Como é trabalhar na DB1 Global Software?

Uma boa empresa para quem está em seu primeiro emprego.

Maringá, PR

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, grande camaradagem entre os funcionários. Os processos da empresa são bem definidos e existe apoio para desenvolvimento comportamental.

Contras: Existe uma grande pressão para que cada colaborador gere resultado, não existe apoio top-down para desenvolvimento em novas tecnologias e a maioria dos colaboradores possuem pouca experiência de trabalho em outras empresas. No geral a empresa paga um pouco abaixo da média.

Conselhos para presidência: Investir em novas tecnologias, eventos e treinamentos sobre o que ainda está por vir, não somente sobre o que os clientes solicitam.

Ambiente bom para trabalhar e acompanhamento profissional

Programmer

Maringá, PR

Prós: Voz ativa, ótimo ambiente de trabalho, pessoas de todas as áreas receptivas, plano de carreira, valorização comportamental, plano de participação de resultados, meritocracia, acompanhamento de desenvolvimento profissional pelo rh e gestor.

Contras: Salários abaixo da média de mercado, algumas práticas muito burocrática.

Conselhos para presidência: Algumas mudanças devem vir de cima para acontecer, dê exemplo.

Diz ser o que não é

Desenvolvedor Pleno

Maringá, PR

Prós: Horários de trabalho flexíveis; Estrutura física e instalações muito boas; Ambiente descontraído; Oportunidade de trabalhar com várias linguagens e projetos de diversos segmentos.

Contras: Processo de desenvolvimento extremamente burocrático e engessado; Controle excessivo e altamente complexo de tempo do funcionário (perde-se muito tempo só com a complexidade do apontamento de tempo); Baixo salário; Marketing passa uma imagem falsa da empresa para quem está fora; Títulos e certificações pesam mais no plano de carreira do que a competência dentro da empresa.

Falsas Promessas

Desenvolvedor

Maringá, PR

Prós: Oportunidade para trabalhar com processos de certificações, como CMMi e MPS Br, porém isso amarra um pouco o desenvolvimento, pois acaba deixando o custo de desenvolvimento muito maior e isso não acarreta em qualidade real. Estrutura grande da empresa.

Contras: Falsa promessa de planos de cargos e salários, o salário não é nada compatível com o mercado, só podem ser utilizadas tecnologias que é imposta pela empresa. A sala de jogos só pode ser utilizada fora do horário de expediente pois se utilizada no horário do expediente vão te cobrar o que você não está produzindo.

Conselhos para presidência: Muito marketing interno e externo de bom ambiente, mas nada real na prática.

Não acredite no marketing

Desenvolvedor

Maringá, PR

Prós: - (Dependendo da equipe pode ter um) Bom ambiente de trabalho. - Possui uma boa estrutura física, alem de bem localizada. - Bons em marketing, mídia.

Contras: - Plano de carreira ineficaz - Dissidio nulo, sendo que é maquiado por uma promessa de revisão de cargo anual - Péssimo planejamento - Feedback só serve para te cobrarem coisas, e consequentemente implicará na revisão de salário - 44h -Salário abaixo -Não existe plano de retenção de funcionários

Conselhos para presidência: Melhorar esse discurso que já é melhor empresa (consequentemente não há nada a melhorar), que possui só 'feras', com código de qualidade, e indicadores irreais.

Muita mídia.

Desenvolvedor Trainee

Maringá, PR

Prós: Ambiente de trabalho é bem contagioso, a cultura da empresa te ajuda a crescer com base na carreira que você queira seguir, oportunidades de crescimento.

Contras: A empresa não reconhece muito bem o funcionário na questão salarial, a empresa não possui projetos mais complexos de software, os produtos não são desenvolvidos sendo pensados em qualidade, e apenas retorno.

Alta expectativa de futuro

Desenvolvedor.Net Sênior

Maringá, PR

Prós: Bom acompanhamento na gestão de pessoas a respeito do bem estar dos colaboradores e grande ambição de crescimento/futuro por parte da direção. Há várias movimentações na construção de uma identidade que tem como base o contentamento dos colaboradores.

Contras: Há muita burocracia nos processos de gestão para manutenção de indicadores de gerenciamento. Como desenvolvedor, é possível que haja descontentamento com o excesso de controle administrativo neste aspecto. Outro problema bastante incômodo é a jornada (retrógrada, improdutiva e prejudicial) de 8:48h diárias, já que são 44 horas semanais sem expediente aos sábados.

