Como é trabalhar na Concremat?

Reestruturar a Coordenação

Analista IIIEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Cumpridora das suas obrigações em dia. Muito embora o nome já diz ser "obrigação", hoje em dia, a Empresa que consegue fazer isso é um diferencial, e comigo a CONCREMAT sempre cumpriu com suas obrigações.

Contras: Não possui suporte / retaguarda aos funcionários que prestam serviços no ambiente de trabalho do Cliente, ou seja, os funcionários da CONCREMAT ficam diretamente e hierarquicamente subordinados ao Cliente, recebendo ordens, em muitas vezes o Cliente chama atenção diretamente do funcionário e em alguns casos até humilhados. Não oferece treinamentos aos funcionários do trabalho que deverá realizar ao Cliente, ou seja, o Cliente vai diretamente ao funcionário solicitando o serviço, sem mesmo ter orientado de como e o que fazer, exercendo pressões quanto ao prazo de atendimento, não se importando se será após o horário de expediente, final de semana, sem ao menos se preocupar se o funcionário tem outros compromissos ou não. E por fim, falta de reconhecimento aos seus funcionários. No meu caso, tinha 5 anos e seis meses de Empresa, devido a necessidade do Cliente em reduzir custos, o meu contrato foi "cortado". Por parte do Cliente os quais trabalhei todo esse período não recebi nem um "muito obrigado", simplesmente informou para a Empresa que não precisava mais dos meus serviços. Com isso o pessoal do RH da CONCREMAT inventou qualquer motivo, inclusive de que outros colaboradores estavam sendo dispensados, para que Eu ficasse mais confortável. Ainda bem e Graças a Deus não ocorreu outras demissões (pelo menos junto comigo), só foi uma desculpa a mais pelo pessoal do RH. A Coordenadora da CONCREMAT arrumou uma reunião para participar e determinou que dois funcionários efetuassem minha demissão. Então concluo que tanto o Cliente como a Coordenação da CONCREMAT escondem as Caras, não têm coragem de falar cara a cara com seus funcionários sobre os problemas, atos ou ações tomadas e que refletem nos seus funcionários.

Conselhos para presidência: O ser humano é o "bem" mais precioso de uma Empresa, não é justo para um funcionário que dedicou tantos anos da sua vida para a Empresa, trabalhando após o horário, finais de semana, feriados sem sequer cobrei um centavo de hora extra, fiz por amor e profissionalismo, e no momento da demissão ser tratado sem nenhum reconhecimento, satisfação dos reais motivos ou agradecimento. Coincidiu essa demissão com minha aposentadoria e a impressão que fiquei tanto do Cliente como da CONCREMAT, que sai pela porta de trás ou que cometi alguma coisa grave. A Coordenadoria sequer se fez presente ou escreveu algo a respeito, por parte do Cliente somente os colegas de trabalho pois os "chefes" nem olharam na cara. Não estou falando de 05 dias de trabalho mas de 05 anos. Então a mensagem que deixo a Presidência é para que cuidem mais dos seus funcionários, pois os funcionários são mais subordinados ao Banco do que pela própria CONCREMAT.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente de trabalho amigável, diretores acessíveis e comunicativos, muito próximos as equipes e engenheiros. Muitos arquitetos e engenheiros jovens com vontade pra trabalhar. A empresa tem SAP e esse foi um grande investimento.

Contras: Não há investimento na área de TI. A TI e infraestrutura são ineficientes, equipe de servicedesk fraca e despreparada para o porte de uma empresa como esta. O núcleo principal da TI é manipulado por poucos profissionais, antigos na casa, que se ajudam mutuamente para encobrir os problemas de TI, e se manterem em seus cargos. Em outros departamentos existem gerentes ótimos e em outras existem gerentes tão arrogantes que não justifica-se a permanência no cargo visto que tem cooperadores subordinados tão competentes quanto e até mais produtivos.

Conselhos para presidência: Reavaliar a qualificação profissional dos profissionais de TI, principalmente dos antigos funcionários, talvez terceirizando a área para uma empresa experiente. Cortar o monopolio da TI das maos de amigos e vantagens começaria a cortar o mal pela raíz. Aproveitando as mudanças para também atualizar a infraestrutura de TI, trocar as equipes atuais por profissionais serios e experienres pode até enxugar o custo encolhendo a equipe sem perder em qualidade. Atualizar melhorando redes locais e móveis, servidores nas sedes e também aplicando melhorias em campo, nos braços da empresa em todo o Brasil para evitar por exemplo que alguns diretores fiquem ilhados, sem contato e sem conectividade em alguns estados brasileiros.

