Como é trabalhar na Cosan Lubrificantes?

Programa de Estágio

Estagiário Superior

Prós: Remuneração na faixa do mercado. Possibilidade de conhecer outros setores. Apesar da estrutura extremamente vertical, é um ambiente sem barreiras com relação ao contato com coordenadores e gerentes.

Contras: Programa de estágio extremamente mal planejado. Os estagiários entram para "tapar" buracos em alguns setores e por muitas vezes acabam por fazer trabalhos operacionais. Não há projetos individuais e nem em grupo para os estagiários, o que impede o desenvolvimento individual de cada um. Alguns setores simplesmente tem "aversão" e preconceito com o estagiário e não o enxerga como um profissional que está em desenvolvimento, mas sim como uma mão-de-obra barata que não pode pensar fora da caixinha. Se assim o fizer, será taxado e julgado como uma pessoa que deixa de fazer suas tarefas principais para pensar em ideias sem futuro. O vale transporte dos estagiários é ridículo. Não é suficiente para quem precisa fazer uso de mais de 4 conduções diárias (o que muitas vezes é preciso visto que a localização da fábrica é muito longe para a maioria das pessoas). Não há acompanhamento do desenvolvimento dos estagiários por parte do RH.

Conselhos para presidência: Replanejar o programa de estágio. Melhorar os benefícios dos estagiários e funcionários. Tornar o plano de carreira mais claro.

Recomendo a empresa!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa que vem se aperfeiçoando nos últimos anos na forma de avaliar e garantir a meritocracia. Anteriormente, alguns gestores privilegiavam alguns funcionários, mas as recentes mudanças na alta direção corrigiram essas falhas.

Contras: Poucas oportunidades de evolução na carreira. Grupos de vendas enxutos e com pouca interface, sendo difícil uma evolução gradual na carreira. Profissionais precisam percorrer áreas que muitas vezes tem pouca relação com sua formação acadêmica.

Muito boa.

Coordenador

Prós: Dinamismo, aprendizado constante e liberdade para execução de projetos. Bons benefícios comprado ao mercado. Flexilidade nos horários.......

Contras: Alta caraga de trabalho, cultura do urgente, falta de automação.

Uma empresa boa, porém, com problemas internos.

Auxiliar de Produção IEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com bons cursos para cursos internos, refeitório amplo e bom, com amplo estacionamento, salário bom, empresa que ajuda a fazer uma faculdade.

Contras: Venda de produtos sem ter sido fabricado/envasado o famoso CHECK , que muitas das vezes causam prejuízos para o carregamento, briga interna entre os operadores do envase e manutenção com problemas de concerto das máquinas, armazém com buracos principalmente no pré pick aonde se transita muita empilhadeira podendo causar acidentes. Líderes / Coordenadores que dá vantagens a quem seja do seu interesse, e algumas vezes seu trabalho não é reconhecido.

Conselhos para presidência: Melhoramento dos líderes e coordenadores, novos equipamentos para a produção (mistura e enchimento), armazém melhoramento da sala e ruas dos armazém, precisa se de mais empilhadores e conferentes, mistura também precisa de operadores e enchimento também são setores com deficiência de mão de obra.

Empresa boa, mas com muito a melhorar

Analista de Suprimentos PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Política de remuneração, mobilidade de cargos, oferta de cursos, possibilidade de aprendizado em outras áreas, atividades extra-laborais oferecidas (coral, grupo de corrida).

Contras: Desorganização e descoordenação entre setores; fluxo de comunicação ruim e insuficiente no que diz respeiro às metas e prioridades da empresa e de cada departamento entre funcionários e chefia; valorização de quantidade de trabalho em vez da qualidade e produtividade; plano de carreira pouco claro e desconectado do plano de avaliação de desempenho anual.

Grande oportunidade de efetivação.

Prós: os estagiários aprender na pratica, pois ficam dentro dos processos da empresa, com funções analíticas.

Contras: muito trabalho e pouca remuneração. Os estagiários vivem ficando a mais do horário e não ganham o reconhecimento devido.

Conselhos para presidência: qualificar gestores para que possam deixar seus funcionários motivados.

ambiente bom, mas com problemas

Prós: pessoas incríveis e ambiente descontraído, porém salários baixos para o volume de trabalho.

Contras: grande volume de trabalho, salários medianos e falta de uma gestão de pessoas adequada.

Cultura familiar MUITO forte!

Prós: É uma empresa muito bacana de se trabalhar! Ambiente dinâmico e traz muitos desafios. Apesar de se tratar de lubrificantes (o que indicaria um mercado mais estático) é um mercado muito interessante e muito dinâmico. Isso é muito motivante, tendo em vista as oportunidades que tudo isso gera.

Contras: É uma empresa com cultura familiar. Uma estrutura em que "manda quem pode e obedece quem tem juízo". A falta de governança e organização faz com que uma empresa como essa seja ultrapassada e acaba gerando muitos riscos para a própria companhia. Em adição a isto, a cultura do "protegido" é MUITO forte, ou seja, quem tem um bom "padrinho" tem MUITOS benefícios, os outros, são os outros.

Conselhos para presidência: Mais profissionalismo, sem favorecimento à alguns. Faça valer um dos valores que tanto é pregado: MERITOCRACIA.

Ótima empresa para se trabalhar

Analista de Marketing Pleno

Prós: Excelente possibilidade de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, grandes profissionais de mercado que contribuem para desenvolver a equipe.

Contras: Ambiente bastante formal e tradicional, não incentiva a política de home office, ainda sim oferece a opção de horários flexíveis, o que é uma vantagem

Aprendizagem bom mas sem plano de carreira

Analista de Custos Júnior

Prós: Empresa com muitas oportunidades de aprendizagem por ainda estar em desenvolvimento, dessa forma, há várias oportunidade no envolvimento de projetos.

Contras: Empresa machista, com pessoas com uma cultura organizacional enraizada da ExxonMobil, visando muito mais o pessoal/amizade do que mérito/profissionalismo, hierarquia prevalece muito.

Cosan Lubrificantes