Como é trabalhar na Credit Suisse?

O último que sair apague a luz

Associate

Prós: Ainda tem um nome que é respeitado em outros lugares As instalações e os computadores estão em bom estado O café da manhã é bom

Contras: Os bonus foram diminuindo muito nos ultimos anos, e para muitas areas (incluindo de Front) já são em linha ou abaixo dos bonus dos outros principais bancos. É preciso entender bem que o Credit Suisse não é mais o Garantia, e nem paga mais como o mesmo. O Garantia era um banco em que todos eram muito remunerados; no Credit Suisse, isso é verdade apenas para a diretoria. Existe muita pressão, e as horas de trabalho são bem superiores do que em outros bancos. O ambiente é desrespeitoso. Depois de alguns anos lá percebi que era um erro continuar; o discurso e as promessas que contam nas entrevistas são desalinhados com a realidade. A maioria dos chefes tem perfil ou muito técnico ou muito comercial; entretanto, praticamente não se vê chefes com habilidade ou preparação para gerir pessoas no banco. Ha grande descaso e falta de comprometimento com um plano de carreira ou aprendizado dos funcionarios.

Conselhos para presidência: Invistam mais nos funcionarios, e respeitem mais os mesmos. Criem um ambiente de trabalho melhor. Se não puderem remunerar os funcionarios bem, parem de exigir que os mesmos trabalhem até de madrugada e nos fins de semana. Sejam mais coerentes. Sejam verdadeiros.

Analista de MercadoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Remuneração em linha com o mercado (levemente superior em alguns casos) Predio tem boa estrutura

Contras: A falta de oportunidades internas predomina no banco - exceto por estagiários, a grande maioria das vagas é preenchida por pessoas de fora do banco, através de indicações. Quem não tem experiência prévia em uma determinada área não recebe oportunidade de trabalhar nela. Ambiente muito desequilibrado - no geral os funcionários são tratados de forma desrespeitosa pelos chefes e gestores. Não existe flexibilidade nos horários - muitas vezes não dá tempo nem de almoçar ou de ir ao banheiro. Impossível fazer uma pós. Ambiente nao estimula a criatividade. No geral há falta de guidance e de coaching em muitas áreas. Ao invés disso, apenas pressão e piadas de mal gosto. Se tira no maximo 2 semanas de ferias por ano - a outra todo mundo vende (quase compulsoriamente) e a outra é perdida. Essa costuma ser a regra imposta pelos gestores.

Ambiente terrível dominado por promessas vazias e por sociopatas

Assistant Vice President

Prós: A remuneração fixa é boa O CS tem um nome forte, que pode ajudar e encontrar emprego em outro lugar Tem muitas pessoas capacitadas lá, com as quais é possível aprender

Contras: Praticamente não existem gestores de pessoas na empresa, mas somente chefes com perfil sociopata que constantemente pressionam os funcioários no limite, cometendo uma série de abusos e desrespeitando a sua vida pessoa. Me sentia coagido a tirar férias, e quando conseguia 10 dias o banco me fazia sentir que era um favor, e não um direito. Obviamente quem escolhia a data das minhas férias era o meu chefe, mesmo eu tentando me planejar e conversar, ele decidia tudo. Há uma pressão para as pessoas irem embora tarde, mesmo que você já tenha feito o seu trabalho. Quem vai embora antes é mal visto e alto de brincandeiras desrespeitosas. Durante todo o tempo que tenho estado no banco, tenho a sensação de que estou no limite para ser mandado embora, apesar de total dedicação e de trabalhar em vários finais de semanas. O banco consegue colocar essa sensação em você, e por melhor que você trabalhe as pessoas do CS não costumam elogiar; pelo contrário, criou-se a cultura de que qualquer erro é muito grave e que merece muitas críticas, muitas vezes com palavrões e em voz alta. O banco praticamente não oferece oportunidades internas, apesar de ter o discurso oposto nas entrevistas de contratação. O banco faz o funcionário do back office se sentir inferior e menos importante, e consegue por na sua cabeça que se você não for para o front office você será um fracassado. Como não existem oportunidades, a competição é grande, os bonus do back são simbolicos e também não existem muitas oportunidades de promoção no back, aquilo se torna uma panela de pressão infernal, que te faz odiar o trabalho e se sentir muito mal. Conheço muitas pessoas que se sentem assim, além de mim. A diretoria faz vista grossa a tudo, e só se preocupa com os respectivos bonus - não há investimentos e um projeto de carreira para ninguém. Enfim, um lugar para se adquirir experiência, para juntar algumas reservas e depois sair o mais rápido possível, enquanto restar alguma humanidade em você.

