Como é trabalhar na Cosan Lubrificantes?

Cosan Lubrificantes e Especialidades SA

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa bem organizada e estruturada.
    Bom pacote de benefícios e salário

Contras: No projeto em que estava trabalhando, mudanças de planos o tempo todo.
    O mercado não consegue absorver na mesma velocidade que a organização as mudanças de estratégia e planos da empresa. A empresa possui cultura para adaptar-se as mudanças de forma rápida e ágil

Conselhos para presidência: O caminho da empresa está certo!!! Apenas coloco que nem todas as atividades e estratégias podem ser implementadas na velocidade que a organização quer, o mercado é quem regula e precisa um tempo para absorver qualquer inovação ou modelo de negócio.

Tem potencial!

Assistente de Produção

Prós: Ambiente descontraído, bom salário, possui bons beneficios. Oferece bastante oportunidade para aproveitar o funcionário o máximo possivel.

Contras: Muita pressão, trabalho nos fins de semana quase rotineiramente, os setores não são unidos, muita gente desmotivada ou sem vontade de desenvolver.

Conselhos para presidência: Valorizar o funcionário.

Plano de cargos e salários inexistente

Assistente Administrativo

Prós: Clima amigável, boa oportunidade de aprendizado em uma grande empresa.

Contras: A empresa não possui plano de cargos e salários. As promoções são baseadas no "coleguismo", a disparidade de salários entre pares é absurda. Não há recrutamento interno e o RH é ineficiente.

Conselhos para presidência: Olhar mais para as movimentações internas. Pessoas com qualificação insuficiente assumem posições estratégicas simplesmente por serm amigos das pessoas certas.

Não valoriza os seus funcionários

Prós: Tem uma boa infraestrutura e oferece refeição no local

Contras: O funcionário não é valorizado como deveria. Para crescer precisar ter amizades com as pessoas certas

Conselhos para presidência: Qualidade de vida, benefícios e valorização pelo bom desempenho do funcionário e plano de carreira.

Muito trabalho e pouco reconhecimento

Analista Júnior

Prós: Dinamismo, comunicação horizontal, proporciona uma possibilidade imensa de aprendizado na sua área e em outras área do negócio. Empresa aberta a sugestões de melhorias.

Contras: Falta alinhamento estratégico e direcionamento nos cargos de gerência, há muita briga de egos o que atrapalha o bom andamento do negócio. Não pregão a meritocracia da forma adequada.

Bons profissionais, direcionamento confuso

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Autonomia de trabalho, muitas iniciativas e investimentos em busca de resultados. Ambiente de trabalho agradável e dinamico. Cadeia de vendas muito bem estruturada.

Contras: Excesso de burocracia, direcionamento confuso e focado de acordo com o interesse de cada área. Baixa cooperatividade entre áreas o que torna a carga de trabalho alto e por vezes pouco eficiente.

Programa de Estágio

Estagiário Superior

Prós: Remuneração na faixa do mercado. Possibilidade de conhecer outros setores. Apesar da estrutura extremamente vertical, é um ambiente sem barreiras com relação ao contato com coordenadores e gerentes.

Contras: Programa de estágio extremamente mal planejado. Os estagiários entram para "tapar" buracos em alguns setores e por muitas vezes acabam por fazer trabalhos operacionais. Não há projetos individuais e nem em grupo para os estagiários, o que impede o desenvolvimento individual de cada um. Alguns setores simplesmente tem "aversão" e preconceito com o estagiário e não o enxerga como um profissional que está em desenvolvimento, mas sim como uma mão-de-obra barata que não pode pensar fora da caixinha. Se assim o fizer, será taxado e julgado como uma pessoa que deixa de fazer suas tarefas principais para pensar em ideias sem futuro. O vale transporte dos estagiários é ridículo. Não é suficiente para quem precisa fazer uso de mais de 4 conduções diárias (o que muitas vezes é preciso visto que a localização da fábrica é muito longe para a maioria das pessoas). Não há acompanhamento do desenvolvimento dos estagiários por parte do RH.

Conselhos para presidência: Replanejar o programa de estágio. Melhorar os benefícios dos estagiários e funcionários. Tornar o plano de carreira mais claro.

Recomendo a empresa!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa que vem se aperfeiçoando nos últimos anos na forma de avaliar e garantir a meritocracia. Anteriormente, alguns gestores privilegiavam alguns funcionários, mas as recentes mudanças na alta direção corrigiram essas falhas.

Contras: Poucas oportunidades de evolução na carreira. Grupos de vendas enxutos e com pouca interface, sendo difícil uma evolução gradual na carreira. Profissionais precisam percorrer áreas que muitas vezes tem pouca relação com sua formação acadêmica.

Muito boa.

Coordenador

Prós: Dinamismo, aprendizado constante e liberdade para execução de projetos. Bons benefícios comprado ao mercado. Flexilidade nos horários.......

Contras: Alta caraga de trabalho, cultura do urgente, falta de automação.

Uma empresa boa, porém, com problemas internos.

Auxiliar de Produção IEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com bons cursos para cursos internos, refeitório amplo e bom, com amplo estacionamento, salário bom, empresa que ajuda a fazer uma faculdade.

Contras: Venda de produtos sem ter sido fabricado/envasado o famoso CHECK , que muitas das vezes causam prejuízos para o carregamento, briga interna entre os operadores do envase e manutenção com problemas de concerto das máquinas, armazém com buracos principalmente no pré pick aonde se transita muita empilhadeira podendo causar acidentes. Líderes / Coordenadores que dá vantagens a quem seja do seu interesse, e algumas vezes seu trabalho não é reconhecido.

Conselhos para presidência: Melhoramento dos líderes e coordenadores, novos equipamentos para a produção (mistura e enchimento), armazém melhoramento da sala e ruas dos armazém, precisa se de mais empilhadores e conferentes, mistura também precisa de operadores e enchimento também são setores com deficiência de mão de obra.

Cosan Lubrificantes