Como é trabalhar na Contabilizei?

Pouco investimento em funcionários, salário baixo e problemas de gestão

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui colaboradores fantásticos, engajados com a causa da empresa, profissionais que apesar de muito jovens são muito competentes e inspiradores.

Contras: 1) Empresa prega uma política de flexibilidade de horário, mas nada mais é que uma estratégia para não pagar hora extra 2) Líderes inexperientes que não sabem orientar, dar feedback e ajudar num plano de trabalho 3) Baixa remuneração, vale apenas se é o primeiro emprego 4) Cultura fraca. Se fala muito sobre a cultura, mas não souberam lidar com o crescimento da base de funcionários. Empresa coloca a responsabilidade da cultura nos funcionários, porém não faz a sua parte para preservar ou incentivar 5) Alta rotatividade, nos últimos meses a empresa vem desligando muitos colaboradores

Conselhos para presidência: Cuide e valorize mais os profissionais, pois os que estão aí de fato compraram o sonho da empresa e não estão sendo devidamente recompensados.

Pouco investimento em funcionários, baixo salário e rotatividade alta

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A equipe é muito prestativa, motivada e disposta a aprender rápido, sempre pronta pra ajudar os outros e a trabalhar pelo bem da empresa. A empresa tem espaço com mesa de sinuca e vídeo game, os funcionários são livres pra utilizar esses espaços à qualquer momento. O ambiente é descontraído e a empresa é super bem localizada.

Contras: Só entra na empresa quem está muito disposto a comprar o sonho de startup, de aprender rápido e crescer junto com a empresa; mas na prática o salário é abaixo do mercado, trabalha-se muito sem receber hora extra e os funcionários são descartáveis. A rotatividade de gente é muito alta. Para mulheres a situação é ainda menos motivadora, visto que todos os líderes são homens.

Um conjunto de falhas, mas uma ótima equipe

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A equipe, de uma maneira geral, é o maior ponto positivo. Muitas pessoas procuram se ajudar porque sabem que isso pode fazer a diferença e facilita esquecer um pouco o lado negativo. São profissionais com vontade e com espírito de coletividade.

Contras: A gestão é cada vez mais confusa e obtusa. Não valoriza os próprios funcionários, não aperfeiçoa os processos e nem mesmo o próprio produto. Os benefícios são mínimos, o trabalho é dobrado e não existe planejamento de verdade. A "cultura da empresa" que deveria ser algo coletivo é falada como algo forçado, às vezes não dando espaço para que as pessoas possam se expressar sinceramente. Os líderes não passam feedback, o que dificulta a construção do trabalho e dificilmente sabem liderar de verdade.

Conselhos para presidência: Valorizem quem valoriza a empresa e quem realmente produz, não só ocupa espaço (isso também vale para os líderes)

Bom para quem está em inicio de carreira, mas a empresa precisa melhorar principalmente em gestão

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Colaboradores muito engajados com a causa da empresa e apesar de novos e com pouca experiência de mercado são muito competentes e possuem uma atitude positiva e que agrega valor para a empresa. O ambiente é descontraído com mesa de sinuca, puffs, video game e copa. Vale a pena para jovens universitários que ainda estão na faculdade e estão no início de suas carreiras.

Contras: Falta liderança e gestão de pessoas, a empresa como um todo oferece muito pouco feedback e desenvolvimento dos colaboradores, as pessoas acabam tendo que descobrir sozinhos e traçar seus próprios planos de melhoria. Não paga hora extra e utiliza a desculpa de horário flexível (muitas áreas trabalham muito, inclusive finais de semana porém não são compensados financeiramente por isso). Paga-se abaixo da média de mercado e os benefícios são fracos (normal para uma startup). A rapidez na execução de um plano funciona mais de forma negativa do que positiva, no sentido que sempre as prioridades estão mudando e tudo acaba virando prioridade. Falta comemorações, clima dentro da empresa estava pesado e com vários desligamentos.

Conselhos para presidência: Se preocupe mais com a gestão da equipe e procure valorizar mais seus colaboradores, tanto com elogios quanto financeiramente.

Decepcionado

Analista Contábil SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa oferece um ambiente casual e descomplicado para seus colaboradores, horário flexível. Desafios constantes fazem com que o colaborador tenha expectativas de ter várias experiências profissionais

Contras: Cuidado com o colaborador! Mas esse cuidado não falo no sentido de ter mesa de sinuca, cerveja sexta-feira, frutas e poder trabalhar de jeans e tênis, mas sim o cuidado de dar feedbacks sobre o andamento dos trabalhos e não dar a impressão que está tudo bem e no fim das contas desligar um colaborador com sentimento de surpresa.

Conselhos para presidência: Mais cuidado com o colaborador no momento de deixar claro qual sua real situação dentro da cia, a fim de evitar opiniões como esta, de que o ambiente e sonho prometido não é pra todo mundo.

Bom para primeiro emprego, mas já entre procurando um novo!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente de trabalho é gostoso, estar na Contabilizei é muito agradável, pela estrutura física. As pessoas compram o sonho da empresa, quem trabalha lá, trabalha porque ama e isso é fascinante.

Contras: Insegurança de permanência, alta rotatividade e gestão fraca. Você não recebe feedbacks sinceros, pois lá tudo é "mágico", criam essa bolha de fantasia e esperam que você esteja dentro dela também. Mas, a liderança é fraca, você não recebe o apoio que realmente precisa. Não é necessário bater ponto, mas isso é apenas para evitar pagamento de hora extra. A cultura é algo muito forte lá, na teoria, pois na prática você não pode ser sincero, você não pode dar opiniões, pois eles não aceitam críticas mesmo que sejam construtivas.

Conselhos para presidência: Preocupar-se mais com os funcionários, não apenas em discursos, mas na prática.

Existe grande diferença entre a prática e o prometido.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade de horário embora isso pode ser usado para mascarar questões como pagamento de horas extras e outras questões trabalhistas. Para um iniciante na carreira pode ser um bom lugar pois existem inúmeras oportunidades que podem gerar posteriormente oportunidades melhores no mercado. É bem localizada.

Contras: Salários abaixo do mercado, não ter hora para sair e não ter um feedback real passam insegurança ao colaborador. A ideia vendida de crescimento em conjunto é irreal e podem causar frustrações futuras. Exigências fora do padrão na comparação com o salário e função.

Conselhos para presidência: Hora de tornar-se uma empresa adulta.

Um ótimo propósito mantido por um time de excelência

AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa oferece um excelente ambiente de trabalho para os funcionários, excelente! Todos os recursos são ótimos e o lugar é pensado em fazer as pessoas interagir, com a premissa de que a interação facilita o trabalho. O recrutamento é incrível, a equipe é extremamente colaborativa, todos são muito solícitos. Os desafios são colocados para as equipes desenvolverem em conjunto, com prazos e métricas - assim tem mais de um olhar para desenvolver uma tarefa e é possível mensurar o resultado. Todo mundo (todo mundo mesmo, até as pessoas dos cargos mais altos) te cumprimenta olhando nos olhos e pergunta como foi o seu final de semana, como um igual. Tem frutinhas pra galera! E o propósito da empresa então, é sensacional!

Contras: Como uma empresa revolucionária, que teve um propósito disruptivo de democratizar a contabilidade, o público é grande e o crescimento não é refletido na estrutura da equipe: há muita demanda para uma equipe que precisa constantemente de reforços. Essa demanda extra é feita de forma voluntária e é constante. A empresa ainda deixa a desejar com algumas equipes quanto a plano de carreira, retenção e remuneração.

Conselhos para presidência: Para manter a cultura viva, manter sempre feedbacks de todas as partes, inclusive do setor de RH para os funcionários. Várias pessoas lá dentro têm ideias sensacionais e para a Contabilizei continuar sendo uma empresa para se admirar, vale escutar o que cada uma delas tem para dizer, pontos positivos e negativos, com o coração aberto, sem plantar a cultura do medo, do "as portas estão abertas". Saber reconhecer erros é saber que pode-se chegar mais longe, que pode-se ser maior. Inclusive para ações pontuais! A organização é ótima e querem chegar além construindo ótimos relacionamentos e se posicionando para um público cada vez mais exigente, não? As ideias de ações (como de comunicação interna) devem sair dos estereótipos para que a alva revolucionária permeie não só os negócios - e muita gente lá tem o brilho no olho de fazer isso.

Aprendizado diário

Atendimento

Prós: Aprendizado diário, reuniões gerais esclarecedoras sobre o status da empresa e objetivos a alcançar, informalidade, divisão de equipes, boa comunicação interna, projetos extras que contribuem para o conhecimento, todo mundo é muito solícito quando se precisa de ajuda.

Contras: Falta de clareza em um projeto de carreira, falta de receptividade dos funcionários mais antigos com os novos, falta de projetos voltados para diminuir o volume de trabalho (pelo contrário, o foco é no aumento do número de clientes).

Conselhos para presidência: Instituir um plano de carreira mais claro, reforçar a cultura com os funcionários mais antigos, atentar-se ao volume de trabalho e criar objetivos claros para diminuir (automação de processos, novos meios de comunicação, etc)

Sendo pago para aprender.

Assistente Societário

Prós: Ambiente extramente inteligente e interativo. Com espaço para inovações e desenvolvimento de ideias, seja elas quais forem. Oportunidade de crescimento dentro da empresa e pessoal. No geral eu sinto que sou pago para aprender todos os dias!

Contras: Ainda não ser a maior startup do Brasil. Por duas questões apenas: primeiro a questão de tempo de vida é isso não podemos interferir, e a segunda o fato de estarmos reconstruindo uma área do mercado tão estagnada a tanto tempo, como é o caso dá contabilidade.

Conselhos para presidência: Conseguir selecionar as pessoas mais encaixadas com a nossa cultura. Talvez não chamar para o time o mais experiente, mas sim aquele que absorveu mais a nossa cultura.

Contabilizei