Como é trabalhar na Costa Cruzeiros?

Sabendo levar...

Prós: Fácil para crescer na empresa.
    Boa interação inter-cultural.
    Cursos de Italiano e Inglês gratuitos.
    Boas festas.
    Crew pass com 200 Dólares/Euros
    Bom lugar para aprender.
    Pagam passagem de ida e volta.
    Na maioria das vezes, não precisa pagar uniforme.

Contras: Salário baixo, não condizente com o tanto de horas trabalhadas.
    Falta de material para trabalho.
    Não há dias de folga (day off ), somente horas de descanso (lunch off).
    Algumas vezes extrapolam na carga-horária de trabalho, não compensando isso na folha de pagamento, nem em folgas.
    Quando está na temporada européia, tudo o que é gasto no crew pass é descontado em euro, mas ainda assim, recebe-se em dólar.
    Os médicos são em são em sua maioria desumanos.

Falta competencia e senso

Garçom

Prós: A empresa tem uma preocupação teórica muito boa com a qualidade e seus procedimentos. Se o básico fosse cumprido seria uma empresa boa. Se preocupa com seus clientes e funcionários. Se preocupa em organizar métodos de higiene, manutenção, alimentação, etc A direção da empresa contrata profissionais competentes para ajustar o ideal ao prático. Em teoria aparenta estar querendo mudar os problemas do passado. Tem cabines com poucos tripulantes, refeitório, médico, alguns programas de treinamento.

Contras: Infelizmente todos os setores estão prejudicados pela falta de senso. A teoria não é apropriada para a prática. O ideal não será alcançado por falta de senso. Os responsáveis pelos setores não conseguem manter o que a empresa propõe e isso não é culpa dos subordinados. É falta de ajuste do procedimento e incompetência dos gerentes operacionais que, seguem o que aprenderam no passado, justamente o que fizeram a empresa afundar em termos de preferencia dos clientes. O tanto a cia gasta para idealizar é arruinado pela frente de operação. Se um CO tem um objetivo de melhorar e humanizar o serviço, infelizmente seus planos serão incompletos por seus managers operacionais que não concordam com as mudanças e não cumprem com os procedimentos. Na realidade, eles não concordam com os diretores e acham que suas experiencias contam mais do que o resto. Como o funcionario tem contato com o RH no começo quando escolhe a cia, fica desacreditado e trabalha mal. A empresa perde o credito no começo do contrato. Gera mal atendimento e desistencias de contrato e problemas de autoestima. Afinal, nem tudo no mundo é dinheiro. A comida dos tripulantes é feita de qualquer jeito. Tem aparencia de muito repartida e oferece poucas opções de tipo de carne, que em sua maioria é de origem suína. A empresa quer hierarquia e pessoas estudadas nos cargos de atendimento ao cliente. Mas esquece de colocar managers com a mesma ou melhor formação que os subordinados. Essas pessoas que estão paradas no tempo precisam unir experiencia à reciclagem. Os métodos de avaliação não levam em conta a satisfação dos clientes, em pratica. A autoridade de um gerente operacional está mais alta do que os próprios COS. Existe humilhação, preconceito, injustiças e isso acontece mais entre os gerentes e seus subordinados do que entre nacionalidades entre os tripulantes. O RH interno de cada navio não repassa as reclamações de forma falada somente escrita. Existem problemas de avaliações e promoções na empresa por amizade e troca de favores pessoais. Avaliações erradas pelo mesmo motivo. Escalas erradas também. Escalas com almoço as 11 e 30 e o proximo horario disponivel para comer 9 horas depois. Por desencontros de horarios. A cia passa a impressao de ser boa pela parte idealizadora mas na realidade nao acontece isso na pratica.

Conselhos para presidência: Em minha humilde opinião penso que deveriam ouvir mais a tripulação e seus clientes. Se aproximar mais da realidade e capacitar a gerencia. Talvez não dar tanta autoridade aos seus gerentes. Melhorar os metodos de avaliação de seus funcionarios. Descentralizar o poder das maos dos managers e passar isso para os proprios colegas e setores intrelaçados. Uma avaliação de colegas de setores iguais e diferentes. Uma avaliação inversa. Pode talvez melhorar isso. Mais fiscalização. Mais preocupação com o bem estar de seus funcionários. Um RH com menos medo de ouvir e resolver os problemas dos funcionarios.

