Como é trabalhar na CSN?

Necessidade de Mudança

Gerente

Volta Redonda, RJ

Prós: Desenvolvimento de Processos, gestão de custos. Diversidade dos negócios, gestão tática e operacional com conhecimento e preparada para superar desafios.

Contras: RH sem visão estratégica de desenvolvimento de pessoas, distante dos colaboradores e das areas produtivas. Diretor executivo com perfil acadêmico sem experiência em setor industrial e sem apoio da gestão. Resultado: time sem orientação, sem metas claras e usina sendo sucateada de forma acelerada.

Conselhos para presidência: Delegar, criar ambiente de confiança para ouvir o que precisa para superar o maior desafio da empresa - reduzir a alavancagem.

Pense duas vezes antes de entrar

Ex-funcionário, saiu em 2018

Volta Redonda, RJ

Prós: plano de saúde é a única coisa que vale ainda vale a pena, o cartão de alimentação também ajuda, tirando isso não tem mais nada que vale a pena.

Contras: condições precárias de trabalho, comida ruim e pouca ou nenhuma chance de crescimento. Sai tem 5 meses e hoje tive uma surpresa quando eu iria entrar em uma terceirizada, a csn estupula uma data para volta, mesmo sendo em uma tercerizada, nesse senário de desemprego total, a csn faz isso com seus ex funcionarios, parece brincadeira... eu liguei para o rh e eles fazem de bobo, falam que desconhece esse procedimento e que não tem nada com meu nome. Brincão com a cara do trabalhador. Vergonha

Foi uma faze profissional de muitos desafios.

Supervisor OperacionalEx-funcionário, saiu em 2018

Volta Redonda, RJ

Prós: Aprendizado profissional. A empresa na área de utilidades fornece equipamentos de produção de grande porte o que ajuda no aprendizado técnico das equipes.

Contras: Pessoas erradas em cargos estratégicos, falta manutenção preventiva. E infelizmente a méritocrasia demorou para ser implementada. Os salários estão abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Dar a devida atenção e melhores recursos para os Supervisores que são o elo entre os gestores e as equipes chão de fábrica.

Mais ou menos.

Prós: Adquiri experiência, não atrasa salário, pra quem não tem vontade de crescer profissionalmente é bom. Só isso mesmo, porque de resto é só derrota.

Contras: Gestão fraca, pessoas desqualificadas, falta de oportunidades para crescimento internamente. Acontece muito nepotismo.

Empresa para sobreviver

Mecânico II

Volta Redonda, RJ

Prós: Por ser próximo de casa tem bons acessos, e por ter salário muito baixo em época de crise dificilmente tem desligamento na empresa, somente por motivos graves mesmo.

Contras: Não valoriza funcionários, não tem um plano de carreira e incentivo, existe muito nepotismo fazendo assim extinguir a meritocracia, têm um espírito de economizar o máximo a ponto de prejudicar a segurança dos funcionários.

Conselhos para presidência: Investimento é a solução, trocar equipamentos jurássicos, investir em segurança e montar um bom plano de carreira seria o ideal.

Experiência interessante em M&A

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Participei de deveras oportunidades de M&A, realizando análise de FCF, múltiplos, estudo de mercado e de competidores, mapeamento de oportunidades em diversos setores e países.

Contras: Fala de direcionamento do C-Level para filtrar as transações e falta de transparência no processo de tomada de decisão fazia com que a minha área analisasse dea se aparentemente sem sentido.

Avaliação da CSN para estagiário.

Estagiário de Nível Superior

Volta Redonda, RJ

Prós: Dá benefícios como Plano de saúde, almoço na empresa e cartão de vale transporte. Salário está compatível ou acima das outras empresas da região. Não tem muito mais o que contar sobre a empresa.

Contras: É uma empresa com cultura antiga. Pessoas machistas e totalmente preconceituosas. Não investe no funcionário e demora muito tempo para que ele consiga subir de cargo. Estagiário trabalha como um outro funcionário qualquer e não é focado no aprendizado em si.

Já foi melhor.

Analista Fiscal e Contábil

Prós: Aprendizado contínuo dos processos tributários pelo porte da empresa, que sempre está entre as escolhidas para implantação de projetos do SPED.

Contras: Zero valorização dos funcionários e falta de transparência nos processos de remuneração. Não há âncora ou plano de carreira e o incentivo da "puxada de tapete"de alguns líderes é explícito e antiético.

Conselhos para presidência: Economia com recursos mínimos para o bom ambiente de trabalho só gera insatisfação. Muito descaso com as instalações.

muito boa

Gerente de Auditoria InternaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Acredito que a cultura da Companhia tornavam o ambiente altamente competitivo e desafiador de forma tal que obriga o funcionário a crescer da forma certa

Contras: Acredito que a pressão vivida pelos colegas tornavam o ambiente altamente competitivo de forma tal que a produtividade média dos seus funcionários era baixa

Técnico polivalente

Técnico de Manutenção MecânicaEx-funcionário, saiu em 2018

Volta Redonda, RJ

Prós: Empresa ótima, grande oportunidades de cargos e salários, investe sempre no profissional, o valor do ser humano e na sua integridade em primeiro lugar .

Contras: Exige muito dos funcionários, faz o técnico executar várias funções ao mesmo tempo, compra, abastecimentos, baixa em OS, revisar plano de manutenção, sendo que a inspeção de ronda as vezes fica em segundo plano .

CSN

Descrição:A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) é uma empresa altamente integrada, com negócios em siderurgia, mineração, cimento, logística e energia. A CSN, fundada em 9 de abril de 1941 pelo então presidente Getúlio Vargas, iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946. Como primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, a CSN é um marco no processo brasileiro de industrialização. A Usina Presidente Vargas (UPV), principal siderúrgica da Companhia, está localizada na cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Privatizada em 1993, quando o governo brasileiro vendeu sua participação de 91%, a produção de aço bruto da UPV foi posteriormente aumentada para 5,6 milhões de toneladas anuais. Empresa de capital aberto, com ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova Iorque e com mais de 20 mil colaboradores