Como é trabalhar na CPqD?

Ótimos benefícios e qualidade de vida, porém sem oportunidades de crescimento profissional ou financeiro.

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Excelente ambiente corporativo, proporciona um ótima qualidade de vida e dependendo da área paga horas extras corretamente como na legislação. Além disso os benefícios que a empresa oferece são disparado os melhores com os quais já recebi.

Contras: Muitos cargos de chefia, coordenações e gerências. Ou seja, isso emprerra muito o trabalho das pessoas que precisam fazer entregas devido a burocracia imposta. Falta confiança nos colaboradores. Resumindo, há muito cacique para pouco índio e os processos organizacionais são muito pesados. Há pouco reconhecimento financeiro e promoções de cargo. Não existe meritocracia.

Conselhos para presidência: Resumidamente, a empresa precisa de mais índios do que caciques. Isso passa por uma grande reformulação da cultura estatal que existe na empresa. As pessoas que realmente fazem e entregam valores ao cliente precisam ser reconhecidas pelo trabalho e financeiramente. Gerentes, chefes, coordenadores e suprevisores devem ficar em segundo plano.

Oportunidade de crescer, talvez

Técnico de Laboratório I

Campinas, SP

Prós: Muitas áreas verdes que dão ânimo em dias estressantes e corridos. Pessoas sempre educadas e prontas para ajudar e tirar dúvidas. Oportunidade de crescer

Contras: As oportunidades de crescer na empresa são dadas apenas aos que já cursaram ou ainda cursam faculdades públicas. Técnicos de laboratório são considerados como o piso da fundação e dificilmente têm oportunidade de crescer na empresa, ficando confinados em seus laboratórios. A empresa tende a querer manter o status quo, não dando oportunidade à experiência e valorizando o "conhecimento acadêmico" que muitas vezes formandos de faculdades públicas não possuem. Avaliam mais o conhecimento acadêmico do que as competências do funcionário (busca por conhecimento, simpatia e foco) Nega alguns direitos básicos, que muitos funcionários aceitam por medo de serem demitidos neste momento difícil no mercado de trabalho.

Conselhos para presidência: Valorize os seus jovens talentos, para que eles queiram permanecer na empresa. A cultura de se fazer carreira em uma empresa só não existe mais, então deve-se temer perder seus funcionários novos que desempenham um excelente trabalho e, portanto, deve-se valorizá-los para que isso não aconteça.

Já foi uma boa empresa

Campinas, SP

Prós: Ambiente de trabalho é bom, a localização da empresa é boa, o salário está na média do mercado, colaboração dos funcionários indivualmente, a pressão por parte da empresa é fraca.

Contras: Sem um plano de carreira honesto, difícil de trabalhar devido a burocracia, excesso de chefes, sem chance de crescimento, cada gerente fala uma coisa, a empresa parece perdida, não distribui PL.

Feliz até aqui, mas sentindo a necessidade de ir além.

Assistente Administrativo I

Campinas, SP

Prós: Ambiente descontraído, além da mentalidade diferenciada, onde o funcionário deve se sentir bem, e não apenas suprir as necessidades da organização

Contras: Falta de acompanhamento em relação às políticas de crescimento dentro da empresa. As políticas existem e isso é bom, mas falta serem implementadas de verdade. Além do momento financeiro atual, que está bem crítico.

Muito nome e pouca eficácia.

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2015

Campinas, SP

Prós: Apenas os benefícios e qualidade de vida, eu disse vida não trabalho...

Contras: Péssimo gerenciamento, péssima administração econômica, muitos puxa sacos sendo abençoados, os principais resultados técnicos são piadas... muito cacique para pouco índio.

Conselhos para presidência: Mande embora seus gerentes e diretores, mande embora a velharia da, renove as mentes pensantes, ouse, depois se demita para dar lugar para algum empreendedor de verdade.

Agradável mas sem perspectiva de crescimento

Pesquisador Júnior

Campinas, SP

Prós: Flexibilidade de horários, pessoal colaborativo e agradável, ambiente acolhedor

Contras: Falta de perspectiva de crescimento, desigualdade salarial, problemas na alta gestão

Ambiente agradável, mas com poucas inovações

Estagiário Superior

Campinas, SP

Prós: Ambiente agradável e saudável, com pouca pressão para desenvolver os projetos (se comparado a outras empresas do mesmo porte), oportunidade de crescimento (com o remanejamento interno), benefícios/cuidados acima da média de outras empresas da mesma área (como seguros, vale-transporte, vale-refeição, convênio médico... Dados a todos os colaboradores, inclusive aos estagiários), boa localização (com direito a muito verde), salário bom.

Contras: Talvez por ser uma ex-estatal, a fundação ainda é enraizada em conceitos que há tempos foram abandonados - especialmente se considerarmos que é uma empresa de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que deveria se atualizar constantemente. Esse "enraizamento" existe na estrutura hierárquica (muitos "chefes", "diretorias" e "gerentes": a estrutura de uma grande empresa, mas dos anos 80), no uso de tecnologias em determinados setores (certos colaboradores precisam batalhar muito para que haja a inovação em tecnologias de alguns times, pois não é um processo natural), e na cultura dos funcionários.

acredito no cpqd e quero crescer com ele

Prós: Ambiente muito bom para pesquisa. Equipe muito participativa

Contras: Pouca participaçao dos funcionarios na decisões. As vezes nao ha muita transparencia sobre os problemas

Benefícios bons, porém sem perspectiva de crescimento

Analista de Sistemas Pleno

Campinas, SP

Prós: Os benefícios da empresa são melhores do que as empresas atualmente estão oferecendo

Contras: A empresa não é ágil nas tomadas de decisões, processo engessado, além de ser muito difícil evoluir tecnicamente e construir carreira.

Reflexao

Prós: Ótima empresa para trabalhar, contribuições para um melhor Brasil.

Contras: Não tenho pontos negativos a destacar sobre a empresa, pelo menos eu me sinto muito satisfeito em fazer parte da família CPqD.

CPqD

Descrição:O CPqD é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: comunicação e multimídia, financeiro, utilities, industrial, corporativo, administração pública e defesa & segurança.