• Empresas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Vagas
Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)?

300 postagens (82 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.94
  • Remuneração e benefícios
    2.66
  • Oportunidade de carreira
    3.35
  • Cultura da empresa
    3.65
  • Qualidade de vida
    3.43

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há aproximadamente 1 mês

    Muita liberdade de pesquisa. Até em exagero.

    Pesquisador Bolsista de DoutoradoEx-funcionário, saiu em 2018

    São Carlos, SP


    Prós: Liberdade para desenvolver o projeto. O tanto de pressão que será exercido dependerá mais do seu orientador e do laboratório em que você está.

    Contras: Pelo nível de pesquisa desenvolvido, a bolsa é muito baixa. Há também pouca cobrança com relação ao trabalho desenvolvido. Como dito acima, a cobrança acaba ficando mais a cargo do orientador e da universidade onde você se encontra. Dependendo da sua área, a taxa de bancada pode ser insuficiente (não foi meu caso).

    Conselhos para presidência: Deveria ser cobrado do bolsista relatório anual de atividades, avaliado por parecerista.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 1 mês

    Bolsa de iniciação científica

    Bolsista PIBIC

    São Paulo, SP


    Prós: Com a bolsa PIBIC do CNPq houve atraso apenas uma vez em um ano. O processo de aceite decorreu tranquilamente, abertura de conta no banco do brasil.

    Contras: Não houveram pontos negativos sobre a empresa. O contato que obtive foi pouco e nunca necessitei de um contato direito e emergencial com o CNPq

    Conselhos para presidência: Reajustes

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 mês

    Mal necessário pra carreira acadêmica.

    Bolsista de Mestrado

    São Paulo, SP


    Prós: Nunca atrasa pagamentos. Sem muita burocracia para efetivar a bolsa. Quando bolsista de doutorado possui taxa de bancada (que pode ser investida no próprio aluno).

    Contras: Bolsa sem reajustes há muitos anos, e incompatível com o custo de vida de São Paulo. Não oferece nenhum tipo de seguro ao estudante, por mais que a pesquisa envolva materiais/processos perigosos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 mês

    Se não tiver algo melhor em mente, vale a pena

    BolsistaEx-funcionário, saiu em 2017

    Fortaleza, CE


    Prós: É uma boa oportunidade para quem gosta do ramo acadêmico. Proporciona uma experiência e uma relativa flexibilidade de horários. Embora o valor recebido seja um pouco desatualizado, em questão de Brasil até que paga bem.

    Contras: Exige dedicação exclusiva, impedindo que possamos obter fontes de renda extra. A cobrança por resultado em cima de um pouco tempo de trabalho é surreal. Muitas vezes os trabalhos são supostamente concluídos apenas porque não há mais tempo.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Ex-funcionário, saiu em 2012


    Prós: Ambiente limpo, funcionários tranquilos e alto astral, sempre tive boas conversas com todos, as minhas colegas de setor eram bem simpáticas, passavam segurança.

    Contras: Atrasava salário, as vezes até faltas erradas colocavam, e tinha uma certa dificuldade em receber o salário corretamente, não permitiam o uso do elevador.

    Conselhos para presidência: Dêem mais respeito aos funcionários e colaboradores.

  • Há aproximadamente 2 meses

    Ótimo instituto

    Bolsista PIBIC

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Não cobram exageradamente. Os prazos são aceitáveis, a bolsa pode ser renovada, um número razoável de bolsas são oferecidas para as instituições.

    Contras: Não tenho nada a reclamar, é um bom instituto, cobra uma produtividade razoável, mas nada além, depende do orientador. No geral eu diria que vale a pena, mas a bolsa é muito pequena.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Boa experiência, mas a remuneração é baixa para sustentar as próprias despesas

    Bolsista PIBIC

    Recife, PE


    Prós: Flexibilidade de fazer o próprio planejamento Tempo disponível e prazos longos Aprendizado constante Conciliação com os próprios estudos Oportunidade de inserção acadêmica

    Contras: Salário congelado há bastante tempo Pouco feedback ou acompanhamento Dedicação exclusiva (não pode fazer estágio durante a pesquisa) Dependência do professor orientador

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Bom mas com ressalvas.

    Bolsista PIBIC

    Teresina, PI


    Prós: Temos liberdade de "trabalharmos" no horário que desejamos e podemos aliar nos projetos de pesquisas às nossas graduações e vidas acadêmicas de mestre e doutor.

    Contras: A remuneração continua baixa para todos os setores de bolsa e o incentivo a publicação de artigos é muito baixa. O governo deveria liberar mais recursos para o Conselho.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 meses

    Otimo incentivo de pesquisa

    Estudante PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2018

    Dourados, MS


    Prós: Otimo incentivo aos alunos de graduacao que buscam iniciar sua carreira cientifica a partir dos projetos de iniciação científica submetidos onde é possível aplicar o conhecimento obtido na graduação

    Contras: Baixo valor de bolsa e pouco incentivo a apresentação de seminarios e congressos que sao de extrema importância para valorizar ainda mais o trabalho realizado

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Bolsista CNPq de mestrado

    Funcionário

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Pagamento no dia certo, sem atraso da bolsa. Incentivo à pesquisa e desenvolvimento, fornece base para novos conhecimentos para a população.

    Contras: Infelizmente, o governo quer cortar a verba do CNPq, logo, o mesmo ficará sem condições de manter seus bolsistas e ainda abrir editais de fomento para novos projetos.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)