Testar limites humanos

Assistant WaiterEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Interação entre pessoas e a vasta cultura.
    Conhecer lugares/viajar.
    Boa experiência de vida.

Contras: Trabalho exaustivo, cargas horárias abusivas, superiores abusivos, clima pesado para viver, falta de ferramentas de trabalho, falta de folgas, salário baixíssimo, médicos "incompetentes".

Positivo Vs Negativo

Shop AttendantEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Dependendo do comandante ou staff captan, é possível ter uma certa liberdade a bordo.

Contras: No Shop faltam detectores para saber se os clientes estão saindo com mercadoria nos bolsos, muito oficiais são rudes, pois na Itália há uma lei que veta a contratação de oficiais de outra nacionalidade que não seja italiana, assim eles se sentem seguros para agir da forma que bem entendem.

Conselhos para presidência: Oferta cria demanda, creio que se a oferta de contratação de oficiais não se limitasse a nacionalidade a qualidade seria muito melhor.

media

Cabin Steward

Prós: Infra estrutura e qualidade de "vida"

Contras: Tratamento com os tripulantes

Trabalho escravo

Assistant WaiterEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ela paga as despesas de embarque

Contras: Nos tratam como se fossemos presidiários

Não é tão ruim assim

Snack Steward

Prós: Temos acesso a tudo no navio... Moradia, comida, diversão, cama, mesa e banho.
    Não precisamos de muito esforço para realizar atividade básicas de lavar a roupa ou comer.
    O navio oferece tudo, atendimento médico, roupas de cama de limpas toda semana, uniforme.
    O trabalho não é complexo e é fácil de realizar.

Contras: Alguns italianos tratam os brasileiro com um pouco de arrogância.
    Pela má fama dos brasileiros sempre nos dão mais trabalho, pelo menos é isso que notei.
    Tem muito bom ou mal tratamento pela aparência.
    Os lençois vem meio amarelados.
    E seria sim, bem possível dar uma folga semanal ou qunizenal para os tripulantes, mas uma folga de um dia inteiro e não de algumas horas.

Pros e contras

Bar WaiterEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Conhece muitos lugares, muita gente nova de diferentes países. se diverte muito.

Contras: Alguns patrões tratam você muito mal, o salario nao é tao bom quanto outras empresas, e a comida (no navio que eu trabalhei) era horrível. Não tem dia de folga durante todo o contrato... para terminar um contrato, tem que saber olhar o lado bom e nao dar bola para lado ruim

Conselhos para presidência: Respeitar mais os funcionários. pagar melhor, liberar internet para funcionarios por pelo menos dois dias da semana, dar no minimo um dia de folga por mês. a ideia das bicicletas é excelente, se possivel mantê-las em dia.

realidade de quem viveu na pele.

Prós: Empresa com muitos navios e postos de emprego com uma grande geração de postos de trabalho.

Contras: Contratos arbitrários, com diferenças gritantes entre nacionalidades de funcionários, pouco ou nenhum suporte de RH para resolver problemas, horas de descanso mal elaboradas e em inconformidade com o contrato na prática, nenhum programa de atividades físicas ou de desenvolvimento para os funcionários, zero dias livres ou horas para desenvolver atividades físicas ou treinamentos.

Podia ser melhor.

Assistant WaiterEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: A companhia não é tão rígida com algumas coisas. O serviço não é tão assustador como às vezes se espera de uma empresa de cruzeiros.

Contras: Salário não vale o tamanho do serviço e do estresse que muitas vezes se tem. Promoções de cargo são dadas de acordo com a sua afinidade com os chefes e não por merecimento.

Costa Cruzeiros

Descrição:A Costa Crociere S.p.A., com sede em Gênova, engloba as marcas Costa Cruzeiros, AIDA Cruises e Iberocruceros. Conta com a maior frota de todos os operadores europeus, com um total de 26 navios em serviço e mais outras 3 novas unidades a serem entregues até 2016. Faz parte do grupo Carnival Corporation & plc, líder mundial em cruzeiros.