Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Uma Instituição capaz de mostrar o verdadeiro sentido da função essencial à Justiça brasileira.

Prós: Uma instituição nova, apenas 20 anos de existência. Com muitas possibilidades de desenvolvimento interdisciplinar, até mesmo por conta da amplitude de atuação nacional e internacional.

Contras: Uma cultura ainda muito corporativista entre os defensores públicos federais. Falta de visão coletiva e fortalecimento da interdisciplinalidade existênte entre os servidores da área meio, o que possibilitaria um fortalecimento da instutuição frente a sociendade.

Conselhos para presidência: Aconselharia uma visão mais gerencial, com a busca de qualidade na colaboração entre os servidores e defensores, para que juntos possam atender com plenitude o assistido e transformar a instituição em um exemplo de ética e competência pública.

Excelente para o estudante de direito que quer aprender a prática processualista, com amplo aprendizado.

Natal, RN

Prós: Excelente ambiente para o aprendizado jurídico, fornecendo espaço para que o estagiário possa atuar e desenvolver seu conhecimento na prática, atuando sob orientação do Defensor Público em diversos casos. Além disso, o trabalho de assistência jurídica à sociedade de baixa renda é muito gratificante, pela sua relevância social.

Contras: A estrutura física da instituição é um ponto a ser melhorado.

Minha experiência no setor público

Analista Técnico-administrativo

Prós: Perto de casa. Ajudo as pessoas o que pode ser recompensador. Cargo público efetivo, não terei aposentadoria integral, mas não me preocupo com desemprego.

Contras: Remuneração poderia ser melhor, ter plano de carreira. Público, engessado e mal administrado (metas contrárias à eficiência). Trabalho extremamente pesado e estressante (atendimento jurídico). Doenças psicossomáticas. Não há desafio, às vezes me sinto mal por trabalhar bem e com empenho.

Otimo lugar para trabalhar.

Salvador, BA

Prós: Estrutura, corporativismo união, excelente atendimento aos assistidos que por sua maioria das vezes são pessoas extremamente necessitadas, excelente administração.

Contras: Baixos repasses do governo federal, a bolsa dos estagiários poderia ser um pouco maior devido ao serviço de grandeza exercem e do alto grau de responsabilidade.

Quem entra, só pensa em sair.

Analista Técnico-administrativo

Maceió, AL

Prós: Flexibilidade de horário, sistema de informática, possibilidade de ajudar a população carente, conhecer a realidade da população brasileira, etc.

Contras: Poucos servidores, falta de material humano, muito trabalho, ausência de planos de cargos e carreira, remuneração muito baixa e estagnada e ausência de incentivo ao aprimoramento e especialização.

Conselhos para presidência: Analisar a DPU como instituição completa, em que cada um tem um papel a ser cumprido, não só um determinado grupo.

Bom para estagiar e inicio na carreira jurídica

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Várias áreas para conhecimento, amplia o leque de opções, da para migrar de area quando não se adaptou. Tem contato direto com os assistidos, um lugar muito bom para estágio

Contras: É um órgão público, então depende muito da sua própria dedicação e prioridade em aprender. As pessoas são atenciosas, mas se não for atrás do conhecimento ele não chegará até você

Um ótimo órgão

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: É um lugar acolhedor, com defensores, servidores e terceirizados atenciosos. Ótimo local para crescimento profissional e pessoal. Foi um grande auxílio para passar na OAB.

Contras: Poucos servidores, defensores e estagiários, o que faz acumular muitos processos e prejudica o serviço, além de sobrecarregar a todos. Fora isso é um ótimo local.

Muito bom

Prós: Ambiente bom de trabalhar, todos se ajudam, tem bastante contato com direito e aprende muito elaborando peças, e atendendo os assistidos, um otimo lugar para estagiar.

Contras: No atendimento ao publico as vezes pode rolar um stress, mas é bem raro, em geral sempre é um momento de aprendizado e de ver como é mundo aí fora

Oportunidade de aprendizagem.

Prós: Oportunidade de aprendizagem, em geral o estagiário trabalha com a minuta de peças, então lhe é oportunizado atuar diretamente nos processos.

Contras: RH é insuportável, com pessoas ignorantes e incompetentes (nem todas, mas a maioria). O valor da bolsa é melhor do que a DPE-RH porém está defasada também.

Um lugar muito agradável de se trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa onde eu tive muito aprendizado, contato muito próximo com os Defensores Públicos e assistidos. Contato direto com o público em atendimentos semanais.

Contras: Um ponto que considero negativo ao trabalhar nessa empresa é a falta de oportunidade de crescimento. Por ser um órgão público, a única forma de ingresso e crescimento lá dentro é através de concurso público.

Defensoria Pública da União (DPU)