Como é trabalhar na Cosan Lubrificantes?

Cosan Lubrificantes e Especialidades SA

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa bem organizada e estruturada.
    Bom pacote de benefícios e salário

Contras: No projeto em que estava trabalhando, mudanças de planos o tempo todo.
    O mercado não consegue absorver na mesma velocidade que a organização as mudanças de estratégia e planos da empresa. A empresa possui cultura para adaptar-se as mudanças de forma rápida e ágil

Conselhos para presidência: O caminho da empresa está certo!!! Apenas coloco que nem todas as atividades e estratégias podem ser implementadas na velocidade que a organização quer, o mercado é quem regula e precisa um tempo para absorver qualquer inovação ou modelo de negócio.

Tem potencial!

Assistente de Produção

Prós: Ambiente descontraído, bom salário, possui bons beneficios. Oferece bastante oportunidade para aproveitar o funcionário o máximo possivel.

Contras: Muita pressão, trabalho nos fins de semana quase rotineiramente, os setores não são unidos, muita gente desmotivada ou sem vontade de desenvolver.

Conselhos para presidência: Valorizar o funcionário.

Plano de cargos e salários inexistente

Assistente Administrativo

Prós: Clima amigável, boa oportunidade de aprendizado em uma grande empresa.

Contras: A empresa não possui plano de cargos e salários. As promoções são baseadas no "coleguismo", a disparidade de salários entre pares é absurda. Não há recrutamento interno e o RH é ineficiente.

Conselhos para presidência: Olhar mais para as movimentações internas. Pessoas com qualificação insuficiente assumem posições estratégicas simplesmente por serm amigos das pessoas certas.

Não valoriza os seus funcionários

Prós: Tem uma boa infraestrutura e oferece refeição no local

Contras: O funcionário não é valorizado como deveria. Para crescer precisar ter amizades com as pessoas certas

Conselhos para presidência: Qualidade de vida, benefícios e valorização pelo bom desempenho do funcionário e plano de carreira.

Adoro fazer parte do time Cosan!

Líder de CDA

Prós: Benefícios, remuneração, clima organizacional, treinamentos, evolução da carreira, gestores competentes e que incentivam o crescimento do funcionário.

Contras: É muito afastada do centro e dos principais bairros do Rio. Na minha opinião, deveriam disponibilizar um transporte para melhor acesso a empresa.

Muito trabalho e pouco reconhecimento

Analista Júnior

Prós: Dinamismo, comunicação horizontal, proporciona uma possibilidade imensa de aprendizado na sua área e em outras área do negócio. Empresa aberta a sugestões de melhorias.

Contras: Falta alinhamento estratégico e direcionamento nos cargos de gerência, há muita briga de egos o que atrapalha o bom andamento do negócio. Não pregão a meritocracia da forma adequada.

Bons profissionais, direcionamento confuso

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Autonomia de trabalho, muitas iniciativas e investimentos em busca de resultados. Ambiente de trabalho agradável e dinamico. Cadeia de vendas muito bem estruturada.

Contras: Excesso de burocracia, direcionamento confuso e focado de acordo com o interesse de cada área. Baixa cooperatividade entre áreas o que torna a carga de trabalho alto e por vezes pouco eficiente.

Local de Aprendizado, recomendo.

Assistente Administrativo

Prós: Um local onde você pode aprender muito e se desenvolver. Empresa sempre preocupada com o bem estar dos funcionários e da família dos colaboradores.

Contras: Empresa sem estrutura sistêmica, está crescendo mas ainda precisa estabelecer parâmetros e diretrizes de empresa de grande porte que é o nível da COSAN.

Tem mais peixe que a Frescatto.

Analista IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente interno muito descontraído. Treinamentos e cursos frequentes (apesar da segregação). Livre acesso aos superiores (não quer dizer que será bem vindo). Estacionamento e refeitório no local.

Contras: Existe empresa Familiar com menos indicações (peixe) do que a Cosan Lubrificantes. O bom e velho manda quem pode, obedece quem tem juízo reina por aqui. A meritocracia vem atrelada ao seu marketing pessoal, onde quanto mais você se vende, mais chances pode ter (independente de um bom trabalho realizado). Ideia simples e sem criatividade, viram ouro na mão de gestores que sabem vender um funcionário. Basta "cair" no lugar certo.

Conselhos para presidência: Olha pra dentro de casa e esqueça os colegas do passado.

Bom lugar para trabalhar

Analista Pleno

Prós: Liberdade de inovação Ambiente amigável Compõe um dos maiores grupos do país Salários competitivos com o mercado Bons benefícios em geral.

Contras: Poderiam se dedicar em fornecer uma qualidade de vida aos funcionários um pouco maior. Maior clareza na comunicação de maneira geral entre os funcionários.

Cosan Lubrificantes