Como é trabalhar na CWI Software?

Empresa mediana

Desenvolvedor

São Leopoldo, RS

Prós: Bons equipamentos, boas cadeiras, ambiente agradável visualmente e treinamentos constantes por parte dos próprios funcionários. Benefícios na média, de acordo com o mercado, pecando em alguns pontos porém positivamente destacando o vale gasolina (diferencial) e salários sempre pagos em dia. Remuneração acima da média do mercado.

Contras: Dificuldades em pagar horas extras, DSR e feriados. Gestão um pouco distante levando em conta o fato de que não existem feedbacks (negativos ou positivos) por parte da gerência. Sem plano de carreira estipulado, então você infelizmente não sabe o que deve fazer para se destacar ou prosseguir fazendo carreira na empresa. Plano de saúde e odontológico são fracos com relação aos outros oferecidos por outras empresas. Sem PLR ou quaisquer tipo de bonificação. Sem eventos internos para todos funcionários, trazendo mais união ao time e empresa.(exemplo Festa junina, ambiente para ver a Copa,confraternizações). Na CWI (como todos colegas de meu setor) me sinto um pouco "deixado de lado" pois infelizmente a empresa lhe trata (ao menos aparenta) como apenas um número. RH MUITO distante por conta dos fatos citados acima.

Conselhos para presidência: Foco principalmente em deixar o funcionário contente em estar na empresa diariamente, visto que é ele que move a mesma, desta forma gerando mais empatia por parte dos funcionários. Avaliar o time que faz a gestão do ponto (incluindo horas extras, DSR, horário noturno) pois isto está sendo MUITO deixado de lado.

Está no caminho certo, mas ainda faltam coisas.

Desenvolvedor Java

São Leopoldo, RS

Prós: Ambiente agradável, colegas companheiros e educados, bastante desafios, oportunidade de troca de projetos, compartilhamento de conhecimento, possibilidade de trabalho remoto, projeto de Crescer para o desenvolvimento de novos funcionários.

Contras: Dificuldade de comunicação com os gerentes (por ausência), não há estacionamento para todos os funcionários, jornada de trabalho de 8:30, falta de feedbacks dos superiores e elaboração de planos de melhoria profissional. Planos de carreira superficiais ou mal explicados. Fraca administração dos projetos que possui (talvez pela falta de um processo organizado).

Conselhos para presidência: Vocês fazem um excelente trabalho de disseminação de conhecimento e estabelecimento de cultura. Também sempre conseguiram manter um ambiente de trabalho muito agradável para os funcionários. Como pontos a melhorar, acredito que seria necessário reforçar para seus gerentes serem mais presentes no ambiente. Não como mais uma mão de obra no desenvolvimento de projetos, mas sim como papel de gerente. Observar para que eles não estejam sobrecarregados de projetos a ponto de não poderem dar atenção para seus subordinados. Revisar e reforçar com eles o estabelecimento de feedback, planos de melhoria profissional e/ou planos de carreira com seus desenvolvedores e analistas. Uma ideia seria montar metas semestrais ou anuais que, uma vez atingidos, poderiam resultar em benefícios salariais para o funcionário. Um reforço no auxílio refeição também seria interessante, uma vez que o valor diário fica abaixo do custo de uma refeição nos restaurantes a volta.

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Equipe com bom clima, pessoas integradas, interessante, Projeto Crescer da oportunidades para desenvolvimento e ingressar no mercado de trabalho

Contras: É pequena, sem muitos processos, poucas oportunidades de crescimento/vagas, sem mudança de chefia ou rotação por outras áreas, muita pressão

Poderia ser melhor

Analista Desenvolvedor Sênior

Barueri, SP

Prós: Os Lideres, são legais atenciosos, o ambiente de trabalho é muito interessante, os clientes são legais, apenas estes pontos a serem lembrados

Contras: Os Lideres, que não ajudam a melhora salarial, que não abrem mão da margem, deixando o lucro da empresa enorme e os colaboradores com salarios baixos

Uma boa empresa para se trabalhar

Gerente de Projetos (GP)

Porto Alegre, RS

Prós: Regras gerais Flexíveis, dependendo do projeto. Educação continuada. Gera muitas oportunidades para seus colaboradores crescerem na carreira.

Contras: Não há uma atenção especial para a Gerencia de Projetos. Há um certo amadorismo em termos gerenciais. Não há um plano de carreira estruturado.

Conselhos para presidência: Estruturar melhor o plano de carreira. Alinhar-se em gestão ao seu modelo de atuação que é uma empresa projetizada.

