Como é trabalhar na Daf Caminhões?

Deve melhorar e muito

Técnico

Ponta Grossa, PR

Prós: Bom lugar, localização e benefícios e também algumas oportunidade de aprendizagem, e descontos em escolas de idioma e faculdades, apenas isto e nada de mais a falar.

Contras: Não tem plano de carreira para áreas técnica, um técnico ganha menos que áreas que não precisam de formação técnica apenas a básica, rh despreparado, premiações para alto escalão, mas para a linha de produção nada, não tem incentivo, apenas cobrança.

Conselhos para presidência: Olhar mais para a produção, afinal nós que influenciamos a qualidade do produto

Ambiente moderno. Incentivo ao crescimento.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Ponta Grossa, PR

Prós: Ambiente. Infraestrutura. Pessoas. Refeitório. Estacionamento. Benefícios. Remuneração. Plano de desenvolvimento. Parcerias com escolas de inglês.

Contras: Poucos estagiários são promovidos. O actual director comercial não dá oportunidades para estagiários. Poucas oportunidades para engenheiros formados no mercado local.

Conselhos para presidência: Efectivar mais estagiários.

Boa para início de carreira

Manufatura

Ponta Grossa, PR

Prós: Bom ambiente corporativo, fabrica bem organizada, equipamentos de informática de qualidade, troca de informações entre a matriz muito fácil. Liberdade de contatar outros departamentos.

Contras: Gestão de algumas diretorias e gerentes é muito falha, não passa confiança. Muitos silos fechados de departamentos, sem cooperatividade entre eles. Ética questionável de funcionários.

Não se preocupa em manter capital humano e intelectual, pessoas são números

Assistente

Ponta Grossa, PR

Prós: Pagamentos em dia, possui um ambiente propício para oportunidades por estar em fase de crescimento. Programa de previdência privada é vantajoso para profissionais com bastante tempo de casa.

Contras: Grande variação salarial entre cargos no mesmo nível e não incentivam a permanência de jovens talentos pois possuem políticas de RH voltadas para o achatamento dos salários impedindo que o Gestor dê aumentos compatíveis com o mercado, em outras palavras o gestor sabe que potencialmente terá que encontrar outro profissional que preencha uma extensa lista de requisitos e que aceite salários baixos. A tendência é que a pirâmide mantenha maus gestores com boas remunerações enquanto a base se mantém em colapso com baixíssimos salários e alta rotatividade fazendo com que processos sejam perdidos em decorrência da descontinuidade em nível operacional. Faltam gestores sérios para tratar assuntos importantes pois na maior parte do tempo evitam assuntos polêmicos para manter a política da boa vizinhança. O RH possui um grande foco em fazer uma política social local preocupado em gerar boa impressão com a comunidade externa enquanto deixa um pouco de lado a preocupação pelo bem estar e a satisfação de colaboradores que em grande maioria buscam assiduamente encontrar outro lugar para trabalhar. Se você pensa em trabalhar na DAF, não se esqueça de negociar bem o seu salário pois você passará anos sem receber aumento.

Conselhos para presidência: Tratar assuntos relevantes sobre a manutenção de pessoas na empresa. Focar na causa raiz e buscar mensurar as perdas em decorrência de déficit de capital humano.

Empresa ótima para aprender não para crescer

Assistente Contábil

Ponta Grossa, PR

Prós: Empresa em crescimento o que traz a oportunidade de você conhecer o processo como um todo, ambiente muito bom, pessoal prestativo para ensinar.

Contras: Não apresenta um plano de carreira, diferença muito grande em nivel de salario com o mesmo cargo, empresa valoriza quem vem de fora, quem esta desde o inicio é esquecido, e esta se tornando familiar com contratações de amigos e familiares.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os profisionais que estão desde o inicio e deixar de valorizar e premiar apenas os diretores.

Ótimo para desenvolvimento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Ponta Grossa, PR

Prós: Incentivo dos gestores, atribuição de responsabilidades aos estagiários, acompanhamento durante o estágio, elaboração de projeto de estágio com treinamento e orientação.

Contras: Empresa ainda sem plano de carreira definido, há poucas chances de efetivação após o estágio apesar de os estagiários assumirem responsabilidades parecidas com efetivos.

Conselhos para presidência: A empresa é ótima para desenvolver habilidades dos estagiários mas fraca para retê-los.

Analista de Manufatura

Ponta Grossa, PR

Prós: Por ainda possuir poucos funcionários, o clima organizacional é de uma empresa pequena, onde todas as pessoas são acessíveis e dispostas a ajudar.

Contras: Empresa boa pra quem já vem com um alto cargo de fora, quanto aos funcionários que começaram a carreira na empresa, o crescimento é quase zero.

Conselhos para presidência: Gestão de talentos.

Vale a experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Ponta Grossa, PR

Prós: Ambiente Organizacional (todos muito prestativos, amigos além de colegas de trabalho), Empresa nova, Oportunidade de implementações de novos sistemas e novas visões,

Contras: Pouca visibilidade e oportunidades de carreira, muito comodismo que acaba influenciando nos seus projetos, não valorização dos talentos da empresa.

Poderia ser melhor

Ponta Grossa, PR

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, tranquilo, pessoas amigáveis, liberdade de horário, liberdade de desenvolver projetos e dar sugestões dependendo de quem for seu supervisor.

Contras: Salário baixo, pouca projeção de crescimento, falta de organização, poucos benefícios e os que tem são ruins, pouca visibilidade dentro da empresa

Ambiente não propício para início de carreira e crescimento profissional

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa respeita os horários e sempre está de acordo com o estabelecido em contrato, além disso, todos os colaboradores se respeitam e agem cordialmente. A rotina te permite ter uma boa qualidade de vida.

Contras: A empresa tem como pontos negativos: 1) Carreira: a) Não há plano de carreira estruturado b) Falta de transparência nos critérios adotados para promoção e remuneração c) Baixa remuneração em relação as competências exigidas 2) Estrutura organizacional: a) Estrutura extremamente hierárquica e rígida b) Pouca autonomia e espaço para feedback c) Pouco espaço para inovação Considerações: A empresa valoriza profissionais ocupando cargos de confiança porém seus colaboradores de níveis mais baixo na sua maioria não possuem espaço e oportunidade para crescimento dentro da empresa.

Daf Caminhões

Descrição:A DAF integra a PACCAR, sexta maior montadora de caminhões do mundo, líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado sob as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt.