Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Não é estagio administrativo, deveria ser chamado trabalho voluntário!

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Por ser um trabalho quase voluntário as pessoas são maleáveis, tem pouco serviço, horario bom, pessoas legais seguranças e funcionários, liberdade para fazer melhorias

Contras: Lá é bom pra quem estuda direito, estagiário de adm é severino quebra galho, remuneraçao péssimabe ainda nao pagam vale transporte, atendimento ao público muitas vezes estressante, ouvimos muita gente mal educada, não fazemos nada de administração somente scannear documento, colocar papeis em pasta e digitar numero de processos em planilha.

Conselhos para presidência: Pagar pelo menos o vale transporte, e ter atividades mais correlatas ao que estudamos, ou contratar para a triagem estudantes de direito que estejam no início pois nos de adm muitas vezes não sabemos do que se trata.

Boa experiência profissional.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2018

Araraquara, SP

Prós: Bom local para trabalhar e aprender, os horários são cumpridos corretamente, além de ser possível solicitar dispensa prova. Visam o crescimento profissional do estagiário.

Contras: Não notei pontos negativos que deveriam ser destacados. Acredito que seja uma boa experiência pra quem estiver procurando oportunidades de estágio.

Estágio

Estagiário Administrativo

Tupã, SP

Prós: As pessoas, a prestação de serviço da empresa são excelentes. As pessoas estão sempre dispostas a ensinar. Não tem do que reclamar, tudo aqui é muito bom.

Contras: A empresa não possui pontos negativos, a não ser o fato do salário ser muito baixo para os estagiários, do meu ponto de vista esse é o único ponto negativo.

Bom para aprendizado.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprende-se muito neste estágio, os Defensores Públicos estão sempre à disposição para nos ajudar e fazemos atendimento ao Público, o que agrega muito conhecimento.

Contras: Carga horária de 4 horas por dia mas a Bolsa-auxílio é muito baixa e poderia ser um pouco maior, tendo em vista que presta-se Concurso Público para ingresso. VT baixo. Sem VR também.

Excelente experiência

Ribeirão Preto, SP

Prós: Muito aprendizado. Aprendemos principalmente a ter um tato mais adequado para tratar com pessoas sem muitos conhecimentos jurídicos. Além disso você aprende a elaborar bastante peças

Contras: O trabalho é muito árduo em comparação com a remuneração ( no meu caso, a bolsa estágio). Alguns defensores não estão muito dispostos a ajudar e geralmente não se comprometem com o trabalho.

Ótimo estágio

Prós: Muito boa oportunidade de experiência profissional com muitos desafios durante as semanas que fazem o estagiario se dedicar ao maximo para o sucesso

Contras: Salário baixo porém um grande possibilidade de conhecer todas carreiras dentro da defensoria , talvez com alguns benefícios trariam maior procura pelo trabalho

Avaliação do cargo de estagiário administrativo

Estagiário Administrativo

Prós: Conhecimento de como funciona um órgão público. Controle de planilha e prazos para aprendizado e relatórios para processos administrativos.

Contras: Bolsa auxílio é um valor baixo comparado a outros estágios e também comparado ao valor da bolsa auxílio dos estagiários de direito e poderiam dar maior responsabilidade aos estagiários administrativos para melhor aprendizado.

Boa oportunidade de aprendizado para quem não tem experiência no contencioso.

Prós: Oportunidade de aprendizado e contato com as mais diversas demandas jurídicas, desenvolvimento na redação jurídica, sobretudo no peticionamento de peças judiciais.

Contras: Baixa remuneração, infraestrutura precária, instabilidade de supervisão, impossibilidade de ascensão profissional dentro do órgão público, além de não ter contato com as demandas judiciais até a sentença

Com certeza, o período lá foi de grande valia para o meu crescimento profissional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Local ótimo para aprendizado, único estágio onde sua lógica jurídica é treinada. E a cobrança condiz com o que você é capaz de entregar. Com certeza valeu cada dia.

Contras: Estrutura deixa a desejar, no fórum criminal da Barra Funda onde fiz meu estágio, tem 2 computadores para 4 estagiários, e a bolsa-auxílio é bem baixo.

Estagio dpe - pinheiros.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótimo local de aprendizado, experiencia profissional incrível. Defensores que possuem bastante confiança e paciência em ensinar, é uma verdadeira escola pra vida.

Contras: local de trabalho muito inapropriado, computadores não favorecem e muito muito muito trabalho pra pouco salario, sobrecarrega alguns, dia de atendimento é tenebroso.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo