Como é trabalhar na Decathlon?

Clima bom, pessoas bacanas, mas só fica quem realmente gosta do modelo de negócio, pois não é fácil.

Campinas, SP

Prós: Possibilidade de atender muita gente diferente, o que é um grande aprendizado. O clima organizacional também é bacana, vários colaboradores jovens e esportistas, clima descontraído.

Contras: A rotina é semelhante a de shoppings, se trabalha de fins de semana e nos feriados. Um funcionário faz vários serviços ao mesmo tempo, assim, poucas pessoas gerenciam sessões inteiras, recebem mercadorias, as organizam nas prateleiras e atendem ao cliente. O número de funcionários e investimento na sessão (promoções para vendedor técnico), acontece só se a sessão vender muito. Resumindo, poucos fazem bastante trabalho, pois os diretores das lojas sempre querem vender mais com menos funcionários.

Conselhos para presidência: Se houvesse um funcionário além do necessário, todos os outros poderiam dedicar parte de seu tempo nos sábados/domingos e feriados no desenvolvimento de projetos que fossem agregar a imagem da empresa. Como visitar eventos e feiras esportivas representando a empresa, demonstrando seus produtos. Há muitos talentos nos funcionários que são inexplorados, vários produtos lançados pelo Google, Facebook e etc, vieram de funcionários que criaram projetos paralelos ao que já faziam no dia a dia. Pela estrutura da Decathlon, precisa-se correr para dar conta de receber a mercadoria, as vezes o cliente percebe que fica em segundo plano, e quando não fica, inevitavelmente acumula-se mercadorias a serem guardadas.

Empresa muito boa, mas que paga mal e tem escritório amador.

Prós: Colaboradores têm autonomia e poder de decisão. O lado humano é muito forte, as reuniões individuais com seu chefe a cada mês são um diferencial de mercado. O papo é reto e honesto. O esporte é realmente muito presente no dia a dia e nas reuniões de time. O clima organizacional é bom, informal e permite a troca de conhecimentos pois é colaborativo. Todos têm contato com a diretoria e, de certa forma, recebem reconhecimento, mas isto depende muito do chefe que você tenha. A empresa tem uma ótima visão de futuro, é familiar o que a deixa muito mais estável e com menos pressão em relação à concorrência, por exemplo. Não se guia pelo mercado, ao contrário, cria seu próprio mercado. Tem planos de expansão no Brasil e América Latina, além de Ásia e África.

Contras: Salários ruins. Prédio do escritório sem vida, abafado e com estacionamento deficitário. Falta de valorização das pessoas do escritório pois são vistas como folgadas e "vida boa". Não incentivam a profissionalização dos cargos do escritório, são colocadas pessoas sem conhecimento porque são das lojas. E depois estas pessoas são colocadas de lado, sem projeto. Alguns chefes ruins e até desonestos continuam prejudicando bons colaboradores em toda a empresa. Seria preciso profissionalizar muito mais o RH e a forma de recrutar para limpar a empresa e recrutar melhor daqui pra frente. Falta de investimento no Marketing e na Comunicação. Com um país tão grande como este, não investir em comunicação é um tiro no pé! Atendimento precário em algumas lojas pois faltam bons gerentes, treinamento e, claro, bons salários.

Conselhos para presidência: O escritório deve ser melhor visto, remunerado e organizado. O único plano de carreira não deve ser o da loja pois sem o verdadeiro amor ao varejo esta pessoa não vai tratar o cliente como ele merece. Porém o coração da empresa é a loja. Então investir mais, atrair mais talentos do varejo e segurá-los na loja. Hoje as pessoas entram na loja já contando os dias para irem pro escritório para usufruir de benefícios que não são verdadeiros. Quem ama a loja, deve ficar na loja. Quem ama o trabalho de escritório e é formado para tal, fica no escritório, mas com plano de carreira.

Gerente de SeçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios e a estrutura física para trabalhar é sensacional, tem um refeitório muito grande, vestiários masculinos e femininos, sala de jogos, sala de descanso.

Contras: O plano de carreira que tanto é ofertado nas entrevistas não acontece na unidade da Barra da tijuca, a empresa deveria acompanhar a gestão da unidade do RJ, estão perdendo muitos talentos por uma gestão ruim.

Conselhos para presidência: Realizar uma pesquisa de satisfação com toda equipe referente ao diretor da unidade da Barra da Tijuca, pois ele é o causador da maior parte da saída de colaboradores da empresa.

