Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) logo

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Como é trabalhar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)?

Um ótimo serviço, mas não é reconhecido como merece.

Maquinista

Prós: O serviço em si é bem tranquilo, raramente você vai ser sobrecarregado de serviço, a empresa é pontual no pagamento, os benefícios não são os melhores, mas são muito bons.

Contras: Principalmente neste cargo tudo é muito burocrático, estamos na linha de frente sempre, tem alguns riscos, não somos reconhecidos como deveriamos.

Conselhos para presidência: reconhecer um pouco mais os que estão na linha de frente, quem trabalha com o produto/serviço principal que a empresa oferece.

Ua boa oportunidade para o primeiro emprego.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Barueri, SP

Prós: Ótimos profissionais, que auxiliam no que for preciso, bom entrosamento um bom ambiente de trabalho com ampla experiência em atendimento ao público.

Contras: pouca rotatividade de setores, basicamente é isso no cargo de estagiário não tenho muito o que falar de pontos negativos nessa empresa, boa experiência.

Para mim é o mal necessário

Agente Operacional

Prós: Pagamento sempre em dia. Vale Alimentação. Vale Refeição de um bom valor. Assistência médica estendida aos dependentes. Relativa estabilidade.

Contras: Meu ponto de vista aborda apenas a área operacional, ou seja, trens e estações. Condições ruins de trabalho. Tratamento desumano por parte dos chefes de estação. Muita politicagem na hora de uma promoção, ignorando-se as capacidades de cada um. Trabalho extremamente estressante na estação, pois a maioria dos usuários são de periferia e não costumam se relacionar bem com educação moral e cívica. O salário, apesar de ser bem pontual, é baixo, e a empresa costuma domar os sindicatos.

médio

Escriturário

Prós: beneficios e qualidade de vida para os empregados. emenda ponte e feriados e no final do ano recebe participação nos lucros. é muito bom!!!!!

Contras: não tem oportunidade de crescimento. você é obrigado a se manter na empresa com o mesmo cargo que vc entrou para sempre, sem a chance de crescimento.

Para quem tem objetivos de estudos e investimento pessoal ainda vale a pena.

Operador de Console de Passageiros

Prós: Salário justo para o nível de escolaridade exigido. Para quem tem projetos particulares, pode ser utilizada com ressalvas como "casulo" para alçar novos voos.

Contras: Infelizmente é mal administrada, uma empresa contraproducente que mantém um corporativismo voltado para a manutenção de cargos indicados politicamente (Cabide de emprego partidário). Protege e promove os funcionários incompetentes e mal intencionados. Mais de 90% dos cargos de supervisão, liderança e "chefia" em todas as esferas são despreparados para assumir essa responsabilidade. Sempre tentando prejudicar quem realmente trabalha. A empresa implantou um sistema de avaliação de desempenho que promove quem é amigo da "chefia" e deprecia quem realmente trabalha, seria cômico se não fosse trágico.

Conselhos para presidência: Valorize quem realmente trabalha!! A avaliação de desempenho implantada na empresa desde 2014 só serviu para prejudicar quem trabalha e enaltecer os encostados.

Empresa com boa remuneração

Manobrador

Prós: Salário acima da média, vários benefícios e não há cobrança para que o trabalho seja realizado muito rápido. Ambiente de trabalho, dependendo dos colegas, pode ser muito bom.

Contras: Chance de crescimento, tanto horizontal, quanto vertical, é praticamente nulo. Da mesma forma que pode ser um ponto positivo, pode também ser um ponto negativo, que é o colegas com quem se trabalha.

Bom salário porém com baixa possibilidade de crescimento profissional

Técnico de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Salário e benefícios com valores superiores aos praticados no mercado de trabalho. Ambiente de trabalho informal e descontraído Sem cobrança excessiva para atingir metas e resultados

Contras: Ambiente pouco desafiador Possibilidades de mobilidade horizontal e vertical são bastante raras Infraestrutura do ambiente de trabalho bastante deficitária

Boa empresa para se trabalhar

Prós: Boa oportunidade para quem esta começando agora no mercado e precisa de experiência profissional para adicionar ao currículo, recomendo a empresa.

Contras: O ponto negativo é o salario dos estagiarios, pois é pago em horas trabalhadas o salario é baixo e em feriados e emendas são descontados esses dias, porém o vale refeição é bem alto então recompensa nessa parte.

Desabafo de um funcionário insatisfeito.

Assistente Administrativo

Prós: Uma empresa com muitos recursos, uma infraestrutura em desenvolvimento, muitas áreas gerenciadas como ilhas, onde não há uma coparticipação da gerencia, o funcionário é apenas um número. .

Contras: Gerentes com pensamentos antigos, muitos cargos de confiança, superiores despreparados para exercer o cargo, todas área da empresa trabalha como se fosse uma empresa aparte. Os funcionários não são valorizados, não há uma politica de crescimento, a hierarquia é vertical ( onde manda quem pode e obedece quem tem juízo), uma empresa de gestão mista, muito lucro mas o dobro de gastos(roubo).

Conselhos para presidência: O gerentes, chefe de departamento ou cargos de gestão devem estar sendo avaliados frequentemente, oportunidade de crescimento aos funcionário capacitados com avaliações para cargos específicos.

Empresa em ascensão no mercado, boa perspectivas de trabalho mesmo em crise financeira.

Técnico de Manutenção Elétrica

Prós: Os salários pagos, pontualidade no pagamento dos salario, gratificação, benefícios, participação de treinamentos contratuais, ótimo ambiente social e profissional no trabalho

Contras: Metas mal elaboradas para o plano de carreira e para atingimento das metas do PLR, condições de trabalho desfavoráveis (falta de ferramentas e equipamentos).

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Descrição:A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos que serve a 22 municípios. Em 2012, alcançou a marca de 2,5 milhões de passageiros transportados por dia, mais que o triplo de quando começou a operar. Hoje, a empresa possui 92 estações operacionais. Por dia, programa cerca de 2.644 viagens em 90 estações. No total são 260 km de extensão, somando as seis linhas mas quais a empresa opera.