Como é trabalhar na Concremat?

Reestruturar a Coordenação

Analista IIIEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Cumpridora das suas obrigações em dia. Muito embora o nome já diz ser "obrigação", hoje em dia, a Empresa que consegue fazer isso é um diferencial, e comigo a CONCREMAT sempre cumpriu com suas obrigações.

Contras: Não possui suporte / retaguarda aos funcionários que prestam serviços no ambiente de trabalho do Cliente, ou seja, os funcionários da CONCREMAT ficam diretamente e hierarquicamente subordinados ao Cliente, recebendo ordens, em muitas vezes o Cliente chama atenção diretamente do funcionário e em alguns casos até humilhados. Não oferece treinamentos aos funcionários do trabalho que deverá realizar ao Cliente, ou seja, o Cliente vai diretamente ao funcionário solicitando o serviço, sem mesmo ter orientado de como e o que fazer, exercendo pressões quanto ao prazo de atendimento, não se importando se será após o horário de expediente, final de semana, sem ao menos se preocupar se o funcionário tem outros compromissos ou não. E por fim, falta de reconhecimento aos seus funcionários. No meu caso, tinha 5 anos e seis meses de Empresa, devido a necessidade do Cliente em reduzir custos, o meu contrato foi "cortado". Por parte do Cliente os quais trabalhei todo esse período não recebi nem um "muito obrigado", simplesmente informou para a Empresa que não precisava mais dos meus serviços. Com isso o pessoal do RH da CONCREMAT inventou qualquer motivo, inclusive de que outros colaboradores estavam sendo dispensados, para que Eu ficasse mais confortável. Ainda bem e Graças a Deus não ocorreu outras demissões (pelo menos junto comigo), só foi uma desculpa a mais pelo pessoal do RH. A Coordenadora da CONCREMAT arrumou uma reunião para participar e determinou que dois funcionários efetuassem minha demissão. Então concluo que tanto o Cliente como a Coordenação da CONCREMAT escondem as Caras, não têm coragem de falar cara a cara com seus funcionários sobre os problemas, atos ou ações tomadas e que refletem nos seus funcionários.

Conselhos para presidência: O ser humano é o "bem" mais precioso de uma Empresa, não é justo para um funcionário que dedicou tantos anos da sua vida para a Empresa, trabalhando após o horário, finais de semana, feriados sem sequer cobrei um centavo de hora extra, fiz por amor e profissionalismo, e no momento da demissão ser tratado sem nenhum reconhecimento, satisfação dos reais motivos ou agradecimento. Coincidiu essa demissão com minha aposentadoria e a impressão que fiquei tanto do Cliente como da CONCREMAT, que sai pela porta de trás ou que cometi alguma coisa grave. A Coordenadoria sequer se fez presente ou escreveu algo a respeito, por parte do Cliente somente os colegas de trabalho pois os "chefes" nem olharam na cara. Não estou falando de 05 dias de trabalho mas de 05 anos. Então a mensagem que deixo a Presidência é para que cuidem mais dos seus funcionários, pois os funcionários são mais subordinados ao Banco do que pela própria CONCREMAT.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente de trabalho amigável, diretores acessíveis e comunicativos, muito próximos as equipes e engenheiros. Muitos arquitetos e engenheiros jovens com vontade pra trabalhar. A empresa tem SAP e esse foi um grande investimento.

Contras: Não há investimento na área de TI. A TI e infraestrutura são ineficientes, equipe de servicedesk fraca e despreparada para o porte de uma empresa como esta. O núcleo principal da TI é manipulado por poucos profissionais, antigos na casa, que se ajudam mutuamente para encobrir os problemas de TI, e se manterem em seus cargos. Em outros departamentos existem gerentes ótimos e em outras existem gerentes tão arrogantes que não justifica-se a permanência no cargo visto que tem cooperadores subordinados tão competentes quanto e até mais produtivos.

Conselhos para presidência: Reavaliar a qualificação profissional dos profissionais de TI, principalmente dos antigos funcionários, talvez terceirizando a área para uma empresa experiente. Cortar o monopolio da TI das maos de amigos e vantagens começaria a cortar o mal pela raíz. Aproveitando as mudanças para também atualizar a infraestrutura de TI, trocar as equipes atuais por profissionais serios e experienres pode até enxugar o custo encolhendo a equipe sem perder em qualidade. Atualizar melhorando redes locais e móveis, servidores nas sedes e também aplicando melhorias em campo, nos braços da empresa em todo o Brasil para evitar por exemplo que alguns diretores fiquem ilhados, sem contato e sem conectividade em alguns estados brasileiros.

Concremat, bom enquanto dura

Coordenador GeralEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Liberalidade com responsabilidade. Acesso a todos níveis hierárquicos. Boa reputação.

Contras: Turn over. Não há política para reter ou reencaminhar os colaboradores após fim dos contratos em que estão locados. Acabou o contrato, tchau, você fica na mão.

