Como é trabalhar na ContaAzul?

Ótima empresa

Joinville, SC

Prós: Liberdade para desenvolver o trabalho, cultura, valores, ambiente bacana e confortável, abertura para conversar com qualquer um da empresa (inclusive CEO).

Contras: Vale alimentação/refeição é baixo, na minha opinião poderia ser melhor. Reconhecimento em salário demora para acontecer. Poderia ter participação nos lucros.

Gostaria de voltar um dia..

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: A clareza a respeito dos resultados da empresa e também dos resultados individuais. A todo momento você sabe como está a sua performance. A política de cargos e salários é transparente e permite ao colaborador crescer através da meritocracia. Mudanças - sejam de metas, objetivos, processos ou de pessoas - são sempre enunciados e documentados para que não haja dúvida para toda a empresa. Rodada de feedbacks periódicos, sejam eles formais ou não, possibilitando ao colaborador ver quais são seus pontos de melhoria além é claro, de exaltarem seus pontos positivos. Promoção de fóruns e discussões a respeito de produto e estratégia com a empresa toda, incluindo também a participação do CEO. Não posso esquecer de citar o ambiente agradável e os "mimos" diários. Para mim, a cultura é muito forte e eu vesti a camisa em todos os momentos para fazer daquilo a minha realidade.

Contras: Apesar das metas serem claras e desafiadoras, muitas vezes o desafio parece ser impossível, o que desmotiva as equipes. Além disso, parece existir um conflito de interesses e metas entre as equipes, o que dificulta ainda mais atingir um determinado resultado. Produto X Atendimento X Engenharia X Vendas, cada um na sua bolha e sem se importar muito com o impacto que seu trabalho pode causar em outra pessoa/equipe. Além disso, a carga de trabalho é bastante intensa e pesada para algumas equipes e que muitas vezes não podem usufruir dos benefícios oferecidos pela empresa, como por exemplo a mesa de pingue-pongue (pelo menos a empresa oferece banco de horas ou paga hora extra).

Conselhos para presidência: Fazer com que a empresa como um todo mire na mesma direção e possua objetivos comuns, a fim de não haver conflito entre entre as áreas e dificultando a entrega do resultado.

A falsa cultura inovadora!

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Conheci muitas pessoas maravilhosas na empresa, das quais sou amigo até hoje. Ambiente descontraído, festas, comida a vontade e grandes desafios. Mas nem tudo que reluz é ouro...

Contras: O ContaAzul é uma startup que não decola, por erros grosseiros de estratégia. Vejo como uma empresa de falsa cultura inovadora, que ostenta valores muito inspiradores pendurados em quadros nas paredes, mas que na prática beira a hipocrisia. Muito nepotismo por parte de diretores e líderes (e "aí" de você se bater de frente com algum parente ou amigo pessoal dos diretores). Alias, existe muito falso moralismo por parte desses diretores e líderes, aquela coisa do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Dizem se preocupar com as pessoas, mas a verdade é que para eles as pessoas são descartáveis. Mandam pessoas pro olho da rua sem nem pestanejar. Fazem questão de dar os piores feedbacks no momento da demissão, para que o ex-funcionário se sinta um lixo. Não trabalham de forma alguma a evolução das pessoas. Ambiente extremamente machista, bairrista, aonde se você não fizer parte da "panelinha", você não é ninguém.

Conselhos para presidência: Não sejam hipócritas... Vivam de fato aquilo que vocês pregam. Sejam o exemplo. Se preocupem mais com a carreira e com os sentimentos das pessoas. Pratiquem um pouco mais de Empatia!!!

Um excelente lugar para se desenvolver profissionalmente.

Analista de Marketing Sênior

Joinville, SC

Prós: A atenção com os funcionários, colocando o bem estar do funcionário em primeiro lugar. Fazendo parte da cultura da empresa tornando natural.

Contras: Não há muitos pontos negativos. Mas um ponto de atenção é a pressão excessiva por resultados em áreas específicas e de gestores específicos.

Conselhos para presidência: Melhoria continua no processo de satisfação dos funcionários. Os primeiros clientes de uma empresa, são seus funcionários.

Um ótimo ambiente para se trabalhar

Desenvolvedor Web

Joinville, SC

Prós: Na ContaAzul encontrei liberdade no trabalho, para poder dar sugestões, iniciar projetos, debater assuntos com vários setores da empresa, e buscar a melhoria dos processos como um todo. Além disso há vários benefícios interessantes e um ambiente bacana com pessoas incríveis trabalhando ao seu lado (e muita comida e diversão). Passei também por grandes oportunidades de trabalho que fizeram eu evoluir muito como profissional. Enfim, só vejo coisas boas na empresa apesar dos grandes desafios do dia a dia.

