Como é trabalhar na Decathlon?

Clima bom, pessoas bacanas, mas só fica quem realmente gosta do modelo de negócio, pois não é fácil.

Vendedor

Campinas, SP

Prós: Possibilidade de atender muita gente diferente, o que é um grande aprendizado. O clima organizacional também é bacana, vários colaboradores jovens e esportistas, clima descontraído.

Contras: A rotina é semelhante a de shoppings, se trabalha de fins de semana e nos feriados. Um funcionário faz vários serviços ao mesmo tempo, assim, poucas pessoas gerenciam sessões inteiras, recebem mercadorias, as organizam nas prateleiras e atendem ao cliente. O número de funcionários e investimento na sessão (promoções para vendedor técnico), acontece só se a sessão vender muito. Resumindo, poucos fazem bastante trabalho, pois os diretores das lojas sempre querem vender mais com menos funcionários.

Conselhos para presidência: Se houvesse um funcionário além do necessário, todos os outros poderiam dedicar parte de seu tempo nos sábados/domingos e feriados no desenvolvimento de projetos que fossem agregar a imagem da empresa. Como visitar eventos e feiras esportivas representando a empresa, demonstrando seus produtos. Há muitos talentos nos funcionários que são inexplorados, vários produtos lançados pelo Google, Facebook e etc, vieram de funcionários que criaram projetos paralelos ao que já faziam no dia a dia. Pela estrutura da Decathlon, precisa-se correr para dar conta de receber a mercadoria, as vezes o cliente percebe que fica em segundo plano, e quando não fica, inevitavelmente acumula-se mercadorias a serem guardadas.

Empresa muito boa, mas que paga mal e tem escritório amador.

Prós: Colaboradores têm autonomia e poder de decisão. O lado humano é muito forte, as reuniões individuais com seu chefe a cada mês são um diferencial de mercado. O papo é reto e honesto. O esporte é realmente muito presente no dia a dia e nas reuniões de time. O clima organizacional é bom, informal e permite a troca de conhecimentos pois é colaborativo. Todos têm contato com a diretoria e, de certa forma, recebem reconhecimento, mas isto depende muito do chefe que você tenha. A empresa tem uma ótima visão de futuro, é familiar o que a deixa muito mais estável e com menos pressão em relação à concorrência, por exemplo. Não se guia pelo mercado, ao contrário, cria seu próprio mercado. Tem planos de expansão no Brasil e América Latina, além de Ásia e África.

Contras: Salários ruins. Prédio do escritório sem vida, abafado e com estacionamento deficitário. Falta de valorização das pessoas do escritório pois são vistas como folgadas e "vida boa". Não incentivam a profissionalização dos cargos do escritório, são colocadas pessoas sem conhecimento porque são das lojas. E depois estas pessoas são colocadas de lado, sem projeto. Alguns chefes ruins e até desonestos continuam prejudicando bons colaboradores em toda a empresa. Seria preciso profissionalizar muito mais o RH e a forma de recrutar para limpar a empresa e recrutar melhor daqui pra frente. Falta de investimento no Marketing e na Comunicação. Com um país tão grande como este, não investir em comunicação é um tiro no pé! Atendimento precário em algumas lojas pois faltam bons gerentes, treinamento e, claro, bons salários.

Conselhos para presidência: O escritório deve ser melhor visto, remunerado e organizado. O único plano de carreira não deve ser o da loja pois sem o verdadeiro amor ao varejo esta pessoa não vai tratar o cliente como ele merece. Porém o coração da empresa é a loja. Então investir mais, atrair mais talentos do varejo e segurá-los na loja. Hoje as pessoas entram na loja já contando os dias para irem pro escritório para usufruir de benefícios que não são verdadeiros. Quem ama a loja, deve ficar na loja. Quem ama o trabalho de escritório e é formado para tal, fica no escritório, mas com plano de carreira.

Insatisfeito e decepcionado

Vendedor Técnico

Florianópolis, SC

Prós: É muito fácil entrar na empresa! As vezes brincamos com alguns equipamentos como ping pong etc...

Contras: Salario baixo. Você recebe uma responsabilidade nova todo dia. Todo funcionário é revistado na entrada e na saída da loja e somos obrigados a abrir nossas mochilas mostrando bens pessoais. Eu sou vendedor mas sou obrigado a trabalhar no caixa, no estoque, no recebimento de mercadorias e ainda limpo o chão da loja, acho isso um absurdo!!! Minha colega de corredor morreu em um acidente de carro e quando isso foi anunciado pro funcionários todos foram forçados a trabalhar cabisbaixos e triste pelo Diretor da loja! A loja de inicio demonstra ser uma oportunidade de crescimento irreal e um local ótimo para "esportistas" quando na verdade você precisa viver pra loja.

