Como é trabalhar na Defensoria Pública da União (DPU)?

Recomendo para estudantes que queiram aprender

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Ribeirão Preto, SP

Prós: Como ponto positivo, acredito que a oportunidade de aprendizado é o principal, realizando desde peças processuais até atendimentos com os assistidos

Contras: Depois de um tempo trabalhando na DPU o trabalho começa a se repetir, de maneira que dificilmente você consegue trabalhar com casos e situações muito diferentes ou que demandem um maior trabalho intelectual

Avaliação local de Estágio

Brasília, DF

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras.

Contras: Como toda empresa há uns problemas de gestão pública por falta de orçamento e sendo que esta falta de orçamento compromete o serviço a ser executado. Não e tão acessível.

Incrível

Defensor Público

Campinas, SP

Prós: Liberdade, ambiente de trabalho, ótimo salário , liberdade de atuação, flexibilidade de horário, possibilidade de Home Office

Contras: infraestrutura deficitária, ainda em crescimento com poucos recursos humanos , volume elevado de serviço

Conselhos para presidência: Estruturação dos recursos humanos , profissionalização da gestão e melhor capacidade de adequação das tecnologias aos anseios dos funcionários

Otimo lugar para trabalhar.

Salvador, BA

Prós: Estrutura, corporativismo união, excelente atendimento aos assistidos que por sua maioria das vezes são pessoas extremamente necessitadas, excelente administração.

Contras: Baixos repasses do governo federal, a bolsa dos estagiários poderia ser um pouco maior devido ao serviço de grandeza exercem e do alto grau de responsabilidade.

Quem entra, só pensa em sair.

Analista Técnico-administrativo

Maceió, AL

Prós: Flexibilidade de horário, sistema de informática, possibilidade de ajudar a população carente, conhecer a realidade da população brasileira, etc.

Contras: Poucos servidores, falta de material humano, muito trabalho, ausência de planos de cargos e carreira, remuneração muito baixa e estagnada e ausência de incentivo ao aprimoramento e especialização.

Conselhos para presidência: Analisar a DPU como instituição completa, em que cada um tem um papel a ser cumprido, não só um determinado grupo.

Bom para estagiar e inicio na carreira jurídica

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Várias áreas para conhecimento, amplia o leque de opções, da para migrar de area quando não se adaptou. Tem contato direto com os assistidos, um lugar muito bom para estágio

Contras: É um órgão público, então depende muito da sua própria dedicação e prioridade em aprender. As pessoas são atenciosas, mas se não for atrás do conhecimento ele não chegará até você

Um ótimo órgão

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: É um lugar acolhedor, com defensores, servidores e terceirizados atenciosos. Ótimo local para crescimento profissional e pessoal. Foi um grande auxílio para passar na OAB.

Contras: Poucos servidores, defensores e estagiários, o que faz acumular muitos processos e prejudica o serviço, além de sobrecarregar a todos. Fora isso é um ótimo local.

Muito bom

Prós: Ambiente bom de trabalhar, todos se ajudam, tem bastante contato com direito e aprende muito elaborando peças, e atendendo os assistidos, um otimo lugar para estagiar.

Contras: No atendimento ao publico as vezes pode rolar um stress, mas é bem raro, em geral sempre é um momento de aprendizado e de ver como é mundo aí fora

Oportunidade de aprendizagem.

Prós: Oportunidade de aprendizagem, em geral o estagiário trabalha com a minuta de peças, então lhe é oportunizado atuar diretamente nos processos.

Contras: RH é insuportável, com pessoas ignorantes e incompetentes (nem todas, mas a maioria). O valor da bolsa é melhor do que a DPE-RH porém está defasada também.

Um lugar muito agradável de se trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa onde eu tive muito aprendizado, contato muito próximo com os Defensores Públicos e assistidos. Contato direto com o público em atendimentos semanais.

Contras: Um ponto que considero negativo ao trabalhar nessa empresa é a falta de oportunidade de crescimento. Por ser um órgão público, a única forma de ingresso e crescimento lá dentro é através de concurso público.

Defensoria Pública da União (DPU)