Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Boa em partes

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho é até que legal, horário e localização para mim, excelentes... A estrutura e sistema bons, oferece um clima ótimo de trabalho

Contras: O público que frequenta o local são as vezes um pouco complicados, então tem que ser pessoas que tenham paciência e gostem de lidar com público. E o que é mais ruim é o salário... Muito pouco!

Na defensoria pude aprimorar a minha comunicação

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: A Defensoria me proporcionou um aprendizado sem igual. Pude circular nas áreas diversas do direito em que a defensoria atuava. No mais, a carga horária de trabalho não prejudicava os estudos.

Contras: A infraestrutura da defensoria não é a das melhores, mas não deixa a desejar. A organização do trabalho acaba sendo, por vezes, confusa, mas nada que uma conversa com o defensor responsável não resolva.

Conselhos para presidência: Melhorar o salário dos estagiários que ralam demais.

Ótimo aprendizado para pessoas proativas

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Contato direto com petições judiciais, ambiente para praticar e adquirir conhecimento em direito, para isso é necessário ser proativo. Auxílio dos defensores públicos

Contras: Muita demanda, assistidos (público atendido) estressados, alguns defensores não dão o apoio necessário para entregar um bom trabalho. Exige um bom trabalho em equipe com outros estagiários, mas a maioria não tem interesse.

Conselhos para presidência: Avaliação dos estagiários para melhorar os atendimentos aos usuários

dos males o melhor

Oficial de Defensoria

Ferraz de Vasconcelos, SP

Prós: Os objetivos do órgão, que é atender as pessoas necessitadas, que não possuem condições de contratar um advogado para defender seus direitos

Contras: Tratamento desigual por parte da administração separando os membros dos servidores públicos, aos membros tudo e aos servidores o resto, más condições de estrutura para trabalhar, equipamentos obsoletos.

Bom

EstágioEx-funcionário, saiu em 2018

Guarulhos, SP

Prós: Atendimento ao cliente, funcionários públicos sempre dispostos a ajudar, em especial os defensores publicos. Bastante trabalho a ser elaborado

Contras: Falta de estrutura administrativa, atendimento de triagem extremamente bagunçado, o que leva a demora no atendimento, jornada exaustiva de peças

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Oportunidade e experiência para rstudantes de direito. Contato com o publico e contato direto com o sistema judiciário brasileiro, pois se Localiza dentro de Um Fórum.

Contras: Baixa remuneração para estagiários, se comprado ao setor privado. O fato de nao haver possibilidade de seguir a carreira após o estagio, nem sequer continuar no órgão após.

Conselhos para presidência: Aumentar remuneração de estagiários

Aprendizado

Estagiário de Direito

Jundiaí, SP

Prós: Grande possibilidade de aprendizado, com vivência direta na área do direito, podendo atuar nos mais diversos tipos de casos, tanto na área cível como na área criminal.

Contras: A bolsa auxílio é de R$ 750,00 há alguns anos. Deveriam realizar um reajuste, bem como melhorar o valor de R$ 54,00 de auxílio transporte (mesmo pagando como estudante, o gasto mensal é quase o dobro).

Bom lugar para fazer estágio.

Estagiário de DiagramaçãoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Além da flexibilidade de horários e bons funcionários, a defensoria pública do estado de são paulo tem servidores dedicados. Não há, por parte dos superiores, pressão.

Contras: Embora seja um bom lugar para fazer estágios (dependendo da unidade que você vai trabalhar) os prédios são bem antigos e não proporcionam oportunidade de crescimento.

Ótimo estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Um ótimo estágio para ganhar experiencia jurídica e ter um contato mais prático com o direito. A organização é boa e o ritmo de trabalho é compatível com o cargo ocupado.

Contras: Não é possível fazer carreira, uma vez que o cargo é adquirido através de uma prova concursal. Grande rotatividade de funcionários, o que faz necessário o treinamento constante de pessoas sem experiência.

Aprendizagem imensurável para área jurídica

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótima aprendizagem para o mundo jurídico. Primeiro contato com a rotina jurídica de um grande órgão estatal. Muito contato com processo e atendimento para entender mais os casos.

Contras: Poucos benefícios, trabalho com pouca especialização de áreas. Materiais para trabalho escassos e pouco conforto para atendimento, porém sabemos que tudo isso depende do Estado e não dos Defensores Públicos.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo