Como é trabalhar na Copel?

Comparado com a média é uma boa empresa.

Técnico

Araucária, PR

Prós: Os principais pontos positivos da empresa são a estabilidade, plano de saúde, vale alimentação e previdência complementar com qualidade acima da média.

Contras: Nos últimos anos a empresa praticamente paralisou o plano de cargos e salários e reduziu drasticamente o investimento na capacitação dos colaboradores.

Conselhos para presidência: Destravar o plano de cargos e salários.

Boa empresa para trabalhar

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2000

Prós: Empresa oferece benefícios aos empregados, como plano de saúde e previdência. Plano de carreira implementado. Possui oportunidades em diversas áreas de atuação. Atualizada tecnologicamente.

Contras: Mesmo sendo uma empresa com ações na bolsa, ainda sofre do mal relacionado às empresas controladas pelo estado. Indicações políticas ainda predominam nos cargos gerenciais, o que dificulta um pouco a progressão na carreira de profissionais com perfil apenas técnico.

A propaganda que fazem da Copel é bem melhor!

Prós: Estabilidade; Salário é pago em dia; como todo órgão público, normalmente os feriados são emendados; a carga de trabalho é média; tem um bom plano de previdência.

Contras: Não existe plano de carreira (até existe, mas é uma piada); Para se tornar um profissional sênior demora uns 30 anos; a empresa não considera a sua experiência anterior, ou seja, você pode ter 15 anos de carreira privada, mas lá você vai entrar como Jr; profissionais com mestrado e/ou doutorado não são valorizados e não recebem um centavo a mais pela titulação; a oportunidade de carreira é baixa; a empresa é dominada pela política, portanto, não espere se tornar gerente pela sua competência; não existe flexibilidade no trabalho;

Conselhos para presidência: Ajustem o plano de carreira da empresa.

É uma ótima empresa

Assistente Administrativo

Prós: Salário em dia Estabilidade Horário de trabalho Busca pelo crescimento Boa avaliação dos clientes Benefícios Facilidade pro empregado desenvolver atividades extras

Contras: Lentidão de resolução de assuntos devido a parte pública da empresa, que é economia mista Por questões econômicas, devido o cenário nacional, ter parado as contratações de pessoal, e muitos empregados atuais fazem muito corpo mole, prejudicando outros

A maior empresa do Paraná. E sempre será.

Administrador

Prós: Empresa sempre com os salários em dia e benefícios também. Cultura dos funcionários leva a empresa nas costas. Os funcionários não esperam ser mandados para que as coisas saiam. Tem funcionário que nunca viu a cara do chefe e mesmo assim trabalha com amor e afinco sem dependência alguma, com poucas instruções e até mesmo sem curso, com mudanças constantes na forma de trabalhar.

Contras: Muita influência política, gerentes despreparados, plano de cargos e salários é uma piada. Sistema de avaliação de desempenho não avalia nada. Você tem que ser da "turma" para se ter sucesso, trabalhar, suar não é requisito para subir na empresa. Direção e gerentes são trocados constantemente, fazendo com que não haja uma cultura gerencial. Empresa é gerida por cada funcionário do chão de fábrica, pois se deixar e ficar esperando quebra.

Conselhos para presidência: Dou um conselho para o Governador do Estado, nos deixem em paz que é melhor para os paranaenses.

Ótimos benefícios...

Engenheiro Civil Pleno

Prós: Estabilidade, benefícios (vale alimentação/refeição, plano de saúde, previdência complementar, participação nos lucros e resultados), flexibilidade nos horários de entrada e saída do trabalho, boa estrutura para se trabalhar, a empresa está investindo forte na política de gestão (a qual precisa melhorar), segurança no trabalho é uma das prioridades.

Contras: Política salarial precisa ser melhorada/reformulada (o salário em si para início de carreira é bom, porém ao longo do tempo acaba ficando defasado), excesso de cargos gerenciais (muitos gerentes não possuem perfil para tal função, mas a empresa está trabalhando forte nisso), falta interação entre as algumas áreas/subsidiárias e devido a empresa ter como controlador o Governo do Estado nas trocas de governo muita coisa pode mudar.

Conselhos para presidência: Melhorar a política salarial e de crescimento na carreira

Excelente empresa para se trabalhar

Técnico Eletrônica Industrial de Usinas

Capitão Leônidas Marques, PR

Prós: Benefícios e estabilidade, ainda, a empresa proporciona oportunidades de realização de treinamentos na área de atuação, o que agrada ao currículo do empregado

Contras: Devido ser uma empresa de economia mista, com ações majoritárias do governo do estado, é considerada uma empresa pública, e isto, pela legislação, impede a mudança de carreira dentro da empresa sem a prestação de concurso público.

Já foi melhor.

Engenheiro Sênior

Prós: Estabilidade, incentivo ao desenvolvimento, plano de saúde, previdência privada, condições de saúde e segurança no trabalho, respeito às leis e normas.

Contras: Empresa sem liderança, baseada em indicações políticas, chefes e gerentes muito despreparados, falta reconhecimento e a empresa apenas finge ter um mecanismo de reconhecimento baseada em mérito.

Conselhos para presidência: O programa de remanejamento foi a melhor coisa que ocorreu nos últimos 10 anos na empresa. Atualmente ele está estagnado, com pouquíssimas vagas. É preciso retomar a ideia fomentando a criação de oportunidades e garantindo livre escolha para os empregados.

mediocre

Trader

Prós: Estabilidade na carreira; ritmo compassado permitindo atender a outros aspectos da vida; investimento em treinamento; ambiente de trabalho favorável.

Contras: Dificuldade de ascenção na carreira; estagnação salarial pois é difícil receber aumento por mais resultado que se dê; chefes medíocres que só pensam em si.

Conselhos para presidência: Pensar um pouco nas pessoas.

Segurança financeira em tempos de crise

Atendente

Prós: São de ordem financeira: Além do salário que é razoável tem ótimos benefícios como: ticket alimentação (acima de mil reais), participação de lucros (prox. de 10 mil), auxílio educação (teto de R$ 700,00) e junto com reajuste salarial temos o famoso cala-boca que chega até 5 mil reais.

Contras: Não há muitas oportunidades internas. Outro ponto negativo é que a Empresa tem auxílio educação, porém o funcionário se especializa e a mesma não aproveita esse conhecimento adquirido o que provoca a busca de alguns desses em empresas que lhes dão maiores oportunidades nas atividades em que se especializaram.

Conselhos para presidência: Visualizar e aproveitar as qualidades ou dons que cada funcionário tem

Copel

Descrição:A Copel (Companhia Paranaense de Energia), maior empresa do Estado, foi a primeira do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Também está presente na Comunidade Econômica Europeia, com seu ingresso na Latibex – o braço latinoamericano da Bolsa de Valores de Madri. Atende diretamente a 4.181.493 unidades consumidoras em 395 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses, totalizando 3,3 milhões de lares, 93 mil indústrias, 338 mil estabelecimentos comerciais e 372 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por mais de 8 mil colaboradores.