Como é trabalhar na VLT Carioca?

Ambiente ótimo para aprendizagem.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Grande aprendizado e uma equipe técnica excelente. Ambiente colaborativo, com bastante sinergia entre as diversas áreas, além de ter sido uma ótima oportunidade de assumir responsabilidades.

Contras: Sendo uma empresa ainda em formação, alguns processos ainda não estavam completamente definidos e alinhados, causando alguns problemas no compartilhamento das informações.

Uma ótima escola

JurídicoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Projeto com inúmeros desafios, construção, novo tipo regulação, implantar um sistema novo sem catracas, funcionando em meio a transito caótico, aglomeração de pessoas. Os primeiros anos os colaboradores abraçaram esses desafios e posso dizer que foi um prazo construir e participar desse time.

Contras: pessoas que se escondem do trabalho e acabam prejudicando o andamento de muitos processos, mas isso se resolve. E de forma geral, é uma empresa nova que pode corrigir e ajustar eventuais problemas (se quiser).

Conselhos para presidência: Qual? Parece que o último não durou muito...

Todos tentam fazer o melhor, porém muitos se encontram insatisfeitos.

Condutor

Prós: Salário em dia, escala maleável para trabalho e descanso, vários turnos para trabalho: MANHÃ, TARDE, NOITE E MADRUGADA. Alguns por apadrinhamento conseguem oportunidades internas.

Contras: Apadrinhamento de alguns funcionários, formas diferentes de tratarem uns e outros, bases sem o básico que é ÁGUA, estrutura de trabalho fraca, falta formas de incentivar os colaboradores.

Conselhos para presidência: Ouvir mais a base que são os condutores, fiscais e talvez uma reciclagem na gestão.

Técnico de Manutenção IEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salários bons (em vista do momento de crise), bons benefícios, além de fornecerem o alimentação ou/e refeição, disponibilizam um refeitório.

Contras: No inicio era melhor, o presidente não só pensava nele (era outro), bebia da mesma água, tomava o mesmo café... as pessoas são desmotivadas, só cresce quem e puxa saco EXAGERADAMENTE, e os bons, que fazem seus trabalhos só são bons e ponto. O "erro" começa no recrutamento, o qual dispensam pessoas com excelente perfil profissional para "pegar" o amigo indicado.

Conselhos para presidência: Acabar com as indicações, e mudar todos do RH, todavia, são eles que escolhem os futuros funcionários. e claro, dar oportunidades de crescimento para todos, não só apenas os escolhidos e protegidos. Se continuar assim e possível uma falência ou cortes drásticos.

boa

Coordenador de SegurançaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: 1 - Comando Compartilhado e Flexível; 3 - Estrutura Administrativa e Operacional com Racionalização dos Recursos; 6 - Lealdade e Dedicação por Parte de Todos; 7 - Valorização da Confiança Mútua

Contras: Dificuldade em reter talentos ou alto índice de turnover; 2. Falta de organização do tempo - trabalha para apagar incêndio; 3. Esperam que os sócios/diretores resolvam tudo; 4. Equipes não respeitam seus líderes; 5. Brigas e conflitos de egos e de poder; 6. Pouco conhecimento do produto; 7. Falta comprometimento com o resultado; 8. Equipe despreparada e desmotivada; 9. Dificuldade em encarar a Realidade; 10. Metas e planos que não se realizam.

Boa empresa para se trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Os gestores são ótimos, super capacitados. Gostei da assistência de todo o RH desde a assinatura do contrato até o término dele. Paga tudo corretamente.

Contras: Não tenho muito do que reclamar. A única coisa é que nem todos os cargos têm planos de carreira, infelizmente. Acabam demitindo pessoas bem capacitadas por não conseguir aproveitar todos.

Segurança sempre em primeiro lugar. E um bom relacionamento interpessoal.

Controlador de Tráfego

Prós: Modal único na cidade, com perspectivas de expansão para zona sul da cidade. Até o momento tem boa parte de aceitação da população carioca, atendendo aos diversos tipos de classes sociais.

Contras: No atual momento em que vivemos, de extrema crise em nossa política e financeira, a questão de pontuar posições negativas acredito que seja um pouco complicado. Porém no atual momento poderia considerar como ponto negativo, a convivência com essa questão na empresa, por se tratar de uma concessão subordinada a prefeitura do Rio de Janeiro, causa uma insegurança constante.

Prós: O clima, a dedicação à qualidade e o amor que todos têm pelo projeto. Toda a empresa é focada em atender os usuários com qualidade e atenção.

Contras: Como uma empresa jovem, ainda há muitos processos a estruturar e implementar. O amadurecimento da companhia vai criando mais entrosamentos entre as áreas e facilitando o trabalho.

Empresa boa mas falta ser comandada por pessoas experientes.

Condutor de VLT

Prós: A vontade que a equipe da operação tem em acertar e fazer com que dê certo, os beneficios são pagos em dia, segurança é o número um para o trem e seus usuários.

Contras: Péssima escala de trabalho, exigente demais em coisas sem muita relevancia, e apenas um setor sofre toda essa pressão. Falta de reconhecimento e de pessoas com sabedoria para lhe dar com o ser humano, sem ser um ditador. Liderança não é chefia.

Conselhos para presidência: Conheça todos os setores a começar pela ponta(trem) bastando passar um dia em cada setor verás o nível de insatisfação e entenderás o porque.

Vai dar certo

Supervisor de FiscalizaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Um tipo novo de modal que esta sendo implantado no rio de janeiro Pessoas com comprometimento que dê certo esse tipo de modal Algumas pessoas ambiciosas, isso as vezes atrapalha.

Contras: Por ser novo o modal, as pessoas querem que dê certo logo, isso atrapalha um pouco o andamento do serviço, Por ter pessoas novas que vieram de outros modais, eles querem que seja a mesma coisa.

Conselhos para presidência: Tomar cuidado com algumas coisas que não chega até a ele.

VLT Carioca