Conselhos para presidência: É possível que haja no modelo de administração uma verticalização em excesso que gera pouco dinamismo e adaptação nos modelos de trabalho. Sendo mais detalhado: como há muitas lideranças e níveis, há muito ruído na comunicação entre os colaboradores que "fazem acontecer" e os que tem, de fato, poder de mudança (direção); nos dois sentidos desta comunicação. Estes ruídos são provocados, muitas vezes, a título de proteger ou manter os colaboradores felizes (quando é uma comunicação de cima para baixo) ou na intenção de evitar conflitos ou mudanças (quando a comunicação é de baixo para cima). Em uma opinião pessoal, é preferível transparência, nem que cause desconforto. No entanto, apesar de perceber essa característica de forma bastante marcante, é bem provável que isso não seja uma constante entre todas as unidades da empresa, o que leva a outro ponto de atenção: a divisão das áreas. Gerencialmente, elas não são tão independentes quanto deveriam. Também dando explicação melhor: os gerentes deveriam ter mais autonomia no intuito de fazer com que as equipes pudessem trabalhar nos moldes que façam sentido para o projeto em que estão atuando. No entanto, é percebido que é mantida uma coesão de formato entre as unidades em coisas injustificadas. Isto implica no fato de que muitas atividades são feitas nas unidades com a justificativa de que, caso sejam feitas de outra forma, outros colaboradores de outras unidades podem levantar questionamentos. Entretanto, nestas outras unidades, é indispensável o formato atual. Mais uma vez, pode ser que os gerentes já tenham esta autonomia e só não façam uso dela na prerrogativa de evitar as responsabilidades oriundas de suas decisões e, com isso, a direção demora em conseguir perceber esses problemas e corrigir coisas que já são de ciência da maior parte dos colaboradores que não são liderança.

Maringá, PR

Prós: Ambiente amigável com pessoas prestativas e sempre dispostas a ajudar. Trabalhar na DB1 é muito bom, aqui conheci pessoas que levarei para o resto de minha vida comigo. A empresa preza pela satisfação de seus colaboradores e dá oportunidade para sugerirmos e mudarmos nossos métodos de trabalho, ambiente e processos.

Contras: O programa de benefícios é um pouco confuso e diferente entre os colaboradores, alguns benefícios oferecidos não tem característica realmente de benefício, gerando uma grande contrapartida do colaborador, o que no final acaba não compensando aderir.

Conselhos para presidência: Deixar as informações sempre claras e transparentes, sem tantos sigilos internos.

Recomendo esta empresa as pessoas que buscam crescimento.

Prós: A empresa proporciona autonomia para os funcionários, gosto de trabalhar aqui porque tenho liberdade de propor novas ações, sou ouvido pelos gestores. A empresa também incentiva a participação em treinamentos e capacitações. Gosto do ambiente de trabalho, as pessoas são acolhedoras e ajudam uma as outras. É uma empresa muito organizada.

Contras: Alguns processos poderiam ser mais "enxutos", os processos são úteis, porém alguns muito burocráticos para serem feitos. Algumas lideranças precisam se desenvolver, falham na comunicação com seus liderados.

Processos engessados mas bom clima organizacional

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Maringá, PR

Prós: O clima organizacional é bom, a localização no centro de Maringá ajuda na locomoção, pessoas engajadas em ajudar a todos que precisam de ajuda.

Contras: Falta de reconhecimento, processos engessados, falta de perspectiva, falta de motivação para crescer e trabalhar mais independentemente, baixo salário.

DB1 Global Software

Descrição:Na DB1 vivem pessoas que acreditam ser responsáveis e que acreditam ter influência em tudo o que ocorre à sua volta (locus de controle). Pessoas que investem no crescimento profissional e humano, para que sejam felizes e realizadas. Somos insatisfeitos com o status quo.

Tudo pode ser melhorado, mesmo que ainda não saibamos como. Nossa trajetória é e será reconhecida pela qualidade dos produtos e serviços ofertados, pela satisfação de nossos clientes, colaboradores e acionistas. Fizemos e continuaremos a construir nossa trajetória pautados na transparência das relações, na confiança e na credibilidade de nossas atitudes.

Na DB1 Global Software acreditamos estar construindo uma empresa que existirá por gerações e que proporcionará prosperidade a todos que participarem desta construção, sejam clientes, colaboradores, acionistas e, principalmente, a comunidade onde vivemos.