Como é trabalhar na Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)?

Bolsista PIBIC

Lavras, MG

Prós: Ter a oportunidade de desenvolver um projeto de pesquisa enquanto está cursando a graduação, tem possibilidade de pesquisar sobre algo alem da sala de aula

Contras: Tem muitos professores orientadores que nao estao nem aí para o aluno, nao se importam com a nossa saúde mental e só querem artigo publicado com o nome dele

Emprego formador de currículo

Pesquisador

Limeira, SP

Prós: Estabilidade, ambiente agradável, facilidade de comunicação, pesquisas relevantes, aceita pessoas com pouco experiência profissional, horário flexível

Contras: Salário baixo, pouca produtividade, burocrático, falta de plano de carreira, falta verba de pesquisa, falta comunicação entre pesquisadores.

Bolsista

Campinas, SP

Prós: Taxa de Bancada para alunos de doutorado. Possibilidade para ministrar 20 horas de aula em outras instituições, mesmo em regime de dedicação exclusiva.

Contras: A bolsa não é reajustada há 5 anos. Os pagamentos estão defasados. Muitas horas de trabalho para uma bolsa não condizente com os salários reais de pesquisadores.

Muito bom

Bolsista de Iniciação Científica

Pelotas, RS

Prós: Muito bom poder fazer pesquisas e expandir nossos conhecimentos tendo um auxílio do CNPQ, principalmente nós que somos estudantes e não temos outro auxilio

Contras: Uma pena os pesquisadores serem tão desvalorizados o que faz com que o salário seja ligeiramente baixo para todo trabalho que é feito em uma bolsa dessas

Bom lugar para obter iniciar.

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2015

Porto Alegre, RS

Prós: Excelente oportunidade de aprendizado para estudantes de graduação que ainda não possuem experiência de mercado. De forma geral, há muito espaço para experimentação

Contras: Devido ao perfil de iniciante que é associado aos bolsistas, a falta de capacidade de se auto-gerenciar pode ser um problema inicialmente. Contudo, isso pode ser facilmente solucionado conforme a experiência aumenta.

Bom reconhecimento, péssima remuneração.

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Reconhecimento científico. Capacidade de aprofundamento de conteúdos nem sempre aplicáveis diretamente no mercado de trabalho. Apoio de profissionais capacitados com diferentes pontos de vista e experiências.

Contras: Remuneração abaixo da menor expectativa para bolsistas, desencorajando continuidade no setor de pesquisa. A falta de vínculo de trabalho deixa o profissional desencorajado a investir na carreira.

Boa.

Bolsista

Aracaju, SE

Prós: Recebo uma bolsa me qualificando para o mercado. Uma das únicas insituições que fomentam a pesquisa e investem na formação continuada dos alunos e na pesquisa brasileira.

Contras: Apesar dos investimentos na educação, a empresa diversas vezes atrasa o pagamento das bolsas ou cancela o investimento cedido a alunos de algumas modalidades.

Positiva

Bolsista PIBICEx-funcionário, saiu em 2014

Bauru, SP

Prós: O que eu achei de positivo foi o incentivo a pesquisa que o órgão proporciona dentro das universidades. O pagamento era sempre feito corretamente.

Contras: Não vejo nenhum ponto negativo. O processo era um pouco burocrático mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da pesquisa .

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2018

Campina Grande, PB

Prós: Oportunidade de iniciar e desenvolver a pesquisa na área acadêmica, além de contribuir bastante para o currículo de quem pretende, ou deseja seguir a área acadêmica.

Contras: A remuneração não é boa, mediante o trabalho que precisa ser desenvolvido, e a depender do orientador responsável pela sua pesquisa, pode ser bastante cansativo.

Oportunidade

Bolsista PIBIC

Brasília, DF

Prós: A oportunidade de participar da iniciação científica é uma questão importante na formação acadêmica e receber para desenvolver sua pesquisa é interessante.

Contras: Infelizmente não há muitas vagas para bolsista de iniciação científica, porém esse aspecto foge da competência da empresa. No mais, os aspectos são positivos.

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq)