Como é trabalhar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)?

otima empresa para trabalhar

Prós: Muitas oportunidades de aprendizagem e conhecimentos, excelente ambiente profissional ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e xcelente pacote de benefícios como alimentação

Contras: Sem possibilidade de efetivação no cargo , pois se trata de um orgão privado, Salários abaixo da média do mercado. Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal.

Conselhos para presidência: analisar a capacidade de cada individuo e aproveita-lo para ser inserido na empresa

Satisfeito

Maquinista

Prós: Ótima empresa, líder no setor com foco no aperfeiçoamento e treinamento, tem assistente social, bom relacionamento entre funcionários e cumpre com a legislação trabalhista . Sem.mais

Contras: Falta um bom plano de carreira , e. Canal de comunicação entre funcionário e liderança, bom se tivesse um plano de reciclagem e um bônus para funcionários com grau de instrução superior.

Conselhos para presidência: Fazer pesquisa de satisfação

Feedback

Engenheiro Civil I

Prós: Pagamentos em dia Flexibilidade de horário Próximo de casa Estabilidade Pouca pressão Qualidade de trabalho e vida Participação nos resultados Benefícios

Contras: Plano de carreira estagnado Pouca motivação para mais qualificação Cargos comissionados, na maior parte, com pouca eficiência e com falta de liderança Planos de saúde e odontológico precisam ser melhores

Conselhos para presidência: Desengessar o plano de carreira; mais oportunidades para os funcionários pata qualificação e atualização em suas respectivas áreas

Positiva.

Multiplicador

Prós: Ambientes agradável e dinâmico, muitos ensinamentos e aprendizado . Experiência boa adquirida na empresa , não tenho nada de negativo para falar .

Contras: Não tenho nada de negativo para falar , estou preenchendo pois não e possível avançar sem escrever nada neste campo , acredito que esta parte deveria ser revista .

Bom para aprender, porém sem possibilidade de crescimento.

Estagiário Administrativo

Prós: Clima bem tranquilo, tanto no meu departamento quanto os outro, todos estão dispostos a ajudar, superiores compreensivos, possibilidade de relação com outros departamentos.

Contras: Seria necessário algum sistema para localização de documentos, já que estes, muitas vezes, transitam entre vários departamentos entre os prédios. Por ser uma empresa pública, eles optam por não efetivar o estagiário.

É legal mas é engessado

Agente de Serviços OperacionaisEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Apesar do pessoal não gostar, eu gostava de auxiliar as pessoas nas catracas e prestar informações. A carga de trabalho, mesmo na Barra Funda, não era pesada, os funcionários é que eram meio preguiçosos. Mas eram legais, a maioria.

Contras: Não tem flexibilidade de horários, no máximo do máximo entrar e sair uma hora mais cedo ou mais tarde, mas fora disso, só mudando de turno, e ainda assim tem que ter alguém pra trocar, mesmo que você queira um horário em que poderá ajudar bastante a operação, se não for o horário definido na escritura sagrada, não aceitam. Além disso, pra subir na empresa tem que ser dinossauro, tem que ser um cara que tá lá desde a fundação da FEPASA antes da CPTM.

Conselhos para presidência: Conversar com o pessoal

Boa empresa para início de carreira

Oficial de Manutenção MecânicaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ticket alimentação, vale refeição, bom salário, bilhete de serviço que permite usar trens e metrôs gratuitamente de forma ilimitada, além do fato de toda hora extra trabalhada ser 100% e o trabalho noturno gerar um acréscimo de 50% no salário!

Contras: Plano de carreira pouco efetivo, de forma que o empregado não consegue ascender profissionalmente... Não há concursos internos e basicamente só se consegue evoluir por indicação ou por concurso externo (novamente).

Empresa para ganhar dinheiro e depois sair

Maquinista

Prós: Salário acima de média, benefícios razoáveis. Existe a possibilidade de trabalhar perto de casa. Nunca se leva trabalho para casa. Não necessita formação técnica.

Contras: Ambientes de trabalho são na maioria precários, sem insumos básicos de limpeza e de segurança. Além disso, nível de estresse relativamente alto pois há o contato direto com os clientes.

Conselhos para presidência: Se preocupar um pouco mais com ítens basicos que geram melhora na qualidade de vida dos funcionários.

Se sair, sentirei bastante falta desse lugar!

Agente Operacional

Prós: Proporciona experiência para diversas situações. A equipe como um todo da empresa é bastante acolhedora. Bons salários, nunca houve atraso de pagamento.

Contras: A escala de trabalho dos funcionários operacionais é 4x2 3x1, o que pode ser bom ou muito ruim, a depender do estilo de vida do funcionário.

Ótima

Oficial de Manutenção Elétrica

Prós: Tranquilidade para exercer suas funções.

Contras: Nenhum.

Conselhos para presidência: Manutenção do proposto

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Descrição:A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos que serve a 22 municípios. Em 2012, alcançou a marca de 2,5 milhões de passageiros transportados por dia, mais que o triplo de quando começou a operar. Hoje, a empresa possui 92 estações operacionais. Por dia, programa cerca de 2.644 viagens em 90 estações. No total são 260 km de extensão, somando as seis linhas mas quais a empresa opera.