Como é trabalhar na CPFL Energia?

CPFL Paulista- Minha dignidade e auto estima, esta aqui!!! Agradeço muito por estar em seu time!!!

Eletricista de Distribuição

Monte Mor, SP

Prós:  Oque tenho à dizer se resume em apenas uma palavra!!! MÃE!!! Sou funcionário dela desde 2000... Fiz 14 anos de empresa em outubro de 2014! Filhos e filhas, foram criados vendo o trabalho e dignidade da empresa! Senti na pele, no momento que perdi uma visão em um acidente de transito, com meu carro particular... isso em 2006, apenas 6 anos de empresa! Fiquei com depressão imensa! Pensei que tudo que havia conquistado, estava indo pelo ralo... mas não!!!! Minha função era eletricista de distribuição, pensei! como uma empresa no porte da cpfl, iria reabilitar um funcionário que necessitava de habilitação e ambos os olhos, para exercer minha função!!! Eletricista... Fiquei 1 ano afastado e retornei restrito à rede de distribuição. Isso durou uns seis meses, mas com o apoio de todos, consegui superar os obstáculos que a vida me proporcionou.... retornei na minha função anterior! dirigindo, subindo na rede, como se nada houvesse acontecido! todos aceitaram-me, como uma pessoa normal, apesar de estar com uma visão monocular e com a face totalmente danificada pelo fato! hoje sou um profissional realizado, e mt grato pelo amparo que minha empresa me proporcionou!!! trabalho como uma pessoa normal, sem distinção alguma, e pra finalizar.... dirijo e meu turno começa as 14:40 ate as 23:00 podendo estender-se até a magrugada.... isso pra mim é mais que um mérito.... dignidade e confiança! hoje meu plantão cuida de duas cidades consideráveis, digamos assim na extensão de rede, pra mim é td.... além de confiança dignidade, minha auto estima vai além de tudo! mt grato à tudo perante a CPFL, sou da empresa Paulista e mt grato à tudo e todos que deram-me a oportunidade de retornar na rede de distribuição, devolvendo a minha plena dignidade de trabalhar, e retirando uma depressão que tive em momentos!!!!

Contras: Não vejo pontos à serem descritos perante ela

Uma ótima empresa, como as demais ainda precisa melhorar, mas excelente. Recomendo.

Atendente de Call Center

Araraquara, SP

Prós: Uma empresa ecológica, ou pelo menos tenta, grande no estado de São Paulo. Pessoas bem capacitadas, humildes,.. Na empresa tem programas internos como " fale comigo", que disponibiliza psicólogos, economistas, advogados, sempre disponibilizando ferramentas para aumentar o conhecimentos e sempre apoiando os estudos e qualquer forma de conhecimento. Ótima empresa, na qual me orgulho em fazer parte (mesmo em cargo pequeno)

Contras: Os pontos negativos na minha opinião é o salario, pois é uma empresa que quer muito dos funcionários, porem paga pouco.

visao real da situaçao

Técnico de Manutenção

Campinas, SP

Prós: Ambiente, experiencia adquirida

Contras: Salarios baixos, falta de oportunidades de crescimento, falhas no processo de premiar bons profissionais, ninguem ganha aumento

Conselhos para presidência: Os lucros da empresa nao devem ser retirados dos funcionarios, a alma da empresa sao os funcionarios, e a da cpfl esta sen
    do cada vez mais maltratada.

Prós: Qualidade de vida, ambiente de trabalho, remuneração, benefícios.

Contras: Diferenças salariais e benefícios entre as empresas do grupo, muito do escrito ou falado não é praticado, "feudos" entre as diretorias, infra-estrutura antiga

Espero que realmente de fato isso sirva para algo

Atendente de Call Center

Araraquara, SP

Prós: Os amigos que fazemos,algumas experiências que ganhamos.

Contras: praticamente tudo,salário,supervisores mal qualificados que só estão ali porque de alguma forma foram puxas sacos de alguém para subir,o Favoritismo somente com algumas pessoas, enfim a maioria são pontos negativos infelizmente!

Avaliação

Analista de TI

Indaiatuba, SP

Prós: Clima em equipe é muito bom, investe em novas tecnologias

Contras: Hierarquia, Cultura muito antiga, sem plano de carreira, falta transparencia

Conselhos para presidência: Colocar o projeto Transformação - em Boa companhia realmente em pratica. Todos os projetos são excelentes somente no papel, na prática não funciona. Exemplo: como funciona o conceito Remuneracao, conceito e prática.

um otimo lugar pra se trabalhar

Eletricista de Distribuição II

Penápolis, SP

Prós: sempre preucupada com a segurança de seus colaboradores

Contras: visa muito lucro nao investino na sua frota de veiculos

Ainda é um local aonde dá para se trabalhar.

Eletricista

Araçatuba, SP

Prós: Salário ainda compatível e benefícios.

Contras: Gestão de alguns setores entregue a pessoas sem condição emocional de estar na posição. Há pressão para fazer alguns serviços em menor tempo do que o normal, caso não faça, a pessoa é considerada um mau profissional. O paternalismo e a troca de favores impera na empresa, enquanto bons profissionais perdem o entusiasmo por não serem valorizados por seus gestores, outros que tem a anuência total da chefia e executam práticas ruins, são super valorizados e são promovidos e recebem melhores salários por aumento de mérito sempre questionáveis.

