Como é trabalhar na Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)?

Necessária, porem não lucrativa

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Nunca atrasou os pagamentos, ofereceu apoio quanto a cursos sobre apresentação oral e escrita, ofereceu suporte comunicativo através de representantes facilmente contactáveis.

Contras: O valor da bolsa infelizmente não chega a cobrir nem perto dos gastos mínimos para a realização do estagio. O bilhete único mensal atualmente custa 300 reais, ônibus e trilhos, e eu precisava pegar os dois para chegar ao local de trabalho. Alem da condução é preciso comer, no caso almoço e janta, pois a noite ainda ia para a faculdade. E paralelamente ainda é conveniente que se vá há congressos, e estes possuem valor de inscrição, valor de plotagem do banner ( que chega a 90 reais) alem de possível hospedagem e alimentação quando fora da cidade. Se você tem a necessidade de morar sozinho então... Nem adianta sonhar com a carreira de pesquisador, pois alem de tudo o contrato da bolsa te impede de trabalhar. Se você tem família que te forneça casa, comida, transporte e um possível dinheiro extra para emergências, como saúde, só assim você conseguirá ter uma vida razoável sendo bolsista. Mas acho que isso não é segredo para ninguém.

Conselhos para presidência: Tenha foco na experiência profissional, e saiba que só dura um ano. Não posso dizer que vale a pena pois ainda não colhi os frutos, mas enfim, aprendi muito sobre minha carreira e mais ainda sobre lidar com pessoas.

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)