Como é trabalhar na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)?

Uma empresa jovem que ainda está tentando ser grande, pois esta, é só no tamanho e números

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Remuneração, Benefícios, Parcerias com empresas de serviços e produtos onde o colaborador consegue descontos, qualidade dos veículos dos transportes que leva os empregados

Contras: Comida servida no refeitório, nepotismo exacerbado, discriminação contra empregados em relação sua origem e função corroborada inclusive por líderes e gestores de área (principalmente os que mais sofrem são os empregados que trabalham na operação e são das regiões locais), os cargos mais altos são ocupados por pessoas de outros estados mesmo em cargos onde se encontra profissionais em abundância no mercado Cearense (como na área Financeira, Administração, RH), assédio moral muito presente em quase todas as áreas, equipe de RH e Administração totalmente despreparada, Falta de comunicação interna, muitas vezes, em casos emergenciais, os empregados ficam sabendo de última hora ou nem ficam sabendo, as vezes a informação flui entre empregados, não se tem uma comunicação institucionalizada a ser passada de forma oficial e hierárquica.

Conselhos para presidência: Observe mais as atitudes de gerentes (geral e de área), regime de escala dos empregados da operação é cansativa e não permite o empregado se desenvolver pessoalmente e profissionalmente

Opinião particularmente minha

Operador de Produção IIEx-funcionário, saiu em 2017

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: O horário de trabalho, o plano de saúde e odontologico, a pontualidade nos pagamentos, o tratamento com os empregados, as condições de trabalho, o compromisso com a segurança

Contras: Falta de transparência, a divisão de lucros, os reajustes salariais, a alimentação, o transporte do pessoal do turno, a hierarquia, a falta de oportunidade

Conselhos para presidência: Mais transparência nas negociações e maior participação dos empregados

Mais respeito aos funcionários, principalmente aos PCD

AprendizEx-funcionário, saiu em 2017

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Empresa em desenvolvimento , abrindo portas para mais pessoas que querem crescer junto com ela e, é claro, ótimo feedback, tanto para o Brasil como para a Coreia

Contras: Falta de valor aos funcionários, desrespeitando e não valorizando ao que cada recém contratado pode fazer. Gozam demais na cara do contratado e não tem um mínimo de consideração

Conselhos para presidência: Mais respeito aos funcionários, principalmente aos PCD

Empresa promissora que ainda tem muito o que oferecer aos brasileiros.

Operacional

Fortaleza, CE

Prós: Empresa que pensa em seus funcionários, oferta muitos benefícios, e tem muitos profissionais experientes dispostos a ensinar a geração que esta entrando no mercado de trabalho.

Contras: Empresa estrangeira, tendo uma barreira cultural e, por vezes, dificuldade na adaptação dos costumes e necessidades dos funcionários brasileiros.

empresa promissora

Especialista em Manutenção Elétrica

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Grandes oportunidades de crescimento e salário inicial atrativo.

Contras: RH é muito lento no feedback de desempenho e ações que beneficiem os empregados.

É boa, mas podia ser muito melhor.

Especialista

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Salário bom, RH Evoluído, Gestor imediato muito parceiro. Empresa que se preocupa com a comunidade ao redor da planta, tanto ajudando pequenos empreendedores locais como muito investimento em sustentabilidade.

Contras: Os empregados de fora do estado ganham mais do que os cearenses. Algumas práticas ainda engessadas (empregados que vieram de outras siderúrgicas e querem fazer como era na antiga). Alguns GGs precisam acordar que o mundo mudo, precisam se reinventar e saber que a nova geração precisa de velocidade e bons salários, se não, não vai sobrar ninguém...

Conselhos para presidência: Prezado, é preciso desburocratizar os processos internos. Processos amarradíssimos em todas as áreas, comparável à quase empresa publica. Só é promovido quem o gestor gosta e por isso existe uma grande rotatividade, inclusive no administrativo. A área de RH só promove se for o jeito, assim vai perdendo as pessoas para o mercado a cada dia.

Uma empresa à prosperar

Analista de Governança Sênior

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Ônibus de transporte de excelente qualidade, vale alimentação razoável, plano de saúde 100% e salário um pouco acima do mercado de Fortaleza.

Contras: A empresa é nova e deve melhorar os seus processos assim como contratar melhor seus líderes que muitas vezes deixam a desejar no quesito liderança. A empresa não vem pagando PLR nos últimos dois anos. Alguns setores não dão oportunidade de crescimento. Cultura ainda não foi construída. Não existe local para descanso no horário de almoço.

Conselhos para presidência: Melhorar o lado humano da empresa motivando à uma cultura mais forte.

As aparências enganam

Analista Pleno

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Plano de Saúde, Refeitório, ônibus de transporte dos funcionários, escala do turno, oferta de vagas para o primeiro emprego e programa de estagio

Contras: Gestão retrógrada, nível de pressão da liderança acima do permitido e falta de transparência nas pesquisas de satisfação (maquiagem dos indicadores) para passar a falsa impressão global de satisfação. Falta de profissionais de alto gabarito no departamento de RH.

Conselhos para presidência: Expurgar as lideranças que insistem em fazer gestão por tentativa e erro, que não ouvem os subordinados e que continuam cometendo os mesmos erros aprendidos em outras usinas siderúrgicas.

Empresa com grande insatisfação interna por parte da operação.

Operador de Produção

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Não se tem muitos pontos positivos, creio que basicamente seriam: Plano de saúde, plano odontológico, rotas para transporte de funcionário e, por enquanto, uma boa escala de turno.

Contras: Falta de oportunidades de crescimento profissional; grande redução de custo, afetando fortemente o salário da operação; pressão excessiva; não se paga participação nos lucros da empresa; excessivas queixas na ouvidoria da empresa.

Conselhos para presidência: parar de tirar dinheiro de quem já não ganha muito.

Otima empresa para formação de experiencia

Técnico de Produção II

São Gonçalo do Amarante, CE

Prós: Empresa em formação. Gera oportunidades de crescimento e significativo aumento de conhecimento profissional. Ambiente de trabalho agradável. Boas condições de trabalho com oportunidades de crescimento

Contras: Em base os pontos negativos são os que geralmente encontramos em qualquer empreendimento deste porte e ainda em estruturação. Principalmente falta um plano de cargos e salários claro e direto.

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

Descrição:A Companhia Siderúrgica do Pecém é o nome do atual projeto de uma siderúrgica localizada no estado brasileiro do Ceará, na cidade de São Gonçalo do Amarante, que tem como sócios as empresas sul-coreanas Dongkuk Steel, Posco (NYSE: PKX) e a e a brasileira Companhia Vale do Rio Doce. A Vale deterá 50% do capital da empresa e a Dongkuk e a Posco 30% e 20% respectivamente. A implantação do projeto prevê a construção de uma usina siderúrgica integrada (que opera a Alto-forno) com capacidade de produzir três milhões de placas de aço por ano na sua primeira fase.