Experência válida, mas tem que saber o tempo de sair.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Remuneração alta, oportunidade de aquisição de conhecimento

Contras: Grande carga de trabalho, excesso de cobrança, prepotência dos gerentes de área, desorganização do RH.

Vendendo a alma

Assistant Vice PresidentEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Remuneração elevada
    Excelente estrutura

Contras: Péssima gestão: a maioria dos gestores não tem preparo para atuar, não são líderes, muitos inclusive abusam do poder
    Meritocracia inexistente: promoções, aumentos de salário e reconhecimento apenas para aqueles que bajulam seu superior
    Péssimo ambiente de trabalho: ambiente hostil, estressante, ofensivo
    Jornadas de trabalho intermináveis: não importa o dia ou e hora, você deve estar pronto para atender e trabalhar por muitas horas seguidas, sem descanso.
    Falta de controle: enquanto alguns trabalham muito e sobrecarregados, outros não fazem nada, vivem saindo do trabalhando durante o expediente, dormem, tem dupla jornada de trabalho, etc.

Conselhos para presidência: Acompanhem de perto suas diretorias e gerências. Tirem os despreparados do poder. Falta seriedade e capacitação dessas pessoas. Se acham deuses.
    Voltem ao estilo de meritocracia.

Valor da hora de trabalho mais baixo do mercado!! (mto trabalho para pouca remuneração)

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Um ótimo nome para se colocar no CV. A remuneração não é de se jogar fora, apesar que no final das contas não compensa (relação entre horas trabalhadas e salário + bônus não vale a pena). Com exceções (muitas), os colegas de trabalho são de altíssimo nível, que te faz crescer e aprender muito. Os sistemas são ótimos e funcionam muito bem (todos feitos pela própria equipe de DEV do banco). Café, chocolate, bolacha, pão, maça e banana grátis.

Contras: A diretoria da empresa não tem e não se interessa no bem estar dos funcionários. Visivelmente, desde o supervisor até o mais alto diretor, o único interesse é no dinheiro que recebe no fim do mês e principalmente no fim do ano.
    Não existe um plano de carreira, há setores que ninguém pode ser promovido pois há um número limitado de pessoas com título, já vi pessoas muito competentes saindo pois não era possível crescer lá dentro.
    A cultura Garantia foi deturpada, não existe mais meritocracia naquela instituição. Seu bônus é tabelado, se você trabalha até 2 da manhã vc vai receber o mesmo bônus de um cara que saia 6 da tarde e que tenha o mesmo tempo de casa que você.
    Existe uma pressão incrivelmente ridícula para que os funcionários fiquem até tarde, se você vai embora cedo, é tachado de preguiçoso, então muita gente acaba ficando até muito tarde, mas só navegando na internet, youtube, etc...
    Apesar de ser dito que o banco paga parte da sua pós, é praticamente impossível fazer uma pós trabalhando ali. Se você sai cedo, é visto como preguiçoso, mesmo para estudar, a maioria tem que ir estudar e voltar depois da aula para terminar (estou falando de voltar 11 e 30 da noite e sair de lá 2 da manhã), depois que é necessária a autorização da diretoria para vc ser reembolsado, o que não é dado, então vc acaba pagando do próprio bolso).
    Há uma distância absurda entre o front-office e o back-office, é como se fossem duas empresas completamente diferentes. Internamente os funcionários do back são vistos como inferiores pelo funcionários do front, não existe mobilidade do back para o front. Primeiro porque os diretores do back-office querem segurar os funcionários para não precisarem treinar outros, já vi gente que vetaram a transferência de área umas 3, 4 vezes, segundo, existe pre-conceito entre com os funcionários do back.

