Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

• Há 1 dia

Exelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Recife, PE

Prós: Grande oportunidade de aprendizado na área jurídica. O trabalho é interessante, bem como gera um impacto positivo na vida das pessoas. A bolsa estágio é boa. Há a possibilidade de mudar de áreas com relativa facilidade.

Contras: A depender da área em que o indivíduo estiver empregado, o trabalho pode tornar repetitivo devido às demandas comuns. A quantidade de trabalho, por vezes, pode ser substancial.

Dpu

Prós: Ambiente maravilhoso, calmo, organizado! Os defensores nos geral são muito educados! Pouca carga de trabalho e chance de estudar, além de liberdade de trabalho

Contras: Sistema confuso e lento, atendimento confuso e sem estrutura! No sistema existem muitas falhas, mas que com o tempo possivelmente serão supridas

Excelente estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo ambiente, oportunidade de ensino, horários flexíveis, era possível faltar em dia de avaliação, dependendo do defensor, atendimento aos assistidos.

Contras: Nenhum ponto negativo havia neste estágio, a única questão é que não se pode ser efetivado, pois é preciso fazer concurso público de provas e títulos.

Muito bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muito aprendizado para os estagiários. Muita cordialidade entre os funcionários e assistidos, amplo leque de matérias para se aprofundar....

Contras: Sem plano de carreira, por ser um orgão público não fornece nenhum tipo de efetivação ou planos para se estabelecer, porem nos fornece os pontos positivos

Prós: A autonomia dada aos estagiários e a proximidade dos Defensores o que permite um melhor aprendizado. Além disso, pela diversidade de matérias, é possível modificar a área de atuação e ter contato com todas as fases do processo.

Contras: Infelizmente algumas modificações nos atendimento ocorriam e não eram repassadas aos estagiários, de modo que recebíamos advertências por condutas que não sabíamos que estavam erradas.

Conselhos para presidência: É um ótimo lugar para sé estagiar. Aprende-dé muito, por poucas horas, com uma ótima remuneração

Excelente empresa

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Santos, SP

Prós: Excelentes profissionais e dedicados ao trabalho, sempre atenciosos com os assistidos. Todos sempre solícitos e prontos para ajudar o próximo.

Contras: Por algumas vezes o atendimento é "dificultado" por conta dos computadores que poderiam ser mais atualizados e a parte de atendimento inicial, deveria ter maquinas de scanner mais rápidas, para agilizar o processo de atendimento.

Ótimo local para aprendizado!

Porto Alegre, RS

Prós: Ótimo acompanhamento do estagiário, avaliando seu desempenho e destacando pontos fortes. Os superiores são muito abertos a questionamentos e sugestões. Aprende-se muito tanto no atendimento quanto nos gabinetes.

Contras: Devido a pouca verba disponibilizada, a estrutura é um pouco precária, no atendimento não há guichê fixo para o estagiário e o treinamento se dá pelos próprios estagiários. Mesmo com a chefia aberta a questionamentos e ajuda, falta muitas vezes tempo para tanto, o que pode prejudicar o andamento e qualidade dos atendimentos.

Excelente local para aprendizado

Prós: Trabalho em equipe, aprendizado, muito tempo pra estudar pra faculdade, além de muito flexível. Trabalho direto com os Defensores e assessores.

Contras: Depois de um tempo, o trabalho acaba ficando repetitivo e você já aprendeu tudo que tinha que aprender. A dica é trocar entre as áreas para aprender sempre mais e mais.

Boa experiência de estágio

Salvador, BA

Prós: A experiência jurídica e a tranquilidade, uma vez que, ao contrário das defensorias estaduais, na DPU a estrutura física é boa e a demanda é menor, tornando o trabalho mais satisfatório e menos cansativo.

Contras: A DPU, por conta do RH, não concede muita flexibilidade aos seus estagiários, ao contrários dos defensores, que possuem total flexibilidade de horários, os estagiários são obrigados a cumprir estritamente a carga horária em períodos pré-fixados no turno da tarde ou da manhã.

Bom no geral

Prós: Horário flexível, normalmente os defensores não cobram presença todos os dias, pois o trabalho é quase que completamente eletrônico, podendo ser feito de casa.

Contras: Grande número de assistidos, acaba sobrecarregando tanto os defensores quanto os estagiários, mas no geral o trabalho é bastante satisfatório. Alguns defensores vão de dois a três dias na semana, há um afastamento e deixa a desejar no quesito “aprendizado”, temos que nos virar.

Defensoria Pública da União (DPU)