Como é trabalhar na Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)?

Valor baixo porém em dia

Bolsista

Ilha Solteira, SP

Prós: Os pontos positivos são: Pagamento em dia, não tem relatório final, não tem dedução de imposto, nunca tive nenhum tipo de problema com a bolsa

Contras: O ponto negativo é que eles não deixam trabalhar, mesmo se for dando aulas ou algo no meio acadêmico. A bolsa não é muito alta então seria bom ter essa oportunidade.

Boa oportunidade para um graduando

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ser bolsista de iniciação científica é uma oportunidade muito bacana de crescimento acadêmico por meio de pesquisas científicas, ajuda muito a desenvolver maturidade para essa carreira de pesquisador.

Contras: O valor da bolsa é muito baixo para a carga horária teoricamente exigida, muito defasado. As bolsas não tem aumento conforme a inflação e com isso perde-se muito poder de compra.

Pagamento de benefícios sem atrasos

Bolsista de DoutoradoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Não costumam atrasar os pagamentos de salário. Todos os benefícios são pagos conforme especificado em contrato. Não tive grandes problemas com a execução da bolsa.

Contras: Imensa demora pra responder solicitações e emails com dúvidas em relação à bolsa. Infelizmente as bolsas do programa Ciências sem Fronteiras foram interrompidas

Bom

Bolsista PIBIC

Campinas, SP

Prós: Bons conhecimentos sobre redação e autonomia de pesquisa. Aprendi muito sobre organização, métodos de pesquisa. A bolsa nunca deixou de ser depositada, apesar dos cortes de verba.

Contras: A falta de cobrança é em parte boa e em parte ruim. APesar de poder me organizar de acordo com meu tempo, a falta de cobrança gerou atraso por parte do orientador.

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O laboratório era bem equipado, organizado e funcional .

Contras: Microgerenciamento por parte de alguns funcionários .

Boa possibilidade para iniciar a carreira científica

Bolsista

Campinas, SP

Prós: Possibilidade de pesquisa em universidades de ponta e acesso a ótima infraestrutura e corpo docente nas universidades, principalmente nas públicas.

Contras: Não reajustam as bolsas, então, apesar de possibilitar a realização de pesquisas, muitas vezes o valor oferecido não é suficiente para cobrir os custos.

Uma contribuição necessária, mas insuficiente

Bolsista de Iniciação Científica

Vitória, ES

Prós: O melhor é ter a oportunidade de receber auxílio para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que trabalhar, estudar e pesquisar ao mesmo tempo pode atrapalhar o rendimento em todas as áreas.

Contras: Muita burocracia; não é possível ter mais de uma fonte de renda; bolsa insuficiente para se manter durante a graduação; dependendo da sua área e faculdade, existem poucas oportunidades de bolsa.

Bolsa de doc

Doutorando

Prós: Estudo com remuneração é o lado mais positivo pois vc está investindo em formação e ainda tendo um salário para isso. Pesquisa sempre gera bons frutos

Contras: Ser estudante por muitos anos não é tão fácil quanto parece, mesmo recebendo o incentivo da bolsa há muitos desdobramentos é preciso estar certo do caminho que quer seguir

Bom aprendizado

Bolsista PIBIC

Prós: Excelente para o aprendizado do aluno de iniciação científica, de forma que o mesmo consegue ver na prática assuntos aprendidos em sala e se desenvolver e especializar.

Contras: Não é culpa do centro de pesquisa mas do próprio governo. Mas as bolsas realmente não são suficientes para oferecer uma vida confortável a um pesquisador.

Bom.

Estagiária do Grupo AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Proporciona bastante aprendizado na área da pesquisa científica, também ajuda num futuro acadêmico, mestrado, doutorado, pela quantidade de produção acadêmica.

Contras: Às vezes os supervisores não auxiliam, guiam da maneira mais assertiva possível e o trabalho se torna circular e pouco produtivo, horários são bem flexíveis.

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)