Nao indico

Vendedor

Prós: Trabalha direto com pessoas venda, troca e atendimento ao cliente. area esportiva na qual sempre tive prazer em trabalhar, porem o salario deixa a desejar

Contras: Impossibilidade de crescimento profissional, trabalho massivo, poucas folgas e sem comissao, nao é valido o esforço, use apenas como trampolim

Conselhos para presidência: Sejam mais humanos, seus resultados vem de baixo, valorizem os seus profissionais

Insatisfeito e decepcionado

Vendedor Técnico

Florianópolis, SC

Prós: É muito fácil entrar na empresa! As vezes brincamos com alguns equipamentos como ping pong etc...

Contras: Salario baixo. Você recebe uma responsabilidade nova todo dia. Todo funcionário é revistado na entrada e na saída da loja e somos obrigados a abrir nossas mochilas mostrando bens pessoais. Eu sou vendedor mas sou obrigado a trabalhar no caixa, no estoque, no recebimento de mercadorias e ainda limpo o chão da loja, acho isso um absurdo!!! Minha colega de corredor morreu em um acidente de carro e quando isso foi anunciado pro funcionários todos foram forçados a trabalhar cabisbaixos e triste pelo Diretor da loja! A loja de inicio demonstra ser uma oportunidade de crescimento irreal e um local ótimo para "esportistas" quando na verdade você precisa viver pra loja.

Conselhos para presidência: Os superiores na loja devem ser dados as pessoas que foram vendedores, vendedores técnicos, aprendiz de gerente para depois sim se tornar gerente! Vemos muitos gerentes pedindo demissão e a loja não da oportunidade aos funcionários de crescerem. É preciso trabalhar mais a motivação dos funcionários e isso sim, se fala em dinheiro e não pagar uma pizza com uma àgua para o funcionário.

Vende uma imagem que não é

Vendedor

Prós: Empresa possui excelentes benefícios como VA/Vr, plano de saude, seguro de vida, gympass e plano odontologico, bom ambiente de trabalho, incentivo ao esporte

Contras: O colaborador entra achando que é uma empresa maravilhosa, em alguns meses já não aguenta mais, é notória a insatisfação devido a rotatividade de funcionários. Basicamente não existe promoção, o salário é extremamente baixo quando comparado a quantidade de trabalho, eles contratam como vendedor mas na verdade é um escravo faz-tudo e é altamente cobrado. Apesar dos benefícios serem muito bons, não compensam. Uma grande ilusão. Colaboradores totalmente desvalorizados

Conselhos para presidência: Valorizem seus colaboradores, façam mais contratações para tirar um pouco do peso das costas dos funcionários, é bom lembrar que a escravidão foi abolida em 1888

Empresa com ótimo ambiente de trabalho, mas com crescimento pessoal não muito claro.

Vendedor

Prós: A equipe, o ambiente de trabalho, o potencial de participar de diversos projetos, um dos pilares da empresa é o esporte, eles prezam isso muito bem.

Contras: Os salarios baixos, apesar de serem satisfatorios para a industria de comercio e varejo, na qual se encontra, não possuem muita flexibilidade, para crescer na empresa não basta ser bom no que diz que voce tem que fazer na sua ficha, mas você precisa se destacar de alguma forma, muitas vezes por detrimento de desfalcar sua equipe em tarefas básicas, porém importantes.

É bom sim, mas não tanto quanto divulgam.

Vendedor Técnico

Prós: Avaliação de um vendedor técnico: A quantidade de formações é grande, é possível aprender muito sobre varejo/logística/marketing dentro da empresa pois eles oferecem cursos internamente; os vendedores são legais e bem humorados (a maioria) na maior parte do tempo, fazendo com que o ambiente seja muito amistoso e familiar dentro das lojas.

