Como é trabalhar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo?

Aprendizagem

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Guarulhos, SP

Prós: Possibilidade de unir o que aprendemos na faculdade com a prática. Os Defensores envolvidos oferecem todo suporte para lidar com as situações.

Contras: Em algumas unidades estrutura precária, falta de funcionários, falta de organização de alguns procedimentos. Ale´m disso, é preciso um jogo de cintura para lidar com o público mais carente de atenção e cheio de problemas.

Excelente experiência

Osasco, SP

Prós: Aprendizagem diante da vivência cotidiana de casos da vida prática e, consequentemente, experiência. Sendo assim, nos traz uma visão do mundo jurífico além da sala de aula.

Contras: Falta organização estrutural na Defensoria, devido a alta demanda de causas e poucos defensores públicos para tomar conta. O bolsa auxílio é um valor muito baixo

Excelente para obter experiência.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Você aprende muito, ganha muita experiência, poucas horas de estágio, tem contato direto com o assistido, você atende e faz todo o acompanhamento do processo.

Contras: Remuneração baixa, valor do vale-transporte baixo, você praticamente paga para trabalhar, dependendo do defensor que você cai, você não tem auxilio nenhum, você aprende tudo sozinho.

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa.

Execelente

EstágioEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Recomendo! Ótima instituição. Excelente ambiente para crescimento profissional. Oportunidade de desenvolver suas habilidades jurídicas em várias áreas.

Contras: Remuneração fora do mercado. Estagiário com muita responsabilidade, mas mesmo assim vale a pena, pois é uma instituição com grande liberdade para desenvolver seu trabalho.

Instituição empenhada para auxiliar a população mesmo com poucos recursos.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Pontos positivos são muitos, experiência, auxílio a população, elaboração de peças, acompanhamento de audiências, alta variedade de casos todos os dias.

Contras: Alta demanda, pouco investimento público, segurança, demora no atendimento por contar com baixa quantidade de profissionais, necessita de melhor estrutura física para os assistidos.

São José dos Campos, SP

Prós: O serviço prestado a população. A filosofia da instituição e os resultados obtidos diante da atual situação do judiciário.

Contras: Tempo de atendimento dos assistidos.

Positiva.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Sorocaba, SP

Prós: Reconhecimento, aprendizagem. Conseguimos unir o que aprendemos com a prática. Os profissionais envolvidos nos oferecem todo suporte para lidar com as situações.

Contras: É todo atendimento ao público. Precisamos desenvolver um jogo de cintura para lidar com o público mais carente de atenção e cheio de problemas.

Ótimo local de trabalho.

Estagiário de DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Carapicuíba, SP

Prós: Liberdade de atuação nos parâmetros estabelecidos pela instituição, bem como ambiente adequado para rotina de trabalho, fato ensejador de melhor adaptação do colaborador.

Contras: Devido à função exercida, qual seja: estagiário, acarretou baixa remuneração. Muito serviço de massa, bem como número grande de assistidos por atendimento, devido ao atendimento ser voltado para as pessoas mais hipossuficientes, monetariamente falando.

Muito boa

Oficial de Defensoria

Prós: Estabilidade benefícios,plano de carreira,bonificacao,o bem social envolvido na instituição.

Contras: Em algumas unidades estrutura,falta de funcionarios,falta de organizacao de alguns procedimentos

Aprendizado Social

Estagiário de Direito

Campinas, SP

Prós: Aprendizado, preparação, desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias ao exercício da advocacia, variedade de áreas de possível atuação.

Contras: Falta de suporte técnico necessário ao suprimento das necessidades do órgão, principalmente no tocante a equipamentos de informatica, os quais ficam por semanas inutilizados.

Conselhos para presidência: A falta de equipamentos de informática de qualidade retarda absurdamente o desenvolvimento das atividades

Defensoria Pública do Estado de São Paulo