A realidade inconveniente: já foi uma empresa onde primeiro eram as pessoas

Técnico

Prós: Salários em dia. Há preocupação com a segurança, com um viés mais para não ocorrer acidentes, do que se preocupar realmente com o ser humano.

Contras: Não é o que parece ! Líderes se acham "semi-deuses", desde técnicos líderes, engenheiros líderes, gerentes de divisão e departamentos. Os demais não tenho contato. Mas se os abaixo da cadeia de comando são assim... Há conivência dos altos graus. Código de ética não funciona nas negociações do acordo coletivo. Líderes vestiram a fantasia da transformação. Os mais jovens de empresa (nem todos) realmente incorporaram a transformação, e o contrário também é verdadeiro, ou seja, alguns mais velhos incorporaram a transformação sim, mas alguns possuem vícios, "cacoetes de gestão", em certos momentos têm uma recaída e se "destransformam". Os mais antigos "imóveis" ... só fantasia e baile de máscaras. Líderes não toleram questionamentos, críticas, nem mesmo as construtivas. Por que então está escrito na cartilha da Transformação Cultural: "o que não toleramos[...]: medo de questionar, de ousar e de mudar"? Levei 3 meses para saber o que era a tal transformação, no chão de fábrica chegou com atraso e com filtro. Cada líder deu sua interpretação do que é a transformação. Contratam eletricistas para fazer e não para pensar. Já ouvi um líder dizer "você é pago pra fazer e não pra pensar". Se o candidato já tiver curso de eletrotécnica, ele é menos favorecido, pois é certo que ele vai querer subir na empresa e os "chefes" na hora da contratação querem um eletricista, geralmente, jovem, "sem vontade própria" que não lhes dê trabalho em estudar e ser chamado a qualquer hora ou dia - não estou exagerando. Líderes que dão resultado com mão de aço não tem seus meios questionados. Maquiavel: "Os fins justicam-se os meios", a empresa faz cara de paisagem quanto a esses líderes. Trabalhamos sobrecarregados e a partir dos técnicos quem tem juízo não marca horas extras. No valor pessoal é observado os últimos erros dos últimos trinta dias e não erros e acertos ao longo de um ano que é o período de avaliação. Somos avaliados pelos nossos erros apenas, e quem não erra? Principalmente quem nos avalia. Não podemos avaliar nossos superiores. Agora estamos em fase de pesquisa de clima, de repente todos os líderes ficaram simpáticos, atenciosos, até pizza houve no dia do técnico (mas é assim a cada dois anos - ciclo da pesquisa de clima). Veículos novos requerem manutenção também, esta muitas vezes é cortada por causa do orçamento da área ligada a infra-estrutura. Ao diminuir a idade dos filhos dos funcionários (12 para 10) no caso de ganharem presentes do fim de ano, ao cortar o vale cesta de natal, ao fornecer material escolar de segunda linha, a CPFL demosntra que não se importa tanto quanto prega, com a família do funcionário. Não existem mais festas de fim de ano patrocinadas pela empresa onde a verba dê para se levar a família. Geralmente os funcionários para não fazerem uma festa só entre funcionários, se organizam e pagam do bolso a parte de seus familiares. Mas os chefes tiram fotos e colocam em suas apresentações como fatos relevantes em suas reuniões de divisão, cada um orgulhando-se mais do que o outro pois conseguiu aderência numa festa paga por grande parte do bolso do funcionário. E altas patentes (líderes) que são convidadas com suas famílias não pagam. Acreditem, já fiz parte de organização dessas festas. Me perdoem. Em momento nenhum tentei ser vingativo, ou depreciador dessa grande empresa. Falo com conhecimento de causa e de forma justa. Infelizmente é assim. Há muito mais detalhes, mas não adianta gastar "energia" com isso. A todos um grande abraço !

Conselhos para presidência: Prezado Companheiro Presidente. V.Exa. sumiu das reuniões com a base. Porque só quando chagastes aqui na então CPFL Paulista em 2000 fostes até a base (chão de fábrica) ? Diretoria pensem, mas pensem mesmo nas pessoas, elas são em primeiro lugar. "Primeiro as pessoas". Hoje, não que não recomendaria esta empresa, apenas diria: amigo veja que há empresas melhores por aí, que chegam entre as 10 melhores para se trabalhar. Nós CPFL, há quanto tempo não chegamos nem entre as 10 melhores? Pensem nisso com carinho! Um grande abraço!

Muito boa, tive um crescimento pessoal muito gratificante.

Analista Contábil JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Indaiatuba, SP

Prós: Benefícios, respeito pelos colaboradores. A empresa fornece injeção contra gripe, os exames periódicos são maravilhosos, se sangue e urina.

Contras: Vc fica anos na mesma função, principalmente se for trabalhar no centro de serviços, nos departamento s contábil e fiscal.

Conselhos para presidência: Sempre troque os coordenadores.

CPFL Energia

Descrição:Após 100 anos de história, a CPFL Energia se tornou uma empresa de energia completa, com negócios em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços. Hoje, somos considerados uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Levamos energia a quase 20 milhões de consumidores e conseguimos, ao longo dos anos, liderar o segmento de energias renováveis no Brasil com uma matriz diversificada: de grandes e pequenas centrais hidrelétricas a parques eólicos, usinas de biomassa, térmicas a óleo combustível e, mais recentemente, a primeira usina solar do Estado de São Paulo.