Conselhos para presidência: Sr Presidente, se os funcionários do banco realmente são os maiores ativos do banco, como toda vez é dito nos "townhalls", por que não existe nenhuma ação neste sentido? Por que nunca ninguém pensou em conversar com os funcionários para saber o que pode ser feito para melhorar? Nunca houve se quer uma "caixa de sugestões"... Se os funcionários realmente são os maiores ativos do banco, trate de virar de cabeça para baixo o estilo de gestão de seus diretores, pois se nada for feito, nenhum talento terá vontade de ficar. (Ou então, faça como sempre foi feito, continue dando aumento, mas isso vai sair muito caro e os funcionários continuarão infelizes e improdutivos).

Até que ponto o dinheiro compra a sua tranquilidade?

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração relevante e em linha com o mercado. Colegas de trabalho são extremamente bem formados, sempre em faculdades de primeira linha e com certificações adjacentes.

Contras: Gerenciamento de pessoas e expectativas é péssimo. Comprometimento dos chefes com subordinados é praticamente inexistente, o que gera um clima de constante insegurança.

Conselhos para presidência: Serem comprometidos com os funcionários. Efetivamente prezarem pelo seu desenvolvimento.

Não é pra qualquer um...

Estágio

Prós: Contato com pessoas extremamente qualificadas que fornecem a possibilidade de aprendizagem. O salário, para o cargo, é bom e acima da média do mercado.

Contras: Pessoas pouco simpáticas focadas principalmente em seu próprio bem estar. Carga horária extremamente extensa (girando em torno de 11h em média).

Remuneração excelente, ambiente péssimo.

Prós: Remuneração. Existem profissionais excelentes que conhecem muito do mercado e dos processos internos, porém nem todos estão dispostos a ensinar.

Contras: É necessário entender que mérito não está relacionado à trabalhar 10/12 horas por dia e se mostrar ou pisar nas pessoas para ser reconhecido. Estudar, fazer mestrado ou coisa do tipo é muito mal visto pois se você não trabalha 10/12 horas por dia é por que não está se esforçando o suficiente. Estágio é na maioria do tempo é visto como mão de obra barata, pois pouco ou quase nenhuma preocupação com o desenvolvimento do estagiário é demonstrado. Resumindo, ótimo lugar para ganhar dinheiro e fazer networking, porém o ambiente é pesado e a competição é destrutiva.

Credit Suisse

Assistant Vice PresidentEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Bom para currículo;
    Sai de la preparado para qualquer ambiente organizacional; infraestrutura muito boa, equipe de TI altamente qualificada, café da manhã, cursos internos

Contras: A empresa tem varias qualidades porém a maioria dos funcionários são infelizes devido ao péssimo ambiente. Principalmente As areas de back office, incluindo Corporate Services, Operations, Cadastro,RH, PC....
    Os gestores são horríveis, nao existe plano de carreira e os funcionários vivem numa pressão absurda, nao por resultados mas com medo de serem mandados embora. As pessoas sentem-se coagidas ate mesmo de tirar ferias!!!!
    Não tem nada pra fazer mas sair antes das 19:30 eh mal visto.
    Pessoal comemora quando é mandado embora. Alguns choram no começo, pois são infectados pela ideia de q o CS eh o melhor lugar pra se trabalhar, a cultura deles coloca isso na sua cabeça! Ao sair as pessoas percebem justamente ao contrario: que o café da manhã maravilhoso, bonus pouco acima do mercado nao compensam! Trabalhar em um ambiente onde as pessoas se respeitam, vao ai trabalho para realmente produzir percebem o quanto o ambiente do CS é pesado.

Conselhos para presidência: Avaliacao 360.

Credit Suisse

Descrição:Criado em 1856, na Suíça, o Credit Suisse Group é um banco de investimento e provedor de outros serviços financeiros. No Brasil, cheou em 1998, ao adquirir o Banco de Investimentos Garantia, então especialista de Investment Banking, e passou a se chamar Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston Garantia. Em 2006, seu nome mudou novamente, dessa vez se tornou o Banco de Investimentos Credit Suisse, sendo uma das mais respeitadas instituições financeiras no país.