Conselhos para presidência: Os superiores na loja devem ser dados as pessoas que foram vendedores, vendedores técnicos, aprendiz de gerente para depois sim se tornar gerente! Vemos muitos gerentes pedindo demissão e a loja não da oportunidade aos funcionários de crescerem. É preciso trabalhar mais a motivação dos funcionários e isso sim, se fala em dinheiro e não pagar uma pizza com uma àgua para o funcionário.

Gerente de SeçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios e a estrutura física para trabalhar é sensacional, tem um refeitório muito grande, vestiários masculinos e femininos, sala de jogos, sala de descanso.

Contras: O plano de carreira que tanto é ofertado nas entrevistas não acontece na unidade da Barra da tijuca, a empresa deveria acompanhar a gestão da unidade do RJ, estão perdendo muitos talentos por uma gestão ruim.

Conselhos para presidência: Realizar uma pesquisa de satisfação com toda equipe referente ao diretor da unidade da Barra da Tijuca, pois ele é o causador da maior parte da saída de colaboradores da empresa.

Empresa em ascensão.

Gerente Fiscal

Prós: Valores da empresa e informalidade.

Contras: Atitudes dos colaboradores e alta gestão não são coerentes com os valores da empresa.

Conselhos para presidência: Não deixe os valores da Decathlon estar presente somente no papel.

Prós: Ambiente de lazer, busca pela saúde do colaborador

Contras: Falta de profissionalismo, rh muito falho, falta de gestao

Conselhos para presidência: Rever os perfis das chefias, são despreparadas

Burro de carga de Francês

GerenteEx-funcionário, saiu em 2013

Campinas, SP

Prós: Trabalhar com artigos esportivos.

Contras: - Carga excessiva de atividades que estão fora do contrato;
    - exploração constante;
    - Ser humilhado e desrespeitado;
    - Ter que puxar o saco para ser promovido;
    - péssima relação viva pessoal e trabalho;
    - aceitar como patrão pessoas sem formação acadêmica;
    - a empresa não valoriza candidatos e funcionários com diplomas acadêmicos;
    - Salario a baixo do mercado;
    - Ser um burro de carga e obedecer os franceses exploradores e sugadores do Brasil;
    e não para mais.......

Conselhos para presidência: Valorizar pessoas com formação acadêmica e que todos os cargos de Gerencial, Diretoria e Presidência ser Brasileiro e com alguma formação.

Empresa com potencial, em expansão no Brasil

Assistente de Atendimento ao ClienteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimos benefícios, ambiente descontraído, autonomia na tomada de decisões, plano de desenvolvimento interno, horário flexível, incentivo à pratica esportiva.

Contras: Gestores contratados de fora não compreendem a filosofia de crescimento da empresa e acabam por não desenvolver o funcionário para o crescimento dentro da empresa; autonomia confundida pelos funcionários com autoridade.

Conselhos para presidência: Investir no bem estar da base da empresa, profissionais com potencial de crescimento investem tempo estudando e não são valorizados.

Plano de carreira decente...

Assistente de Serviço ao ClienteEx-funcionário, saiu em 2013

Florianópolis, SC

Prós: Plano de carreira: Aparentemente existem diversas oportunidades para crescimento dentro da empresa, mesmo não tendo ficado o suficiente para conseguir uma promoção vi diversos colegas sendo promovidos e ganhando novas oportunidades.

Contras: Alem da remuneração abaixo da média da categoria no ambiente de trabalho e muito comum encontrar coisas como acumulo de funções e colegas não colaborativos que tornam a experiencia de trabalho menos agradavel.

Conselhos para presidência: Tente se destacar e fugir dos cargos operacionais buscando capacitação.

Regular

Vendedor Técnico Sênior

Prós: Empresa na qual investe muito na formação de seus colaboradores, todos têm autonomia para desenvolver suas funções, inúmeras atras para crescimento.

Contras: Infelizmente a empresa cada vez mais contrata pessoas de fora e diminuiu muito a oportunidade de crescimento de seus colaboradores, deixando muitas pessoas desanimadas com seu projeto.

Decathlon

Descrição:A DECATHLON, fundada em 1976, iniciou suas atividades no Brasil em 2001, hoje tem 14 lojas e 1 armazém e está em processo forte de expansão. Com mais de 50 esportes sob o mesmo teto, uma das principais características é a inovação e desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. As lojas DECATHLON tem como principais diferenciais a grande variedade de produtos para praticantes de todos os níveis, a excelente relação custo-benefício de seus produtos e uma equipe de vendas apaixonada pelo esporte, capaz de oferecer uma verdeira consultoria esportiva aos clientes.