Como é trabalhar na ContaAzul?

Hoje não passa de uma startup que não deu certo.

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: A empresa já foi um lugar bom de se trabalhar, que se preocupava em realmente ter as melhores pessoas. Tinha uma filosofia diferente do que se vê no mercado, com uma cultura e valores de dar inveja. Pelo menos em teoria.

Contras: Mas atualmente não é bem o que acontece. A maioria dos melhores profissionais já saiu e a empresa só se preocupa em bater metas e aumentar a receita. Passa por cima do que for preciso por isso e não está nem aí pros funcionários. Era uma empresa que tinha tudo pra dar certo, mas por uma falha dos gestores virou uma daquelas startups que não decola. O turover da empresa é altíssimo, cada semana sai algum funcionário novo ou demitem mais um lote.

Conselhos para presidência: Olhe mais para as pessoas, ou terá que renovar todo o time a cada 2 anos.

A realidade é um pouco mais dura

Engenheiro de Software SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: Desafios técnicos legais com muita coisa pra fazer e organizar a casa. Oportunidade ímpar de ficar sem qualidade. Geladeira cheia com muitos snacks

Contras: Nepotismo corre nas veias dos gestores. Gestão sempre contém as últimas buzzwords do vale do silício, mas em geral só falácias. Horário flexível, com reuniões cedo pela manhã. Mas pelo menos você tem a liberdade de trabalhar até tarde.

Conselhos para presidência: Confie menos nos seus "gestores" e vá a campo verificar o que está acontecendo.

A falsa cultura inovadora!

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Conheci muitas pessoas maravilhosas na empresa, das quais sou amigo até hoje. Ambiente descontraído, festas, comida a vontade e grandes desafios. Mas nem tudo que reluz é ouro...

Contras: O ContaAzul é uma startup que não decola, por erros grosseiros de estratégia. Vejo como uma empresa de falsa cultura inovadora, que ostenta valores muito inspiradores pendurados em quadros nas paredes, mas que na prática beira a hipocrisia. Muito nepotismo por parte de diretores e líderes (e "aí" de você se bater de frente com algum parente ou amigo pessoal dos diretores). Alias, existe muito falso moralismo por parte desses diretores e líderes, aquela coisa do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Dizem se preocupar com as pessoas, mas a verdade é que para eles as pessoas são descartáveis. Mandam pessoas pro olho da rua sem nem pestanejar. Fazem questão de dar os piores feedbacks no momento da demissão, para que o ex-funcionário se sinta um lixo. Não trabalham de forma alguma a evolução das pessoas. Ambiente extremamente machista, bairrista, aonde se você não fizer parte da "panelinha", você não é ninguém.

Conselhos para presidência: Não sejam hipócritas... Vivam de fato aquilo que vocês pregam. Sejam o exemplo. Se preocupem mais com a carreira e com os sentimentos das pessoas. Pratiquem um pouco mais de Empatia!!!

Nenhuma empresa é perfeita

Encantador de Clientes

Joinville, SC

Prós: A empresa é ótima, aprendi muito no tempo em que estou lá. As pessoas são incríveis, sempre amigáveis e dispostas a compartilhar conhecimento.

Contras: A coordenação da área de atendimento é horrível e deixa muito a desejar. TODAS as pessoas que saem da empresa citam isso no feedback, mas agem como se nunca tivessem sido avisados. Não só no atendimento, mas em outras áreas vemos que as relações pessoais influenciam no cargo do profissional.

Conselhos para presidência: Deveriam olhar com mais atenção algumas coordenações... Existem funcionários completamente insatisfeitos.

ContaAzul é uma ótima empresa, mas sua cultura estar caindo.

Engenheiro de Software I

Joinville, SC

Prós: Na ContaAzul temos mesas de sinuca, ping pong, posso falar com qualquer chefe e não tem tanta burocracia. Tem uma cultura legal e pessoas muito esforçadas.

Contras: Apenas de não ter tanta burocracia, com o crescimento está perdendo o controle de sua cultura. Algumas demissoes em massa abalaram a empresa. E os sócios vem transparecendo ficar longe cada vez mais dos funcionarios.

Conselhos para presidência: Vocês precisam se aproximar mais das pessoas. Tentem almoçar com os funcionários, trabalhar espalhos. Vocês são o espelho de tudo!

Uma empresa boa mas assim como todas as outras também tem problemas

Analista de Negócios

Joinville, SC

Prós: Liberdade de horário, pelo menos temos isso na minha área. Comida a vontade. Bons benefícios como vale refeição, auxílio educação e auxílio atividade física.

Contras: Em geral não existe um planejamento do que será feito, acredito que esse problema ocorre em todas as áreas. Mudanças constantes de extratégias. Batante cobrança.

Seria um bom lugar para trabalhar... seria...

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Joinville, SC

Prós: Energia que a empresa possui é algo que dificilmente você irá encontrar em outro lugar. Desafios constantes, liberdade fazem parte do dia a dia de trabalho. Happy our and free beer!

Contras: Caos executivo. Não existem regras claras para todos na empresa. Planejamento estratégico não existe, e se existe não é divulgado. Diretorias da empresa incompetente e sem visão.

Teste

Engenheiro de Software I

Joinville, SC

Prós: Lugar fantástico para se trabalhar. Você é desafiado todos os dias.

Contras: Plano de carreira não está bem definido para a empresa como um todo

Ótima empresa

Joinville, SC

Prós: Liberdade para desenvolver o trabalho, cultura, valores, ambiente bacana e confortável, abertura para conversar com qualquer um da empresa (inclusive CEO).

Contras: Vale alimentação/refeição é baixo, na minha opinião poderia ser melhor. Reconhecimento em salário demora para acontecer. Poderia ter participação nos lucros.

Gostaria de voltar um dia..

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: A clareza a respeito dos resultados da empresa e também dos resultados individuais. A todo momento você sabe como está a sua performance. A política de cargos e salários é transparente e permite ao colaborador crescer através da meritocracia. Mudanças - sejam de metas, objetivos, processos ou de pessoas - são sempre enunciados e documentados para que não haja dúvida para toda a empresa. Rodada de feedbacks periódicos, sejam eles formais ou não, possibilitando ao colaborador ver quais são seus pontos de melhoria além é claro, de exaltarem seus pontos positivos. Promoção de fóruns e discussões a respeito de produto e estratégia com a empresa toda, incluindo também a participação do CEO. Não posso esquecer de citar o ambiente agradável e os "mimos" diários. Para mim, a cultura é muito forte e eu vesti a camisa em todos os momentos para fazer daquilo a minha realidade.

Contras: Apesar das metas serem claras e desafiadoras, muitas vezes o desafio parece ser impossível, o que desmotiva as equipes. Além disso, parece existir um conflito de interesses e metas entre as equipes, o que dificulta ainda mais atingir um determinado resultado. Produto X Atendimento X Engenharia X Vendas, cada um na sua bolha e sem se importar muito com o impacto que seu trabalho pode causar em outra pessoa/equipe. Além disso, a carga de trabalho é bastante intensa e pesada para algumas equipes e que muitas vezes não podem usufruir dos benefícios oferecidos pela empresa, como por exemplo a mesa de pingue-pongue (pelo menos a empresa oferece banco de horas ou paga hora extra).

Conselhos para presidência: Fazer com que a empresa como um todo mire na mesma direção e possua objetivos comuns, a fim de não haver conflito entre entre as áreas e dificultando a entrega do resultado.

ContaAzul

Descrição:ContaAzul é um sistema integrado de gestão (SIG) com o qual empreendedores podem controlar seu fluxo de caixa, estoque, vendas, clientes e emitir NF-e e NFS-e. Gerenciar uma empresa é uma tarefa honrosa e de mérito supremo. A ContaAzul acredita que a tarefa de gerenciar o financeiro, estoque ou mesmo os contatos de uma empresa deve ser fácil, rápido e até mesmo automático. Acredita que o futuro está nas micro e pequenas empresas e faz parte de nossa luta viabilizar que toda a gestão seja simples e eficiente. Simples o suficiente para que o empreendedor utilize seu tempo em expandir o seu network, fazer bons negócios e crescer em progressões geométricas. Eficiente o suficiente para que as decisões de negócio sejam maximizadas pela informação organizada e de qualidade.