Conselhos para presidência: Plano para tratar a equipe nas desmobilizações de contrato, quando eles terminam as equipes são simplesmente desligadas. Eu não recomendaria totalmente a Concremat em função dessa incerteza e vulnerabilidade.

Sem grandes expectativsas

Engenheiro Master

Prós: Equipe unida, liberdade para trabalhar.

Contras: Funcionários são vistos apenas como fonte de renda.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários e tenhas resultados melhores

Crescer em gestão na prática além do discurso.

Prós: Dá oportunidade de crescimento em algumas áreas corporativas, exceto em contratos de curta nem nos de longa duração, onde estão alocados a maioria dos seus empregados.

Contras: Se fosse uma empresa pública, poderia-se dizer que a prática de nepotismo supera os mecanismos de escolha de profissionais por competência técnica.
    Há um distanciamento entre a administração central e os contratos junto aos clientes nos diversos estados do país, assim há o favorecimento da criação de pequenos feudos comandados por um dito "coordenador", nem sempre alinhado às boas práticas de gerenciamento de contratos e de gestão de pessoas, podendo chegar, em alguns casos concretos, às definições de Jacques le Goff.
    A cultura empresarial e políticas, definidas centralmente, nem sempre chegam nas pontas.

Analista de Pessoal

Prós: Clima na Empresa é bom em geral, porem nao valoriza os colaboradores e nao investe em desenvolvendo. Infelizmente. Tem tudo para ser a melhor, mas ainda com visao muito antiga.

Contras: Desvaloriza os colaboradores, tem otimos profissionais, porem nao valoriza nem um pouco, nao investe em treinamento, capacitacao. Salario abaixo do Mercado.

Melhoria continua

Técnico de EdificaçõesEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento e benefícios em dia, fornece as ferramentas de trabalho necessárias para o bom andamento dos trabalhos. uma boa empresa que tem tudo para melhoria continua se investir e capacitar mais seus colaboradores.

Contras: Falta de treinamento, qualificação e reciclagem para os colaboradores e a falta de plano de carreira e meritocracia para os funcionários, perdendo assim, a oportunidade de disputa saudável entre os subordinados em busca de crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Uma ótima empresa que peca por não investir em seus colaboradores e por não ter um plano de carreira por meritocracia.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário é pago rigorosamente em dia.

Contras: Segundo Diretor Nordeste e Coordenador de Contrato a empresa Não paga horas extras, somente banco de horas, banco esse que você nunca consegue compensar. PL Participação nos Lucros, informado no ato da contratação não é repassada, é feita somente nos niveis de diretores e coordenadores de contratos.

Tem muito o que melhorar

Técnico de Planejamento

Prós: Solidez, a empresa tem anos de constituição e de certa forma é tradicional e reconhecida no mercado, isto contribui para confiabilidade e segurança no fechamento de novos contratos.

Contras: Não há planos de carreira, não se tem parâmetros para promoções, cada gestor define a empresa como quer, de uma unidade de negócio para outra há uma grande diferença o que prejudica no emprenho do profissional e investimento na carreira, no meu caso por exemplo não recebo qualquer aumento há 4 anos.

Conselhos para presidência: Dar mais atenção aos funcionários, orientar melhor os gestores, treina-los melhor e acompanhar os resultados desses treinamentos no que tange o trato com o subordinado. Implantar meritocracia! Há inúmeras injustiças cometidas dentro de diversas unidades da empresa, falo com base de quem já está há 10 anos trabalhando na mesma e o que mais se vê são promoções sem méritos, estabilidade acondicionada à indicação de quando foi contratado, restrições fictícias para promoções como "precisa ter diploma pra isso ou aquilo" mas quando "vendem o peixe" até com ensino médio se coordena contratos.

Excelente empresa

Técnico Civil IIEx-funcionário, saiu em 2016

Parauapebas, PA

Prós: Excelente empresa,ambiente de trabalho e ótimos colegas de trabalho com bons treinamentos e cursos de aprimoramento para os colaboradores excelente.

Contras: Não tenho nada a falar da empresa dos colegas de trabalho muito menos dos meus superiores,falta apenas mais oportunidades de crecimento dentro da empresa,

Concremat

Descrição:As Empresas Concremat ocupam o segundo lugar no ranking das maiores companhias de engenharia do Brasil. Com mais de 60 anos de experiência, conta com a Concremat Engenharia, Concremat Ambiental, Concremat Integração, Concremat Inspeções & Laboratórios, Concremat Manutenção, Saybolt Concremat, Concrejato Obras Especiais e Contemat Geotecnia. Atua como fornecedora de soluções integradas de engenharia e gestão aos clientes e tem sede no Rio de Janeiro, com filiais localizadas em 11 ​capitais brasileiras. Atualmente, conta com mais de 9 mil colaboradores.