais dispostos a ajudar. Enfim seria interessante que o estudante de Direito tivesse esta oportunidade.

Contras: Bolsa estágio é muito baixa. O valor do vale transporte também é baixo, praticamente pagava para fazer estágio na DPE. Tem horário para chegada, porém a saída sempre era após o horário.

Conselhos para presidência: Organizar o atendimento e melhorar o valor da bolsa estágio e vale transporte.

Aprendizagem

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Muito dinâmico, com possibilidade de aprendizado em diversos ramos do Direito e possibilidade de transferência entre as unidades. Contato com o público intenso.

Contras: Por vezes falta verba para aprimoramento do serviço prestado para os assistidos. O salário de estagiário é baixo em virtude do auxílio prestado.

Estagiário Superior

Prós: Trabalhar ajudando pessoas em situação de grande vulnerabilidade. E, muitas vezes, de fato conseguir ajudá-las é muito recompensante e prazeroso.

Contras: É setor público, então tem todos os problemas inerentes a isso. Excesso de trabalho, com uma quantidade de processo inimaginável. Falta de estrutura e falta de pessoal.

Não é estagio administrativo, deveria ser chamado trabalho voluntário!

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Por ser um trabalho quase voluntário as pessoas são maleáveis, tem pouco serviço, horario bom, pessoas legais seguranças e funcionários, liberdade para fazer melhorias

Contras: Lá é bom pra quem estuda direito, estagiário de adm é severino quebra galho, remuneraçao péssimabe ainda nao pagam vale transporte, atendimento ao público muitas vezes estressante, ouvimos muita gente mal educada, não fazemos nada de administração somente scannear documento, colocar papeis em pasta e digitar numero de processos em planilha.

Conselhos para presidência: Pagar pelo menos o vale transporte, e ter atividades mais correlatas ao que estudamos, ou contratar para a triagem estudantes de direito que estejam no início pois nos de adm muitas vezes não sabemos do que se trata.

Boa experiência profissional.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2018

Araraquara, SP

Prós: Bom local para trabalhar e aprender, os horários são cumpridos corretamente, além de ser possível solicitar dispensa prova. Visam o crescimento profissional do estagiário.

Contras: Não notei pontos negativos que deveriam ser destacados. Acredito que seja uma boa experiência pra quem estiver procurando oportunidades de estágio.

Estágio

Estagiário Administrativo

Tupã, SP

Prós: As pessoas, a prestação de serviço da empresa são excelentes. As pessoas estão sempre dispostas a ensinar. Não tem do que reclamar, tudo aqui é muito bom.

Contras: A empresa não possui pontos negativos, a não ser o fato do salário ser muito baixo para os estagiários, do meu ponto de vista esse é o único ponto negativo.

Bom para aprendizado.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprende-se muito neste estágio, os Defensores Públicos estão sempre à disposição para nos ajudar e fazemos atendimento ao Público, o que agrega muito conhecimento.

Contras: Carga horária de 4 horas por dia mas a Bolsa-auxílio é muito baixa e poderia ser um pouco maior, tendo em vista que presta-se Concurso Público para ingresso. VT baixo. Sem VR também.

Excelente experiência

Ribeirão Preto, SP

Prós: Muito aprendizado. Aprendemos principalmente a ter um tato mais adequado para tratar com pessoas sem muitos conhecimentos jurídicos. Além disso você aprende a elaborar bastante peças

Contras: O trabalho é muito árduo em comparação com a remuneração ( no meu caso, a bolsa estágio). Alguns defensores não estão muito dispostos a ajudar e geralmente não se comprometem com o trabalho.

Ótimo estágio

Prós: Muito boa oportunidade de experiência profissional com muitos desafios durante as semanas que fazem o estagiario se dedicar ao maximo para o sucesso

Contras: Salário baixo porém um grande possibilidade de conhecer todas carreiras dentro da defensoria , talvez com alguns benefícios trariam maior procura pelo trabalho

Avaliação do cargo de estagiário administrativo

Estagiário Administrativo

Prós: Conhecimento de como funciona um órgão público. Controle de planilha e prazos para aprendizado e relatórios para processos administrativos.

Contras: Bolsa auxílio é um valor baixo comparado a outros estágios e também comparado ao valor da bolsa auxílio dos estagiários de direito e poderiam dar maior responsabilidade aos estagiários administrativos para melhor aprendizado.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo