Como é trabalhar na Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)?

Muita liberdade de pesquisa. Até em exagero.

Pesquisador Bolsista de DoutoradoEx-funcionário, saiu em 2018

São Carlos, SP

Prós: Liberdade para desenvolver o projeto. O tanto de pressão que será exercido dependerá mais do seu orientador e do laboratório em que você está.

Contras: Pelo nível de pesquisa desenvolvido, a bolsa é muito baixa. Há também pouca cobrança com relação ao trabalho desenvolvido. Como dito acima, a cobrança acaba ficando mais a cargo do orientador e da universidade onde você se encontra. Dependendo da sua área, a taxa de bancada pode ser insuficiente (não foi meu caso).

Conselhos para presidência: Deveria ser cobrado do bolsista relatório anual de atividades, avaliado por parecerista.

Bolsa de iniciação científica

Bolsista PIBIC

Prós: Com a bolsa PIBIC do CNPq houve atraso apenas uma vez em um ano. O processo de aceite decorreu tranquilamente, abertura de conta no banco do brasil.

Contras: Não houveram pontos negativos sobre a empresa. O contato que obtive foi pouco e nunca necessitei de um contato direito e emergencial com o CNPq

Conselhos para presidência: Reajustes

Mal necessário pra carreira acadêmica.

Bolsista de Mestrado

Prós: Nunca atrasa pagamentos. Sem muita burocracia para efetivar a bolsa. Quando bolsista de doutorado possui taxa de bancada (que pode ser investida no próprio aluno).

Contras: Bolsa sem reajustes há muitos anos, e incompatível com o custo de vida de São Paulo. Não oferece nenhum tipo de seguro ao estudante, por mais que a pesquisa envolva materiais/processos perigosos.

Se não tiver algo melhor em mente, vale a pena

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

Fortaleza, CE

Prós: É uma boa oportunidade para quem gosta do ramo acadêmico. Proporciona uma experiência e uma relativa flexibilidade de horários. Embora o valor recebido seja um pouco desatualizado, em questão de Brasil até que paga bem.

Contras: Exige dedicação exclusiva, impedindo que possamos obter fontes de renda extra. A cobrança por resultado em cima de um pouco tempo de trabalho é surreal. Muitas vezes os trabalhos são supostamente concluídos apenas porque não há mais tempo.

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente limpo, funcionários tranquilos e alto astral, sempre tive boas conversas com todos, as minhas colegas de setor eram bem simpáticas, passavam segurança.

Contras: Atrasava salário, as vezes até faltas erradas colocavam, e tinha uma certa dificuldade em receber o salário corretamente, não permitiam o uso do elevador.

Conselhos para presidência: Dêem mais respeito aos funcionários e colaboradores.

Ótimo instituto

Bolsista PIBIC

Prós: Não cobram exageradamente. Os prazos são aceitáveis, a bolsa pode ser renovada, um número razoável de bolsas são oferecidas para as instituições.

Contras: Não tenho nada a reclamar, é um bom instituto, cobra uma produtividade razoável, mas nada além, depende do orientador. No geral eu diria que vale a pena, mas a bolsa é muito pequena.

Boa experiência, mas a remuneração é baixa para sustentar as próprias despesas

Recife, PE

Prós: Flexibilidade de fazer o próprio planejamento Tempo disponível e prazos longos Aprendizado constante Conciliação com os próprios estudos Oportunidade de inserção acadêmica

Contras: Salário congelado há bastante tempo Pouco feedback ou acompanhamento Dedicação exclusiva (não pode fazer estágio durante a pesquisa) Dependência do professor orientador

Bom mas com ressalvas.

Teresina, PI

Prós: Temos liberdade de "trabalharmos" no horário que desejamos e podemos aliar nos projetos de pesquisas às nossas graduações e vidas acadêmicas de mestre e doutor.

Contras: A remuneração continua baixa para todos os setores de bolsa e o incentivo a publicação de artigos é muito baixa. O governo deveria liberar mais recursos para o Conselho.

Otimo incentivo de pesquisa

Estudante PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2018

Dourados, MS

Prós: Otimo incentivo aos alunos de graduacao que buscam iniciar sua carreira cientifica a partir dos projetos de iniciação científica submetidos onde é possível aplicar o conhecimento obtido na graduação

Contras: Baixo valor de bolsa e pouco incentivo a apresentação de seminarios e congressos que sao de extrema importância para valorizar ainda mais o trabalho realizado

Bolsista CNPq de mestrado

Prós: Pagamento no dia certo, sem atraso da bolsa. Incentivo à pesquisa e desenvolvimento, fornece base para novos conhecimentos para a população.

Contras: Infelizmente, o governo quer cortar a verba do CNPq, logo, o mesmo ficará sem condições de manter seus bolsistas e ainda abrir editais de fomento para novos projetos.

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)