Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Aprendizado

Estagiário Jurídico

Prós: Oportunidade de aprendizado na carreira jurídica , carga horária de 4 horas, licença prova, elaboração de petições, atendimento ao público e

Contras: Espaço físico precario, em muitas varas nao há espaço suficiente e nem computador para todos os estagiários, o que faz com que tenhamos que dividir ou trazer de casa

Ótimo para aprendizagem.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Muito bom para aprendizagem, melhor lugar de todos. Vale a pena, para quem tem planos para advogar é um ótimo lugar para desenvolver-se, pessoal muito companheiro.

Contras: As máquinas e computadores precisam ser trocadas, algumas velhas e muitas vezes faltam para todos os estagiários, o VT não é suficiente para o mês todo.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Ótima aprendizagem no campo jurídico. Defensores bem capacitados para transmitir conhecimento e ajudar aqueles que mais precisam. Bolsa estágio dentro do valor pago pelo mercado.

Contras: Demanda muito alta de processos. Muitas pessoas agendadas para o mesmo dia, o que prejudica o atendimento de todos com a qualidade de eficiência desejada.

Ótimo Aprendizado

Estagiário Jurídico

Prós: Tudo. Ótimo aprendizado e convívio com os defensores e atendimento ao publico. O estágio nos proporciona ter uma boa noção sobre como é a vida na carreira pública.

Contras: A infraestrutura é precária, visto que a maioria dos prédios da repartição pública são no centro histórico de São Paulo, que está debilitado.

Estagiário Superior

Prós: Trabalhar ajudando pessoas em situação de grande vulnerabilidade. E, muitas vezes, de fato conseguir ajudá-las é muito recompensante e prazeroso.

Contras: É setor público, então tem todos os problemas inerentes a isso. Excesso de trabalho, com uma quantidade de processo inimaginável. Falta de estrutura e falta de pessoal.

Boa experiência profissional.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2018

Araraquara, SP

Prós: Bom local para trabalhar e aprender, os horários são cumpridos corretamente, além de ser possível solicitar dispensa prova. Visam o crescimento profissional do estagiário.

Contras: Não notei pontos negativos que deveriam ser destacados. Acredito que seja uma boa experiência pra quem estiver procurando oportunidades de estágio.

Estágio

Estagiário Administrativo

Tupã, SP

Prós: As pessoas, a prestação de serviço da empresa são excelentes. As pessoas estão sempre dispostas a ensinar. Não tem do que reclamar, tudo aqui é muito bom.

Contras: A empresa não possui pontos negativos, a não ser o fato do salário ser muito baixo para os estagiários, do meu ponto de vista esse é o único ponto negativo.

Excelente experiência

Ribeirão Preto, SP

Prós: Muito aprendizado. Aprendemos principalmente a ter um tato mais adequado para tratar com pessoas sem muitos conhecimentos jurídicos. Além disso você aprende a elaborar bastante peças

Contras: O trabalho é muito árduo em comparação com a remuneração ( no meu caso, a bolsa estágio). Alguns defensores não estão muito dispostos a ajudar e geralmente não se comprometem com o trabalho.

Ótimo estágio

Prós: Muito boa oportunidade de experiência profissional com muitos desafios durante as semanas que fazem o estagiario se dedicar ao maximo para o sucesso

Contras: Salário baixo porém um grande possibilidade de conhecer todas carreiras dentro da defensoria , talvez com alguns benefícios trariam maior procura pelo trabalho

São Vicente, SP

Prós: Ser estagiário da Defensoria Pública é um constante aprendizado, vale muito a pena, principalmente para quem quer exercer a advocacia pública ou privada.

Contras: Embora sejamos apenas estagiários, a remuneração não é muito motivadora, acredito que pelo trabalho exercido, mereceríamos ganhar três vezes mais.

Conselhos para presidência: Acredito que o ideal seria valorar o salário dos estagiários, uma vez que estes são submetidos a concurso.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo