Como é trabalhar na Contabilizei?

Pouco investimento em funcionários, salário baixo e problemas de gestão

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possui colaboradores fantásticos, engajados com a causa da empresa, profissionais que apesar de muito jovens são muito competentes e inspiradores.

Contras: 1) Empresa prega uma política de flexibilidade de horário, mas nada mais é que uma estratégia para não pagar hora extra 2) Líderes inexperientes que não sabem orientar, dar feedback e ajudar num plano de trabalho 3) Baixa remuneração, vale apenas se é o primeiro emprego 4) Cultura fraca. Se fala muito sobre a cultura, mas não souberam lidar com o crescimento da base de funcionários. Empresa coloca a responsabilidade da cultura nos funcionários, porém não faz a sua parte para preservar ou incentivar 5) Alta rotatividade, nos últimos meses a empresa vem desligando muitos colaboradores

Conselhos para presidência: Cuide e valorize mais os profissionais, pois os que estão aí de fato compraram o sonho da empresa e não estão sendo devidamente recompensados.

Pouco investimento em funcionários, baixo salário e rotatividade alta

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A equipe é muito prestativa, motivada e disposta a aprender rápido, sempre pronta pra ajudar os outros e a trabalhar pelo bem da empresa. A empresa tem espaço com mesa de sinuca e vídeo game, os funcionários são livres pra utilizar esses espaços à qualquer momento. O ambiente é descontraído e a empresa é super bem localizada.

Contras: Só entra na empresa quem está muito disposto a comprar o sonho de startup, de aprender rápido e crescer junto com a empresa; mas na prática o salário é abaixo do mercado, trabalha-se muito sem receber hora extra e os funcionários são descartáveis. A rotatividade de gente é muito alta. Para mulheres a situação é ainda menos motivadora, visto que todos os líderes são homens.

Bom para quem está em inicio de carreira, mas a empresa precisa melhorar principalmente em gestão

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Colaboradores muito engajados com a causa da empresa e apesar de novos e com pouca experiência de mercado são muito competentes e possuem uma atitude positiva e que agrega valor para a empresa. O ambiente é descontraído com mesa de sinuca, puffs, video game e copa. Vale a pena para jovens universitários que ainda estão na faculdade e estão no início de suas carreiras.

Contras: Falta liderança e gestão de pessoas, a empresa como um todo oferece muito pouco feedback e desenvolvimento dos colaboradores, as pessoas acabam tendo que descobrir sozinhos e traçar seus próprios planos de melhoria. Não paga hora extra e utiliza a desculpa de horário flexível (muitas áreas trabalham muito, inclusive finais de semana porém não são compensados financeiramente por isso). Paga-se abaixo da média de mercado e os benefícios são fracos (normal para uma startup). A rapidez na execução de um plano funciona mais de forma negativa do que positiva, no sentido que sempre as prioridades estão mudando e tudo acaba virando prioridade. Falta comemorações, clima dentro da empresa estava pesado e com vários desligamentos.

Conselhos para presidência: Se preocupe mais com a gestão da equipe e procure valorizar mais seus colaboradores, tanto com elogios quanto financeiramente.

Um conjunto de falhas, mas uma ótima equipe

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A equipe, de uma maneira geral, é o maior ponto positivo. Muitas pessoas procuram se ajudar porque sabem que isso pode fazer a diferença e facilita esquecer um pouco o lado negativo. São profissionais com vontade e com espírito de coletividade.

Contras: A gestão é cada vez mais confusa e obtusa. Não valoriza os próprios funcionários, não aperfeiçoa os processos e nem mesmo o próprio produto. Os benefícios são mínimos, o trabalho é dobrado e não existe planejamento de verdade. A "cultura da empresa" que deveria ser algo coletivo é falada como algo forçado, às vezes não dando espaço para que as pessoas possam se expressar sinceramente. Os líderes não passam feedback, o que dificulta a construção do trabalho e dificilmente sabem liderar de verdade.

Conselhos para presidência: Valorizem quem valoriza a empresa e quem realmente produz, não só ocupa espaço (isso também vale para os líderes)

Um ótimo propósito mantido por um time de excelência

AtendimentoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa oferece um excelente ambiente de trabalho para os funcionários, excelente! Todos os recursos são ótimos e o lugar é pensado em fazer as pessoas interagir, com a premissa de que a interação facilita o trabalho. O recrutamento é incrível, a equipe é extremamente colaborativa, todos são muito solícitos. Os desafios são colocados para as equipes desenvolverem em conjunto, com prazos e métricas - assim tem mais de um olhar para desenvolver uma tarefa e é possível mensurar o resultado. Todo mundo (todo mundo mesmo, até as pessoas dos cargos mais altos) te cumprimenta olhando nos olhos e pergunta como foi o seu final de semana, como um igual. Tem frutinhas pra galera! E o propósito da empresa então, é sensacional!

Contras: Como uma empresa revolucionária, que teve um propósito disruptivo de democratizar a contabilidade, o público é grande e o crescimento não é refletido na estrutura da equipe: há muita demanda para uma equipe que precisa constantemente de reforços. Essa demanda extra é feita de forma voluntária e é constante. A empresa ainda deixa a desejar com algumas equipes quanto a plano de carreira, retenção e remuneração.

Conselhos para presidência: Para manter a cultura viva, manter sempre feedbacks de todas as partes, inclusive do setor de RH para os funcionários. Várias pessoas lá dentro têm ideias sensacionais e para a Contabilizei continuar sendo uma empresa para se admirar, vale escutar o que cada uma delas tem para dizer, pontos positivos e negativos, com o coração aberto, sem plantar a cultura do medo, do "as portas estão abertas". Saber reconhecer erros é saber que pode-se chegar mais longe, que pode-se ser maior. Inclusive para ações pontuais! A organização é ótima e querem chegar além construindo ótimos relacionamentos e se posicionando para um público cada vez mais exigente, não? As ideias de ações (como de comunicação interna) devem sair dos estereótipos para que a alva revolucionária permeie não só os negócios - e muita gente lá tem o brilho no olho de fazer isso.

Aprendizado diário

Atendimento

Prós: Aprendizado diário, reuniões gerais esclarecedoras sobre o status da empresa e objetivos a alcançar, informalidade, divisão de equipes, boa comunicação interna, projetos extras que contribuem para o conhecimento, todo mundo é muito solícito quando se precisa de ajuda.

Contras: Falta de clareza em um projeto de carreira, falta de receptividade dos funcionários mais antigos com os novos, falta de projetos voltados para diminuir o volume de trabalho (pelo contrário, o foco é no aumento do número de clientes).

Conselhos para presidência: Instituir um plano de carreira mais claro, reforçar a cultura com os funcionários mais antigos, atentar-se ao volume de trabalho e criar objetivos claros para diminuir (automação de processos, novos meios de comunicação, etc)

Empresa jovem com muito potencial

Fundador

Prós: Honestidade, transparência, oportunidade de crescimento

Contras: necessidade de um plano de cargos e salários mais definidos

Estar em constante aprendizado.

Assistente

Prós: Transparência sobre objetivo e situação da empresa, aprendizado diário, os planejamentos realmente são realizados, boa convivência, você pode ser quem você é sem ser julgado, sentimento de estar em casa, ambiente despojado sem o dever de estar preso a uma cadeira, se está mal pode trabalhar em casa, quer ver um vídeo aleatório ninguém irá te olhar torto por isso, o que realmente importa é o seu resultado no final do mês e o bom atendimento aos clientes ;)

Contras: Acho que o único ponto negativo é a falta do plano de saúde o que anda sendo cotado pela empresa, espero que em breve tenha ;) do mais nao chega a ser um ponto negativo, mas a única observação é que a pesar de ser uma pioneira do ramo, e estar a frente de todas as concorrentes ainda está em processo de estruturação, pois eh uma empresa que cresce constantemente, então sempre está se reestruturando.

Conselhos para presidência: A empresa é top, espero que continue assim sempre.

Sendo pago para aprender.

Assistente Societário

Prós: Ambiente extramente inteligente e interativo. Com espaço para inovações e desenvolvimento de ideias, seja elas quais forem. Oportunidade de crescimento dentro da empresa e pessoal. No geral eu sinto que sou pago para aprender todos os dias!

Contras: Ainda não ser a maior startup do Brasil. Por duas questões apenas: primeiro a questão de tempo de vida é isso não podemos interferir, e a segunda o fato de estarmos reconstruindo uma área do mercado tão estagnada a tanto tempo, como é o caso dá contabilidade.

Conselhos para presidência: Conseguir selecionar as pessoas mais encaixadas com a nossa cultura. Talvez não chamar para o time o mais experiente, mas sim aquele que absorveu mais a nossa cultura.

Uma empresa para quem quer crescer profissionalmente.

Prós: A empresa conta com um quadro de colaboradores extremamente competente, que tem uma noção clara das suas responsabilidades e um senso de resposta e colaboração que tem garantido o crescimento e reconhecimento da empresa. O acesso a todas as pessoas, em todos os níveis, é muito aberto, havendo sempre espaço para opinar, debater, contrariar, e ser ouvido. Há muito trabalho a fazer. A chance de expor seu trabalho é diária, e sempre estimulada. É um lugar para se crescer profissionalmente.

Contras: A empresa ainda tem bastante a aprender no que diz respeito aos seus processos, priorização e condução de projetos. A comunicação dos objetivos e expectativas, por parte da gerência, precisa ser mais clara, o que sem dúvida permitirá às equipes produzirem muito mais.

Contabilizei