Concremat, bom enquanto dura

Coordenador GeralEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Liberalidade com responsabilidade. Acesso a todos níveis hierárquicos. Boa reputação.

Contras: Turn over. Não há política para reter ou reencaminhar os colaboradores após fim dos contratos em que estão locados. Acabou o contrato, tchau, você fica na mão.

Conselhos para presidência: Plano para tratar a equipe nas desmobilizações de contrato, quando eles terminam as equipes são simplesmente desligadas. Eu não recomendaria totalmente a Concremat em função dessa incerteza e vulnerabilidade.

Sem grandes expectativsas

Engenheiro Master

Prós: Equipe unida, liberdade para trabalhar.

Contras: Funcionários são vistos apenas como fonte de renda.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários e tenhas resultados melhores

Crescer em gestão na prática além do discurso.

Prós: Dá oportunidade de crescimento em algumas áreas corporativas, exceto em contratos de curta nem nos de longa duração, onde estão alocados a maioria dos seus empregados.

Contras: Se fosse uma empresa pública, poderia-se dizer que a prática de nepotismo supera os mecanismos de escolha de profissionais por competência técnica.
    Há um distanciamento entre a administração central e os contratos junto aos clientes nos diversos estados do país, assim há o favorecimento da criação de pequenos feudos comandados por um dito "coordenador", nem sempre alinhado às boas práticas de gerenciamento de contratos e de gestão de pessoas, podendo chegar, em alguns casos concretos, às definições de Jacques le Goff.
    A cultura empresarial e políticas, definidas centralmente, nem sempre chegam nas pontas.

Melhoria continua

Técnico de EdificaçõesEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento e benefícios em dia, fornece as ferramentas de trabalho necessárias para o bom andamento dos trabalhos. uma boa empresa que tem tudo para melhoria continua se investir e capacitar mais seus colaboradores.

Contras: Falta de treinamento, qualificação e reciclagem para os colaboradores e a falta de plano de carreira e meritocracia para os funcionários, perdendo assim, a oportunidade de disputa saudável entre os subordinados em busca de crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Uma ótima empresa que peca por não investir em seus colaboradores e por não ter um plano de carreira por meritocracia.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário é pago rigorosamente em dia.

Contras: Segundo Diretor Nordeste e Coordenador de Contrato a empresa Não paga horas extras, somente banco de horas, banco esse que você nunca consegue compensar. PL Participação nos Lucros, informado no ato da contratação não é repassada, é feita somente nos niveis de diretores e coordenadores de contratos.

boa empresa para se trabalhar

ArquitetoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: técnica, a qualidade técnica é muito boa, a empresa sempre paga os colaboradores certinho, nunca atrasou um dia, os trabalhos sao desenvolvidos em equipe. a empresa investe em capacitação e treinamentos.

Contras: nao trabalha com plano de carreira, a hierarquia é vertical, tirando isso nao tenho nada a me queixar da empresa, trabalhei por 8 anos e fui feliz com os resultados.

Conselhos para presidência: não tem plano de carreira

Bom lugar para se trabalhar

Engenheiro de Planejamento PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente excelente para se desenvolver novos projetos e estabelecer vínculos de amizade. A empresa fornece bons benefícios e tem boa política de retenção de novos talentos

Contras: Os treinamentos, inclusive as turmas de pós in company, são direcionadas aos colaboradores que tem um 'amizade' com seus gestores, deixando potenciais candidatos um pouco frustrados.

Grande empresa, porém com pensamento pequeno

Coordenador Operacional

Prós: Empresa Sólida no mercado e com grandes potenciais futuros. Vários contratos com empresas referencias no mercado, grande possibilidade de ser a maior do mercado em um pequeno espaço de tempo.

Contras: Não possui plano de cargos e salários e não tem política de Participação nos Lucros, como não temos essa política na empresa, os funcionário se sentem desmotivados. São pequenas ações que gerariam grandes resultados

Conselhos para presidência: Pensar em melhorar as políticas de RH (plano de cargos e salarios / Participação dos Lucros).

Concremat

Descrição:As Empresas Concremat ocupam o segundo lugar no ranking das maiores companhias de engenharia do Brasil. Com mais de 60 anos de experiência, conta com a Concremat Engenharia, Concremat Ambiental, Concremat Integração, Concremat Inspeções & Laboratórios, Concremat Manutenção, Saybolt Concremat, Concrejato Obras Especiais e Contemat Geotecnia. Atua como fornecedora de soluções integradas de engenharia e gestão aos clientes e tem sede no Rio de Janeiro, com filiais localizadas em 11 ​capitais brasileiras. Atualmente, conta com mais de 9 mil colaboradores.