Contras: Apesar de estar dentro de um dos melhores parques industriais que tem, vejo que fica longe do centro da cidade, se fosse mais perto seria interessante em questão de tempo e custo de gasolina.

Conselhos para presidência: Sempre reconhecer, cada vez mais, as pessoas que estão na correria do dia a dia fazendo o negócio funcionar! =D

Hoje não passa de uma startup que não deu certo.

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: A empresa já foi um lugar bom de se trabalhar, que se preocupava em realmente ter as melhores pessoas. Tinha uma filosofia diferente do que se vê no mercado, com uma cultura e valores de dar inveja. Pelo menos em teoria.

Contras: Mas atualmente não é bem o que acontece. A maioria dos melhores profissionais já saiu e a empresa só se preocupa em bater metas e aumentar a receita. Passa por cima do que for preciso por isso e não está nem aí pros funcionários. Era uma empresa que tinha tudo pra dar certo, mas por uma falha dos gestores virou uma daquelas startups que não decola. O turover da empresa é altíssimo, cada semana sai algum funcionário novo ou demitem mais um lote.

Conselhos para presidência: Olhe mais para as pessoas, ou terá que renovar todo o time a cada 2 anos.

A realidade é um pouco mais dura

Engenheiro de Software SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: Desafios técnicos legais com muita coisa pra fazer e organizar a casa. Oportunidade ímpar de ficar sem qualidade. Geladeira cheia com muitos snacks

Contras: Nepotismo corre nas veias dos gestores. Gestão sempre contém as últimas buzzwords do vale do silício, mas em geral só falácias. Horário flexível, com reuniões cedo pela manhã. Mas pelo menos você tem a liberdade de trabalhar até tarde.

Conselhos para presidência: Confie menos nos seus "gestores" e vá a campo verificar o que está acontecendo.

Um ótimo ambiente para crescer profissionalmente

Marketing

Joinville, SC

Prós: Tem um propósito inspirador: ajudar empreendedores e pequenas empresas a transformar o país. Dinâmica, flexível, desafiadora e dá muita autonomia para criar e se desenvolver. A ContaAzul está sediada em Joinville, uma ótima cidade.

Contras: Passa por muitas transformações e mudanças rápidas para enfrentar o mercado (ótimo para quem gosta de dinamismo, mas exige esforço de adaptação constante). Por ter muitos funcionários jovens e pela velocidade, exige precisão e muita assertividade em feedbacks, seja para equipe, seja para pares de outros times. Desafio em non stop mode.

Customer Success

Joinville, SC

Prós: Temos um ambiente sensacional, tanto pelo espaço físico, quanto pelas pessoal que o formam. Temos bastante desafios, times bem engajados nas métricas de sucesso e uma preocupação muito grande com o sucesso do nosso cliente.

Contras: Acho que o salário está um pouco a baixo da média, por isso estou criando este cadastro aqui no LoveMondays, para fazer essa comparação. As mudanças as vezes são um pouco negativas no ponto de vista do funcionário, mas é totalmente entendível pois se trata de uma Startup

Boa empresa para jovens

Analista de Dados PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Joinville, SC

Prós: Bom clima entre colegas de trabalho, ambiente descontraído, lanches dentro da empresa, flexibilidade de horários, estacionamento no local, plano de saúde, vale-refeição

Contras: A diretoria e os líderes sempre estão desalinhados com as atividades diárias, falta de comunicação, tudo é "urgente" e muita coisa feita as pressas gera retrabalho.

ContaAzul

Descrição:ContaAzul é um sistema integrado de gestão (SIG) com o qual empreendedores podem controlar seu fluxo de caixa, estoque, vendas, clientes e emitir NF-e e NFS-e. Gerenciar uma empresa é uma tarefa honrosa e de mérito supremo. A ContaAzul acredita que a tarefa de gerenciar o financeiro, estoque ou mesmo os contatos de uma empresa deve ser fácil, rápido e até mesmo automático. Acredita que o futuro está nas micro e pequenas empresas e faz parte de nossa luta viabilizar que toda a gestão seja simples e eficiente. Simples o suficiente para que o empreendedor utilize seu tempo em expandir o seu network, fazer bons negócios e crescer em progressões geométricas. Eficiente o suficiente para que as decisões de negócio sejam maximizadas pela informação organizada e de qualidade.