É uma empresa ótima de trabalhar

Analista de Sistemas

São Leopoldo, RS

Prós: ambiente ótimo de trabalhar, gerente atenciosos e preocupados com o bem estar de seus colaboradores, alocação garantida em término de projetos.

Contras: a empresa é otima de trabalhar, apenas peca um pouco nos benefícios oferecidos, dificuldades de ganhos salariais e se ganha abate do dissidio :(

Conselhos para presidência: Melhores beneficios

Está bom, mas sempre pode melhorar

Analista de Testes de Software Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Projeto Crescer, o projeto de incentivo a novos profissionais é um dos melhores pontos positivos. Além da constante busca por interação entre seus colaboradores.

Contras: Vale Refeição e Planos de Saúde, são pontos que poderiam ser melhores para seus colaboradores, uma vez que o valor do VR não se adequada ao oferecido por outras empresas semelhantes, bem como os PS e sua coparticipação poderiam ser melhores e mais vantajosas ao colaborador.

Ótima empresa para se trabalhar!! Recomendo!!

Analista de Testes

Porto Alegre, RS

Prós: Bom ambiente de trabalho, ótimos profissionais!! bom lugar para iniciar a carreira e com boas chances de crescimento, há treinamentos internos e boa transmissão de conhecimentos entre os profissionais.

Contras: Não há benefícios muito atrativos. Não há plano de carreira definida.

Muito Boa com potencial para se tornar melhor

Desenvolvedor Java Sênior

São Leopoldo, RS

Prós: Profissionais muito competentes, esforçados e apaixonados pelo que fazem. Existe um espirito de equipe muito bom, são poucos os que tem a síndrome de "estrela". Até agora os gestores se apresentaram muito educados e com tratamento respeitoso. Temos liberdade para dar sugestões e propor mudanças nos processos e nas tecnologias que muitas vezes são atendidas.

Contras: Na sede em São Leopoldo existem poucas vagas de estacionamento, é realizado um sorteio, se você não é sorteado é praticamente obrigado a pagar o estacionamento da Unisinos que é extremamente caro. Ainda se trabalha 42,5 horas semanais, um pouco defasada nesse aspecto perante a outras empresas de software. Os benefícios poderiam ser melhores como Vale-Refeição e o Plano de Saúde ser integral sem co-participação.

Conselhos para presidência: Melhorar os benefícios (vale-refeição, plano de saúde, e estacionamento), reduzir a jornada para 40 horas semanais e criar uma cultura de melhoria continua dos processos de RH e de software.

Boa empresa, mas sempre pode melhorar

Desenvolvedor Java Sênior

São Leopoldo, RS

Prós: Os gestores e RH te tratam muito bem. A maioria das pessoas com quem trabalhei são esforçadas, sem fazer corpo mole. Existe flexibilidade de horário. A equipe de infraestrutura da empresa atende muito rápido a qualquer demanda.

Contras: Algumas pessoas lá criam um clima de desavença nas equipes por terem um gênio muito difícil de lidar (teimosas , não aceitam críticas ou que seus "dogmas" sejam questionados), mas são toleradas por serem competentes no que fazem (sendo inteligentes e/ou aguentando algumas buchas). Este é um jogo bem perigoso para a empresa, pois as chances de funcionários muito bons saírem por causa destes é considerável... Corre a ideia lá dentro que as pessoas só crescem na empresa se trabalharem muito mais que as 8 horas diárias. A dificuldade de ir de carro para a empresa também é notável, não há estacionamento viável. Mas o local em si é da empresa é seguro e agradável, gosto bastante. Existe também uma certa cultura de copiar ideias de outros projetos sem questionar se é bom mesmo. Já vi mais de uma pessoa lá usar o seguinte argumento quando questionado sobre algumas soluções "emprestadas" de outros projetos: "Mas no projeto X está assim e funciona" ou "Mas sempre fizemos assim aqui".

Conselhos para presidência: Invista mais nos equipamentos dos funcionários. Os computadores e notebooks tem um hardware muito fraco e as opções de upgrade não cobrem algumas lacunas.

CWI Software

Descrição:Desenvolvem soluções e sistemas de TI com base nas necessidades específicas de empresas de médio a grande porte em âmbito global, desde 1991.
Possuem o selo CMMI nível 3 e têm como missão produzir soluções que contribuam decisivamente para o sucesso de seus clientes. Com o slogan "O software que você procura talvez não exista, mas a empresa que irá fabricá-lo sim”, buscam excelência em oferecer serviços como Fábrica de Software, Fábrica de Projetos, Fábrica de Testes e Outsourcing.