Contras: A Decathlon vende seu plano de carreira para os funcionários como algo super moderno e objetivo, mas na verdade o vendedor técnico acaba sendo responsável por: arrumar parcerias esportivas sem ter respaldo de capital ou produtos para negociar, tem que receber produtos, descarregar caminhão com paleteira e no "braço", jogar lixo de caixas e plásticos fora, guardar os produtos que descarregou e tratar eles colocando alarme e etiquetas, tem que manter as gôndolas limpas e arrumadas (chamam de linear), em muitas lojas tem poucos seguranças, contudo, se produtos forem roubados na seção onde você trabalha: você será questionado!, tem que vender os produtos e ser bem avaliado pelos clientes, se a loja receber uma reclamação de um vendedor: uma área da empresa chamada ACE vai comer seu fígado por mais que o cliente esteja errado, aos fins de semana a loja fica uma zona, os RU's não fazem nada e culpam os vendedores por qualquer problema, se você vendedor tem um projeto na sua ficha de evolução (metier) e aparecer uma vaga em outra parte da empresa mas seu RU e o Diretor da loja não quiserem que você vá pro projeto... nem deus te salva e você vai ficar pastando na loja, basicamente se você quer progredir na empresa você vai precisar: trabalhar igual a um condenado em minas de ouro no meio da Savanna no meio da Africa sem reclamar e principalmente vai ter que gastar muito a língua pra tentar ficar amigo do seu gestor (RU) e do diretor da loja; e digo mais:se você fizer exemplarmente tudo que eu disse que você é obrigado, obrigado pois no mapa de processos do cargo consta apenas que você tem que vender, não que você vai descarregar caminhão!, então assim você vai ter que se encaixar na panelinha, as pirâmides do saber fazer e do saber ser... saber fazer = fazer todo o trabalho perfeitamente, calado e com sorriso no rosto e eles dizem que não serve pra nada, te fazem engolir isso ; saber ser = ser puxa saco, eles vão dizer que é a parte mais importante e bla bla blá e que mostra que você se adaptou ao "espírito decathloniano da empresa", mas te garanto: é uma papagaiada pra segurar a sua "onda" pois tem muita gente muuuuito pior que você em cargo de gestão, aí isso serve para te "frear". Quer um conselho?, trabalho em SP mas dizem que em Barueri tem um diretor que é mestre em fazer upgrade na carreira das pessoas... com muito trabalho e dedicação ;)

Conselhos para presidência: Demorou para o senhor abrir o olho, tire este jaleco que é pura propaganda, você nem gosta dele e faça um projeto de caça aos talentos na Decathlon Brasil; os Diretores contratam muito mal com a conivência de quem está em cima; o senhor disse para vários veículos de comunicação que gasta um pouco mais no processo seletivo... já que gasta um pouco mais... faça os processos serem justos!, tem gente que é contratada pra trabalhar como RU e Diretor de loja que não sabe nem ligar um notebook!!!!, como um ET desse pode ser responsável por Plano de Massa/Lógica de Implantação/Negociar Parcerias/Gestão de Equipe/Pilotagem??? Se não sabe nem planejar o que vai fazer no dia? Se come o café da manhã primeiro ou se almoça??? Pelo amor de Deus!

Plano de carreira decente...

Assistente de Serviço ao ClienteEx-funcionário, saiu em 2013

Florianópolis, SC

Prós: Plano de carreira: Aparentemente existem diversas oportunidades para crescimento dentro da empresa, mesmo não tendo ficado o suficiente para conseguir uma promoção vi diversos colegas sendo promovidos e ganhando novas oportunidades.

Contras: Alem da remuneração abaixo da média da categoria no ambiente de trabalho e muito comum encontrar coisas como acumulo de funções e colegas não colaborativos que tornam a experiencia de trabalho menos agradavel.

Conselhos para presidência: Tente se destacar e fugir dos cargos operacionais buscando capacitação.

Empresa boa para trabalhar.

Gerente de SeçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa tem ótimos benefícios, uma excelente estrutura interna de trabalho para os colaboradores, vestiários, sala de descanso, de jogos. Muitos treinamentos são realizados para o aprendizado e desenvolvimento das equipes.

Contras: A gestão da unidade da Barra da Tijuca é exercida de forma muito prejudicial, liderança que desmotiva a maioria dos colaboradores, fazendo com que desacreditem no plano de carreira que de fato existe, mas não acontece na Barra da Tijuca.

Conselhos para presidência: Acompanhem mais de perto as unidades, assim irão identificar quantos talentos estão perdendo para o mercado devido a liderança ruim exercida nas lojas.

Decathlon

Descrição:A DECATHLON, fundada em 1976, iniciou suas atividades no Brasil em 2001, hoje tem 14 lojas e 1 armazém e está em processo forte de expansão. Com mais de 50 esportes sob o mesmo teto, uma das principais características é a inovação e desenvolvimento, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar do esporte. Suas marcas, com mais de 65 engenheiros investigadores internos e cerca de 50 laboratórios internos e externos, desenvolve mais de 3500 produtos novos e mais de 50 inovações por ano. As lojas DECATHLON tem como principais diferenciais a grande variedade de produtos para praticantes de todos os níveis, a excelente relação custo-benefício de seus produtos e uma equipe de vendas apaixonada pelo esporte, capaz de oferecer uma verdeira consultoria esportiva aos clientes.