Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Ótimo local para aprendizado!

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo acompanhamento do estagiário, avaliando seu desempenho e destacando pontos fortes. Os superiores são muito abertos a questionamentos e sugestões. Aprende-se muito tanto no atendimento quanto nos gabinetes.

Contras: Devido a pouca verba disponibilizada, a estrutura é um pouco precária, no atendimento não há guichê fixo para o estagiário e o treinamento se dá pelos próprios estagiários. Mesmo com a chefia aberta a questionamentos e ajuda, falta muitas vezes tempo para tanto, o que pode prejudicar o andamento e qualidade dos atendimentos.

Excelente local para aprendizado

Prós: Trabalho em equipe, aprendizado, muito tempo pra estudar pra faculdade, além de muito flexível. Trabalho direto com os Defensores e assessores.

Contras: Depois de um tempo, o trabalho acaba ficando repetitivo e você já aprendeu tudo que tinha que aprender. A dica é trocar entre as áreas para aprender sempre mais e mais.

Boa experiência de estágio

Salvador, BA

Prós: A experiência jurídica e a tranquilidade, uma vez que, ao contrário das defensorias estaduais, na DPU a estrutura física é boa e a demanda é menor, tornando o trabalho mais satisfatório e menos cansativo.

Contras: A DPU, por conta do RH, não concede muita flexibilidade aos seus estagiários, ao contrários dos defensores, que possuem total flexibilidade de horários, os estagiários são obrigados a cumprir estritamente a carga horária em períodos pré-fixados no turno da tarde ou da manhã.

Bom no geral

Prós: Horário flexível, normalmente os defensores não cobram presença todos os dias, pois o trabalho é quase que completamente eletrônico, podendo ser feito de casa.

Contras: Grande número de assistidos, acaba sobrecarregando tanto os defensores quanto os estagiários, mas no geral o trabalho é bastante satisfatório. Alguns defensores vão de dois a três dias na semana, há um afastamento e deixa a desejar no quesito “aprendizado”, temos que nos virar.

Incrível

Defensor Público

Campinas, SP

Prós: Liberdade, ambiente de trabalho, ótimo salário , liberdade de atuação, flexibilidade de horário, possibilidade de Home Office

Contras: infraestrutura deficitária, ainda em crescimento com poucos recursos humanos , volume elevado de serviço

Conselhos para presidência: Estruturação dos recursos humanos , profissionalização da gestão e melhor capacidade de adequação das tecnologias aos anseios dos funcionários

Otimo lugar para trabalhar.

Salvador, BA

Prós: Estrutura, corporativismo união, excelente atendimento aos assistidos que por sua maioria das vezes são pessoas extremamente necessitadas, excelente administração.

Contras: Baixos repasses do governo federal, a bolsa dos estagiários poderia ser um pouco maior devido ao serviço de grandeza exercem e do alto grau de responsabilidade.

Um ótimo órgão

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: É um lugar acolhedor, com defensores, servidores e terceirizados atenciosos. Ótimo local para crescimento profissional e pessoal. Foi um grande auxílio para passar na OAB.

Contras: Poucos servidores, defensores e estagiários, o que faz acumular muitos processos e prejudica o serviço, além de sobrecarregar a todos. Fora isso é um ótimo local.

Muito bom

Prós: Ambiente bom de trabalhar, todos se ajudam, tem bastante contato com direito e aprende muito elaborando peças, e atendendo os assistidos, um otimo lugar para estagiar.

Contras: No atendimento ao publico as vezes pode rolar um stress, mas é bem raro, em geral sempre é um momento de aprendizado e de ver como é mundo aí fora

Ótima experiência, acredito que todos os estudantes de direito deveriam atuar neste órgão.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santos, SP

Prós: Ótima equipe, muito conhecimento partilhado, pessoas solidárias, defensores sempre dispostos a auxiliar, horário flexível, jornada reduzida em dias de provas, bolsa auxílio superior aos demais estágios.

Contras: Não há efetivação de estagiário, falta computadores para o número de funcionários, grande carga de trabalho (embora proporcione muito conhecimento) e emocional.

Muito aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado, seja na área cível, saúde , ou criminal, tudo você aprende , seja porque pode escolher ficar trocando de área ou porque o defensor acumula essas áreas

Contras: Acho que o salário deveria ser melhor , além de que poderia oferecer um sistema de atendimento melhor do que por ordem de chegada , já que as pessoas ficam horas esperando

Defensoria Pública da União (DPU)