Como é trabalhar na Concentrix?

Uma empresa do século XXI

Agente de Atendimento Bilingue

Prós: Gestão moderna, completamente diferente de todas as outras onde trabalhei anteriormente. Embora estejamos em 2015, esta é a primeira vez que me sinto trabalhando numa empresa do século XXI! Eu gosto disso.

Contras: Entendo que o mercado de Call Center tenha benefícios menores se comparados a empresas de outros setores, mas, de qualquer forma, nós, empregados, sempre esperamos o melhor possível de onde trabalhamos. Assim, acho que há um pouco a caminhar nesta questão. Dentro de um planejamento financeiro bem feito, acredito que é possível haver este progresso.

Conselhos para presidência: Busquemos a liderança sempre!

Em progresso

Agente de Atendimento

Prós: Empresa muito flexível e humanizada. Aceita a diversidade, seja ela de personalidade, aparência, vestimenta, etnia, opção sexual, etc. Investe na infraestrutura e tem um ambiente agradável. Grande quantidade de contratações.

Contras: Muito dependente do cliente. Não há uma identidade explícita da empresa, nem visibilidade no mercado. Não há clareza quanto as oportunidades de carreira. Falta acompanhamento individual e desenvolvimento do colaborador. É um desperdício a falta de gestão de talentos, pois está muito focada em métricas e números.

Conselhos para presidência: Deve haver padronização do serviço (o que pode e o que não pode, como deve ser feito em cada situação, etc.). Transparência e clareza quanto a oportunidade de carreira, para se candidatar a outras vagas. Maior valorização do colaborador. Investir mais em benefícios, como aumento do VR, e ações motivacionais mais eficazes (que não seja doce).

Tristeza profissional

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Não vejo bons pontos,talvez a estrutura,ou a localidade sejam bons.

Contras: Falta de consideração,falta de palavra.Plano de carreira que só é válido para puxa saco.

Conselhos para presidência: Focar em pessoas,menos números,parar de tratar analista mal,entender que a base da empresa são os analistas.

uma ótima empresa

Operador de Telemarketing

Prós: Excelentes oportunidades de crescimento.

Contras: promessas que não foram cumpridas, como por exemplo um transporte fretado da empresa até a estação de metrô mais próxima.

Passe e não fique por muito tempo.

Agente de Atendimento

Prós: Para quem está começando a carreira e acabou de sair do Ensino Médio, pode ser uma boa oportunidade de conhecer melhor o mundo das grandes empresas e ter maior responsabilidade com horários e metas.

Contras: A empresa valoriza muito pouco o funcionário e deixa ele "refém" das métricas dos clientes (caso o trabalho seja na área de atendimento ao cliente, como é o meu caso). 86% de satisfação é motivo de choradeira entre os supervisores e líderes. O sistema é horrível, obrigando o funcionário a gastar horas do seu dia apenas tentando fazer a máquina funcionar. Como alguém que trabalha com métricas de tempo e qualidade consegue trabalhar bem dessa maneira? Enfim, é uma multinacional exploratória como as demais, mas que usa um discurso de modernidade e diversidade para atenuar o ambiente de trabalho pesado e pouco colaborativo.

Conselhos para presidência: Seja coerente com o que você diz.

Lugar bom para aprendizado

Especialista Técnico de SegurosEx-funcionário, saiu em 2014

Barueri, SP

Prós: Os profissionais são excelentes, embora nunca reconhecidos.

Contras: Altíssima rotatividade, poucas chances de crescimento, não oferece café da manhã, VR abaixo da média, não tem V.A, PLR menos da metade de um salário. Fala constantemente em maximizar lucros, reduzir custos, mas não fala em aumento salarial.

Conselhos para presidência: O cliente faz a Cocnentrix existir. Mas quem faz as coisas acontecerem para os clientes, são os funcionários. Reconheçam eles.

