Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Uma Instituição capaz de mostrar o verdadeiro sentido da função essencial à Justiça brasileira.

Prós: Uma instituição nova, apenas 20 anos de existência. Com muitas possibilidades de desenvolvimento interdisciplinar, até mesmo por conta da amplitude de atuação nacional e internacional.

Contras: Uma cultura ainda muito corporativista entre os defensores públicos federais. Falta de visão coletiva e fortalecimento da interdisciplinalidade existênte entre os servidores da área meio, o que possibilitaria um fortalecimento da instutuição frente a sociendade.

Conselhos para presidência: Aconselharia uma visão mais gerencial, com a busca de qualidade na colaboração entre os servidores e defensores, para que juntos possam atender com plenitude o assistido e transformar a instituição em um exemplo de ética e competência pública.

Excelente para o estudante de direito que quer aprender a prática processualista, com amplo aprendizado.

Natal, RN

Prós: Excelente ambiente para o aprendizado jurídico, fornecendo espaço para que o estagiário possa atuar e desenvolver seu conhecimento na prática, atuando sob orientação do Defensor Público em diversos casos. Além disso, o trabalho de assistência jurídica à sociedade de baixa renda é muito gratificante, pela sua relevância social.

Contras: A estrutura física da instituição é um ponto a ser melhorado.

Minha experiência no setor público

Analista Técnico-administrativo

Prós: Perto de casa. Ajudo as pessoas o que pode ser recompensador. Cargo público efetivo, não terei aposentadoria integral, mas não me preocupo com desemprego.

Contras: Remuneração poderia ser melhor, ter plano de carreira. Público, engessado e mal administrado (metas contrárias à eficiência). Trabalho extremamente pesado e estressante (atendimento jurídico). Doenças psicossomáticas. Não há desafio, às vezes me sinto mal por trabalhar bem e com empenho.

Estágio Regular.

Estágio

Prós: Possui uma localização de fácil acesso, o prédio possui uma boa infraestrutura, o estágio possibilita o aprendizado, bom clima organizacional.

Contras: A bolsa auxílio fica um pouco abaixo da média regional, o fechamento de folha é feito dia 15, porém, o pagamento é efetuado apenas dia 30 ou 1, fato que gera um lapso temporal de 15 dias, então dependendo de quando inicia o estágio fica um saldo residual pra trás que só é recebido quando encerra contrato.

Prós: A autonomia dada aos estagiários e a proximidade dos Defensores o que permite um melhor aprendizado. Além disso, pela diversidade de matérias, é possível modificar a área de atuação e ter contato com todas as fases do processo.

Contras: Infelizmente algumas modificações nos atendimento ocorriam e não eram repassadas aos estagiários, de modo que recebíamos advertências por condutas que não sabíamos que estavam erradas.

Conselhos para presidência: É um ótimo lugar para sé estagiar. Aprende-dé muito, por poucas horas, com uma ótima remuneração

Sem perspectiva

Agente Administrativo

Recife, PE

Prós: Estabilidade, estrutura relativamente nova com aparelhos seminovos. Horário reduzido, isto é. seis horas por dia. Amizades boas, carismáticas.

Contras: Sem perspectiva de aumento salarial, chefia não liga para os subordinados. Muito trabalho e poucas pessoas. O setor administrativo é totalmente desvalorizado.

RecepcionistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Por ser pública os feriados, a localização, pessoas legais, as vezes é bem tranquilo, o lugar é fresco tem ar condicionado, o serviço é fácil de aprender.

Contras: Não tem chance de crescimento, muita fofoca, intriga e perseguição, se você for terceirizado sofre mais porque o salário, passagem e VA sempre atrasam, além de não pagarem seu FGTS e INSS.

Conselhos para presidência: Menos intriga e cada um cuidar mais dos seus serviços do que dos outros. Se alguém tem que te chamar atenção, esse alguém é seu chefe e não os entrometidos de plantão.

Ótima instituição para ganhar experiência.

Estagiário de Direito

Volta Redonda, RJ

Prós: Aprendizagem, organização e a carga horária são ótimas. O salário está de acordo com o tempo de estágio e as tarefas são coerentes com o estágio.

Contras: Não há muitos pontos negativos, o salário poderia ser um pouco maior, mas tirando isso não há o que reclamar, pois é uma ótima empresa para trabalhar.

dpu eh maravilhosa

Estagiário de Nível MédioEx-funcionário, saiu em 2017

Santos, SP

Prós: ambiente de trabalho muito bom, infraestrutura otima

Contras: nao considero nenhum ponto negativo

Excelente empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Santos, SP

Prós: Excelentes profissionais e dedicados ao trabalho, sempre atenciosos com os assistidos. Todos sempre solícitos e prontos para ajudar o próximo.

Contras: Por algumas vezes o atendimento é "dificultado" por conta dos computadores que poderiam ser mais atualizados e a parte de atendimento inicial, deveria ter maquinas de scanner mais rápidas, para agilizar o processo de atendimento.

Defensoria Pública da União (DPU)