Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Uma Instituição capaz de mostrar o verdadeiro sentido da função essencial à Justiça brasileira.

Prós: Uma instituição nova, apenas 20 anos de existência. Com muitas possibilidades de desenvolvimento interdisciplinar, até mesmo por conta da amplitude de atuação nacional e internacional.

Contras: Uma cultura ainda muito corporativista entre os defensores públicos federais. Falta de visão coletiva e fortalecimento da interdisciplinalidade existênte entre os servidores da área meio, o que possibilitaria um fortalecimento da instutuição frente a sociendade.

Conselhos para presidência: Aconselharia uma visão mais gerencial, com a busca de qualidade na colaboração entre os servidores e defensores, para que juntos possam atender com plenitude o assistido e transformar a instituição em um exemplo de ética e competência pública.

Excelente para o estudante de direito que quer aprender a prática processualista, com amplo aprendizado.

Natal, RN

Prós: Excelente ambiente para o aprendizado jurídico, fornecendo espaço para que o estagiário possa atuar e desenvolver seu conhecimento na prática, atuando sob orientação do Defensor Público em diversos casos. Além disso, o trabalho de assistência jurídica à sociedade de baixa renda é muito gratificante, pela sua relevância social.

Contras: A estrutura física da instituição é um ponto a ser melhorado.

Minha experiência no setor público

Analista Técnico-administrativo

Prós: Perto de casa. Ajudo as pessoas o que pode ser recompensador. Cargo público efetivo, não terei aposentadoria integral, mas não me preocupo com desemprego.

Contras: Remuneração poderia ser melhor, ter plano de carreira. Público, engessado e mal administrado (metas contrárias à eficiência). Trabalho extremamente pesado e estressante (atendimento jurídico). Doenças psicossomáticas. Não há desafio, às vezes me sinto mal por trabalhar bem e com empenho.

Experiência poderia ser melhor

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Florianópolis, SC

Prós: Pessoas amigáveis, fáceis de se relacionar e prestativas para ajudar em caso de dúvidas. Flexibilidade nos horários, inclusive podendo compensar em caso de faltas.

Contras: Estrutura física do prédio ruim, más condições para o trabalho. Certa desorganização e falta de gestão. Sem possibilidades de crescimento e continuidade depois da graduação, pois o ingresso é apenas por concurso público.

Conselhos para presidência: Melhora do ambiente físico e gestão.

ótimo órgão público para se trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura e salários muito bons, boa localização com estacionamento relativamente fácil e possibilidade de alimentação perto do prédio, um órgão muito bem organizado.

Contras: Devido ao fato de ser uma organização pública a qual entrada se dá, na maioria dos casos, via concurso público, há poucas possibilidades de mobilidade.

Local bom de se trabalhar.

Manaus, AM

Prós: O salário, as 20 horas semanais de trabalho (4 horas por dia), e o aprendizado nas atividades jurídicas no âmbito federal. A localização do órgão também é muito boa!

Contras: Apesar das atividades desenvolvidas atendimento de bastante aprendizado, existe alguns casos que o estagiário é extremamente sobrecarregado em suas atividades desenvolvidas. Existe uma função que não tem absolutamente nada relacionado com o curso que o estagiário está prestando, onde este serviço deveria ser destinado aos terceirizados. Falta de confiança por parte do chefe, desestimulando o trabalho e o desempenho.

Conselhos para presidência: Mais descentralização para os serviços operacionais.

Ótimo local para aprendizado!

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo acompanhamento do estagiário, avaliando seu desempenho e destacando pontos fortes. Os superiores são muito abertos a questionamentos e sugestões. Aprende-se muito tanto no atendimento quanto nos gabinetes.

Contras: Devido a pouca verba disponibilizada, a estrutura é um pouco precária, no atendimento não há guichê fixo para o estagiário e o treinamento se dá pelos próprios estagiários. Mesmo com a chefia aberta a questionamentos e ajuda, falta muitas vezes tempo para tanto, o que pode prejudicar o andamento e qualidade dos atendimentos.

Excelente local para aprendizado

Prós: Trabalho em equipe, aprendizado, muito tempo pra estudar pra faculdade, além de muito flexível. Trabalho direto com os Defensores e assessores.

Contras: Depois de um tempo, o trabalho acaba ficando repetitivo e você já aprendeu tudo que tinha que aprender. A dica é trocar entre as áreas para aprender sempre mais e mais.

Eu gosto de trabalhar na dpu, mas existem muitas coisas que precisam melhoras lá.

Estagiário Superior

Teresina, PI

Prós: Bom ambiente de trabalho, flexibilidade de horário, possibilidade de compensação de faltas. Em geral, esses são os melhores aspectos do lugar.

Contras: Não escutam os estagiários, os defensores não se preocupam em nós ensinar, não demonstram se importar com os ofícios e uso prejudica bastante no aprendizado. Outra coisa foi que tiraram nossas férias. Foi o cúmulo!

Conselhos para presidência: Os defensores deveriam ser mais presentes.

Boa experiência de estágio

Salvador, BA

Prós: A experiência jurídica e a tranquilidade, uma vez que, ao contrário das defensorias estaduais, na DPU a estrutura física é boa e a demanda é menor, tornando o trabalho mais satisfatório e menos cansativo.

Contras: A DPU, por conta do RH, não concede muita flexibilidade aos seus estagiários, ao contrários dos defensores, que possuem total flexibilidade de horários, os estagiários são obrigados a cumprir estritamente a carga horária em períodos pré-fixados no turno da tarde ou da manhã.

Defensoria Pública da União (DPU)