Como é trabalhar na Cosan Lubrificantes?

Média

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Dinâmico e com muitos desafios. Grandes oportunidades para estagiário devido ao seu programa de estágio ser bem estruturado com Treinamentos.

Contras: Oportunidade de efetivação vai depender mais da suas relações do que seu trabalho. Empresa baseada praticamente em saber com quem você deve ter boas relações.

Ótima empresa

Analista Trainee

Prós: Clima organizacional bom, boa remuneração, horários flexíveis, benefícios bons, contato com alta gerência oportunidade de crescimento e localização e meritocracia

Contras: Falta de um plano de carreira, disparidade em salário com os funcionários mais antigos. Sistema de metas confuso e top down. Falta de política de empresa

Frustrante

Assistente de Relacionamento Comercial II

Prós: Alguns benefícios como VA e restaurante da empresa. A empresa possui muitos pontos ruins.

Contras: A empresa é muito distante, o plano de saúde é segregado. Quem é Assistente e Auxiliar tem quarto compartilhado e quem é Analista para cima, possui quarto particular. A empresa possui muita politicagem e apadrinhamento em relação às promoções. A pessoa entrando, só pode ser promovida depois de 1 ano, com no máximo 16% de aumento. Os salários são muito baixos.

Conselhos para presidência: Oferecendo ônibus da empresa para pegar os funcionários nas principais rodovias metropolitanas. Não ter politicagem, nem apadrinhamentos.

Uma boa empresa para se trabalhar, porém, necessita de perfis agressivos e dedicados.

Coordenador de Marketing Sênior

São José dos Pinhais, PR

Prós: A empresa tem uma política de remuneração realmente agressiva (variável) e com alto índice de desempenho da empresa como um todo. Disponibiliza vários desafios profissionais e conta com colaboradores de renome no mercado e extremamente capacitados.

Contras: Uma empresa que preza pela eficiência, porém, isso reflete na estrutura extremamente enxuta e cobranças que não condizem com a carga horária convencional, tornando, com frequência, a rotina de trabalho longa, estressante e exaustiva.

Conselhos para presidência: Instaurar uma cultura sólida na empresa

Um bom local para ganhar experieência

Prós: Bons beneficios, o ambiente de trabalho é em sua maioria agradável. Há pessoas muito cooperativas que sempre vão além para ajudar. Alguns líderes muito inspiradores. Gosto também da flexibilidade com horários.

Contras: Empresa extremamente politica, muitas vezes o melhor não é reconhecido, e sim aquele que sabe se vender. Poderia ter algo como academia ou maiores incentivos a saúde.

Muitos recordes, pouca qualidade de vida

Técnico

Prós: a empresa bate muitos recordes, sempre inova e a sensacao é de que nao existiu crise durante essa epoca conturbada no país. Muito trabalho garante o pao de cada dia dos funcionários regulares.

Contras: plano de carreira nao existe, pouco preparo para novos funcionários. o ritmo de trabalho prejudica os estudos, lazer, descanso e etc. pessoas sao reconhecidas e crescem na empresa pela relação de amizade, nao pelo desempenho.

Conselhos para presidência: continuar apostando nos projetos de melhorias.

Otima empresa para se aprender

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabalho bastante dinamico, tecnico e comercial. Por se tratar de um mix de producao, importacao e distribuicao de produtos por todo o Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolivia, o trabalho sempre desafia o cotidiano

Contras: Alta rotatividade dos funcionarios. Apesar de estar ser uma boa pagadora no mercado de lubrificantes, os salarios nao sao tao atrativos e isso faz muitos optarem por outras carreiras.

Programa de Estágio

Estagiário Superior

Prós: Remuneração na faixa do mercado. Possibilidade de conhecer outros setores. Apesar da estrutura extremamente vertical, é um ambiente sem barreiras com relação ao contato com coordenadores e gerentes.

Contras: Programa de estágio extremamente mal planejado. Os estagiários entram para "tapar" buracos em alguns setores e por muitas vezes acabam por fazer trabalhos operacionais. Não há projetos individuais e nem em grupo para os estagiários, o que impede o desenvolvimento individual de cada um. Alguns setores simplesmente tem "aversão" e preconceito com o estagiário e não o enxerga como um profissional que está em desenvolvimento, mas sim como uma mão-de-obra barata que não pode pensar fora da caixinha. Se assim o fizer, será taxado e julgado como uma pessoa que deixa de fazer suas tarefas principais para pensar em ideias sem futuro. O vale transporte dos estagiários é ridículo. Não é suficiente para quem precisa fazer uso de mais de 4 conduções diárias (o que muitas vezes é preciso visto que a localização da fábrica é muito longe para a maioria das pessoas). Não há acompanhamento do desenvolvimento dos estagiários por parte do RH.

Conselhos para presidência: Replanejar o programa de estágio. Melhorar os benefícios dos estagiários e funcionários. Tornar o plano de carreira mais claro.

Recomendo a empresa!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa que vem se aperfeiçoando nos últimos anos na forma de avaliar e garantir a meritocracia. Anteriormente, alguns gestores privilegiavam alguns funcionários, mas as recentes mudanças na alta direção corrigiram essas falhas.

Contras: Poucas oportunidades de evolução na carreira. Grupos de vendas enxutos e com pouca interface, sendo difícil uma evolução gradual na carreira. Profissionais precisam percorrer áreas que muitas vezes tem pouca relação com sua formação acadêmica.

Muito boa.

Coordenador

Prós: Dinamismo, aprendizado constante e liberdade para execução de projetos. Bons benefícios comprado ao mercado. Flexilidade nos horários.......

Contras: Alta caraga de trabalho, cultura do urgente, falta de automação.

Cosan Lubrificantes