Não Recomendo

Barueri, SP

Prós: Empresa Multinacional, Possibilidade de ser reconhecido com prêmios, mais de uma conta na empresa possibilitando a mudança dentro da própria empresa.

Contras: Empresa nova no Brasil e por esse motivo estão cortando custos no que é possível.
    Fomos vendidos da IBM para essa empresa e a mesma prometeu manter as mesmas coisas que a IBM fornecia e foi o que não aconteceu. Nenhuma possibilidade de promoções é visível (pessoas com 10 anos de experiência ainda na mesma função), mudanças feitas em cima da hora, sem avisar os funcionários prejudicou e fez com que muitos que tinham experiencia na conta fossem embora, prejudicando também os outros funcionarios que tiveram que segurar o processo. Demora na reposição das vagas disponiveis e muitos dos que entraram sairam no primeiro mês porque não gostaram.
    Infraestrutura não suporta a necessidade de trabalho, computadores com problemas de HW, internet muito lenta que afeta os principais sistemas, sem nenhuma previsão para que isso seja ajustado e não há flexibilidade, sendo que utilizando a internet de casa tudo funciona mais rápido.
    Na conta Sulamerica os sistemas não suportam a necessidade do negocio, estão investindo em outro sistema que também não suporta (dinheiro jogado fora), não há valorização de pessoas que inovam e trabalham pensando em melhorias de processo, e só pensam em conseguir mais clientes e produtos mais atraentes que, novamente, não são suportados pelo sistema, não há funcionários suficientes para satisfazer os prazos determinados, principalmente porque temos que fazer a maioria das coisas na mão.
    Ou seja, trabalho de apertar botão, qualquer pessoa que esteja mais disposta do que isso não se daria bem lá.

Avaliação do meu ambiente de trabalho

Team Leader

Prós: Salário, beneficios, localização e um bom clima organizacional

Contras: Falta de Vale Alimentação, neste momento temos apenas o vale refeição

Excelente empresa!

Analista de Qualidade

Fortaleza, CE

Prós: A empresa possui profissionais qualificados, excelente estrutura ambiental, e uma ótima organização. Os colegas de trabalho são comprometidos com os resultados e trabalho em equipe. Todos muito pro ativos e apaixonados pelo seu trabalho. A localização é de fácil acesso. Os benefícios e salários estão acima da média do mercado. Uma empresa perfeita para quem busca crescimento profissional.

Contras: Nenhum ponto negativo foi identificado. Todos os critérios importantes para um ambiente agradável e produtivo, sao atendidos pela Concentrix.

Muito desgaste profissional

Analista de Suporte SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Em mais de um ano de empresa, o salário e benefícios nunca atrasaram, sempre pagaram no dia. Boa área de lazer, com TV e sofás. Funcionários bastante simpáticos e é fácil fazer amizades. As pessoas se ajudam.

Contras: Com o passar do tempo, a empresa (gerentes operacionais) foram mudando sua postura e vendo o funcionário somente como peça de engrenagem. O fator humano por parte da gerência foi completamente perdido. Promessas não cumpridas, ferramentas sem funcionar por quase dois meses, falta de equipamentos ergonômicos. A área de atendimento deveria ser mais valorizada, deveríamos ter um psicólogo para conversar porque é um cargo de alto stress diário (muitos funcionários desenvolveram distúrbios psicológicos). Os supervisores (líderes do time) fazem a parte deles e precisam seguir ordens, porém a discrepância de conduta de um para outro chega a ser antiético. As férias somente são pagas quando estão pra vencer, em uma área de atendimento isso desgasta o funcionário. Vale refeição de valor muito inferior.

Conselhos para presidência: Parem de fingir que nada está acontecendo na operação e pensem como melhorar o ambiente de trabalho, que hoje conta com inúmeras pessoas insatisfeitas e desmotivadas. Voltem com os bate-papo, os coffees, descontraiam um pouco para que isso gere energia e motivação, afinal vocês gerenciam pessoas e não máquinas. Pensem fora da caixa.

Concentrix