Como é trabalhar na CPFL Renováveis?

Política de contratações inadequada

Engenheiro

Prós: Boas equipes de trabalho, profissionais experientes, ambiente descontraído, benefícios compatíveis com o mercado, embora a remuneração deix a desejar.

Contras: Lideranças sem as competências técnicas e de gestão necessárias. Boa parte das contratações, especialmente as estratégicas ocorrem de forma inadequada, por indicações de colaboradores que já trabalham lá.

Conselhos para presidência: Modificar a forma de contratação de pessoas, deixando os processos mais integros e profissionais.

Tem muito a melhorar.

Prós: A empresa tem uma boa remuneração. Seus auxílios, como auxílio moradia, vale alimentação e plano de saúde são bons, apesar de já pensarem em rever alguns deles. Temos oportunidade de crescimento profissional, porém sem o devido reconhecimento (salário e cargo), de maneira que o que nos resta é a experiência. As instalações possuem boa estrutura para o trabalho.

Contras: A empresa não dá o devido reconhecimento aos funcionários que se destacam pelo seu conhecimento técnico e pelos trabalhos realizados, pelo contrário, a mesma premia apenas aqueles que "mostram serviço", que no final das contas são até piores que os funcionários considerados normais. Não há um acompanhamento do RH com relação aso funcionários. Não há plano de carreira e salários. Não há meritocracia (há uma "politicocracia"). Os processos da empresa são muito burocráticos e morosos. Ultimamente o clima na empresa, especialmente no setor onde trabalho tem sido péssimo, com cobranças em cima de cobranças, como se estivessem lidando com robôs e não com seres humanos.

Conselhos para presidência: Reveja as politicas de empresa de forma a reduzir a burocracia e a morosidade. Reconheça o mérito de quem realmente faz acontecer. Procure tratar as pessoas como pessoas e não simplesmente como números.

Recomendo a empresa. Um ótimo lugar para trabalhar.

AdvogadoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Dinamismo e constante crescimento. Pessoal engajado e pró ativo. Bom ambiente de trabalho. Empresa com muitos desafios profissionais e em constante crescimento.

Contras: Falta um plano de carreira mais detalhado e elaborado. Deixa um pouco a desejar também a área de desenvolvimento de novos talentos. A política de bônus precisa ser aperfeiçoada.

Ótima empresa. Para fazer carreira.

Supervisor

Prós: Empresa dinâmica e estruturada. Investe no funcionário e possui beneficios atraentes, que dependendo do cargo, pode duplicar a renda. Empresa para fazer carreira.

Contras: Colaboradores desgastados, devido a não valorização (fato normal no mercado de trabalho). Conflito de interesses entre áreas. Departamento de suprimentos lento.

como é trabalhar na CPFL Renováveis

Analista de Meio Ambiente JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Plano de saúde muito bom, vale refeição com valor compatível a região onde a empresa esta localizada, vale transporte, programas de saúde no trabalho, auxílio estudantil ao trabalhador.

Contras: A comunicação entre as áreas da empresa é deficitária, o que acaba gerando lentidão nos processos e desgaste na rotina de trabalho. A empresa possui hierarquia rígida e tradicional.

Ótimo local

Jovem Aprendiz AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa com um ótimo ambiente, pessoas solicitas, plano de carreira, fidback funcional, bons benefícios, possibilidade de processos internos... Amava trabalhar lá

Contras: Infelizmente, mudança de diretoria e cidade, não possibilitando uma efetivação...Apessar do meu supervisor ter tentado.

Ótima empresa para desenvolver profissionais

Técnico de O&M

Fortaleza, CE

Prós: Estabilidades, relacionamento profissional, políticas de trabalho,

Contras: Plano de treinamento poderia ser fixo anual.

Clima e desenvolvimento de carreira

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: A Empresa paga aos seus funcionarios em dia, oferece bons benefícios, profissionais engajados com o negócio, programas de reuniões e acompanhamento de modo geral dos negócios pelos funcionários e um bussines promissor.

Contras: Possui processos morosos, com burocracia, não apresenta uma comunicação efetiva e estrita com funcionários, não apresenta um clima agradável e bom clima e, não possui um plano de carreira efetivo.

Conselhos para presidência: Melhorar a comunicação entre funcionários, do RH para com seus funcionários, promover um bom clima e um plano de treinamentos de desenvolvimento de carreira e não somente treinamentos técnicos.

Se não ajustar vai continuar perdendo pessoas

Prós: Líder de mercado em expansão, oferece bons benefícios e salários, tem um clima low profile que acaba não exigindo muito esforço. A estrutura ainda em formação possibilita acesso rápido a alta direção

Contras: Não aplica meritocracia e as promoções são definidas de forma política. O RH não trabalha adequadamente para o atendimento da demanda dos colaboradores

Conselhos para presidência: Pare para ouvir os colaboradores e aplique a meritocracia. Muitos estão vendendo boas apresentações com baixa entrega enquanto aqueles que não são bons marketeiros passam desapercebidos.

Empresa em constante mudança

Jundiaí, SP

Prós: Salários bons, bons benefícios. Empresa sólida no ramo de energia renovável. Mesmo na crise, próspera.

Contras: sem plano de carreira, desvalorização de funcionários mais antigos, gestores imaturos.

CPFL Renováveis

Descrição:A CPFL Renováveis explora oportunidades no mercado brasileiro de geração de energia elétrica a partir de fontes alternativas, por meio do desenvolvimento, construção e operação de um portfólio de usinas de pequeno (até 30 MW) e médio (até 200 MW) porte, tais como pequenas centrais hidroelétricas (PCHs), usinas eólicas, usinas movidas a biomassa (UTE) e usina solar. Atualmente, nosso portfólio de projetos totaliza 5.553 MW, sendo composto por 35 PCHs, 16 parques eólicos, 7 UTEs em operação e 1 parque solar (1.233 MW), 17 parques eólicos e 1 UTE em construção (504 MW), além de outros 3.818 MW em preparação e desenvolvimento nas quatro fontes.