Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Um ótimo órgão

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: É um lugar acolhedor, com defensores, servidores e terceirizados atenciosos. Ótimo local para crescimento profissional e pessoal. Foi um grande auxílio para passar na OAB.

Contras: Poucos servidores, defensores e estagiários, o que faz acumular muitos processos e prejudica o serviço, além de sobrecarregar a todos. Fora isso é um ótimo local.

Muito bom

Prós: Ambiente bom de trabalhar, todos se ajudam, tem bastante contato com direito e aprende muito elaborando peças, e atendendo os assistidos, um otimo lugar para estagiar.

Contras: No atendimento ao publico as vezes pode rolar um stress, mas é bem raro, em geral sempre é um momento de aprendizado e de ver como é mundo aí fora

Ótima experiência, acredito que todos os estudantes de direito deveriam atuar neste órgão.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santos, SP

Prós: Ótima equipe, muito conhecimento partilhado, pessoas solidárias, defensores sempre dispostos a auxiliar, horário flexível, jornada reduzida em dias de provas, bolsa auxílio superior aos demais estágios.

Contras: Não há efetivação de estagiário, falta computadores para o número de funcionários, grande carga de trabalho (embora proporcione muito conhecimento) e emocional.

Muito aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado, seja na área cível, saúde , ou criminal, tudo você aprende , seja porque pode escolher ficar trocando de área ou porque o defensor acumula essas áreas

Contras: Acho que o salário deveria ser melhor , além de que poderia oferecer um sistema de atendimento melhor do que por ordem de chegada , já que as pessoas ficam horas esperando

Excelente para estágio

Prós: Ótimo estágio para aprender a fazer peças e atendimento ao público. Na DPU, você tem contato com os assistidos, bem como com os processos e aprende a atuar na prática.

Contras: Apesar de ser um ambiente excelente, muitos defensores não sentem-se estimulados a atuar presencialmente, então o contato com eles muitas vezes é por meio eletrônico, o que pode não ser tão interessante.

ótimo local

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: ótimo ambiente, de muito aprendizado e de fácil convivencia, muito bom, recomendo a qualquer pessoa, todos são muito solicitos e dispostos a ensinar

Contras: nada de negativo, realmente o ambiente é muito satisfatorio e interessante pra aprendizado e crescimento pessoal, não há nada de negativo, de verdade.

Excelente experiência!!

Estagiário Superior

Prós: Ambiente agradável, normalmente a quantidade de trabalho é bem distribuída. Grande possibilidade de aprendizagem jurídica e pessoal (pelo contato com os assistidos). Há possibilidade de receber pontuação na prova de Títulos de defensor público de acordo com os anos estagiados (no máximo 2).

Contras: Praticamente inexistente. Recomendo fortemente o estágio lá. Em alguns momentos ocorre desequilíbrio de demandas entre os estagiários, o que sobrecarrega alguns em detrimento de outros.

otima

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: òtimo local para trabalhar, bom ambiente, sempre fui bem tratado. Além do mais, lá o salário nunca atrasou um dia sequer. Indico a todos estagiar lá

Contras: Apesar de ser um òtimo local para trabalhar, bom ambiente, sempre fui bem tratado. Além do mais, lá o salário nunca atrasou um dia sequer, há um volume enorme de serviço

Conselhos para presidência: òtimo local de trabalho

Ótimo aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado, pois estamos em contato direto com o defensor público que nos mostra como é o dia a dia dessa profissão. Além de nos mostrar, as causas

Contras: Salário baixo, mas isso não chega a ser um problema, porque o aprendizado para um estagiário é muito mais importante e é o que realmente acrescenta no curriculo

Ótimo ambiente

Prós: Uma ótima empresa para primeira oportunidade de estágio em direito Ótimo ambiente de trabalho e dependendo do seu defensor você aprende bem.

Contras: Deve atentar-se para procurar algo melhor antes do término do estágio. A infraestrutura não é das melhores, Mas nada que interfira no aprendizado.

Conselhos para presidência: Invistam em infraestrutura.

Defensoria Pública da União (DPU)