Como é trabalhar na Coop Cooperativa de Consumo?

Empresa grande, porém sem organização

Analista de Trade MarketingEx-funcionário, saiu em 2018

Santo André, SP

Prós: Oferece um bom salário e para quem gosta de desafios e ritmo de trabalho é o lugar ideal. Tem uma boa estrutura e um bom pacote de benefícios.

Contras: Empresa paternalista, a promoção de pessoas é movida pelo relacionamento pessoal e não por mérito, com isso a empresa tem perdido excelentes profissionais. Outro ponto negativo é o refeitório que não tem espaço para comportar todos os funcionários no momento do almoço. O ambiente é extremamente pesado e os líderes que são mais inovadores e tentam trabalhar com a equipe em um ambiente equilibrado e saudável são cobrados por isso.

Conselhos para presidência: Rever o modelo de gestão, hoje a empresa sofre muito com os resultados por manter em cargos chave pessoas que não tem experiência de mercado suficiente para estar naquela posição, mas que se mantem por relações pessoais. Dê mais atenção aos novos colaboradores que entram com vontade de executar um excelente trabalho e levando a experiência do mercado.

Uma empresa de longa data mas com um caminho ainda muito longo pela frente.

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Santo André, SP

Prós: Os níveis de cobrança ainda menor em relação ao restante do setor. O pacote de benefícios tem melhorado apesar de a alimentação, que deveria ser exemplar, ser o pior deles. Algumas oportunidades de carreira tendem a surgir de vez em quando.

Contras: Mentalidade atrasada. Há uma certa decrepitude que assola instâncias superiores da empresa. De fato interesses pessoais estão acima dos da companhia. A empresa se move mais lentamente que seus pares em diversas áreas. Isso faz com que profissionais datados tenham sua vida útil esticada na empresa atrasando o processo de renovação que é vital para qualquer organização hoje em dia. Falta consenso entre os departamentos. Há um clima diferente em cada andar da empresa, comprometendo a unidade que toda companhia deveria ter. Isso se dá pelas características de cada gestor e a falta do RH de ter controle sobre o clima da empresa.

Conselhos para presidência: Aumentar os níveis de governança corporativa assim como a qualidade dos profissionais nos cargos de nível gerencial que infelizmente ainda pecam por falta de certas competências tais como gestão de pessoas, ética e em alguns casos até o português. Nenhum profissional deve ser medido apenas pelo desempenho de sua função principal mas também pelas qualidades que o cercam. Tais como as citadas acima. Para os funcionários de nível mais operacional, expandir as oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Boa experiência

Comprador PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Aprendi muito nessa empresa, tive boas oportunidades para desenvolver meu trabalho e obtive reconhecimento por isso. Horários flexíveis e emendas de feriados.

Contras: Empresa muito familiar, pessoas parentes de presidentes e coordenadores. Por conta disso, cargos e salários incompatíveis com o nível de estudo das pessoas, isso gerava desmotivação de muita gente

Excelente empresa

Supervisor de Vendas

Santo André, SP

Prós: Investe nos colaboradores em geral dando cursos, treinamentos Capacita os colaboradores nos determinados setores Valoriza a comunicação entre os colaboradores

Contras: Como trabalhamos com parceiros às vezes somos prejudicados por mudanças contratuais impactando nas comissões em vendas Como temos fatores que influenciam o impacto nas comissões é gritante

No discurso, a inovação. Na prática, o retrocesso.

Analista de Suporte a Vendas

Santo André, SP

Prós: Oportunidades de crescimento com fácil acesso à gerência e diretoria. Bons profissionais e estabilidade, com pessoas satisfeitas trabalhando há um bom tempo na companhia. Empresa com pouca cobrança por ser uma cooperativa. Não existe aquela pressão comum do varejo.

Contras: Mentalidade pequena. Apesar de ser uma empresa grande com um discurso aberto para mudanças, na prática não é algo que acontece. Existe muita resistência principalmente pelos funcionários que já estão há muito tempo na companhia. Quem realmente quer fazer diferença, dificilmente encontrará espaço para tal.

Conselhos para presidência: Oxigenar as áreas com pessoas do mercado. Trazer experiência com novas mentalidades e promover maior transparência entre funcionário e gestão.

Insatisfeito

Líder JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Sorocaba, SP

Prós: Empresa boa de se trabalhar dando oportunidades de crescimento e bons beneficios trabalhei la por muitos anos nada a reclamar da empresa sempre ajuda os funcionarios no que é preciso

Contras: Gerencia totalmente despreparada da valor a quem nao trabalha direito e demite quem nao merece ou seja valoriza puxa sacos desmerecendo quem realmente se importa

Ótima empresa para adquirir experiência.

Auxiliar de EscritórioEx-funcionário, saiu em 2015

Santo André, SP

Prós: Trabalho em equipe e ambiente favoráveis.

Contras: Falta de oportunidade de crescimento.

Bom lugar pra trabalhar,pra quem não tem filhos

Vendedor ComissionadoEx-funcionário, saiu em 2017

Santo André, SP

Prós: Convênio bom ( Notre Dame Intermédica) , convênio odontológico,vale alimentação com alimentação no local,boa receção das pessoas com os novos funcionários.

Contras: Escala horrível , trabalha por dois domingos pra depois folgar 1 domingo. O colaborador não tem vida social, o colaborador vive pra empresa.

Conselhos para presidência: Fazer com que os funcionários tenha vida social,assim todos trabalharão motivados

Legal

Gestor AmbientalEx-funcionário, saiu em 2017

Barreiros, PE

Prós: Vasta experiência de campo, através do trabalho realizado, técnicos comprometidos com o agricultor familiar. Local de muito aprendizado. Trabalho legal.

Contras: Não tem oportunidade de crescimento, pois você é obrigado a cumprir as mesmas funções sempre e metas abusivas, onde era necessário trabalhar de domingo a domingo.

Houve uma época melhor para se trabalhar

ConferenteEx-funcionário, saiu em 2018

Sorocaba, SP

Prós: Almoço no local. Benefícios como plano de saúde Unimed e convenio odontológico. Sala de descanso para os funcionários. Estacionamento próprio.

Contras: Falta de reconhecimento com os funcionários. Falta de feedback entre a gerência e os funcionários operacionais. Alguns líderes misturam profissional e pessoal como favoritismo.

Conselhos para presidência: Atenção presidente. Os gerentes regionais precisam estar mais presentes nas lojas.

Coop Cooperativa de Consumo

Descrição:Com mais de 57 anos de história, a Coop não só é a maior cooperativa de consumo da América Latina, como também assume a 14ª posição no ranking nacional de supermercados, segundo a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. São mais de 28 unidades distribuídas pelo Estado de São Paulo, que se destacam pelo apoio a projetos sociais e pelos trabalhos realizados com as comunidades onde elas atuam.