Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Muito bom

Prós: Ambiente bom de trabalhar, todos se ajudam, tem bastante contato com direito e aprende muito elaborando peças, e atendendo os assistidos, um otimo lugar para estagiar.

Contras: No atendimento ao publico as vezes pode rolar um stress, mas é bem raro, em geral sempre é um momento de aprendizado e de ver como é mundo aí fora

Oportunidade de aprendizagem.

Prós: Oportunidade de aprendizagem, em geral o estagiário trabalha com a minuta de peças, então lhe é oportunizado atuar diretamente nos processos.

Contras: RH é insuportável, com pessoas ignorantes e incompetentes (nem todas, mas a maioria). O valor da bolsa é melhor do que a DPE-RH porém está defasada também.

Um lugar muito agradável de se trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa onde eu tive muito aprendizado, contato muito próximo com os Defensores Públicos e assistidos. Contato direto com o público em atendimentos semanais.

Contras: Um ponto que considero negativo ao trabalhar nessa empresa é a falta de oportunidade de crescimento. Por ser um órgão público, a única forma de ingresso e crescimento lá dentro é através de concurso público.

Ótima experiência, acredito que todos os estudantes de direito deveriam atuar neste órgão.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Santos, SP

Prós: Ótima equipe, muito conhecimento partilhado, pessoas solidárias, defensores sempre dispostos a auxiliar, horário flexível, jornada reduzida em dias de provas, bolsa auxílio superior aos demais estágios.

Contras: Não há efetivação de estagiário, falta computadores para o número de funcionários, grande carga de trabalho (embora proporcione muito conhecimento) e emocional.

Muito aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito aprendizado, seja na área cível, saúde , ou criminal, tudo você aprende , seja porque pode escolher ficar trocando de área ou porque o defensor acumula essas áreas

Contras: Acho que o salário deveria ser melhor , além de que poderia oferecer um sistema de atendimento melhor do que por ordem de chegada , já que as pessoas ficam horas esperando

Ótimo lugar para se trabalhar.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Bom relacionamento com colegas e atenção do pessoal do RH. Ótimo serviço de Copa, cafés, chás e água. Estacionamento tranquilo e seguro, além de fácil acesso.

Contras: Acesso por ônibus dificultado, porém há serviço de vans que fazem o trajeto até a rodoviária. Trânsito meio confuso pela circulação de carros.

Satisfeita

Prós: Assistência jurídica gratuita, bom atendimento, pessoas solícitas, defensores inteligentes, organização, limpeza, educação, aprendizado e experiência.

Contras: O salário poderia ser melhor, principalmente a bolsa-auxílio oferecida aos estagiários, que são considerados mão-de-obra barata. Os defensores, apesar de inteligentes, poderiam ser mais presentes. Visto que alguns comparecem muito pouco à DPU.

Excelente para estágio

Prós: Ótimo estágio para aprender a fazer peças e atendimento ao público. Na DPU, você tem contato com os assistidos, bem como com os processos e aprende a atuar na prática.

Contras: Apesar de ser um ambiente excelente, muitos defensores não sentem-se estimulados a atuar presencialmente, então o contato com eles muitas vezes é por meio eletrônico, o que pode não ser tão interessante.

Estável

Prós: O maior ponto positivo, como em qualquer emprego público é a estabilidade no emprego. Além disso, o horário de trabalho razoável. A localização é boa.

Contras: Não é o melhor lugar do mundo para um profisisonal recem formado, que tenha desejo que aplicar seus conhecimentos em inovação e estas coisas.

Boa porém sem chances para terceirizados

Vendedor ExternoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom ambiente de trabalho e muito profissionalismo em tudo o que é proposto nos ambientes

Contras: má remuneração e funcionários concursados muito acomodados. uma corregedoria constante cooperaria

Conselhos para presidência: Acompanhamento constante dos funcionários, pois muitos nada fazem.

Defensoria Pública da União (DPU)